Montpellier Mais Perto do Porto



Montpellier e o Porto vão ficar ligados por voo direto da EasyJet três vezes por semana e espera-se que muito em breve chegue a vez de Lisboa. Este é o pretexto que nos faltava para descobrir Languedoc, uma região fortemente marcada pelo vinho e onde se descobrem as vinhas mais antigas de França. A tradição vinícola da zona vem do tempo em que este néctar era transportado pelo mediterrâneo, sendo que atualmente este é a base da sua cultura, da arquitetura, ou seja, o vinho e os seus pequenos produtores são sem duvida a alma de toda esta região.
Montpellier é um destino banhado pelo mar e pela cultura mediterrânica. Na cidade descobre-se a universidade, uma das mais antigas da Europa, aliás, ao dar um pequeno passeiro pelo centro histórico, fechado ao transito, descobre-se edifícios que nos contam histórias, sendo possivel conhecer mais sobre tudo o que foi feito a nível arquitetónico, desde a Idade Média atá aos nossos dias.    
Para 2020 estão programados alguns eventos a não perder como o mercado de Lez, onde estão instalados 38 moradores e 3 restaurantes e muitos produtos regionais e Chefs, “gourmats”, produtores e mercearias criativas.
A nível cultural destaque para a exposição “Olá Sr. Courbet! Fortuna de uma obra-prima”, até  21 de setembro no Museu Fabre; Para o 800º aniversário da Faculdade de Medicina de Montpellier, a propósito do qual vai ser possivel apreciar uma exposição conjunta, dividida entre o Museu Fabre e o Museu Atger; no Museu de Arte Raw Joaquim Baptista, de janeiro a abril, vai ser possivel apreciar obras de escultura e de pintura deste artista, que nasceu em 1953 na Sertã em Castelo Branco.
Mas o grande destaque vai sem duvida para os olhos e o paladar. A cidade está rodeada de vinhas e de famosos vinhos e nas propriedades é possivel fazer provas e descobrir adegas e produtores bem como fazer cursos de vinho. Durante o Verão, todas as sextas-feiras, a cidade promove os Estivales, um evento que junta degustações, artesanato, conferencias, cursos e provas num ambiente muito festivo.
Muito perto descobre-se Sète, que nasceu em 1666 e que combina as tradições marítimas com um grande património gastronómico.
As suas docas, fachadas coloridas, bairros pitorescos e museus fazem desta uma cidade a não perder no sul de França. Os canais que atravessam a cidade, a vista para os Pirenéus, o porto de pesca, as praias e a herança culinária generosa fazem deste um ponto obrigatório a não perder quando de quer descobrir o Langedoc.      


Comentários

Mensagens populares