Porto celebra o Dia Nacional Centros Históricos

Mais uma vez a Fundação da Juventude no Porto vai abrir as portas às artes, talentos e espetáculos. Desta vez, associando-se à cidade do Porto para assinalar, a 2 de abril, o Dia Nacional dos Centros Históricos. Com um vasto e diversificado programa de atividades para todas as idades, o Palácio da Artes – Fábrica de Talentos, abre portas para acolher uma edição especial das Feiras Francas, para inaugurar a Exposição Artes e Talentos 2016, para ser palco de peças de teatro, espetáculos musicais e para promover um conjunto de workshops e ateliers em várias áreas das artes.
De acordo com Ricardo Carvalho, Presidente Executivo da Fundação da Juventude, «situado em pleno centro histórico, o Palácio das Artes - Fabrica dos Talentos é hoje um espaço aberto à cultura, à criatividade e à produção artística, o que constitui um importante motor de revitalização do centro histórico do Porto e a razão pela qual a Fundação da Juventude se associe às comemorações do Dia Nacional dos Centros Históricos».

Do programa no Palácio das Artes – Fábrica de Talentos faz parte das 10:00 às 13:00 workshop de Ukeleles para crianças entre os 4 e os 14 anos e workshop de cinzelagem para crianças entre os 6 e os 12 anos; das 10:00 às 20:00 Feira Franca Especial DNCH; das 12:15 às 12:45 momento musical com a Escola de Musica de Leça da Palmeira; das 14:30 às 15:30 Teatro “Contos Negros para os Filhos dos Brancos”; das 16:00 às 17:00 “Classic meets Africa”, festival pela interculturalidade encerrando às 17:00 com a inauguração Exposição Artes e Talentos.                      
A Exposição Artes e Talentos 2016 reúne os trabalhos vencedores da 2ª edição do Concurso Artes e Talentos que, organizado pela Fundação da Juventude, teve como principal objetivo de premiar a criatividade e o talento dos jovens artistas. A Concurso estiveram mais de 40 propostas de exposições individuais ou coletivas, nas áreas da Pintura, Escultura, Fotografia, Gravura, Instalação, Arquitetura e Design, das quais foram selecionados 7 vencedores.
As Feiras Francas constituem uma mostra de talento criativo onde é possível encontrar uma ampla oferta de produtos e peças originais nas áreas do design, moda, arte, joalharia, música e gastronomia. Estas feiras inspiram-se numa centenária tradição da cidade do Porto que é agora recuperada com vista a promover a cultura, as artes e ofícios de jovens talentos.

A cidade do Porto num programa conjunto propõe mais de 80 atividades de acesso livre que se iniciam logo a partir das 9h30 horas e se prolongará até perto das 2 horas da madrugada, com visitas guiadas a monumentos e museus, teatro, cinema de animação e documentários, performances, concertos, feiras e mercados, conferências, debates, circuitos pelas ruas históricas, passeios de barco e autocarro panorâmico, exposições, oficinas pedagógicas e muita animação de rua.

Comentários

Mensagens populares