Marketing Sensorial ou Marketing Sensacional? Vinhos em Cena
“the
pleasure of the glass resides manly in the mind”
Como uma apaixonada pelo marketing não pude deixar de ouvir,
esta semana uma talk de Charles Spence, neuropsicólogo e professor da
Universidade de Oxford que veio a Lisboa explicar como a estimulação sensorial
influencia tudo o que comemos e bebemos, e como tudo isso se poderá aplicar em
neuro marketing.
A explorar por muitos de nós, todo o potencial do vinho ou
do chocolate, entre outros, cujo sabor e sensação pode ser potenciado, ou
reduzido, conforme juntamos elementos externos como a música, o que nos leva a
perceber que eventualmente o sabor final e as sensações que daí advém não estão
na nossa boca mas no nosso cérebro. Assim, degustar um alimento, é uma
experiencia, composta por um conjunto de sensações, que atuam sobre o resultado
final sem nos apercebermos.
Existem alguns exemplos destas experiencias multissensoriais
que nos ajudam a perceber melhor este conceito e eventualmente a perceber todo
o seu alcance. Imagine por exemplo que desfruta de uma excelente refeição de
peixe, não sabe muito melhor quando é junto ao mar? Possivelmente tal acontece
porque o nosso cérebro capta o ruido do mar o que faz com que a refeição tenha
uma outra leitura pela nossa mente. Assim, o ruido do mar, complementa a
experiencia sensorial, melhorando-a substancialmente .
Um outro exemplo é a Finnair, esta companhia aérea, em voos
de longo curso, colocou o som dos locais e onde provinham os alimentos,
procurando assim, integrar o som na experiencia gastronómica, obtendo um
retorno muito mais positivo dos passageiros impactados pela experiencia.
Quem estuda marketing aprende logo no inicio que se as
expectativas que temos sobre um produto não correspondem à experiencia o
cliente pode nunca mais regressar e que vai dar um feedback negativo, contudo, convém
ter em conta que durante a mesma, tudo o que vimos ou vivemos bem como essas
mesmas expectativas iniciais, determinam o resultado final. E podem ser fatores
de que nem nos lembramos como um determinado tipo de música, o que levado ao
detalhe, pode levar à criação de uma música, que visa condicionar o que sentimos
durante uma degustação. O que nos leva até algumas marcas de champanhe, por exemplo,
que se fizermos o scanner do rotulo da garrafa, temos acesso a uma lista de músicas
que podemos escolher, para ouvir enquanto degustamos a bebida.
Jantares sensoriais parece ser uma nova tendência, que
começa a ser descoberta pelas marcas, o que a leva à procura de que o cliente
usufrua do máximo de sensações positivas, levando-o a continuar a procurar o produto
e a recomenda-lo aos amigos e familiares.
Um novo mundo que se abre para o marketing, com uma
infinidade de novas opções mas que têm como pano de fundo a capacidade de
influenciar a escolha, sem que exista consciência de tal.
Esta talk, promovida pelos Vinhos em Cena, está inserida no
evento que vai ter lugar nos dias 23 e 24 de março, no Teatro Tivoli BBVA, e
que procura que se possam conhecer e provar vinhos de várias regiões vinícolas
portuguesas, participar em provas comentadas por especialistas e assistir aos “Em
Cena Com…”conversas entre personalidades das diversas áreas
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