Gosta do Mar? Então Não Perca a Primeira Edição da Regata de Portugal




Está quase aí e tem entrada livre, nos próximos dias 3 a 7 de outubro Lisboa acolhe a primeira edição da Regata de Portugal, um evento que pretende celebrar Portugal e os portugueses tendo como principal tema o Mar. O local escolhido não podia ser mais adequado, o Terminal de Cruzeiros de Lisboa vai servir de palco a este evento que promete 14 horas de festa por dia, com o recinto a abrir as suas portas às 10h00 e a encerrar à 00h00, e uma programação diversa onde, além da Vela, haverá também espaço para a Música, a Arte, a Gastronomia e a Sustentabilidade.
Num recinto com capacidade para 50.000 pessoas, o público vai poder assistir de perto a esta  competição inédita da etapa portuguesa do mais importante circuito de vela profissional do mundo – o World Match Racing Tour (WMRT). São 12 equipas de velejadores profissionais a mostrar as suas habilidades táticas, a bordo de alguns dos catamarãs mais velozes e ágeis do mundo, numa prova com ação perto da costa.
Muito mais do que uma regata ou um simples evento desportivo, vai ser também um evento de entretenimento que além de uma competição de vela em pleno rio Tejo conta com DJ Sets – diariamente, diferentes nomes da música eletrónica nacional vão “dar som” à Regata; dois espaços gastronómicos com diferentes conceitos e um elemento em comum – o peixe português; arte pela mão de artistas urbanos portugueses; uma exposição sustentável, com peças inéditas, dedicada aos mares; e tantas outras atividades que também as marcas levarão para o recinto do evento.
Mas as novidades não ficam por aqui, a escolha de Gonçalo Mar para a curadoria da categoria de Arte na Regata de Portugal não foi por acaso. Tal como não é por acaso o nome que o artista usa para assinar as suas obras – MAR. Aos doze anos já desenhava figuras do seu imaginário, a giz, no alcatrão. Passados anos, a escolha profissional foi natural. Durante o seu percurso académico - é licenciado em Design de Moda pela F.A.L.- concorre ao lugar de desenhador no estúdio de animação português MagicToons. Aqui, em 1998, teve a sua primeira experiência com o Graffiti. Movido por convicções artísticas, MAR procura, desde então, evoluir sempre com e para o Movimento de Graffiti - que se vem desenvolvendo globalmente. Conhecido no meio pelos seus bonecos ou characters, destaca-se pela forma como constrói as suas personagens e ambientes, incutindo-lhes linhas e formas que os tornam únicos. Por entre diversos e extensos trabalhos comissariados de rua, individuais e coletivos, neste momento o objetivo artístico de MAR passa pela exploração de novos espaços urbanos e pela contínua evolução do seu trabalho por diversas áreas no campo visual e gráfico que o graffiti pode oferecer.
Na Regata de Portugal, a Gonçalo Mar irão juntar-se vários outros artistas urbanos que, individualmente, irão criar trabalhos com ligação ao mar. Em breve serão anunciados os nomes dos artistas, assim como mais informações sobre as suas criações.
Na “Aldeia de Pescadores” haverá vários food corners, com diferentes propostas gastronómicas e chefs convidados, sendo o peixe o ingrediente de eleição na maioria dos espaços. O espaço tem capacidade para cerca de 4.000 pessoas, disponibilizando mais de 600 lugares sentados.
E claro, o melhor da nossa gastronomia, conduzido pelo chef Vítor Sobral, responsável pelo catering e zona de restauração do evento. À beira-rio, haverá um restaurante de cozinha de autor, com pratos assinados pelo chef. O conceito é, também ele, inspirado no mar e aqui será possível almoçar e jantar com vista privilegiada sobre o Tejo.

Comentários

Mensagens populares