Uma Caneta

 

Hoje, estava a arrumar a minha secretária quando encontrei esta caneta. Deve ser o único objeto que tenho levado sempre comigo e que me acompanha desde o final dos anos 80.

Era uma miúda quando por acaso entrei para  a Radio, a Radio Margem, nas Caldas da Rainha, que ficava ao cimo da Praça da Fruta. Durante quase um ano fui jornalista e locutora, mal sabendo nessa altura o quanto aquele acaso iria condicionar toda a minha vida e apesar de ter acabo por escolher seguir um caminho totalmente diferente, o gosto por comunica nunca desapareceu, digamos que na altura, tomei a decisão que me pareceu mais racional, escolhi um emprego para a vida trocando assim isso por uma vida de rádio. Quando as “rádios piratas” fecharam em todo o país eu rumei a Lisboa, pouco tempo depois entrei para a TAP e quando me contactaram a perguntar se queria voltar achei que não fazia sentido.

Não será por acaso que esta caneta nunca desapareceu, já não escreve, mas nunca a consegui deitar fora. Aconteceu-me várias vezes, quando estava para mudar de casa, umas 4 ou cinco vezes na minha vida, quando arrumava e quando voltava a tirar dos caixotes, a caneta aparecer e eu não ter coragem de a deitar fora, era como abandonar os sonhos de menina. Depois, para não ter mais tentações levei-a para a TAP onde ficou esquecida no fundo de uma gaveta, até que saí da TAP, voltei a pôr tudo em caixotes, ela voltou a aparecer mas agora já não podia deitar fora esta caneta, tínhamos um compromisso as duas, era o objeto que caminhava ao meu lado à mais tempo.

Hoje voltei a encontrar esta velha caneta, mesmo sem uso, as suas letras estão gastas já mal se percebendo o que está escrito, mas isso não é importante, mesmo que se deixe de ver eu sei exatamente o que ela contem. Dentro dela em vez de tinta, que secou faz muito tempo, estão os meus sonhos, está a magia de fazer rádio, de falar para o mundo, de comunicar, de fazer a diferença, de ajudar a construir os sonhos dos outros.

Dentro desta caneta, azul da cor do céu e amarela da cor do sol, está ainda uma miúda, de olhos grandes, espantados para o mundo, com um microfone à frente e uma cabeça cheia de sonhos. Eu e esta caneta temos uma espécie de acordo, quando eu a vejo não reparo que os anos passaram e ela, quando olha para mim, continua a ver a miúda, com a cara cheia de borbulhas e a cabeça cheia de sonhos.

Podemos voltar onde fomos felizes? Sim podemos, as escolhas são sempre nossas.

Preparem-se, vêm aí grandes novidades

    

 

 


Comentários

Mensagens populares