Bleisure = Negocios + Lazer
<div id="fb-root"></div>
<script>(function(d, s, id) {
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) return;
js = d.createElement(s); js.id = id;
js.src = "//connect.facebook.net/pt_PT/sdk.js#xfbml=1&version=v2.7";
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, 'script', 'facebook-jssdk'));</script>
<script>(function(d, s, id) {
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) return;
js = d.createElement(s); js.id = id;
js.src = "//connect.facebook.net/pt_PT/sdk.js#xfbml=1&version=v2.7";
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, 'script', 'facebook-jssdk'));</script>
Estava tão longe deste tema quando um amigo me escreveu o
seguinte:
“Se bem que no passado dizíamos Leisure, hoje existe um novo
conceito, que acho que devias ponderar e colocar talvez neste teu blog o que é
o “Bleisure”, que surgiu com esta malta jovem (nascidos entre 1980 e 2000,
geração milenar ou geração y ou geração C (sempre conectada), mas que nós também
aproveitamos e fazemos parte desta juventude, Bleisure = Negocios + Lazer”
E de repente BLeisure passou à frente de tudo e ganhou relevância.
Amanhã regressam os destinos mas as novas tendências não se podem ignorar no
turismo sob o risco de poder significar perda de competitividade e
consequentemente de vendas.
Assim, na sequência do Turismo Solidário, que é por si uma
nova tendência do turismo, é agora a vez de se perceber um pouco melhor o que é
o Bleisure e porque é que pode ser tão relevante no futuro próximo.
É fácil de perceber que o termo tem origem na junção de Business
com Leisure, união de trabalho com lazer, termo que nasce nos EUA.
Mas o que é exatamente esta tendência que preocupa as unidades
e que está em franco crescimento no continente americano (especialmente EUA e
Brasil)?
Muito recentemente os hoteleiros começaram a verificar uma
procura diferente por parte dos seus clientes que viajam em negócios, o que
levou inclusive, algumas cadeias internacionais como a Accor ou a Pullman a
adotarem este conceito promovendo-o ativamente.
Qual é o perfil destes clientes? Os clientes de BLeisure são
clientes Corporate, que procuram hotéis modernos, contemporâneos e
multiculturais. Esta mudança de atitude trouxe consigo uma mudança de imagem
destes hotéis estendendo-se em alguns casos a um novo visual dos funcionários,
nova gastronomia e a transformação dos espaços comuns em espaços mais
interactivos, onde quem não está hospedado é convidado a vir jantar e visitar p.e.
exposições de artistas locais, podendo interagir assim ativamente com os hospedes.
Estes novos clientes apreciam o movimento, a interação e não vivem sem estar
ligados à web, assumindo assim os hotéis que despertam para esta nova realidade
uma nova postura para com os clientes, passando a apresentar uma mais rápida,
intuitiva e segura experiência digital, disponível gratuitamente em novos
espaços como em toda a área do hotel, do lobby à piscina.
( fotos: Hotel Salinas, Sal, Cabo Verde)
Este novo posicionamento das marcas é feito à medida para os
clientes que procuram novas experiência, que são normalmente trabalhadores árduos
mas que apreciam igualmente a diversão. São pessoas que apesar de estarem muito
tempo em viagem sentem saudades da família e amigos. Em 2013, num comunicado enviado
à comunicação social, o Diretor Global de Marketing da Accor, Gregoire
Champetier, explica muito bem esta nova forma de gestão: “Para nos diferenciar
nesse mercado é importante que ofereçamos além de serviços, emoções. Cada
viagem deve ser uma experiência enriquecedora que melhore a produtividade e
criatividade no trabalho, sem perder de vista a agradável dimensão social das
viagens. Repensamos o posicionamento da Pullman para atender a esta tendência”.
Mas onde está a oportunidade de negócio nesta nova tendência
do turismo? De acordo com informação disponibilizada pela PhoCusWright, empresa
que se dedica à pesquisa de viagens, “cerca de 47% dos americanos que viajam a negócios acrescentaram dias de
lazer a pelo menos uma de suas viagens a trabalho em 2011”.
Então quais
são algumas das tendências a que se deve prestar atenção? Existe agora o
crescimento de um turista mais indepedente devido à nova era digital, pelo que
a alternativa será a personalização do serviço. Por outro lado a linha que
separa as viagens em serviço do lazer tende a atenuar-se e quem viaja em trabalho
aproveita para ficar mais um dia ou dois dias conhecendo melhor a região e
desfruntando eventualmente da companhia de quem lhe é mais próximo.
Por outro
lado, os clientes procuram experiências mais diferenciadas, quando iniciam a
viagem já estão devidamente informados sobre o destino e procuram experiências
mais feitas à sua medida.
E por
ultimo, mas igualmente importante, vivemos uma época de imagem, de sensações
imediatas. O visual é a nova ferramenta de marketing. Estamos todos cada vez
mais dependentes das redes sociais como o facebook, o Instagram, o You Tube,
entre outras. E se as marcas se estão a virar activamente para esta grande
tendencia é porque o negocio se faz agora de forma diferente, graças em garnde
parte, á influencia destas novas gerações que começam a chagar ao mercado de
trabalho, com uma nova atitude de vida.
Fontes para elaboração do texto:
Comentários
Enviar um comentário