Terras Sem Sombra – Um Festival Que Não é Como os Outros Festivais

A esta hora já estão por terras americanas, levam na bagagem o belo Cante Alentejano e muita vontade de promover o nosso Alentejo.
Este Festival é Obrigatório! Claro que quase de certeza não vai conseguir estar amanhã pelas 18h00, no Kennedy Center, em Washington, para assistir a um concerto único entoado pela vozes do Rancho dos Cantadores da Aldeia de São Bento mas não faz mal porque o melhor da festa está para começar.
Este festival serve de pretexto para unir musica, património e biodiversidade e tem como uma das suas características diferenciadoras o facto de associar sempre a esta iniciativa um forte cariz internacional.
A edição de 2019, a 15ª do Festival Terras Sem Sombras, tem como país convidado, os Estados Unidos, e traz a Portugal destacados intérpretes do outro lado do Atlântico, assim como uma programação, que faz uma radiografia da música norte-americana, do século XIX à criação mais recente. Estão previstas estreias, integrais ou europeias, de alguns dos mais importantes compositores americanos da atualidade.
 A abertura do festival ocorre, em Washington. A actuação terá lugar no Millenium Stage do Kennedy Center e será transmitida, em directo, pelo canal de TV da instituição.
Este é um festival que arranca já no final de Janeiro, mais propriamente a 26 de Janeiro na Vidigueira e conta com quase 50 actividades, entre concertos, conferências, visitas ao património e acções de salvaguarda da biodiversidade, em 13 cidades: Vidigueira, Serpa, Monsaraz, Valência de Alcântara, Olivença, Beja, Elvas, Cuba, Ferreira do Alentejo, Odemira, Barrancos, Santiago do Cacém e Sines. Vai-se prolongar até ao Verão!
Este ano os laços com a América e a Espanha dão o mote evento onde os autores e intérpretes portugueses,  assumem protagonismo, com nomes como Ana Telles, a Orquestra Clássica do Sul e o maestro Rui Pinheiro, Sofia Diniz, Fernando Miguel Jalôto ou Nuno Lopes. Há também espaço para uma aproximação a outras pátrias musicais, abarcando intérpretes da Hungria, da República Checa e das Filipinas, algo a ter em conta numa edição dedicada ao périplo de Fernão de Magalhães, mas que não esquece os 550 anos do nascimento de Vasco da Gama (1569-2019).
“Sobre a Terra, Sobre o Mar- Viagem e Viagens na Musica” é o tema desta edição que começa em Portugal, mais propriamente em Vila de Frades, no dia 26 de janeiro pelas 21h30 com “Caminhar pela Água: Vozes Femininas da Georgia”, na Igreja Matriz de São Cucufate.  Um pouco mais cedo, pelas 15h00, na Vidigueira, o Ciclo do Pão: Teoria, Poesia e Prática e a fechar a programação do primeiro fim de semana de festival, dia 27 de Janeiro, na Vidigueira, pela 09h30 da manhã, “Quando os Peixes tomam o Elevador: Explorar a Conetividade do Rio Guadiana”.
E isto é só para começar, o Festival Terras Sem Sombra, titulo que nos faz ver tão bem o que é o Alentejo, tem uma programação bastante variada, que se prolonga por vários fins de semana de Fevereiro, Março, Abril, Maio Junho e Julho.
Não são precisos argumentos para dar uma escapadinha ao Alentejo mas era impossível não vos deixar esta sugestão.  

Comentários

Mensagens populares