Goût de France Está a Chegar – Tem Um Restaurante e Quer Participar?

( foto de Daniel Libre de Droit) 
É uma ocasião única para partir à descoberta de novos sabores. Pelo quinto ano consecutivo, o Goût de/Good France, aterra em todo o mundo, desta vez no dia 21 de Março, em 150 países, 5000 chefs vão apresentar um “jantar à francesa”, sob o signo de uma cozinha responsável.
E existem conceitos desenvolvidos neste evento que vale a pena descobrir, o Goût de/Good France procura ser a demostração de uma cozinha ancestral, que tem em conta a necessidade das tendências actuais: respeitar o Planeta e “comer bem”.
Este ano a Provença vai ser o destino gastronómico pelo que, pela primeira vez, o Departamento de Bouches-du-Rhône (Marselha) e o Turismo da Provença lançam o “MPG2019”, ano da gastronomia na Provença, com o patrocínio do chef  Gérald Passedat (três estrelas Michelin).
Ao participar neste evento, os chefs poderão apresentar um menu de inspiração francesa ou provençal no seu restaurante. Pela primeira vez, a organização do Goût de/Good France possibilita prolongar a comemoração durante a semana de 21 de Março. Os cozinheiros, franceses ou estrangeiros podem adaptar os seus pratos ao seu próprio mercado e aos produtos locais.
No âmbito do Goût de France 2019, serão organizados vários eventos, com destaque para Portugal, onde a Embaixada de França organizará um concurso nas Escolas de Hotelaria e Turismo de Lisboa, do Porto, de Coimbra, Lamego, Portalegre e Faro para promover os sabores e o “savoir-faire” franceses no domínio da gastronomia, em consonância com o tema da edição de 2019 e com a promoção da região da Provença. A final deste concurso será presidida por um júri de jornalistas da área da gastronomia, por chefs portugueses e franceses entre os quais os chefs franceses estrelados, Christian Etienne e Christian Peyre.
No dia 21 de Março decorrerá o Jantar Goût de France, nos restaurantes portugueses participantes, incluindo na Madeira e nos Açores.
Os Chefs Christian Etienne e Christina Peyre participarão igualmente em diferentes eventos como show-cooking, supervisão de menus provençais em restaurantes de Lisboa, demonstrações-degustações) sendo que acompanharão ainda a confecção do menu Goût de France que será servido na Embaixada de França em Lisboa.
No dia 23 de março terá lugar a “Degustação francófona”, uma iniciativa no âmbito da Festa da Francofonia em Portugal, organizada pelo Institut Français du Portugal.
Todos os restaurantes que queiram participar nesta iniciativa poderão faze-lo até 18 de março, através do sitewww.goodfrance.com. A primeira lista dos restaurantes participantes em todo o mundo e em Portugal foi anunciada no dia 6 de Março.

Comentários

Mensagens populares