Somos parceiros Aspiring Geopark Oeste

 

Quem inventou esta pandemia não sabia no que se estava a meter, pelo menos no que diz respeito a um pequeno povo, que vive no Oeste de Portugal, e que mesmo fechado em casa não se deixa vencer.

Esta semana o Teresa Vai de Férias fechou parceria com o aspiring Geopark Oeste e no que depender de nós, iremos levar o nosso património muito mais longe, se possível, até aos quatro cantos do mundo.

O Aspiring Geopark Oeste ambiciona ser geoparque mundial da UNESCO, uma rede mundial de geoparques da UNESCO composta por 161 geoparques mundiais da UNESCO, distribuídos por 44 países, localizados maioritariamente na Europa e Ásia Oriental sendo que Portugal tem neste momento, 5 Geoparques Mundiais da UNESCO.

Os municípios contemplados neste projeto são o de Torres Vedras, Peniche, Lourinhã e Bombarral, localidades onde o Teresa Vai de Férias tem guias locais, jovens que nos seus tempos livres, vão ajudar a mostrar a sua terra a quem nos visita, e eles podem faze-lo melhor do que ninguém porque moram lá, conhecem todos os cantos, não querem sair e amam a sua terra.

São vários os trunfos que pode fazer com que esta seja uma candidatura de sucesso, ao Teresa Vai de Férias é solicitado para dar o nosso contributo, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do património, nomeadamente a nível educacional, ambiental, cultural, científico social e económico, ajudando a criar oportunidades sociais e económicas.

Os princípios de um geoparque mundial da Unesco, estão alinhados em termos de valores, com os do Teresa Vai de Férias uma vez que se procura uma conceção holística de proteção, educação e desenvolvimento sustentável, procurando sensibilizar e envolver as populações locais quanto à importância do património geológico do território, aumentando o seu sentido de pertença e de identidade.

O convite para pertencer ao Geopark encheu-nos de orgulho, o Teresa Vai de Férias começou a caminhar com a pandemia e tem vivido sempre dias difíceis e debaixo de pressão, enquanto aguarda que os dias fiquem mais coloridos e a vida possa voltar a poder ser aproveitada.

Os nosso guias locais estão a finalizar as tours, cheias de identidade própria e de energia positiva, e vão-vos levar a lugares que temos a certeza, ou não sabem que existem ou nunca olharam para lá com os olhos com que nós olhamos.

O melhor de tudo é que para quem não quiser uma das tours que vamos disponibilizar em breve, mas gostava de conhecer o território, basta contactar e podemos organizar um programa feito à medida.

Já falta pouco para conhecerem um pouco mais do que estamos a preparar, temos a certeza de que vão gostar.

Fiquem atentos, mais novidades muito em breve


Comentários

Mensagens populares