Existem livros que nos vêm parar às mãos por acaso, ou não….e como chegamos à Foz do Arelho

( foto de Tiago Fernandes)
 
 
Todos devemos viajar mas é obrigatório conhecer primeiro o nosso país. Foi essa razão que comecei a ler um livro que me deram recentemente e que estava no monte dos livros para ler. Só o escolhi porque o seu título me prendeu e chamou a atenção. Ao ler “Portugal vale a pena” deixei para trás romances históricos, livros sobre bem-estar e outras surpresas que residem temporariamente na minha mesa-de-cabeceira à espera de slot.
Comecei a ler a medo, não me apetecia livros com tendências politicas no seu subconsciente ou o exacerbar da nação num desproposito que sendo exagerado cansa…e muito.
E surpresa, aqui está um livro que vai ficar comigo para sempre. “Portugal Vale a Pena” é “somente” uma compilação de textos, escritos por figuras conhecidas da nossa sociedade para a revista UP, a revista de bordo da TAP Portugal. O livro reúne textos que retratam o nosso país de forma breve, e foi pensado para comemorar o 5º aniversário da revista de bordo da TAP, premiada em vários países como a melhor revista de bordo do mundo.
Este livro, ou os seus textos, vão servir para apresentar vários destinos em Portugal mas por hoje é o livro no seu todo que serve para apresentar a Foz do Arelho.
É o orgulho em fazer parte desta empresa que como escreve Paula Ribeiro, diretora da revista UP, é um ícone português, e felicidade em conhecer tão esta pequena localidade, junto à praia, na região Oeste, que fez parte da minha infância e me acompanha até hoje.







 
A Foz do Arelho é uma pequena vila com 9,62 km² de área e pouco mais de mil habitantes, próximo das Caldas da Rainha e a cerca de uma hora de Lisboa. Reconhecida essencialmente como destino de férias, tendência que se vem a afirmar nos últimos anos, é também conhecida pelo seu clima típico, que pode trazer manhãs surpreendentes frias, ótimas para aproveitar para conhecer um pouco melhor a região. No entanto, a Foz do Arelho é um paraíso para ferias por varias razões, porque fica perto de Lisboa, porque é uma localidade calma, tem praias viradas para o oceano Atlântico mas também para a Lagoa de Óbidos, sendo ainda um excelente local para a realização de varias atividades desportivas como windsurf, kite surf, pesca, entre outros.
A freguesia da Foz do Arelho foi criada no ano de 1919 tendo começado por ser por ser um pequeno povoado piscatório de casebres humildes. Com uma ligação muito forte à terra e à lagoa, a população habitou-se a receber algumas figuras ilustres ao longo da história, como Francisco de Almeida Grandella, benfeitor da terra e o próprio rei D. Carlos, não perdendo contudo a sua simplicidade, que a caracteriza.
Desde essa época a vila progrediu bastante, mantendo-se contudo fiel às suas características. Hoje em dia nota-se algum dinamismo no comércio, especialmente nos meses de verão, e uma procura crescente por turistas do norte da europa. Contudo a construção mantem-se controlada pois a procura acentuada só se faz sentir nos meses de Julho e Agosto. Os visitantes podem escolher entre o parque de campismo, o Inatel, ou pequenas unidades que existem na vila. Por aqui existem vários restaurantes, alguns junto à praia, uma escola de surf, uma escola de vela e algum comércio tradicional. Só isto, uma simples vila junto à praia, e contudo com uma magia especial.


Comentários

Mensagens populares