Cheia de coisas para fazer e sem tempo para ir comer castanhas!



O outono chegou e com ele os dias mais pequenos, um trânsito infernal nas ruas e como nem tudo é mau…as castanhas…No entanto, com tanta sugestão, não há tempo para castanhas. O importante é aproveitar ao máximo tudo o que está disponível perto de casa, ou longe, tendo assim um argumento que justifique a viagem.

Nos próximos dias existem varias opções, assim, o Restaurante Viva Lisboa participa nas iniciativas ‘Rota do Tejo Gourmet’, ‘Lisboa Restaurante Week’ e contribui para causas sociais através do ‘Menu Solidário’. Para além disso, as quartas e sextas-feiras passam a ser temáticas, com menus especiais. O Tema do mês de Outubro vai ser Brasil e às é dia de vegetariano.

Ainda em Lisboa, mas no mês de Dezembro, vai ser possível correr no tuneis do Metro da cidade. O evento chama-se “Discovery Underground” e decorrerá na madrugada de 12 para 13 de dezembro. O desafio para 100 participantes passa por um túnel de 10 quilómetros, localizado entre as estações de São Sebastião e do Aeroporto. A participação é gratuita mas a inscrição até ao dia 29 de novembro no site é obrigatórias, tal como é fundamental que partilhe uma história pessoal marcada pelo espírito de perseverança e aventura.

 Um pouco afastado de Lisboa, a recente inauguração da Grande Rota do Zêzere veio demonstrar como um rio pode ser um elemento fundamental para o desenvolvimento de determinadas regiões do nosso país. A este propósito, nos próximos dias 10 e 11 de Outubro, a Herdade da Mourisca (Faralhão, Setúbal) volta a receber uma edição da Observanatura, uma iniciativa importante para todos aqueles que gostam do contacto com a Natureza.

Se o interesse pelo turismo for a outro nível, então vale a pena tomar nota de que a Universidade Lusófona do Porto acolhe no próximo dia 13 de Outubro, das 10:00 às 13:00 um evento que se destina a discutir as condições que condicionam um desenvolvimento mais sustentável da actividade na região. Por aqui o Turismo de Portugal, o CCDR-N, o Turismo Porto e Norte, o Booking, a AHPORT e responsáveis do sector termal e spas comentam a forma como, perante um mercado de procura revigorado, a oferta turística e demais forças que superintendem a coordenação do turismo no território se têm organizado para alavancar positivamente os efeitos daquele crescimento. O evento, de acesso livre, tem inscrição obrigatória para turismolusofonaporto@gmail.com.

Se a gastronomia for o que o prende ao turismo, o Landal, perto das Caldas da Rainha, promove o Festival Nacional da Codorniz. Até 11 de Outubro, vão haver ainda tasquinhas com mais lugares sentados, estacionamento e infraestruturas de apoio.

Ali mesmo ao pé, em Óbidos, de 15 a 25 de outubro, decorre o FOLIO - Festival Literário Internacional de Óbidos. Nesta sua primeira edição, o FOLIO prepara-se para receber 50 escritores portugueses e estrangeiros ao longo de dez dias, o que ajudará a encher as ruas de Óbidos com iniciativas complementares de música, teatro, performance, cinema, tertúlias, mesas redondas e exposições. Vale a pena conhecer o programa em detalhe e escolher o melhor dia para vir passear até Óbidos.  

Regressando a Lisboa, o Trampolim Gerador invade 25 espaços da zona do Principe Real amanhã, dia 10 de outubro com 50 iniciativas culturais. “Voar Alto com o Pés no Chão” é o nome da nova edição do Trampolim Gerador e tem acesso gratuito.

 Concerto de ópera no reservatório da Patriarcal, cinema árabe na Embaixada dos Emirados Árabes Unidos, exposição de múltiplos artistas no Palácio Cor-de-Rosa, são algumas das iniciativas que terão lugar. Assim, entre as 15h e as 24 horas a Praça do Príncipe Real vai receber música, performances ao vivo, teatro, fotografia, arte urbana, artes plásticas, oficinas, ópera e cinema, em locais surpreendentes: Embaixada LX, ISCEM, Palácio Cor-de-Rosa, Fundação Casa de Macau, o próprio Jardim do Príncipe Real e, pela primeira vez numa iniciativa aberta ao público, na Embaixada dos Emirados Árabes Unidos.

Mas o que é o Gerador? É uma plataforma de ação e comunicação para a cultura portuguesa. O Gerador promove autores e entidades ligadas à cultura portuguesa, quer venham da arte, do cinema, da literatura ou da banda desenhada, dos costumes populares e dos ofícios, já que todos definem o que é ser português. Publica a Revista Gerador, uma vez por trimestre, em todas as bancas do país e está posto a nu em gerador.eu.

 


Comentários

Mensagens populares