Sugestão de Leitura – “Os Meus Pais estão a Envelhecer”



Há algum tempo que não coloco nenhum livro em destaque no blogue porque confesso que não me tenho sentido atraída por nada em especial. Claro que vou lendo. Na minha mochila, ao lado do PC, anda um livro de bolso que me deu o meu filho no Natal e que é sobre a vida de Aristides de Sousa Mendes, um português que se ficou esquecido pela história mas que vale a pena conhecer um pouco melhor.

Mas de repente este livro prendeu o meu olhar, ainda não li mas parece-me interessante e útil para todos os que estão naquela fase da vida em que ainda têm de trabalhar e acumulam de um lado a responsabilidade de criar filhos e do outro acompanhar os pais que entretanto ficaram velhotes e já não conseguem ajudar, passando eles a precisar de apoio.

Do que mais me custou a interiorizar na vida foi que os pais afinal não são eternos. Como não são eternos de até agora, quando penso neles ainda os vejo com os seus fortes 40/50 anos? De facto não são eternos, eles envelhecem e não é mesmo nada fácil, nestes tempos em que estamos tão sozinhos, conseguirmos interiorizar essa mudança de paradigma e gerir sem ajudas toda esta nova estrutura familiar.

“Os meus pais estão a envelhecer” de Maria José da Silveira Núncio com Carla Rocha é um livro que chega às livrarias no dia 14 de fevereiro. Apresenta-se como um livro prático, escrito para ajudar os leitores a encontrar as melhores soluções para o envelhecimento, que muitas vezes vai surgindo lentamente o que também nos dá mais tempo para nos adaptarmos, especialmente no país onde existem ainda poucas estruturas de apoio real e onde é tão difícil conseguir apoio estatal que realmente possa fazer a diferença e aliviar um pouco o peso que sobra para os filhos. Quem já passou por internamentos prolongados, necessidade de cuidados paliativos ou deslocações para intervenções cirúrgicas sentiu de certeza na pele como é difícil conseguir algum tipo de apoio que facilite a vida familiar. Não sei ainda de o livro aborda profundamente estes temas mas sei bem o que é viver estas dificuldades.

A primeira sessão de apresentação do “Os meus pais estão a envelhecer” está marcada para o dia 21 de fevereiro, pelas 18h30 no espaço Âmbito Cultural do El Corte Inglés, a apresentadora Teresa Guilherme e a psicóloga Patricia Charters são as convidadas especiais. No dia 9 de março, a Bertrand Cidade do Porto recebe a apresentação deste titulo, a partir das 17h00 Jorge Gabriel e Ana Luísa Pinto, fundadora da Associação Cuidadores, juntam-se para conversar sobre este tema.

Sinopse:

Raramente incluímos nos planos da vida cuidar dos nossos pais quando envelhecem. Aos nossos olhos, a necessidade de os apoiar parece sempre muito distante.

No Ritmo frenético que levamos, lidar com os problemas próprios do envelhecimento dos pais é um verdadeiro desafio. Um dia surgem as duvidas: estarão a alimentar-se como deve ser? Quem os vai acompanhar às consultas? Será seguro ficarem sozinhos?  

Com testemunhos reais e muitos conselhos práticos, este livro é sobre as avaliação das necessidades do quotidiano; a identificação de soluções imediatas e a longo prazo; a comunicação com os pais; o envolvimento da família; temas difíceis; prolongar a sua autonomia; gestão de emoções e claro, cuidarmos de nós.

 



Comentários

Mensagens populares