19ª Festa do Cinema Francês e Muito Mais




Vá, deixe-se dessa ideia pré concebida de que o cinema francês é só para intelectuais e que não tem piada nenhuma. Eu adoro cinema francês e não tenho pretensões a tal e vem aí uma oportunidade única. No meu caso o difícil vai ser escolher o que vou ver porque não consigo ver tudo.

De 4 de Outubro a 11 de Novembro decorre a 19ª Festa do Cinema Francês e não vai ser só em Lisboa, o Festival vai passar também por Almada, Porto, leiria, Coimbra, Beja, Faro, Viana do Castelo, Seixal, Aveiro e Setúbal. São 11 cidades incluídas na edição deste ano com destaque para 27 longas metragens em antestreia, a presença de Jean-Paul Rappeneau de “O Padrinho”, uma retrospetiva de Henri-Georges Clouzot, o Cliclo Acid, 13 artistas convidados que vão vir até Portugal, masterclasses, sessões escolares e muito mais.

A organização e programação geral são do Institut Français du Portugal, com a Embaixada de França e a colaboração da rede de Alliances francaises em Portugal em parceria com as Camaras municipais e salas de cinema das cidades onde se irá instalar.

A não perder, Jean-Paul Pappeneau, realizador e argumentista que estará em Lisboa para a abertura oficial no dia 4 de outubro no Cinema São Jorge, com a cópia restaurada do seu histórico filme “Cyrano de Bergerac”, que foi apresentado no Festival de Cannes deste ano.

O outro destaque vai sem duvida para a Retrospetiva Henri-Georges Clouzot, um dos mais celebres e admirados realizadores e argumentistas europeus dos anos 40-50.

Depois, a não perder, as Antestreias, que revelam o panorama da mais recente  produção cinematográfica francesa onde todos os géneros estão representados e o Ciclo Acid, cinema independente, um momento forte desta programação com filmes raros e a presença de realizadores que os apresentam e orientam master classes, após a projeção, dirigidas a estudantes de cinema e ao publico em geral.

Não posso deixar de mencionar o cinema de animação que também está presente nesta mostra e as sessões escolares destinadas ao publico infantojuvenil.

A 19ª Festa do Cinema Francês vai estar em Lisboa de 4 a 14 de Outubro, no Cinema São Jorge, Cinemateca Portuguesa e UCI Cinemas; em Almada, de 10 a 14 de Outubro, no Auditório Fernando Lopes-Graça, no Fórum Romeu Correia; Em Coimbra, de 16 a 21 de Outubro, no Teatro Académico Gil Vicente; Em Aveiro, nos dias 16 e 17 de Outubro, no Teatro Aveirense; no Porto, de 23 a 28 de Outubro, no Rivoli Teatro Municipal; Em Viana do Castelo de 24 a 26 de Outubro, no Teatro Sá da Bandeira; em Leiria, nos dias 6 e 7 de Novembro, no Teatro Miguel Franco; Em Beja, de 6 a 9 de Novembro, no Pax Julia Teatro Municipal; nos mesmo dias em Faro, no Teatro Municipal de Faro, Teatro das Figuras; No Seixal de 7 a 10 de Novembro, no Auditório Municipal, Fórum Cultural do Seixal e em Setúbal, de 9 a 11 de Novembro, no Cinema Charlot, Auditório Municipal
( Para ver uma apresenção geral do que vai ser o Festival, aceda à pagina do Facebook de Teresa Vai de Férias )  

Comentários

Mensagens populares