Todos Para a Cozinha ao Som dos Petiscos de Açúcar e de Mel


A cozinha é dos melhores lugares para passarmos estes longos dias de quarentena. Não é por acaso que o “meu escritório” é na cozinha. A cozinha tem normalmente muita luz, costuma ser dos sítios mais quentes da casa e por lá existem aromas e sabores que nos ajudam a enfrentar todos os terrores que por vezes nos navegam na alma.
Cozinhar é sem dúvida uma forma de arte e para que tudo corra bem, nada melhor do que seguir o que dizem os especialistas na matéria. Com lançamento marcado para logo que passe esta tempestade, atrevo-me a tentar despertar a vossa curiosidade para descobrirem este novo livro.
Petiscos de Açúcar e de Mel é o último livro de uma trilogia escrita por Isabel Zibaia Rafael autora do blog Cinco Quartos de Laranja e de Virgílio Nogueiro Gomes, um dos nossos mais conceituados gastrónomos e investigadores sobre as origens da nossa tradição culinária. Neste livro, alegre e descontraído, aprendemos muito sobre o açúcar e o mel, descobrimos receitas apetitosas e bem portuguesas e ficamos cheios de vontade para saltar para o meio dos tachos e dar vida ao nosso apetite.
Neste livro encontramos receitas que podem ser servidas como sobremesas, doces que se podem “penicar” a qualquer hora do dia ou como era habitual quando eu era miúda, para servir quando recebemos visitas em casa.
Os autores preocuparam-se com a tradição portuguesa que se descobre na utilização do mel, ao qual dedicaram um capitulo, do açúcar escuro e de diferentes farinhas e tal como nos livros anteriores, este é sem duvida um convite para a ida para a cozinha, com amigos, com a família, levando na mão um receituário de fácil confeção, tornando-se por isso numa garantia de momentos divertidos e bem passados que se prolongam depois pela degustação à mesa.
Para vos aguçar o apetite sobre este livro que vai estar disponível em breve deixo-vos uma das receitas de que mais gosto: Areias de Cascais. O que vos peço? Nestes dias que ainda temos pela frente vão para a cozinha, divirtam-se e partilhem fotos com o resultado. Muito em breve farei o mesmo. Aceitam este desafio?
450g de farinha de trigo T55
150g de açúcar
210 g de banha (ou de manteiga)
Raspa da casca de 1 limão
Canela e açúcar para polvilhar q.b
Colocar a farinha e o açúcar numa taça. Fazer uma cova no meio e deitar aí a banha ou a manteiga e a raspa da casca de limão. Trabalhar a mistura só com a ponta dos dedos até obter uma areia. Formar uma bola com a massa. Tender pequenas bolinhas. Levar as areias a cozer num tabuleiro pré aquecido a 180C durante 20 minutos. As areias devem ficar claras. Passar as areias ainda quentes por açúcar e canela. Tirar fotos e partilhá-las com os amigos.  

Comentários

Mensagens populares