M de Marketing – Marcas Portuguesas Com Certeza


Em Destaque Vinhos Mateus e TAP Air Portugal

Existem em Portugal um número interessante de marcas 100% nacionais que se recusam a ficar presas na idade que se reinventam criando novos conceitos, abordagens dinâmicas, de forma a que se mantenham atuais e claro, concorrenciais.
Viver muitos anos e manter a sua presença forte no mercado não é fácil uma vez que é preciso que exista conexão com os clientes. E que para esta ligação exista as marcas têm de apresentar um ADN real, verdadeiro, algo que crie diferenciação e que reflita a sua identidade. As marcas, tal como as pessoas, vão assim ao longo da sua vida criando a sua personalidade.
Outro ponto a ter em consideração neste longo caminho e que define o posicionamento da marca criando a sua identidade é são a integridade, a identidade e a imagem da marca, alcançando o cliente como um todo: mente, alma e espírito.
Esta semana assisti a dois exemplos de marcas portuguesas que se continuam a destacar e a ter uma forte presença no mercado.
O Vinho Mateus, da Sogrape, nasceu em 1942 pela mão de Fernando van Zeller Guedes,  atualmente vai na terceira geração da família fundadora e possui cerca de 830 hectares de vinhas em Portugal.
Mantendo as mesmas características de sempre com um perfil leve, fresco e jovem, a marca apresenta agora ao mercado uma nova garrafa com um rótulo renovado , o que lhe confere um look mais premium e contemporâneo, procurando reforçar o seu posicionamento lifestyle e aproximar-se de públicos mais jovens.
Outra marca que se destaca é a TAP Air Portugal, fundada a 14 de março de 1945 com o nome Transportes Aéreos Portugueses. Em Junho de 2015 a empresa foi privatizada, passando a ser controlada a 61% pelo consórcio Atlantic Gateway e em Fevereiro de 2016, o governo  assinou um novo acordo com o consórcio passando a ser o Estado a deter 50% da empresa, 45% pela Atlantic Gateway e 5% pelos trabalhadores e colaboradores da TAP.
Apesar da sua longa história e de algumas dificuldades vividas a TAP é o exemplo de outra empresa que se reinventa, continuando a apresentar novos produtos e com uma forte dinâmica de comunicação. Ontem, a empresa viveu dois momentos importantes para a sua história, o primeiro foi com a chegada do novo Airbus A321LR Neo, batizado com o nome de Agostinho da Silva e que marca a expansão das ligações entre Portugal e os destinos dos Estados Unidos e Brasil. Um avião que irá permitir a redução de custos e aumento de receita. Mas o dia de ontem não terminou sem o desfile da estilista Fátima Lopes, onde algumas peças de vestuário nasceram fruto de uma parceria entre a estilista e a companhia aérea e que vão estar à venda em store.flytap.com  e em fatimalopes.com
Esta primeira coleção foi inspirada na portugalidade, tendo sido desenvolvida sob o mote da nova coleção de Fátima Lopes “Made in Portugal”, e vem reforçar a missão da TAP em promover Portugal.   

(Conceitos de marketing elaborados com base no livro Philip Kotler marketing 3.0)
    

Comentários

Mensagens populares