A importância fundamental da formação no turismo
(fotos: otvt.pt)
Ter agentes no turismo com formação é essencial para
assegurar bons resultados. Atualmente, as novas fornadas que chegam ao mercado
de trabalho, já veem com formação académica superior mas mesmo assim essa formação
fica aquém das necessidades específicas para executar um bom trabalho.
São necessários muitos anos, formação e bom senso para obter
um bom técnico e esse esforço deve evidentemente ser reconhecido por todos.
No entanto, mesmo querendo, nem sempre é fácil encontrar
formação que tenha aplicação real, que se enquadre nas necessidades de trabalho
do dia-a-dia. Por isso muitos desistem de a procurar, acabando por aprender à
sua custa, pagando os seus próprios erros.
Antigamente havia menos profissionais com formação superior
mas as empresas relacionadas com o turismo, como as companhias aéreas,
asseguravam parte dessa formação. Com o passar do tempo esta realidade alterou-se
bastante e hoje em dia existe um “buraco” nesta área, sendo muitas vezes as próprias
empresas que asseguram a formação interna dos seus funcionários, o que acaba
por ter custos acrescidos para elas.
Em primeiro lugar porque o consultor da empresa é o Raul
Gonçalves, nome bem conhecido porque foi o fundador da Netviagens. Numa altura
em que ainda todos soletrávamos a palavra internet, o Raul Gonçalves criou e
deu vida a um projeto pioneiro de vendas de viagens online.
Ao querer conhecer melhor este novo conceito descobri que a
nova empresa de formação para técnicos de turismo, a otvt.pt, nasceu da
identificação da necessidade de trazer aos agentes de viagens portugueses melhores
ferramentas para o conhecimento do produto turístico.
Foi assim criada uma aplicação para que os agentes de
viagens, de forma divertida e interativa possam aprender com detalhe,
tornando-se especialistas. Outra novidade importante é que os cursos são
gratuitos para quem os realiza, podendo em casos muito pontuais, em que a
complexidade justifique, serem pagos.
A otvt.pt criou assim uma ferramenta destinada a todos os agentes
de viagem de norte a sul do país, estando também disponível para os ESTUDANTES
DE TURISMO, que através das redes sociais e mercê do interesse da oferta, podem
aceder a conteúdos. Quanto ao público em geral também não foi esquecido uma vez
que existe um interesse genérico nos conteúdos de turismo, sobre o destino das
próximas férias ou ainda sobre o programa de fidelização de determinada
companhia aérea.
Um curso terá entre 3 a 5 aulas e pretende-se que o agente o
possa realizar em 30 minutos. A cada aula corresponderá um Quizz cujo aproveitamento
permitirá ao agente avançar para a aula seguinte. No final do curso será atribuído
um badge e um certificado de realização do curso.
Para as empresas interessadas neste novo produto, a otvo.pt
procurou que seja fácil colocar um curso online sendo preciso definir o âmbito,
o produto ou oferta e o objetivo pretendido. Depois é reunir os materiais
necessários e a equipa otvt.pt prepara todo o curso, incluindo os diferentes quizz’s
e submete à aprovação. Com ok, o curso é publicado. O custo inerente é um
investimento uma vez que se espera que do conhecimento e da formação possam surgir
melhores técnicos e menos erros, poupando a empresa recursos e ganhando em
vendas.
O agente ao entrar em otvt.pt pode realizar o seu curso, inscrevendo-se
de forma gratuita, assistindo às aulas e respondendo aos Quizz’s. Podendo ainda
realizar o seu curso de seguida ou pode interrompê-lo e voltar mais tarde para
o completar. Quando completar o seu curso, o agente terá um badge de
realização, bem como, o respetivo certificado, que poderá colocar na sua
agencia. Terá ainda acesso a estatísticas da realização dos seus cursos
A pensar na componente lúdica, foram criados desafios para
que os agentes queiram efetuar os cursos. Recorreu-se assim aos princípios de “gamification”
fazendo com que a utilização da aplicação se torne num “jogo” atrativo, com a
atribuição de badges e certificados na realização de cada curso, elementos colecionáveis
e publicáveis junto da comunidade, a atribuição de badges de “melhores agentes”
mensais e anuais – num sistema de pontuação transparente e a atribuição de
prémios aos “melhores e mais ativos agentes”.
Espero que tenha despertado a vossa curiosidade, deixo aqui
o convite para conhecerem melhor este novo produto e descobrirem se concordam,
ou não, comigo.
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