O Que Se Encontra Dentro das Paredes do Convento dos Cardaes


Dentro de Lisboa, ali mesmo na Rua do Seculo, com paredes altas e grafitadas ergue-se o Convento dos Cardaes. Da rua ninguém diz mas aquele verdadeiro monumento vivo é datado do Sec. XVII e foi fundado pela D. Luísa de Távora. A 9 de Dezembro de 1681 entrou a primeira religiosa. Outros tempos, em que por vocação, ou por vontade da família, se levava uma vida de reclusão totalmente dedicada a Deus.
Tendo residido aqui até à sua morte, D. Luísa de Távora deixou o edifício em testamento ao seu neto, que se manteve como convento carmelita até ao decreto de extinção das ordens religiosas femininas, sendo definitivamente extinto após a morte da ultima religiosa em 1876.
No ano seguinte foi cedido à Associação de Nossa Senhora Consoladora dos Aflitos, que aqui instalou um asilo para cegas. A direção foi confiada às Irmãs Dominicanas, que se mantêm até aos nossos dias sendo que atualmente acolhe deficientes profundos.
Atualmente é um espaço muito virado à comunidade, havendo uma grande interação de voluntários com os residentes do convento. Encontra-se aberto das 14h30 às 17h30, encerrando aos domingos e feriados.
Nada o prepara para o que vai encontrar. Entramos num ambiente calmo e tranquilo, seguimos por um labirinto de caminhos, onde a pureza imaculada das alvas paredes se reflete um chão original, de mosaico escuro e brilhante. Asseio e a arrumação são duas palavras que o vão acompanhar durante toda a visita.
Fixando-se nas obras de arte religiosa, tantas que nem é possível enumerar, repare em todos os detalhes, os azulejos, os moveis, as obras de arte, ao longo dos corredores todos contam pequenos pedaços de historias da vida deste convento. Se a edificação por fora é austera tendendo a passar despercebida aos transeuntes, as paredes, como mandavam as Regras, estabeleciam uma separação do mundo, de forma a criar o ambiente propicio à oração e à dedicação a Deus. Lá dentro, as religiosas descansavam nos pequenos claustros e a harmonizar o ambiente, pequenos jardins, alguns com lagos o que trás alguma frescura, fazendo lembrar os pátios que encontramos em qualquer Riad em Marrocos.    
A visita deslumbra pela qualidade e variedade das obras expostas. A igreja, apresenta-se como um verdadeiro monumento onde a talha dourada se liga na perfeição com a obras de azulejaria e as vastas pinturas expostas. Destaque para o Comungatório onde as religiosas comungavam, a austera Sacristia em que os santos se apresentam nos azulejos em vez serem obras físicas, a Sala Mariana, a Sala do Capítulo, a Sala da Paixão junto ao Claustro e o que ainda hoje é o refeitório.
Retábulos em talha dourada, pinturas e outras obras de arte religiosas, por todo o lado se sente também a força da presença feminina que cuida, embala e ampara.
Esta é mais uma sugestão para fazer de turista dentro da nossa cidade de Lisboa, dispense os preconceitos e mergulhe num mundo à parte, onde a dedicação e perseverança, duas características muito femininas, criaram um espaço que vive até hoje e que se soube adaptar ao longo dos seculos nunca perdendo a sua identidade na entrega e ajuda ao próximo.
Como retribuir esta ajuda à comunidade? Pode oferecer-se para fazer voluntariado ou pode ajudar adquirindo obras da gastronomia conventual como doces, molhos, bolachas e outros petiscos ou então adquirindo o livro Receitas do Convento dos Cardaes, de Graça Sá-Fernandes com fotografias de Walter Vinagre. Pode saber mais informações utilizando o email conventodoscardais@net.vodafone.pt

































         
 

Comentários

Mensagens populares