Sugestões Para os Próximos Dias

(Portimão)
 
Almada
Em março, mês do Dia Internacional da Mulher, as sessões dos dias 7, 21 e 28, são dedicadas ao ciclo «O cinema na luta das mulheres pelos seus direitos».
- 7 de março, quarta-feira – 21h30
O que está por vir
Nathalie ensina filosofia num liceu em Paris. Entrega-se à sua profissão com paixão e gosta particularmente de ensinar os alunos a pensar. É casada, tem dois filhos e divide o seu tempo entre a família, os antigos alunos e a sua possessiva mãe. Um dia, o marido anuncia-lhe que vai deixá-la, por ter encontrado outra mulher. Vendo-se, de repente, em plena posse da sua liberdade, Nathalie tem de reinventar a sua vida.
Com: Isabelle Huppert, André Marcon, Roman Kolinka
Bilhete: 3 € (desconto 50%, jovens e reformados)
 
 - 21 de março, quarta-feira – 21h30
Uma mulher fantástica
Marina e Orlando, 20 anos mais velho do que ela, amam-se longe dos olhares e fazem projetos futuros. Quando ele morre repentinamente, Marina é alvo da hostilidade dos familiares de Orlando: uma «santa família» que rejeita tudo o que Marina representa. Marina lutará com a mesma energia que dedica desde sempre para se tornar naquilo que é: uma mulher forte, corajosa, digna… Uma mulher fantástica!
Com: Daniela Vega, Francisco Reyes, Luis Gnecco
Bilhete: 3 euros (com desconto de 50% para jovens e reformados)
 
- 28 de março, quarta-feira – 21h30
Paula Rego, Histórias & Segredos
Conhecida por ser muito ciosa da sua privacidade, Paula Rego revela-se pela primeira vez neste filme, surpreendendo o seu filho, o cineasta Nick Willing, com histórias e segredos da sua vida excecional, uma vida de luta contra o fascismo, um mundo da arte misógino e a depressão. Nick Willing combina um grande arquivo de filmes caseiros e fotografias de família com entrevistas que percorrem 60 anos de vida e imagens da artista a trabalhar no seu estúdio. O resultado é um poderoso retrato pessoal da vida e obra de Paula Rego.
Bilhete: 3 euros (com desconto de 50% para jovens e reformados)
Ainda em março, e fora deste ciclo de cinema:
- 14 de março, quarta-feira – 21h30
Moonlight
Uma história intemporal sobre ligações humanas e auto-descoberta. Moonlight narra a vida de um jovem negro desde a infância até a idade adulta, enquanto cresce num bairro violento de Miami e luta por encontrar o seu lugar no mundo.
Com: Trevante Rhodes, André Holland, Janelle Monáe
Bilhete: 3 euros (com desconto de 50% para jovens e reformados)
 
Barcelos
O mês de março traz consigo uma semana dedicada aos sabores com tradição, inseridos no programa 7 Prazeres da Gastronomia: a Semana Gastronómica do Galo, com o galo como referência, as tradicionais papas de sarrabulho e os rojões à moda de Barcelos, entre 9 e 18 de março, em 39 restaurantes aderentes.
 A Semana Gastronómica do Galo, para além da promoção dos sabores com tradição, pretende também promover experiências do mundo rural ligadas ao vinho e ao turismo no espaço rural, associando a gastronomia, a cultura e as tradições.
 No dia 10 de março, realiza-se “ A Rota do Vinho e da Vinha”, com visita à Quinta de Paços e Caves Campelo, em Rio Côvo Sta. Eulália e Moure, respetivamente. As inscrições estão abertas e deverão ser feitas no Posto de Turismo até 8 de março.
 Durante os fins de semana de 11 e 18 de março, a festa é garantida com muita animação folclórica, às 15h00, na Avenida da Liberdade.
 No dia 15 de março, decorre o III Concurso de Cocktails de Barcelos, às 14h00, na Avenida da Liberdade, organizada pela Escola Profissional Profitecla.
 De destacar, ainda, os workshops gastronómicos a realizar no dia 17 de março: às 10h00, tem lugar o workshop dedicado às papas de sarrabulho à moda de Barcelos, nos restaurantes aderentes, e às 14h00, o workshop de doçaria tradicional barcelense, no Posto de Turismo. As inscrições são grátis e limitadas até 15 de março para turismo@cm-barcelos.pt.
 A Semana Gastronómica do Galo integra-se na estratégia do Município de promoção da gastronomia e vinhos, que tem vindo a ser consolidada através dos 7 Prazeres da Gastronomia. Um programa que reflete a identidade e notoriedade da marca turística Barcelos como território associado à excelência da gastronomia e à qualidade dos produtos da terra.
 
 Cabeceiras de Basto
 ‘Mosteiro de Emoções’ decorre em Cabeceiras de Basto até julho de 2019, e tem como elemento central o Mosteiro de S. Miguel de Refojos, magnífico monumento beneditino. Trata-se de um programa cultural que resulta de uma candidatura a fundos comunitários designada ‘Mosteiro de S. Miguel de Refojos, Património Cultural Ímpar’, através do NORTE 2020, e que integra, para além de um conjunto de ações materiais, obras de reabilitação de coberturas e fachadas do Mosteiro e requalificação da antiga livraria beneditina. O programa cultural materializa-se em múltiplas manifestações artísticas, de exaltação do património, tradição e história.
Dirigido a um público diversificado, o programa desenvolve-se em três eixos temáticos Cultura/Artes Performativas, Gastronomia/Sabores e Saúde e Bem-Estar que aliam a itinerância, a combinação e a diversidade. Este vasto programa cultural assenta em parcerias alargadas que vão desde as instituições locais a diversas entidades regionais e nacionais.
Pretendendo ser um importante motor de dinamização cultural contempla iniciativas culturais e artísticas diversas, das artes plásticas às artes performativas, da literatura às atividades holísticas e ao artesanato, privilegiando, ainda, manifestações de divulgação histórica, patrimonial e gastronómica. Todas estas atividades decorrerão sob diversos formatos –exposições, concertos, concursos, mostras, festivais, provas e degustações, workshops, tertúlias, master-classes e visitas, dirigidas a públicos distintos e potenciais visitantes, turistas e parceiros. As atividades decorrerão preferencialmente em locais simbólicos do Município, especialmente no Mosteiro de S. Miguel de Refojos, mas também em espaços culturais, escolas e universidades, associações e clubes culturais de Cabeceiras de Basto ou de municípios estratégicos e vizinhos.
 O programa cultural ‘Mosteiros de Emoções’ desenvolver-se-á ao longo dos próximos 18 meses e integrará 23 atividades. Especial destaque para o envolvimento de inúmeros parceiros de Cabeceiras de Basto, desde a comunidade educativa, empreendedores locais, passando pelo movimento associativo e outras instituições do concelho, mas também parceiros externos como universidades, escolas profissionais, orquestras, cooperativas, empresas de dinamização cultural, entre outros.
 O Mosteiro de S. Miguel de Refojos continuará a atrair e a seduzir cada vez mais visitantes e turistas, levando o nome de Cabeceiras de Basto bem longe e, dessa forma, contribuirá também para o aumento do prestígio e da imagem de Cabeceiras de Basto.
Dos três eixos temáticos – Cultura/Artes Performativas, Gastronomia/Sabores e Saúde e Bem-Estar – que contarão com o envolvimento de muitos parceiros, especial destaque para a Bienal Internacional de Flauta Transversal, como reconhecimento e exaltação da grande flautista nacional, Adriana Ferreira, natural do concelho, e solista da Orquestra Nacional de França desde 2012; a ‘Sebenta do Património’; a ‘Noite das mil e uma histórias’; o Seminário Internacional;  Festival Ibérico de Canto Gregoriano; a ‘Mesa de Cabeceiras’, o ‘Festival Aromático’; a ‘Mostra de Sabores Beneditinos’; o ‘Encontro Holístico’, entre muitos outros.
Programa 2018
Maio
.Ciclo Formativo  - Realização de workshop d Marketing do património edificado
.Lançamento do Concurso Literário Nacional  - Conto Infantil de Cabeceiras de Basto
Junho
24. Concertos Rápidos, Quarteto Orpheu
28 e 29. Cheira bem, cheira a Cabeceiras de Basto: Festival Aromático com provas de aromas e sabores (Mercadinho do chá  e Mercadinho dos Aromas, Sabores e Fragâncias. Workshop de Aromas e Sabores)
. Lançamento da Campanha Dá lã um abraço ao Mosteiro, ‘1 cabeceirense x 1 cachecol’
Julho
. Ciclo Formativo. Workshop Marketing Territorial Turístico
7 e 20. Sunset …Gosto 
Agosto
4. Concertos Rápidos
5, 11 e 18. Danças Claustrais
12 e 17. Sunset A…Gosto
Setembro
.Criação da Sebenta do Património
20. Danças Claustrais
Outubro
. Ciclo Formativo
. Doce Cabeceirense
25. Ceia Beneditina Improvável
Novembro
. Apresentação dos vencedores do Concurso Literário Nacional  - Conto Infantil de Cabeceiras de Basto
Dezembro
. Criação da Sebenta do Património
. Bienal Internacional da Flauta Transfersal
 
Programa 2019
Janeiro
. Concurso de ilustração infantil: realização de um workshop de ilustração infantil para os professores
Fevereiro
. Ciclo formativo: realização de workshop de marketing de experiências e sensações
. Concertos rápidos: realização do concerto
. A noite das mil e uma histórias: realização de workshop em storytelling
Março
. Mesa de cabeceiras: apresentação genérica da iniciativa na casa do pão; realização de evento de degustação 1
. Residência artística: realização de uma residência artística
. A noite das mil e uma histórias: realização da noite das mil e uma histórias; a primeira maratona de histórias contadas
. Residência artística: realização de uma residência artística e criação e uma obra coletiva itinerante.
Abril
. Mesa de cabeceiras: realização de evento de degustação2; realização de evento de degustação3
Maio
. Ciclo formativo: realização de workshop dos museus e artes criativas contemporâneas
. Concurso de ilustração infantil: sessão de apresentação dos vencedores do concurso/entrega de prémios
. Doce cabeceirense: mostra, avaliação e atribuição de prémios
. De licor e salteado: mostra de sabores beneditinos: realização da mostra de sabores beneditinos; realização de um brunch conventual com figuras públicas
. Encontro de viajantes holísticos: o mosteiro integrado no programa, como espaço de lazer, bem-estar: realização do momento 1: holibasto; realização do momento 2: roteiro holístico
Junho
. Encontro internacional ora et labora: realização do congresso internacional; encontro plenário e comunicações
. Concurso de ilustração infantil: realização de uma exposição coletiva na biblioteca municipal
. Festival ibérico de canto gregoriano: realização do encontro/concerto de coros da península ibérica
. Sons do silêncio – a música e o barroco: realização do concerto, pela orquestra barroca da esmae; realização do curso livre, sobre: música barroca; a arte e arquitetura barroca, com especial foco no mosteiro
. Exposições temáticas: realização de 2 exposições temáticas em cabeceiras de basto
. Dá lã um abraço ao mosteiro: realização do grande abraço ao mosteiro
. Concurso de ilustração infantil: realização de uma exposição coletiva na biblioteca municipal
Julho
. Exposições temáticas: realização de 1 exposição temática no porto; realização de 2 conferências em cabeceiras de basto
 
Castro Marim
 Castro Marim acolhe no próximo dia 10 de março, pelas 14h30, na Casa do Sal, a iniciativa intitulada “Dress for Success em Castro Marim” que assinala a apresentação da organização Dress for Success e promove um programa dedicado à mulher, enquadrado nas comemorações do Dia Internacional da Mulher.
O programa do evento é composto pelo workshop “Mulher, Valoriza-te”, apresentado por Maria Teresa Durão, presidente da organização Dress for Success Lisbon, seguido da tertúlia “Empreendedorismo e histórias de vida no feminino”, na qual participarão algumas mulheres que se destacam pelo seu percurso de vida e carácter empreendedor, tais como, Filomena Sintra, Alexandra Gonçalves, Rosa Madeira, Rosa Dias e Elisabete Laurindo. A terminar uma sessão de terapia do riso.
A Dress for Success é uma organização internacional sem fins lucrativos, criada em 1997 para promover a independência económico-financeira de mulheres com poucos recursos, através de programas de ajuda na obtenção e retenção de emprego. Está presente em mais de 140 cidades em 19 países, tendo ajudado mais de 850 mil mulheres a alcançar a sua autossuficiência.
No nosso país, o projeto Dress for Success Lisbon teve início em 2012, conta com mais de 50 voluntárias, oferecendo não só uma rede de apoios e de ferramentas necessárias para a evolução profissional de mulheres, mas também, aconselhamento de imagem e o próprio vestuário para entrevistas de trabalho.
O evento é uma organização do Município de Castro Marim e do Ginásio da Educação Da Vinci de VRSA, com o apoio da Dress for Success Lisbon.
 
Lisboa
No ano em que celebra 20 anos de actividade, o Museu do Fado promove um ciclo de conversas, em registo intimista, com artistas de diferentes estilos e gerações. Ao longo de todo o ano as nossas Obras de Arte partilham memórias e conhecimentos com os seus públicos. Serão autênticos fados falados, cruzando perspectivas sobre a história do Fado, seus repertórios poéticos e musicais, suas viagens dentro e fora de portas. São as ideias das nossas Peças de Museu, em registo informal e sem moderação, onde o Fado pode acontecer. Sempre às quintas-feiras, pelas 19h. A conversa que inaugura este ciclo tem como convidado Carlos do Carmo.
8 de março | 19h | Museu do Fado
Entrada livre no limite dos lugares disponíveis.
 
Marinha Grande
No mês de março, a Casa da Cultura Teatro Stephens, situada na Praça Guilherme Stephens, apresenta vários espetáculos musicais:
10 de março . sábado . 21h30
CONCERTO DIA DA MULHER | HANDS ON APPROACH “HEARTS”
 “Hearts” lançado no final de 2017, é o novo trabalho dos Hands On Approach, que comemoram assim os seus 20 anos de carreira. Este trabalho contém 10 temas originais, que incluem os singles “Be True”, tema que serviu de mote para uma campanha de consciencialização à causa animal e contou com a participação de várias caras conhecidas no videoclipe, Nuno Markl, Débora Monteiro, Ângelo Rodrigues, são apenas alguns dos presentes.
“All That Was Taken” e “Give me Something” dão seguimento aos singles escolhidos do álbum que assinala o regresso de uma das maiores bandas de pop-rock portuguesas.
Classificação Etária | M/6
Preço | 12,50€
 
18 de março . domingo . 11h00 e 15h00
ESPETÁCULO PARA A FAMÍLIA | OS IBERZITOS VÃO À MÚSICA – II CICLO DE CONCERTOS DIDÁTICOS
O Grupo Iberomoldes pelo segundo ano consecutivo promove a música clássica e o encontro de gerações, trazendo ao público marinhense o II Ciclo de Concertos Didáticos "Os Iberzitos Vão à Música” com a participação do Coro do Orfeão de Leiria e o apoio da Câmara Municipal.
Classificação Etária | M/6
Entrada gratuita (sujeita a levantamento de bilhete e lotação da sala)
 
24 de março . sábado. 16h00
TEATRO INFANTIL | “O PINÓQUIO” de Sérgio Moura Afonso a partir de Carlo Collodi  pela Companhia da Esquina
“Pinóquio - Mas paizinho agora reparo, onde está o teu casaco neste dia frio?
Gepeto - Vendi-o porque tinha calor! Toma o teu livro e uma maçã para dares à tua professora. Corre para escola”.
A mentira doce do pai Gepeto contrasta com a mentira do mundo ao qual Pinóquio chega pelas mãos da Fada Azul. Boneco de pau que só queria ser um menino de verdade, Pinóquio, o jovem aprendiz, irá aprender a viver e a ser responsável pelas suas acções.
Como qualquer criança curiosa, Pinóquio envolve-se em aventuras desviadas e perigosas com os seus novos amigos do alheio, o Gato e a Raposa. Nem mesmo a voz da sua consciência - o Grilo - conseguirá demovê-lo de satisfazer a gula, a ociosidade, o egoísmo e a ganância.
Pinóquio aprenderá à força as verdadeiras doutrinas da vida: a amizade, o respeito pelo próximo, o altruísmo e a grande verdade, o amor paternal.
Classificação Etária | M/3 anos
Preço | 3€
 
29 de março . quinta . 21h30
CONCERTO DA PÁSCOA | CANTOS DA QUARESMA
A Quaresma representa na tradição musical portuguesa um período de sublimação. Saídos da folia do Entrudo, seguem-se quarenta dias de abstinência e reflexão. Ausentes os bailes, calados os instrumentos musicais e até o toque dos sinos, a música tradicional portuguesa incorporou a religiosidade profunda da época quaresmal, geradora de formatos musicais essencialmente vocais, pungentes e profundamente belos: encomendações das almas, martírios, loas, alvíssaras. Cantos da Quaresma faz de tal repertório motivo de espectáculo e junta no palco César Prata e Sara Vidal.
Classificação Etária | M/6
Preço | 5€
 
Bilheteira: Teatro Stephens, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00, das 14h00 às 18h00 e nos dias de espetáculos até às 22h00
 
 
Portimão
Decorre até Portimão 11 de março, “O Algarve num Copo”, um evento organizado pela Associação Teia D’Impulsos, que tem como objetivo promover os Vinhos do Algarve, dinamizar a restauração local e fomentar a animação social e cultural na cidade. Os apaixonados pelo vinho serão assim desafiados a descobrir alguns dos melhores vinhos nascidos e criados na região algarvia.
A odisseia  decorre em 13 estabelecimentos aderentes localizados no centro da cidade de Portimão e na Praia da Rocha, a partir das 18h00, cada estabelecimento aderente servirá um copo de um Vinho do Algarve, por si selecionado, bem acompanhado por algo para petiscar, numa oferta surpresa dos anfitriões do “O Algarve num Copo”. Esta ementa terá o preço unitário de 3,50€.
Ao longo do evento, em cada estabelecimento o vinho servido será sempre o mesmo. A participação está aberta a todos os apaixonados e curiosos do vinho, que para tal apenas têm que se deslocar a um dos locais aderentes no seu horário de funcionamento após as 18h00 e aceitar o desafio de descobrir um Vinho do Algarve. Os estabelecimentos aderentes são o Restaurante Peixarada, o D&N Lifestyle Lounge, o Bar do Kim, o FAINA, o Restaurante Humberto´s, o Café Brasil-Marisqueira, o W-wine food&friends, a Taberna de Portimão, o Restaurante Zizá, O Mata-Porcos, o Forte & Feio, a Maria do Mar e o Restaurante Safari. Para descobrir os vinhos que cada um irá servir no “O Algarve num Copo” poderá consultar o site www.teiadeimpulsos.pt.
De referir que, no Algarve existem quatro Regiões que produzem vinho com Denominação de Origem, sendo elas Lagoa, Lagos, Portimão e Tavira. Os vinhos regionais da região Algarvia caracterizam-se por serem macios, pouco acídulos e ligeiramente alcoólicos, sendo os tintos de cor definida ou granada e os brancos de cor palha. O que mais distingue a região do Algarve é a sua localização única, de influência mediterrânea e atlântica e a grande diversidade de solos, que conferem características especiais aos vinhos produzidos. Atualmente, esse número mais que duplicou, com 35 produtores certificados e 1,2 milhões de litros.
“O Algarve num Copo” é uma iniciativa da Teia D’Impulsos, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Portimão, da Junta de Freguesia de Portimão e da Comissão Vitivinícola do Algarve.
 
Vouzela
O concelho de Vouzela vai receber, no dia 8 de abril, a competição Zela Ultra Marathon, um evento desportivo que se insere nos circuitos nacionais da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal na modalidade Skyrunning.
A competição será composta por quatro percursos de corrida de montanha: Zela Ultra Skymarathon, com 57km de distância; Zela  Skymarathon com 40km; Zela Skyrace com 20km e Mini Zela, o mais curto, com 10km de distância.
Para quem não pretende competir, há também a possibilidade de fazer uma caminhada – a Zela Walk - que alia a atividade física à solidariedade. Nesta atividade, os participantes são convidados a plantar árvores autóctones, contribuindo assim para a reflorestação do concelho que foi fortemente afetado pelos incêndios de outubro.
Este é, segundo o presidente da Câmara de Vouzela, Rui Ladeira, um dos objetivos centrais do evento.  “A nossa floresta, um dos nossos principais cartões de visita, quase que desapareceu por completo com os incêndios de outubro. Por isso, este evento cumpre a dupla função de, por um lado, ajudar na reflorestação da área ardida e por outro de mostrar que nos estamos a reerguer e que, apesar da devastação, há ainda muito para fazer e ver no nosso território”, sublinha o autarca.
Todas as provas são circulares com o mesmo ponto de partida e chegada junto à ponte de Vouzela. “Pretendemos proporcionar um cenário único, que aliado a várias atividades que se irão realizar junto a este local, do qual destacamos o rappel na própria ponte, irão tornar este dia épico para todos os participantes”, esclarece Sérgio Pereira da Spotcriativo Eventos.
Os percursos foram desenhados pelo atleta de distâncias ultra Filipe Garcia, da C.B. Viseu Running Team, equipa que integra a organização do evento com o Município de Vouzela e a empresa Spotcriativo Eventos, sendo objetivo de toda a organização desde o primeiro momento “criar um evento único e desafiante no coração da natureza”, adianta o responsável.
A prova terá  acompanhamento médico, serviço de massagens na zona de meta, alimentação e bebida na chegada, bem como os tradicionais prémios finisher e ainda um serviço de “babysitting” das 8h às 13h para crianças dos 3 aos 12 anos.
Os interessados poderão inscrever-se até ao dia 2 de abril. Para os atletas das coletividades do concelho há um desconto de 30%.
Mais informações em www.zelaultramarathon.pt ou fb.com/zelaultramarathon.
 

Comentários

Mensagens populares