A Tasca do Francês – Naturalmente Saboroso


Existem tesouros gastronómicos para descobrir nas pequenas ruelas de Lisboa. Ali mesmo junto a S. Bento, mais propriamente na Rua da Cruz dos Poiais existe um, ainda muito bem guardado e que garanto não será fácil encontrar igual.
A Tasca do Francês, um espaço moderno, acolhedor e muito simpático, podia estar em qualquer capital da Europa mas para nossa sorte está em Lisboa e fica cá mesmo bem.
Aqui, os pratos, todos preparados com todo o rigor e cuidado pelo Chef Phillippe Remondeau apresentam-se num misto onde se descobre a delicadeza da cozinha francesa, os ingredientes da cozinha nacional e um toque de exotismo dado pelos muitos anos passados à frente de um restaurante no Brasil.   
A nova carta, inaugurada na passada quinta-feira, prende-nos pela qualidade dos produtos apresentados, todos tão frescos que quase podemos imaginar a horta e o pomar nas traseiras da cozinha, as fotos, que não têm qualquer tratamento, reproduzem fielmente essa integridade na escolha dos melhores produtos.
O Chef, que está em Portugal há cerca de ano e meio, apresenta um excelente conhecimento dos nossos petiscos favoritos não faltando nesta ementa por exemplo um chouriço excelente, chocos fresquíssimos e favas, das primeiras da época, pequeninas, tenras e saborosas como comemos lá na terra.
Aqui não encontra a cozinha tradicional portuguesa, nem se devia esperar tal mas descobre-se como os nossos alimentos mais tradicionais se podem combinar na perfeição com a cozinha moderna trazendo ao nosso palato combinações de sabores deliciosas.
Todos os pratos são preparados na altura e a carta, desde as entradas passando pelo prato principal e terminando na sobremesa, respeita na íntegra a personalidade de cada alimento. Este é o local onde não vai encontrar temperos a disfarçar alguma falta de frescura, pelo contrário, à medida que se degusta descobre-se o seu sabor natural a prevalecer sobre qualquer outro aspeto.
A carta de vinhos merece destaque pela escolha de pequenos produtores, exclusivamente portugueses e onde se pode encontrar uma oferta interessante que inclui vinho tinto, branco, rose (do Alentejo e muito agradável) e espumante.
O preço do menu do almoço, que varia durante a semana, custa 12€ e inclui entrada, prato principal e sobremesaa; O menu do jantar custa 20€. As bebidas não estão incluídas. A Tasca do Francês encerra ao domingo e segunda-feira.









Comentários

Mensagens populares