Nova Sugestão de Leitura - Chamar as Coisas Pelos Nomes

Editado pela Arena, o livro “Chamar as Coisas Pelos Nomes” de Vânia Beliz é a melhor ajuda para quem tem filhos ainda pequenos e não sabe bem como abordar temas relacionados com a sexualidade.
Este livro, da autoria da especialista em sexologia e investigadora infantil, Vânia Beliz, pode-se considerar uma ferramenta essencial para dar apoio na compreensão de cada fase do desenvolvimento da criança, do adolescente e do jovem e inclui muitos conselhos e informação, excelente par educar miúdos felizes.
Com o acesso fácil à internet tudo mudou e ao contrario do que se pode pensar, hoje mais do que nunca, os pais sentem muitas duvidas sobre quando e como falar com os miúdos sobre determinados aspetos normais da vida mas que são para muitos temas difíceis de abordar.
Este livro, escrito numa linguagem muito acessível, explica de A a Z o que é a sexualidade e porque é tão importante não descuidar este aspeto. A infância e a adolescência estão repletos de desafios e nem sempre é fácil ajudar e dar a melhor orientação. O livro tem ainda um capitulo dedicado à sexualidade e deficiência, orientado de forma clara os pais para melhor poderem ajudar os filhos a crescerem de forma consciente e saudável.
Os meus filhos já passaram por todas estas etapas mas ao ler este livro pensei que teria sido bom ter tido esta ajuda, o género de uma voz amiga que se pode consultar sempre que se tem uma duvida e não se sabe com quem falar.
Como todos os pais passei momentos embaraçantes relacionados com a sexualidade e embora tenha falado de uma forma simples e desde muito cedo com os meus filhos, mesmo assim não escapei ao momento de pânico de estar numa fila de supermercado, a caminho da caixa e um deles agitar uma caixa de preservativos na mão e dizer bem alto: -Ó mãeeee, o que é isto? Acredito que ele devia pensar que era uma caixa de doces ou de pastilhas mas quando eu olhei tinha todos os pares de olhos da minha fila fixos em mim e em cada rosto um semi-sorriso…. Que jeito que me tinha dado já ter lido “Chamar as Coisas Pelos Nomes”!

Comentários

Mensagens populares