Almada celebra Dias da Palestina


Foi inaugurada dia 2 de março a exposição Herança Cultural Palestiniana: História e Luta, no átrio do Fórum Municipal Romeu Correia, em Almada. Esta mostra revela cerca de 50 fotografias, a preto e branco, do início do século XX retratam Jerusalém antes da ocupação, artesanato local e trajes tradicionais da Palestina.
Integrada na iniciativa Dias da Palestina, além desta exposição, nos dias 3 e 4 de março, o Auditório Municipal Fernando Lopes-Graça acolhe a Mostra de Cinema Palestino Realidade e Memória. No final de cada sessão o realizador palestiniano Michel Khleifi conversa com a assistência.
No Dia Internacional da Mulher, assinalado a 8 de março, às 21h, na Sala Pablo Neruda, a conferência A Mulher na sociedade contemporânea destaca a ação da mulher em diferentes dimensões, abordando os direitos da mulher, enquanto pessoa e cidadã e, em particular, a realidade das mulheres palestinianas.
A iniciativa Dias da Palestina é organizada pela Câmara Municipal de Almada e pelo MPPM – Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e Pela Paz no Médio Oriente.
 
 Programa
    Até 19 de março | Ter. a Sáb. 10h-18h
Átrio do Fórum Municipal Romeu Correia
Exposição Herança Cultural Palestiniana: História e Luta
 
 
3 e 4 de março
Auditório Municipal Fernando Lopes-Graça
Mostra de Cinema Palestino Realidade e Memória, com a presença do realizador palestiniano Michel Khleifi
 
3 de março | 21h
Ø  Ma'loul celebra a sua destruição (1985, 36')
Ø  Casamentos proibidos na Terra Santa (1995, 66')
 
4 de março | 16h
Ø  Casamento na Galileia (1987, 100')
 
 
8 de março | 21h
Sala Pablo Neruda 
Conferência A Mulher na sociedade contemporânea
Ø  O Corpo das Mulheres Palestinianas entre duas Resistências, por Schahd Wadi, palestiniana, Assessora de Imprensa na Missão Diplomática da Palestina
Ø  Direitos abstratos e conflitos concretos, por João Luís Lisboa, professor na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa, do Mestrado em Estudos sobre as mulheres
Entrada livre
 

Comentários

Mensagens populares