M de Marketing – A Tentação de Um Novo Negócio
Não sei se pelo blog, se pela minha formação, se pela
profissão, o que sei é que tenho várias pessoas a pedirem-me conselhos e sugestões
sobre a melhor forma de credibilizar o negócio, de aumentar a procura e de incrementar a receita.
Não posso deixar de me sentir honrada pela escolha e em
amenas conversas de café tenho-me sentado a explicar, da forma mais simples possível
o que sei sobre este assunto. Uma conversa de café, de uma hora, hora e meia
não é muito mas do meu lado dá para ver que existem novos negócios, alguns com
potencial mas com um risco grande de falharem sobretudo a componente da receita
porque se comente diversos erros básicos de estratégia.
Em primeiro lugar o que me surpreende é que se despreze
ainda tanto o marketing num arranque de uma pequena empresa, a segunda é que
surjam tantos negócios online e que os seus fundadores não saibam o básico
sobre gestão de redes sociais, sites, SEO e já para não falar em investimento em
publicidade versus a analise do retorno obtido e tanto mais que há para saber
sobre as características e custos desta nova aposta.
Mesmo a pensar num negocio cuja componente mais forte é o
online, grande tendência do momento, é importante que se comece por fazer um
plano de marketing onde se vai definir um caminho, uma estratégia, um plano
para seguir, só fazendo pequenos ajustes ao longo do caminho, se for
necessário.
Para que ter este trabalho todo?
Bem, num plano de marketing temos de começar por fazer a
análise da empresa, o ponto da situação da mesma. Eu gosto bastante e penso que
o mais indicado é fazer uma análise SWOT,
onde numa caixa dividida em quatro quadrados mais pequenos anotamos as forças,
fraquezas, oportunidades e ameaças em relação ao negócio.
Depois de estar tudo esquematizado é muito mais fácil partir
para outra etapa, qual é o publico alvo da empresa? Aqui para alem da tradicional
identificação de idade, sexo, escolaridade, residência, é preciso conhecermos
os potenciais clientes e de que forma o produto que estamos a criar os pode ajudar.
Nunca descuide a concorrência, descubra porque é que são uma
ameaça ou de existem sinergias que possam partilhar de forma a que todos possam
sair beneficiados. Mas não se esqueça de que é fundamental que consiga criar diferenciação,
que os clientes percebam o valor dos seus produtos e que o posicionamento da
sua marca de se encaixe no perfil dos seus clientes.
Por fim e com todo o trabalho feito, defina as ações
relativas dos 4 Ps do mix de marketing e que são: Produto (Product), Preço
(Price), Distribuição (Placement) e Promoção (Promotion).
Se tudo isto lhe parecer muito complicado, comece pensar
mais fora da caixa. O ano passado concorri ao Acredita Portugal, não na esperança
de ser uma vencedora mas para me orientarem ao longo do caminho. Pode ser uma
excelente ajuda, uma forma de o ajudar a organizar-se antes do arranque ou se
estiver a viver uma fase mais complicado. Conforme podemos ler no site “se tem
uma ideia de negócio, mas não sabe por onde começar, aproveite o novo ano para
a transformar num projeto real com o Concurso de empreendedorismo Montepio
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Boa sorte para 2019!
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