M de Marketing – Elemento é um Novo Conceito de Restaurante no Porto

O restaurante Elemento, do chef Ricardo Dias Ferreira é o primeiro do país com um conceito totalmente baseado no fogo, num espaço de um edifício do século XIX restaurado. É aqui que, com a vontade de recuperar as raízes da relação do ser humano com a comida, que nasce este novo restaurante, “onde o fogo é a base das criações gastronómicas, e o seu o elemento único. Lenha, caruma, palha, pinhas e brasas são as várias formas que permitem que todos os pratos disponíveis, quer na carta, quer no menu de degustação que muda semanalmente - ou ao ritmo que a natureza e a disponibilidade dos produtos assim o exigem -, sejam elaborados sem recurso a tecnologias modernas, gás ou mesmo eletricidade. E tudo preparado ao momento”, citando o chef Ricardo Dias Ferreira.
Aqui descobrem-se sabores esquecidos, que nascem  tanto no fogão a lenha do século XIX, como no grelhador especial desenhado para o restaurante ou ainda na zona de brasas que funciona como fumador, o que permite que se conserve as propriedades originais, conjugadas com os diferentes tipos de madeira utilizados, o eucalipto para acender e ‘temperar’ o forno, e o sobreiro, uma madeira com maior densidade, que permite obter brasas mais intensas e consistentes.
Pequenos produtores nacionais e regionais têm aqui o seu espaço, tanto a nível das propostas  gastronómicas, como na escolha dos vinhos que compõem a carta do restaurante.
Ao jantar, de terça a sábado, pode optar-se pela carta ou pelo menu de degustação e de quinta a sábado, ao almoço, o Elemento propõe um menu executivo, com entrada, prato, sobremesa e um copo de vinho.

Comentários

Mensagens populares