Fortaleza é muito mais do que aquilo que espera…..



Quando se viaja para o Brasil o conceito de distância altera. O que aqui nos parece longe, lá fica mesmo ali. Por ser um país imenso os quilómetros não são entrave à descoberta e à aventura, antes pelo contrário ajudam a completar o roteiro da viagem.

Percorrer centenas de quilómetros de carro é comum e embora não existam autoestradas as vias de acesso são boas e as paisagens podem ser de cortar a respiração. Parar pelo caminho num botequim de beira da estrada para beber uma água pode ser inesquecível, especialmente se tiver havaianas e vernizes. Foi assim que eu fiz a melhores compras no Brasil!









Ir para tão longe e não sair da cidade é um desperdício de tempo. Se gostar mesmo de aventura pode entrar no país por Fortaleza (Estado do Ceará) e sair pelo Natal (Estado de Rio Grande do Norte) ou um pouco mais abaixo por Recife (Estado de Pernambuco). Tudo isto é Nordeste do Brasil e todos os estados têm em comum boas praias, bom clima e excelentes unidades hoteleiras, salteadas ao longo do mapa.

 De entre todas as opções que existem perto de Fortaleza, Cumbuco é um dos lugares preferidos pelos portugueses. Talvez porque o Vila Galé tem uma lá uma unidade hoteleira e quem viaja daqui sente-se em casa lá ou porque fica a cerca de 35 km de Fortaleza sendo possível chegar de carro ou de Táxi. O clima também ajuda bastante, localizado perto da linha do Equador, Cumbuco é excelente para a prática de windsurf e kitesurf sendo a temperatura estável durante quase todo o ano, variando entre 25 e 35 Cº.

Um dos cartões-de-visita de Cumbuco são as dunas e as lagoas que emolduram esta vila de pescadores sendo possível fazer passeios a pé, de jangada e de buggy e para os mais radicais um pouco de “esquibunda” (devido à formação de inúmeras dunas é bastante divertido descer as dunas sentado, deixando o corpo deslizar até ao fim da duna, até como se a areia fosse neve).

Para quem viaja com crianças uma boa opção poderá ser o Beach Park, onde é possível ficar alojado ou passar o dia e regressar a Fortaleza (o parque funciona das 11h00 às 17h00). Trata-se de um dos maiores complexos de diversão do Brasil localizado em Aquiraz, a cerca de 30 kms de Fortaleza. O complexo inclui um hotel e um parque aquático de frente para o mar composto por diversas piscinas com brinquedos e toboáguas. De entre todos, o mais radical é sem dúvida o Insano que ganhou o seu nome por ter uma queda de 41m de altura.

Ainda em Aquiraz é possível sentir-se de novo em casa ao chegar ao que é conhecido como a “Veneza Tropical” do Ceará. O Dom Pedro Laguna foi construído numa lagoa de 15mil m2 estando localizado em frente à tranquila praia de Marambaia. Está Integrado no Eco-Resort de luxo Aquiraz Riviera, com o único campo de golfe de 18 buracos do Ceará. Neste lugar tranquilo reina a paz. O campo de golfe está à distância ideal do Eco-Resort e a lagoa, navegável, que rodeia as habitações, oferece a possibilidade dos hóspedes se podem deslocar de barco elétrico da receção até ao “pier” perto das villas, ou da piscina até ao restaurante. As piscinas privativas e a qualidade do serviço valeram para que o Dom Pedro Laguna fosse premiado com 3 Óscares no World Travel Awards 2015, nas categorias: “Melhor Resort do Brasil” - “Melhor Hotel de Golf do Brasil” - “Melhor Resort de praia da América do Sul”.

Não é possível sair de Fortaleza sem ir a Canoa Quebrada. Localizada a cerca de 180 kms de Fortaleza, Canoa Quebrada está alojada num região privilegiada com um clima estável, que varia durante todo o ano entre os 27º e 30 ºC. As correntes ascendentes de ar quente, nas falésias, criam um ambiente ideal para prática de voo com parapente e ventos vindos do leste são perfeitos para prática e aprendizagem de Kitesurf.

Esta antiga vila de pescadores transformou-se num ponto turístico em meados dos anos 70, quando um grupo de hippies se apaixonou pela sua beleza natural e pela hospitalidade de uma tribo e dos pescadores que ali habitavam. Alguns desses "hippies" fixaram-se no local, casando com os nativos.

Canoa Quebrada já foi cenário de um filme em 1997, com a produção de Bella Dona, por Bruno Barreto tendo-se transformado a partir dessa altura num dos principais destinos turísticos do Ceará. Mais recentemente, em 2009, foi cenário das primeiras gravações de Malhação da rede Globo. Atualmente a região encontra-se protegida através da Área de Proteção Ambiental de Canoa Quebrada (APACQ).

A não perder, no alto da maior duna de Canoa, o Pôr-do-sol de Canoa. Depois deste espetáculo único na natureza, encha o peito com ar e prepare-se para descer à Broadway, a única rua de Canoa Quebrada, centro de toda a animação com os seus bares, boates e restaurantes. Por volta das 22h00 os ritmos começam a acelerar e é possível dançar até nascer o sol ao som de Forró, Reggae, dance, rock e axé. Este é o lugar onde todos os sons se misturam, dando uma tonalidade única à noite do Ceará.

Comentários

Mensagens populares