O Jardim do Éden existe e fica no Oeste



Para os que são pouco crentes deixamos a dica: existem locais mágicos e alguns ficam mais perto do que aquilo que imagina. O Buddha Eden Garden, situado na Quinta dos Loridos na freguesia do Carvalhal, Bombarral é um desses locais.
 

Tudo começou em 2001 quando o Comendador José Berardo deu início à construção de um jardim oriental, integrado num espaço de 35 hectares. Este jardim mágico surgiu como resposta ao governo Talibã, que destruiu monumentos únicos do Património da Humanidade, como dos Budas Gigantes de Bamyan, localizados no centro do Afeganistão e considerados verdadeiras obras-primas do período tardio da Arte de Gandhara.


 
Este jardim, a cerca de uma hora de carro de Lisboa, está inserido no meio de campos agrícolas de vinha e árvores de fruta. O Buddha Eden Garden está integrado na Quinta dos Loridos, local onde existe um solar, nascido em terras que pertenceram ao Mosteiro de Alcobaça e que foram mais tarde doadas a João Annes Lourido em 1430. No século XVI a família Sanches de Baena decidiu reconstruir este Solar que foi mais tarde transformado em unidade hoteleira e que coabita com uma produção de vinhos.

 
Neste jardim da paz sente-se o contraste com a paisagem rural que o rodeia, no entanto, apesar de poder parecer um pouco estranho, a sensação que se vive enquanto se passeia pelo espaço é de uma profunda tranquilidade. Impressionante mesmo é que ao longo de todo o jardim estão expostas cerca de 6000 toneladas de mármore, tudo esculpido a pedido do Comendador José Berardo.



 

O maior jardim desta natureza na europa é sem dúvida tranquilo, aberto a todas as crenças e credos e ideal para um passeio em família, entre budas, pagodes, lagos, estátuas de terracota e várias esculturas cuidadosamente espalhadas por entre a vegetação.



 
Na escadaria central os Buddha dão calmamente as boas-vindas aos visitantes, depois é seguir até ao lago central e observar os peixes KOI bem como os dragões esculpidos que se erguem por ali. Nesta altura a paz já se começou a interiorizar, aproveite, respire fundo e relaxe, vai começar a sentir que está fora do nosso país, em terras distantes, rodeado de gigantes de pedra, todos eles com a missão de amenizar o seu espirito.



 
Mas sem dúvida que o momento alto da visita é quando se chega perto dos soldados de terracota. São 700 soldados todos pintados à mão, cada um deles único, estando alguns enterrados, tal como há 2.200 anos.
 
Esta é uma excelente sugestão para um passeio em família, no entanto, se for possível, deve evitar a confusão do fim de semana pois o local deve ser desfrutado em tranquilidade e com pouca gente. O Jardim a loja e o restaurante estão abertos todos os dias exceto nos dias 1 de Janeiro e 25 de Dezembro, das 09H30 às 18H30, encerrando o portão de entrada e o restaurante às 18H00.




 

Comentários

Mensagens populares