Sugestão de Leitura – Petiscos do Rio e do Mar



Foi recentemente publicado pela editora Marcador, o livro “Petiscos do Rio e do Mar”, da autoria de Virgílio Nogueiro Gomes e Isabel Zibaia Rafael, que surge na sequencia do “Petiscos e Miudezas à Portuguesa” sobre o qual já escrevi https://teresavaideferias.blogspot.com/2018/09/petiscos-e-miudezas-portuguesa-leitura.html
De apresentação leve e fresca como a estação que se aproxima, este livro, de leitura fácil, conta-nos histórias enquanto nos apresenta petiscos muito portugueses. Nesta viagem somos  transportados para um mundo nem sempre fácil, falando pela minha experiencia pessoal, de conseguir apresentar petiscos preparados a partir do melhor que o nosso mar nos oferece.
Muito bem organizado e dividido por Do Rio; Do Mar e Moluscos e Crustáceos neste livro descobrimos uma variedade muito boa de receitas de petiscos preparados a partir de outras tantas variedades de peixes, moluscos e crustáceos. Algumas mais tradicionais, outras menos conhecidas, todas são excelentes propostas para preparar para os amigos e ir saboreando ao redor de uma mesa, de preferência posta no quintal, enquanto sopra uma suave brisa primaveril. São propostas para degustar devagar e embora as sugestões possam parecer de menos importância do que os tradicionais petiscos de carne, estas sugestões são fáceis de preparar, de fácil digestão e todas elas nos contam histórias sobre aquilo que somos, logo de leitura obrigatória.
Explore cuidadosamente este livro, inspire-se, se tiver oportunidade compre os produtos frescos na praça mais próxima de si ( eu pessoalmente não falho as compras destes  produtos  na Praça das Caldas da Rainha e de preferência aos pequenos produtores locais), e depois parta à descoberta destas sugestões, de fazer crescer água na boca.        

Comentários

Mensagens populares