M de Marketing – Marcas Portuguesas Com Certeza
Em Destaque Vinhos Mateus e TAP Air Portugal
Existem em Portugal um número interessante de marcas 100% nacionais
que se recusam a ficar presas na idade que se reinventam criando novos
conceitos, abordagens dinâmicas, de forma a que se mantenham atuais e claro,
concorrenciais.
Viver muitos anos e manter a sua presença forte no mercado
não é fácil uma vez que é preciso que exista conexão com os clientes. E que
para esta ligação exista as marcas têm de apresentar um ADN real, verdadeiro,
algo que crie diferenciação e que reflita a sua identidade. As marcas, tal como
as pessoas, vão assim ao longo da sua vida criando a sua personalidade.
Outro ponto a ter em consideração neste longo caminho e que
define o posicionamento da marca criando a sua identidade é são a integridade,
a identidade e a imagem da marca, alcançando o cliente como um todo: mente,
alma e espírito.
Esta semana assisti a dois exemplos de marcas portuguesas
que se continuam a destacar e a ter uma forte presença no mercado.
O Vinho Mateus, da Sogrape, nasceu em 1942 pela mão de Fernando
van Zeller Guedes, atualmente vai na terceira
geração da família fundadora e possui cerca de 830 hectares de vinhas em
Portugal.
Mantendo as mesmas características de sempre com um perfil leve,
fresco e jovem, a marca apresenta agora ao mercado uma nova garrafa com um
rótulo renovado , o que lhe confere um look mais premium e contemporâneo,
procurando reforçar o seu posicionamento lifestyle e aproximar-se de públicos
mais jovens.
Outra marca que se destaca é a TAP Air Portugal, fundada a 14
de março de 1945 com o nome Transportes Aéreos Portugueses. Em Junho de 2015 a empresa
foi privatizada, passando a ser controlada a 61% pelo consórcio Atlantic
Gateway e em Fevereiro de 2016, o governo assinou um novo acordo com o consórcio passando
a ser o Estado a deter 50% da empresa, 45% pela Atlantic Gateway e 5% pelos
trabalhadores e colaboradores da TAP.
Apesar da sua longa história e de algumas dificuldades vividas
a TAP é o exemplo de outra empresa que se reinventa, continuando a apresentar
novos produtos e com uma forte dinâmica de comunicação. Ontem, a empresa viveu
dois momentos importantes para a sua história, o primeiro foi com a chegada do
novo Airbus A321LR Neo, batizado com o nome de Agostinho da Silva e que marca a
expansão das ligações entre Portugal e os destinos dos Estados Unidos e Brasil.
Um avião que irá permitir a redução de custos e aumento de receita. Mas o dia
de ontem não terminou sem o desfile da estilista Fátima Lopes, onde algumas
peças de vestuário nasceram fruto de uma parceria entre a estilista e a
companhia aérea e que vão estar à venda em store.flytap.com e em fatimalopes.com
Esta primeira coleção foi inspirada na portugalidade, tendo
sido desenvolvida sob o mote da nova coleção de Fátima Lopes “Made in Portugal”,
e vem reforçar a missão da TAP em promover Portugal.
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