Qual o impacto do turismo no retalho e nas marcas?



Já todos percebemos que o turismo é muito importante para a atividade económica portuguesa mas nem todos sabem justificar porquê. Tem vindo a crescer e a ganhar força e atualmente o setor do Turismo é a maior atividade económica exportadora do país, sendo responsável, em 2018, por 51,5% das exportações de serviços e por 18,6% das exportações totais, tendo as receitas turísticas registado um contributo de 8,2% no Produto Interno Bruto (PIB) português, é o que indicam os dados do Turismo de Portugal. Também a ter em conta que o setor da Distribuição Moderna (alimentar e não alimentar), em Portugal, atingiu, em 2018, os 21mil milhões de euros de volume de vendas, segundo dados da Associação Portuguesas de Empresas de Distribuição (APED).
O que vai estar em debate no dia 2 de julho são temas sobre os quais convém refletir como: Que influência tem o Turismo nestas vendas?; Como é que a Distribuição Moderna em Portugal tem retirado benefícios desta evolução do Turismo em Portugal?; Como responder às exigências deste consumidor? Como é que as Marcas comunicam com o turista estrangeiro?; Quais os produtos portugueses mais procurados pelos visitantes estrangeiros?
Tudo inserido nas Conferências Distribuição Hoje que estão de regresso para a sua 14ª edição, desta vez focada no tema do “Impacto do turismo no retalho e marcas”. No dia 2 de julho, no Museu do Oriente, em Lisboa, especialistas e profissionais do setor vão debater quais as implicações e as oportunidades do turismo, uma das maiores atividades económicas do país, na distribuição e no consumo. 
Apresentações de marcas de relevo vão abordar em detalhe a relação entre o turismo e o retalho nacional. Pedro Miguel Silva, sócio de consultoria de Estratégia & Operações na Deloitte, estará presente para falar sobre o crescimento do turismo, o fenómeno do alojamento local e respetivos impactos na distribuição. Paula Antunes da Costa, Country Manager da Visa, vai abordar os pontos-chave para uma melhor experiência dos turistas em Portugal na área dos pagamentos. Por sua vez, Carlos Cotos, Country Manager da Kantar, analisa o perfil do turista e a forma como as marcas podem ir ao seu encontro.
Duas mesas redondas complementam o programa e analisam os temas “Proximidade e Conveniência: a resposta do Retalho ao Turismo” e “Como as Marcas se posicionam e beneficiam do Turismo”, com participação de especialistas representantes de entidades como a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição, El Corte Inglés, VIA Outlets, McCann Lisbon, Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, Centromarca e Grupo Sovena.
A 14.ª edição das Conferências Distribuição Hoje será ainda palco da entrega dos Masters da Distribuição 2019, uma iniciativa da revista Distribuição Hoje e da IFE by Abilways, que anualmente distinguem as Personalidades do Ano no setor e os melhores em várias categorias da Produção e da Distribuição.



Comentários

Mensagens populares