Vinhos ou Chocolates? Um Prazer Gastronómico Nunca Vem Só


O desafio lançado pela Nestlé era mesmo tentador. Quem não sonha em saborear um excelente chocolate, com novos e ricos sabores, num conceito que conjuga o clássico com o moderno? E se isto já parece fantástico imagine o melhor chocolate numa gama L´Atelier que inclui Caramelo Salgado ( com pepitas fantásticas, a minha preferida), Amêndoas tostadas, Laranja Confitada, Chocolate Negro frutado com 70% de cacau oriundo da Costa do Marfim, Gana e Equador e Chocolate Negro Floral com 78% de cacau vindo do Equador.
Inspirador ver o Chef que veio da Suíça só para nos mostrar como se prepara o chocolate, interessante saber que ele trabalha há 9 anos no Centro de Investigação Cientifico de Novas Receitas de Chocolate, uma espécie de lugar mágico, onde se preparam as receitas, que depois são embaladas em pequenos retângulos de puro prazer.
Alguns dos seus truques? Ficam a saber que ele, quando quer criar uma receita de chocolate para um país começa por conhecer os ingredientes utilizados nesse país e por conhecer as top tem receitas, depois parte à descoberta dessa nova receita.
Outro truque que aprendi hoje é que quando se prepara chocolate deve-se ir mexendo até estar à temperatura do nosso corpo. Como se sabe? Provando um pouco. Nessa altura  está pronto para ser colocado no recipiente e colocado no frio. Cerca de 20 minutos depois o milagre acontece e a tablete, feita exatamente ao nosso gosto, está pronta, cremosa, para se derreter na boca. Ah, esse é outro truque, o chocolate não se morde nem se trinca, deixa-se dissolver lentamente na boca enquanto o seu sabor se espalha pelo palato.    
E finalmente algo um pouco inesperado, o que a tradição diz é que vinho e chocolate não combinam só que já todos sabemos que a tradição já não é o que era…Ai se combina!
O vinho e o chocolate têm mais em comum do que o que pode pensar à primeira vista. O vinho tem castas e o chocolate tem cacaus ( de origens diferentes); o vinho e o chocolate têm taninos. Se ainda duvida experimente adicionar ao pato um pouco de chocolate doce com baixo teor de cacau ou então, para a sobremesa servir queijo e chocolate!
Como elaborar uma boa harmonização de vinho com chocolate? Faça várias tentativas mas eu deixo algumas dicas. Que tal chocolate  de leite com avelãs ou com passas, amêndoas e avelãs e vinho branco. Comece pelo vinho, deixe o sabor invadir a sua boca, saboreie o chocolate enquanto ele se derrete devagar e termine com mais um pouco de vinho. Uma boa harmonização consegue-se porque há algo parecido ou então pelos opostos, a minha harmonização preferida? Um vinho do Porto Tawny com 10 anoc com chocolate com caramelo salgado, mesmo de comer e não esquecer, se puderem façam o teste!




Comentários

Mensagens populares