Agenda / Sugestões


Sugestões 

Textos e fotos são da responsabilidade das entidades mencionadas

XJazz apresenta Bill Frisell Trio nas Aldeias do Xisto

 


 Ao longo de uma década de existência, 45 concertos, sete residências artísticas e 4 álbuns editados, o XJazz- Encontros do Jazz nas Aldeias do Xisto, já se afirmou como um dos momentos musicais mais marcantes do ano. Ao longo destas edições foram vários os “monstros sagrados” do jazz mundial que passaram e tocaram nas Aldeias do Xisto, como Evan Parker, Hamid Drake, William Parker, Joëlle Léandre, Paolo Angeli, entre muitos outros.

Este ano chega-nos o famoso guitarrista Bill Frisell, em trio, acompanhado por Thomas Morgan, no contrabaixo, e Rudy Royston, na bateria. A carreira de Bill Frisell como guitarrista e compositor tem uma sólida base, bem patente numa discografia que é das mais ricas do jazz contemporâneo e que se estende ao longo de quatro décadas. Agora, Frisell traz-nos o seu projeto mais recente, intitulado Valentine. Editado pela Blue Note Records, trata-se do primeiro disco gravado ao lado do contrabaixista Thomas Morgan e do baterista Rudy Royston. As canções que escutaremos na praia fluvial de Janeiro de Cima são standards do jazz, músicas do cancioneiro norte-americano e algumas versões.

 

Programação XJazz 2021

Desde 2012, o XJazz convida artistas nacionais e estrangeiros a imergirem na realidade das aldeias, cruzando a identidade cultural, as paisagens e as artes sonoras. A edição de 2021 reafirma a intenção de apresentar um programa artístico verdadeiramente enraizado no contexto e cultura dos lugares, beneficiando do seu contexto social e ambiental para momentos únicos de criação, fruição e partilha.

 

Rodrigo Amado Refraction Solo

Martim Branco, Castelo Branco

 

3 de julho

Bill Frisell Trio com Thomas Morgan e Rudy Royston

Janeiro de Cima, Fundão

 

17 de julho

Kimi Djabaté

Cerdeira, Lousã

 

23 de julho

Cristina Branco e João Paulo Esteves da Silva

Cerdeira, Lousã

 

24 de julho

 

Joana Guerra, com Maria do Mar e Carlos Godinho

Aldeia das Dez, Oliveira do Hospital

 

31 de julho

 

Carmen Souza e Théo Pascal

Sobral de São Miguel, Covilhã

 

13 de agosto

 

O XJazz continua, assim, a explorar a abertura deste território a contextos de criação e fruição artísticas, contribuindo para reforçar os atributos e valores das Aldeias do Xisto enquanto marca acolhedora da experimentação, da inovação e ponto de interseção daquilo que une os homens a si mesmos, aos lugares, à arte e à natureza.

 

Nesta iniciativa, promovida em parceria com o JACC - Jazz ao Centro Clube desde 2012, as Aldeias do Xisto já receberam 45 concertos e 7 residências artísticas, no âmbito das quais foram editados 4 discos: “Guitolão”, de Carlos Barretto e António Eustáquio, “Xisto” do quinteto com Marcelo dos Reis, Angélica Salvi, Nuno Torres, Miguel Carvalhais e João Pais Filipe (ambos gravados na Aldeia do Xisto da Cerdeira, Lousã), o disco homónimo dos Slow is Possible (gravado em Fajão, Pampilhosa da Serra) e “Fonte Grande”, de María Villanueva, Vânia Couto, Yoshida Carvalho, Lucas de Centi e Sandra Pérez, gravado no Fundão, no contexto da residência realizada na Aldeia do Xisto da Barroca.

Agrupamento belga inaugura em Barrancos a 17.a temporada do Festival Terras sem Sombra



Les Abbagliati actuam a 19 de Junho (21h30), em Barrancos, no arranque da 17.a temporada do Festival Terras sem Sombra, com um concerto de referência para o conhecimento da música do Barroco. O fim-de-semana em terras barranquenhas inclui ainda uma visita ao património edificado e paisagístico da vila raiana e uma acção de sensibilização para a geodiversidade.

“Através do Incêndio: Contingências, Expectativas e Superações na Música Ocidental (Séculos XVI-XXI)” dá o mote à 17.a temporada do Festival Terras sem Sombra, que apresenta, em diferentes palcos alentejanos, intérpretes vindos de dois países europeus. Aos concertos de agrupamentos da República Checa e de outros países – reprogramados da edição anterior interrompida devido à situação pandémica – juntam-se as presenças de artistas da Bélgica, o país convidado da edição de 2021.

Com um calendário que se estende de Junho a Outubro, o Festival Terras sem Sombra oferece nos concelhos anfitriões, para além da música, actividades ligadas ao Património e à Biodiversidade. As iniciativas, de entrada livre e gratuita, decorrem aos fins-de-semana e estão sujeitas às regras sanitárias determinadas pelas autoridades de saúde, no âmbito do combate à pandemia da Covid-19.

O programa do fim-de-semana inaugural do Festival, em 19 e 20 de Junho, tem como destaque a actuação dos Les Abbagliati no Cineteatro de Barrancos, sábado às 21h30.

Em formato de quarteto, o agrupamento apresenta-se com a cantora Soetkin Elbers (soprano), Sien Huybrechts (flauta), Rona Kernoa (violoncelo e viola da gamba) e Dimos de Beun (cravo), artistas-chave no panorama da música europeia da actualidade.

Les Abbagliati apresentam um programa intitulado “As Harmonias do Amor: Paixão e Superação na Música Barroca”, que integra peças dos compositores Händel, Bononcini, Scarlatti, d’Astorga e Vivaldi. O nome do agrupamento – em português, Os Deslumbrados –, traduz bem o deslumbramento por um património artístico do Barroco, um período que marcou indelevelmente a História da Música.

A par do momento musical, o fim-de-semana integra ainda as acções de Património e de Salvaguarda da Biodiversidade. Na tarde de sábado, dia 19 (15h00), realiza-se uma visita guiada pela vila de Barrancos, intitulada “Entre o Alentejo e a Andaluzia”. A peculiar história da localidade será pretexto para um olhar e reflexão acerca das particularidades do urbanismo e da arquitectura (tradicional e erudita), numa zona raiana profundamente marcada pelo encontro das tradições construtivas do Alentejo e da Andaluzia, a que Barrancos imprimiu um cunho próprio. No que respeita à actividade de património natural, o convite é para a observação da geodiversidade do Vale da Ribeira de Múrtega, sob a orientação do geólogo João Matos, do Laboratório Nacional de Geologia e Energia.

O programa do Festival Terras sem Sombra em Barrancos oferece uma oportunidade rara para se assistir a um concerto de música barroca por um ensemble que tem actuado em diversos festivais internacionais, assim como propõe actividades que visam a sensibilização para a salvaguarda do património histórico e cultural de uma das regiões raianas mais singulares de Portugal.

O calendário para 2021 do Festival Terras sem Sombra prosseguirá a 26 e 27 de Junho, em Alter do Chão, com a presença do agrupamento La Ritirata, num concerto subordinado ao tema “Il Spiritillo Brando: Música de Corte na Península Ibérica e no Vice-Reino de Nápoles (Séculos XVI-XVII)”.

Os concelhos de Arraiolos (3 e 4 de Julho), Santiago do Cacém (17 e 18 de Julho), Castelo de Vide (31 de Julho e 1 de Agosto), Beja (7 e 8 de Agosto), Sines (21 e 22 de Agosto), Ferreira do Alentejo (4 e 5 de Setembro), Viana do Alentejo (12 e 13 de Setembro) e Vila Nova de Mil Fontes (18 e 19 de Setembro) seguem-se na programação da presente temporada do Festival.

 

Festival Terras sem Sombra

O Festival Terras sem Sombra é uma temporada cultural que, em itinerância por diversos concelhos do Alentejo, propõe um programa que abarca a música erudita, o património e a salvaguarda da biodiversidade. Todas as actividades acontecem aos fins de semana e são de entrada livre e gratuita.



Quinteto de Metais Alentejano leva “Cantigas de Animais” a Barrancos




O Quinteto de Metais Alentejano, um ensemble de referência na sua área artística, apresenta-se esta sexta-feira, 18 de Junho, às 11h, no Cineteatro de Barrancos. O concerto “Cantigas de Animais”, de entrada livre, tem um cariz didáctico e destina-se a todas as idades.

O repertório escolhido, de recorte internacional, faz justiça à vocação fronteiriça desta terra do Alentejo com um pé na Andaluzia. Quanto ao evento e ao público esperado, as ligações entre Portugal e Espanha reforçam a sua dimensão europeia.

Os “bichos” constituem o ponto em comum entre a maioria das peças seleccionadas para este singular espectáculo. Destaca-se a ligação, quase desconcertante, entre animais e sons, uma dimensão da biodiversidade – e da cultura – que poucas vezes é valorizada junto de um público não-especializado.

No vertente caso, aposta-se sobretudo na identificação dos sons próprios dos animais para compreender, de modo mais abrangente, as relações entre natureza e arte, assim como o papel da música na vida da sociedade e a panóplia de momentos históricos, estilos artísticos e variantes técnicas, dentro de uma família concreta de instrumentos – a família dos metais – que ela pressupõe.

A presença de excelentes intérpretes e o próprio método de abordagem, guiado por uma narrativa a cargo de um actor – o contador de histórias –, prometem uma experiência muito vívida, cheia de notas de humor, além de uma aproximação às “culturas de contacto” dos territórios fronteiriços.

O Quinteto de Metais Alentejano é um agrupamento de jovens intérpretes que partilham a paixão pela música e pelo Alentejo. Nascido em 2016, o ensemble tem como principal objectivo atrair novos públicos à música de câmara, levando até eles uma variedade de temas conhecidos e composições escritas para este género de agrupamento, valorizando os compositores alentejanos com encomendas de obras para a sua tipologia de formação.

O concerto insere-se na programação “Onde a Vida Acontece”, projecto co-financiado pelo Alentejo 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER. A Câmara Municipal e o Agrupamento de Escolas de Barrancos são dois dos parceiros da entidade promotora, a Pedra Angular – Associação de Salvaguarda do Património do Alentejo, com sede nesta região.



Post Malone, Anitta, Jason Derulo e HMB confirmados para o Rock in Rio Lisboa 2022


 

O Rock in Rio Lisboa acaba de confirmar os fenómenos da música Post Malone, Anitta, Jason Derulo e HMB para o próximo ano. Aquela que já se antecipa ser a edição mais épica de sempre torna-se (ainda) mais desejada a cada nova confirmação, possibilitando aos fãs colocarem fim a uma espera de dois anos – espera essa que vai valer a pena.

A 26 de junho de 2022, a Cidade do Rock vai pular ao som de “Sunflower”, “Psycho” ou “Rockstar” para encerrar em grande a 9.ª edição do Rock in Rio Lisboa. Um dos artistas mais populares do Spotify, Post Malone, sobe pela primeira vez ao Palco Mundo, encabeçando o dia em que também atua a artista brasileira nomeada pela Billboard USA como uma das 15 pessoas mais influentes do mundo nas redes sociais. Falamos de Anitta, cujo novo álbum (Girl From Rio) tem já dois singles de sucesso – “Me Gusta”, em parceria com Cardi B e Myke Towers, e “Girl From Rio”, produzida pelo duo Stargate.

Num dia recheado de hits de rádio e fenómenos mundiais da música e das redes sociais, não podia faltar Jason Derulo - rei das plataformas digitais. A voz por trás de “Savage Love”, “Want to Want me” ou “Trumpets” estreia-se na Cidade do Rock prometendo colocar a plateia a dançar ao ritmo de todas as suas famosas coreografias do TikTok. Para o lineup ficar completo, a abertura ficará a cargo dos portugueses HMB, que depois de terem passado pela edição do festival no Brasil em 2017 e de um concerto memorável no Music Valley em Lisboa em 2018, voltam em 2022 para animar a Cidade do Rock com “Não Me Leves a Mal”, “O Amor é Assim” e temas mais recentes do seu último álbum, Melodramático.

Os bilhetes já adquiridos para este dia, tanto para a data original de 2020 como para 2021, mantêm-se válidos. Todas as informações relacionadas com bilhetes deverão ser consultadas em https://rockinriolisboa.sapo.pt/informacoes-sobre-bilhetes-novas-datas.

Recorde-se que a 9.ª edição do Rock in Rio Lisboa foi reagendada para os dias 18, 19, 25 e 26 de junho de 2022, no Parque da Bela Vista. Além dos nomes hoje confirmados, fazem também parte do cartaz do Palco Mundo Foo Fighters, The National e Liam Gallagher (18 de junho de 2022), Duran Duran, a-ha, Xutos & Pontapés e Bush (25 de junho de 2022)

Quinta dos Vales inaugura adega para Private Winemakers


 A Quinta dos Vales inaugurou uma adega exclusivamente dedicada ao seu projeto The Winemaker Experience. Localizada dentro da adega principal em Lagoa, este novo espaço permite aos aspirantes a enólogos - que adquiriram ou alugaram um lote de vinha na propriedade - criarem e envelhecerem o seu vinho em privacidade, com acesso às mais recentes tecnologias de enologia.

Idealizado pelo proprietário da adega Karl Heinz Stock, The Winemaker Experience é um projeto único que vê amantes de vinho tornarem-se produtores com a ajuda da equipa de profissionais da Quinta dos Vales (preços variam entre 30.000€ e 60.000€, dependendo da casta e da localização do lote). "É uma oportunidade empolgante para aspirantes a enólogos, que agora têm a oportunidade de possuir uma vinha e fazer o seu próprio vinho, numa abordagem muito prática, sem terem de investir milhões ou terem de voltar para a universidade para estudar enologia", diz Stock. "Criei este projeto para permitir a enófilos que vivessem a sua paixão como eu, mas sem o incómodo ou o custo de possuir uma adega". Uma oportunidade que Karl Heinz Stock só podia ter sonhado ter quando chegou ao Algarve em 1996.

O projeto, que foi lançado em 2017, está finalmente pronto. Após três colheitas bem-sucedidas com um grupo de aspirantes a enólogos internacionais, e alguns ajustamentos meticulosos, a equipa estava confiante de que o projeto estava verdadeiramente pronto para arrancar. Com a recente adição da Private Winemaker Room, a última peça do puzzle está finalmente no lugar.

Completamente separada da produção da Quinta dos Vales, esta é o refúgio perfeito para os Private Winemakers trabalharem na produção do seu vinho do início ao fim. A sala está equipada com tanques de aço inoxidável e barricas de carvalho, concebidos para acomodar o volume de vinho desejado por cada enólogo, tal como os sempre cheios, tanques que se adaptam à quantidade de vinho produzido, permitindo fazer entre 200 e 500 litros. Aqui, os vinhos envelhecem em barricas de carvalho francês ou húngaro, cuidadosamente organizadas e identificadas com o nome do seu produtor na tampa de uma barrica pendurada na parede.

Tudo foi pensado para tornar a experiência o mais prático e agradável possível. O espaço de degustação de vinhos, com uma grande mesa de madeira iluminada por um lustre, está situado no centro da sala, a uma curta distância dos barris e das garrafas.

Caso os participantes optarem por armazenar algumas das suas garrafas na Quinta dos Vales no final do processo de vinificação, podem fazê-lo na cave, onde o vinho é mantido a uma temperatura estável até estar pronto para ser apreciado. É um clube de enólogos privado, onde um hobby pode transformar-se num estilo de vida.

O projeto inclui ainda The Vines, 32 suites modernas construídas numa encosta com vista para a vinha, que podem ser compradas juntamente com um lote de vinha ou separadamente, como casa de férias ou pied-à-terre para que os Private Winemakers possam manter um olho nas suas vinhas.

 

Duran Duran, a-ha, Bush e Xutos & Pontapés confirmados para o Rock in Rio Lisboa 2022



Os fãs já podem respirar de alívio: depois de 17 anos os Duran Duran regressam a Portugal para um concerto no Rock in Rio Lisboa a 25 de junho de 2022, no mesmo dia em que também atuam os nórdicos a-ha (numa estreia absoluta em terras lusas), os britânicos Bush e os portugueses Xutos & Pontapés.

As bandas juntam-se aos já confirmados Foo Fighters, The National e Liam Gallagher para a 9.ª edição do festival – reagendada para junho de 2022.

Os bilhetes já adquiridos mantém-se válidos para a nova data

Depois de uma pausa forçada de quatro anos, imposta pela pandemia, o Rock in Rio Lisboa vai voltar a abrir as portas da Cidade do Rock em junho de 2022 para a sua 9.ª edição em Portugal - aquela que já é a mais desejada de sempre. Os motivos que fazem a espera valer a pena vão-se acumulando e os fãs já podem respirar de alívio: Duran Duran, a-ha, Bush e Xutos & Pontapés já estão confirmados para subirem ao Palco Mundo a 25 de junho, mantendo assim o alinhamento inicialmente previsto para este dia.

 

No dia em que os adultos vão querer deixar as crianças em casa, a Cidade do Rock vai ser invadida pelos maiores hits do pop e do rock. Pela primeira vez no Rock in Rio, os Duran Duran serão o cabeça-de-cartaz de 25 de junho, regressando ao país 17 anos depois do seu último concerto por cá. Os ícones britânicos Simon LeBon, Nick Rhodes, John Taylor e Roger Taylor, não vão ser os únicos astros a pisar o Palco Mundo neste dia. O trio nórdico de seu nome a-ha, considerado um dos maiores fenómenos pop de sempre, atua nesta mesma data e celebra assim a sua estreia em Portugal. Neste dia também se vai ouvir cantar em português e numa edição que se antevê emocionante não poderiam faltar os Xutos & Pontapés, presença assídua na história do festival. A abertura do Palco Mundo, neste mesmo dia, ficará a cargo dos britânicos Bush. A banda de grunge vai, certamente, fazer entoar “Swallowed” ou “The Chemical Between Us” no Parque da Bela Vista.

Os bilhetes já adquiridos para este dia, tanto para a data original de 2020 como para 2021, mantém-se válidos. Todas as informações relacionadas com bilhetes deverão ser consultadas em https://rockinriolisboa.sapo.pt/informacoes-sobre-bilhetes-novas-datas.

Recorde-se que a 9.ª edição do Rock in Rio Lisboa foi reagendada para os dias 18, 19, 25 e 26 de junho de 2022, no Parque da Bela Vista. Além dos nomes hoje confirmados, fazem também parte do cartaz do Palco Mundo Foo Fighters, The National e Liam Gallagher.


 KINGS OF CONVENIENCE COM DATA EXTRA PARA O CONCERTO DE LISBOA EM 2022

 


Com a primeira data praticamente esgotada, o duo confirma um segundo concerto em Lisboa a 19 de maio de 2022.

Os bilhetes para os concertos de Lisboa (18 e 19 de maio) e para o concerto no Porto (16 de maio) já estão à venda nos locais habituais.

Depois de anunciarem o regresso a Portugal em maio de 2022, com passagem garantida por Lisboa e Porto, Eirik Glambeck Boe e Erlend Oye confirmam agora uma segunda data para a capital, com a primeira praticamente esgotada. Assim, os Kings of Convenience subirão ao palco do Coliseu Porto Ageas a 16 de maio e do Coliseu de Lisboa a 18 e 19 de maio.

Recorde-se que o duo tem um novo álbum a sair já no próximo mês de junho, Peace or Love, estando já o segundo single disponível. "Fever" é uma infusão de bossa nova, num registo intimista, que se faz acompanhar por uma melodia de guitarra com um elegante piano. A letra fala sobre o amor, usando a palavra "fever" como metáfora para explorar os seus altos e baixos.



Câmara Municipal de Lamego apresenta festival literário “Lamego Cidade Poema”

 


Organizado pela Câmara Municipal de Lamego, em parceria com a Rede de Bibliotecas de Lamego, a 4ª edição do festival literário “Lamego Cidade Poema” decorrerá entre 25 e 27 de junho, na sala de espectáculos do Teatro Ribeiro Conceição.

Trata-se de uma das mais importantes iniciativas culturais da cidade que, nas palavras de Ângelo Moura, presidente da Câmara Municipal de Lamego, «é já um evento de referência na região e também no país. De facto, o “Lamego Cidade Poema” é uma das grandes apostas do programa cultural autárquico, pela sua vertente literária e de entretenimento, bem como de promoção do gosto pela poesia e pelos livros. O nosso objectivo é que Lamego seja reconhecida também pela sua cultura e se torne na capital da poesia e da literatura.»

O calendário de atividades deste ano é marcado por diversas iniciativas como sessões de poesia, conversas temáticas, um concerto poético e uma peça de teatro para crianças, destacando-se também a atribuição do “Prémio Literário Fausto Guedes Teixeira”, conceituado e reconhecido poeta lamecense.

Outro dos momentos altos do “Lamego Cidade Poema” será a apresentação do "Acordes de Lamego em Tempo de Pandemia", um livro que reúne textos de vários cidadãos de Lamego numa alusão à atual situação pandémica que o mundo atravessa.

 



Vem aí mais uma edição do Fusos - Festival de Fusões Artísticas em Alte

O Fusos - Festival de Fusões Artísticas, está de regresso, com uma programação recheada de cruzamentos e fusões. Depois de um ano de ausência, a aldeia de Alte está pronta para a 4ª edição de 3 a 6 de Junho.

 

O festival, que marca por surpeender público e artistas, adaptou este ano o formato normal, para assegurar todas as condições de segurança e recomendações da DGS. Menos espectáculos por dia, mais um dia de programação.

 

Fusões entre música, ilustração, sonoplastia, teatro, literatura, dança, circo e pintura, vão estar em palco na singela aldeia de Alte (concelho de Loulé), precisamente o centro geográfico do Algarve.

Um concerto de M-Pex em cima de um cerro para toda a aldeia ouvir enquanto Urban Sketchers ilustram o momento, serve de abertura no dia 3 ao final de tarde. À noite, a emblemática Fonte Grande acolhe um concerto/teatro de Carla Pires. A fadista apresenta o álbum recém lancado "Cartografado", misturando em palco textos ficcionados da autoria de António Pires.

 

Sexta-feira, a Fonte Grande terá ao início da noite A Língua no Ouvido, performance que funde literatura e música, ao que se segue um concerto de Sal. Será o concerto de estreia da recém formada banda que incluí os elementos dos extintos Diabo na Cruz.

 

Sábado terá 3 espectáulos à tarde. Na Fonte Pequena de Alte, Ana Root e Léo Lobo misturam circo, dança, música e teatro na performance Duobye, ao que se segue um momento comemorativo dos 150 anos do nascimento de Cândido Guerreiro, o famoso poeta altense, com fusão entre literatura e música. Às 19h00 será a Igreja Matriz de Alte a receber um concerto de música antiga dos Ensemble Med, sobre o qual se ouvirão camadas sonoras da paisagem natural da aldeia, do projecto ASPA.

 

Domingo o programa será na belíssima queda de água do Vigário, começando com uma fusão entre o jazz de Genoveva Faísca e a pintura de Renata Pawelec. O Fusos termina com um concerto dos Olive Tree Dance.

 

A entrada em todos os eventos é gratuita, sujeita às lotações definidas pelas regras de segurança.

O Fusos é uma organização da Fungo Azul, Junta de Freguesia de Alte e Município de Loulé.




Torre de Palma Wine Hotel celebra o 7º aniversário com a inauguração do novo restaurante Palma, liderado pelo chef Miguel Laffan

Torre de Palma Wine Hotel, no Alto Alentejo, comemora sete anos e apresenta o seu novo restaurante Palma, com o chef Miguel Laffan ao leme deste novo projeto.

Com um percurso desenvolvido em vários restaurantes com estrelas Michelin pelo mundo, Miguel Laffan liderou vários projetos a nível nacional, e foi o Alentejo que o inspirou a conquistar a primeira estrela Michelin da região. Esta forte conexão e conhecimento do Alentejo fê-lo agora regressar a estas terras e criar o Palma, o novo restaurante do premiado Torre de Palma Wine Hotel. “Quero retratar a verdadeira essência do Alentejo, incorporando uma realidade mais atual. O Palma irá trazer frescura e vivacidade àquela que é uma das mais ricas gastronomias do nosso país” refere Miguel Laffan, chef executivo do restaurante Palma.

Inspirado pelas paisagens do Alto Alentejo, entre castelos e prados, este menu propõe uma experiência familiar, de partilha e de bem-estar em que a genuinidade e generosidade da terra é o que sobressai. O chef destaca a excelência dos produtos locais como os queijos e enchidos caseiros, animais de pasto cuidadosamente selecionados e os ovos biológicos, preparados na sala pelo Maître, perfeitamente harmonizados com os vinhos da herdade de Torre de Palma. “É fundamental honrar o que temos de melhor nesta região e dar a conhecer a nossa cultura e património gastronómico, sem perder a identidade da região. O Alentejo é um tesouro, com produtores apaixonados pela terra e com níveis de qualidade fora de série, que não encontramos noutro lugar”, reforça Miguel Laffan.

O Alentejo e as inspirações do chef Miguel Laffan convidam a novas experiências e a apreciar o que a região tem para oferecer - beleza natural única e a descoberta do importante património que este território abraça. Torre de Palma Wine Hotel aguarda uma visita para celebrar e sentir-se em casa enquanto vive experiências autênticas.

De 29 de maio a 30 de junho, Almada celebra a Juventude com uma programação que abrange várias áreas como a música, o teatro, a dança, as artes visuais, o desporto e a cidadania. Todas as atividades são de entrada livre.

Purah. é o espetáculo de dança da Alcateia Companhia Artística, que, no dia 29 de maio, às 21h30, no Cineteatro da Academia Almadense, abre a programação do Mês da Juventude. Ainda no dia 29 de maio inaugura a exposição de vídeo mapping com graffiti por dois artistas multidisciplinares – Ketam e Phnsk –, que pode ser visitada no Ponto de Encontro, em Cacilhas, até dia 30 de junho.

Na música, há concertos com os M.A.C. (2 de junho), Alfredo Costa (5 de junho), os Silab & Jay Fella (12 de junho), no Auditório Osvaldo Azinheiro – Cineteatro da Academia Almadense, em Almada.

De 4 a 19 de junho, a Oficina de Cultura, em Almada, acolhe a exposição Sexta Feira: Binóculos do Futuro, onde os alunos dos cursos de Artes e de Multimédia do Agrupamento de Escolas Francisco Simões apresentam conteúdos ligados à ideia de «ver o futuro que aí vem» de forma mais realista, fantasiosa ou distópica, através da utilização de discursos textuais, sonoros e visuais em articulação.

No dia 5 de junho, o Mercado das Torcatas, em Almada, abre as portas, das 11h às 18h, para acolher o MUDA – Mercado Urbano de Almada, uma celebração da cultura urbana. Ao longo do dia será possível participar em ateliês de artes visuais orientados pela artista plástica ilustradora e designer de moda Pitanga.

Nas artes de palco destaque para os espetáculos Nem muito simples, nem muito complicado (9 de junho), no Centro Cultural Juvenil de Santo Amaro, A ilha – uma tempestade numa cena quase sem água (10 de junho), no Auditório Osvaldo Azinheira, e À babuja | By the sea (20 de junho), na Costa da Caparica.

No dia 19 de junho, o Centro Cultural Juvenil de Santo Amaro, no Laranjeiro, tornar-se-á o palco dos jovens que queiram mostrar a sua música, do rock ao hip-hop, com a Casa Amarela Jam Session.

Também o skate está de volta a Almada na tarde de dia 26 de junho, com workshops, demonstrações e competições, no Skatepark – Parque da Juventude.

A encerrar o Mês da Juventude, no dia 30 de junho será realizada a Gala de Entrega de Prémios da 10.ª edição do Concurso Jovens Talentos, no anfiteatro do Jardim Urbano da Costa da Caparica, na qual serão revelados os 11 vencedores no domínio das Artes, Conhecimento, Empreendedorismo, Desporto, Cidadania, e na categoria Almada Cidade Educadora.


Do Douro vinhateiro até à vastidão do Atlântico, a EN2 é uma excelente alternativa ao turismo de massas



O Hotel Casino Chaves é o refúgio perfeito para partir à descoberta dos atractivos da Estrada Nacional 2, uma das vias mais extensas do mundo, que percorre Portugal de Norte a Sul, ligando Chaves (km 0) a Faro (km 738). O Hotel Casino Chaves é agora Agente Oficial Estrela da Rota da EN2, oferecendo condições exclusivas a quem percorrer esta mítica rota, que passa por alguns dos mais fabulosos recantos do país.

Além de cumprir com os requisitos bases, os Agentes Estrelas comprometem-se com um nível de qualidade, segurança e sustentabilidade superior, através, por exemplo, da venda de produtos locais, da disponibilização de parqueamento para caravanas, assistência de saúde on demand, serviço de lavandaria, serviço de transfer, parceria com restaurantes, estabelecimentos de mecânica, lojas de bicicletas e empresas de animação turística da Rota, entre muitas outras comodidades. O Hotel Casino Chaves passa ainda a vender e distribuir Passaportes, Guias de Bolso e Merchandising oficiais EN2 e a utilizar os Carimbos.

Para iniciar ou finalizar esta mítica rota, o Hotel Casino Chaves é o local ideal para uns dias de descanso. Inserido num espaço ajardinado, com vista para a cidade e para a montanha, num ambiente ímpar em tranquilidade, a unidade de quatro estrelas oferece ainda um Spa & Health Club, com piscina exterior e Piscina interior aquecida, uma oferta gastronómica tradicional portuguesa, um parque infantil e um ponto de carregamento para carros eléctricos.

 



Alcobaça | Comemorações do Dia Internacional dos Museus e Bom Dia Cerâmica

 


O Município de Alcobaça associa-se às comemorações do Dia Internacional dos Museus (DIM), pelo segundo ano consecutivo, associando igualmente o evento do Bom Dia Cerâmica. O conjunto dos dois eventos terá lugar até 22 de maio, envolvendo os museus municipais e agentes culturais do concelho de Alcobaça. Estes eventos englobam uma programação cultural eclética com novas ações disponibilizadas também nas plataformas e redes sociais do município e agentes parceiros.

O ICOM - International Council of Museums, estabeleceu como tema da presente edição do Dia Internacional dos Museus, que se celebra a 18 de maio, “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”. Neste âmbito, o ICOM convida todos os museus e os seus profissionais bem como as comunidades locais para criar, imaginar e compartilhar novas práticas de (co-) criação de valor, novos modelos de negócios para instituições culturais e soluções inovadoras para os desafios sociais, económicos e ambientais que se avizinham. O Município de Alcobaça celebra assim da melhor maneira o tema deste ano com a inauguração da conclusão da 1.ª fase de requalificação do Museu do Vinho de Alcobaça, através da abertura ao público dos edifícios intervencionados da Adega dos Balseiros e Armazém Novo-Destilaria que representa em si um acrescento de valor significativo no património museológico concelhio e nacional.

Sinalizando este dia especial, para além do já tradicional Dia Aberto nos Museus (entradas livres e gratuitas nos museus com visitas guiadas temáticas), terá como ponto alto o concerto “Tributo a Astor Piazzola” de Mário Marques e Gonçalo Pescada, a ocorrer na Adega Balseiros do Museu do Vinho de Alcobaça e que marca o primeiro evento no espaço agora requalificado.

O programa do Dia Internacional dos Museus estende-se até ao dia 22 de maio, com o lançamento literário de três obras de referência com a participação de vários autores alcobacenses: Enomemórias & Enoturismo: O Património Secular do Vinho. História, Tradição, Identidades (Ed. Alberto Guerreiro, António Maduro, Jorge Custódio e Eduardo Gonçalves); Anais Leirienses – estudos & documentos – 8. Hora de Ler [Coord. Científica. Saul Gomes); Heráldica do Liberalismo aos nossos dias, passando por Alcobaça de Fleming de Oliveira.

 

 

PROGRAMA

Até 18 MAIO

 Entrada Gratuita. Visita guiada temática

Museu do Vinho de Alcobaça | Central da Confluência dos Rios | Museu Raul da Bernarda

10h-13h | 14h – 17h

Presencial

FANTASIA & DÉCOR: ESTILO, FORMA E COR NA CERÂMICA ARTÍSTICA DE ALCOBAÇA

 Exposição Temporária

Jardim do Amor e Galeria Multimédia da Central de Confluência dos Rios

Entrada livre

10h – 20h

Patente até 18 de julho

 

18 Maio

 TRIBUTO A ASTOR PIAZZOLA - Mário Marques e Gonçalo Pescada

Transmissão online a partir do Museu do Vinho de Alcobaça - Adega dos Balseiros

Assista no canal YouTube - Município de Alcobaça

21h30

 

22 maio

LANÇAMENTO LITERÁRIO

Enomemórias & Enoturismo: O Património Secular do Vinho. História, Tradição, Identidades (Ed. Alberto Guerreiro, António Maduro, Jorge Custódio e Eduardo Gonçalves) Ed. ISMAI

 Anais Leirienses – estudos & documentos – 8. Hora de Ler [Coord. Científica . Saul Gomes) . Ed. Hora de Ler.

 Heráldica do Liberalismo aos nossos dias, passando por Alcobaça de Fleming de Oliveira. Ed. hora de Ler

Museu do Vinho de Alcobaça - Adega dos Balseiros

16h00

 

Ciclo de Palestras Online - Macau: Cidade Criativa de Gastronomia

28 de maio, às 09h30 de Lisboa e 16h30 de Macau (zoom)

 

O Centro Científico e Cultural de Macau (CCCM) tem vindo a promover um ciclo de palestras online com especial enfoque na língua e cultura. Depois das sessões sobre “A Língua Portuguesa na China/Macau”, “A Língua Chinesa em Portugal e em Macau” e “ Os Crioulos de Origem Portuguesa na Ásia" (vídeos disponíveis em: https://www.cccm.gov.pt/ ), segue-se uma sessão exclusivamente dedicada à gastronomia macaense.

A sessão online poderá ser assistida através da plataforma Zoom Link de acesso à sessão, com o ID: 812 1232 3812 e a senha de acesso: 718540.


Nova experiência permite desfrutar de concertos e jantar nos Palácios Nacionais de Sintra e de Queluz



Entre o final de abril e o princípio de maio, uma nova experiência vai animar os Palácios Nacionais de Sintra e de Queluz. A mais recente proposta da Parques de Sintra permite assistir a concertos e complementá-los com jantar, sempre com o património como pano de fundo. Aos três concertos que integram este programa, com início às 19h00, correspondem outras tantas viagens musicais bem distintas, que percorrem a sonoridade intrigante de Astor Piazzolla, os clássicos que marcaram algumas das mais icónicas obras do cinema, e também temas intemporais de Mozart e de Bach. Segue-se um jantar especial, servido às 20h00, que constitui um final perfeito para uma noite diferente num palácio de Sintra. Os bilhetes podem ser adquiridos apenas para os concertos, sem complemento de jantar.

O Palácio Nacional de Sintra será palco de dois concertos, na Sala dos Cisnes. No dia 29 de abril, o Trio Francisco Viana apresenta um repertório clássico, revisitando obras de Mozart e de Bach e temas de figuras menos conhecidas do grande público, como Hans Fryba e Luigi Savi. No dia seguinte, o Trio Piazzolla Lisboa traz a sonoridade contagiante e única que caracteriza a música do famoso compositor e bandoneonista argentino.

No Palácio Nacional de Queluz, Adlib Strings atua a 7 de maio, na Sala do Trono, com um programa que percorre temas de filmes que se tornaram ícones da sétima arte. A banda sonora deste fim de tarde inclui clássicos de John Williams, Hans Zimmer, Yann Tiersen e Ennio Morricone, entre outros.

Os bilhetes para os concertos custam 10€ e o complemento de jantar, que deverá ser adquirido até 3 dias antes do respetivo concerto, tem o preço de 35€ por pessoa. Os ingressos estão disponíveis no site da Parques de Sintra, que produz estes espetáculos com os apoios da Câmara Municipal de Sintra, da Direção-Geral das Artes e do Ministério da Cultura. Estas atividades decorrem de acordo com as normas estabelecidas pela Direção-Geral da Saúde.

PROGRAMA “CONCERTOS COM JANTAR”

29 de abril |19h00 | Palácio Nacional de Sintra (Sala dos Cisnes)

Trio Francisco Viana

Francisco Viana - Contrabaixo

Carolina Costa - Violino

Helena Vasques – Piano

 

30 de abril |19h00 | Palácio Nacional de Sintra (Sala dos Cisnes)

Trio Piazzolla Lisboa

Helena Vasques - Piano

Catherine Strynckx - Violoncelo

António Carrilho - Flautas

 

 7 de maio |19h00 | Palácio Nacional de Queluz (Sala do Trono)

Adlib Strings

Francisca Pinto Machado - Violino

Jean-Philippe Passos - Violino

Fabrice Carneiro- Viola d’Arco

Susana Lima - Violoncelo

 

Jantar | 20h00 | Cafetaria do Palácio Nacional de Sintra/Queluz

Menu

Entrada | Creme de abóbora-menina com espuma de leite

Prato Principal | Bacalhau rico com camarão, amêndoa e espinafres ou tranche de peru no forno com alecrim e arroz de frutos secos

Sobremesa | Fruta laminada ou tarte de queijada de Sintra

Bebidas | Água, refrigerantes, vinho branco e tinto

Café ou chá

Bilhetes à venda no site da Parques de Sintra.

 

 

 




 Resorts da Kronos Homes no Algarve reabrem campos de golfe

 

A Kronos Homes, a marca de promoção imobiliária residencial da Kronos, reabriu os espaços ao ar livre dos restaurantes dos dois resorts no Algarve, o Palmares Ocean Living & Golf, em Lagos, e o Amendoeira Golf Resort, em Alcantarilha.

As esplanadas dos respetivos Clubhouses estão prontas para receber os clientes com a mesma qualidade e requinte de sempre. Com vistas panorâmicas para o mar, o Clubhouse do resort Palmares Ocean Living & Golf foi concebido pelo ateliê RCR Arquitectes, distinguido com o Prémio Pritzker de 2017, o mais prestigiado galardão internacional da arquitetura. O restaurante do Clubhouse, inaugurado em novembro sob a liderança do Chef Louis Anjos, reconhecido por uma estrela Michelin, oferece uma gastronomia de cariz Mediterrânico, com alguns dos bivalves mais importantes do estuário do Alvor – que rodeia parte do resort – bem como peixe fresco, carne e alguns apontamentos internacionais. No restaurante do Amendoeira Golf Resort, perto de Silves, em Alcantarilha, destaca-se também a gastronomia mediterrânica.

Para além dos restaurantes, reabriram ainda os campos de golfe dos dois resorts da Kronos Homes. Também os escritórios de vendas, em ambos os locais, já estão novamente em funcionamento.

“Estamos entusiasmados com a reabertura das nossas esplanadas amplas e rodeadas de natureza, que garantem uma experiência verdadeiramente ao ar livre e em segurança. A reabertura destes espaços de lazer e de desporto é importante não só para os residentes e visitantes dos resorts, mas também para a economia do Algarve e do país”, afirma Alda Filipe, Diretora Comercial da Kronos Homes em Portugal.

Os três campos de classe mundial do Amendoeira Golf Resort, com 18 buracos cada, e o campo de golfe iluminado de nove buracos para jogar ao entardecer ou anoitecer estão agora disponíveis para os amantes desta modalidade. O mesmo acontece em Lagos, no campo do Palmares Ocean Living & Golf, que conta com três percursos de golfe de 9 buracos interligados, concebidos pelo arquiteto de renome Robert Trent Jones Jr, que leva os golfistas até ao oceano através de 27 buracos.

Os resorts têm o selo Clean and Safe, cumprindo todas as recomendações do Governo e das Autoridades de Saúde. Para segurança de todos, os processos de check in e check out foram simplificados, diminuindo assim o contacto pessoal. Foram colocados higienizadores em pontos estratégicos do resort e as receções estão equipadas com máscaras, luvas, termómetros para verificação de temperatura corporal e kits de primeiros-socorros.

 

Os hotéis de ambos os resorts reabrem para reservas hoje, dia 15 de abril.









Ervideira Wine Shops reabrem ao público com novidades

 

 Já abriram as Ervideira Wine Shop de Lisboa, Évora, Monsaraz e Adega (Ervideira Wine Lounge), com horário de verão (11.00 às 19.00) todos os dias da semana, exceto a Loja de Lisboa que fecha ao Domingo e Segunda.

“Estamos muito entusiasmados com esta abertura. Sentimos muito a falta do nosso público nestes meses. As nossas lojas acabam por ser um ponto essencial de contacto entre o consumidor e a marca, para não referir também o seu peso nas nossas vendas”, explica Duarte Leal da Costa.

Para esta abertura, a empresa tem previstas várias iniciativas. As provas de vinho serão retomadas nas diferentes lojas, mas na adega nascem novos programas de “Provas Cegas”, “Provas de Vinho Testemunha”, “Provas de Barricas”, “Ser Enólogo por um Dia”, “Pic-Nic”, e ainda “Percursos Pedestres com Desafios e Descobertas”.

“Com estas novidades, ficam assim assegurados programas mais profissionais, em que os visitantes podem fazer e produzir o seu próprio vinho, visitar a adega e provar vários vinhos premium e super-premium, bem como optar por programas mais familiares como o Pic-Nic e os Percursos Pedestres, com vistas esplendidas sobre o Alentejo e que incluem perguntas que desafiam toda a família”, arrebata Duarte Leal da Costa.

A Ervideira está assim preparada para proporcionar momentos vínicos únicos, fomentar o conhecimento sobre vinhos, proporcionar atividades a toda a família e/ou a todos os que queiram apenas adquirir uma garrafa de vinho.



Dirk Niepoort lança vinho Sem Maneiras desenvolvido com o chef Ljubomir Stanisic


 

Há mais de dez anos que Dirk Niepoort e Ljubomir Stanisic são amigos. O produtor de vinhos e o chef partilham a paixão pela boa comida e por bons vinhos, elementos fundamentais para refeições memoráveis. Já tinham feito alguns vinhos do Douro em conjunto, como o “Bicho do Mato” ou “Mó”. Mas quando Ljubomir provou, pela primeira vez, em agosto do ano passado, um vinho criado por Dirk em Portalegre, ficou impressionado pelas características diferenciadoras da região que se refletem em vinhos irreverentes e marcantes – e retomaram a ideia de fazer novamente um vinho os dois. Num jantar em casa de Ljubomir, em Grândola, Dirk levou três amostras do vinho de Portalegre, com estruturas diferentes, e procuraram o vinho “mais gastronómico” – aquele que servisse melhor vários pratos do chef.

 

É este “Vinhão”, apelidado de “Sem Maneiras”, que Dirk e Ljubomir lançam agora - uma edição limitada de um vinho DOC de Portalegre, de 2017. Um segredo bem guardado, que andava a ser cozinhado em lume brando, e vê a luz do dia este mês, podendo ser adquirido nos espaços do Continente (o PVP recomendado é de 12,99€).

 

“Este Sem Maneiras é um primeiro passo para um vinho Niepoort alentejano, mas não demasiado alentejano”, explica Dirk Niepoort, à frente da centenária casa Niepoort. “É feito a partir de Vinhas Velhas, em vinhas de altitude, quase sem madeira, sem extracção, numa região que me fascina e que tem um potencial enormíssimo”, complementa. “Os vinhos desta região são mais leves, mais frescos e têm uma personalidade muito vincada”.

No Alto Alentejo, entre a planície e a altitude da serra de S. Mamede, este vinho tem a elegância e o equilíbrio dos solos de granito e xisto. Estagiou 24 meses em ânfora. É também um vinho de contrastes, entre o calor do Alentejo e a frescura da Serra; entre a robustez e a delicadeza do vinho; entre a exaltação de Ljubomir e a tranquilidade de Dirk.

A cor deste “Sem Maneiras” é aberta e intensa. No nariz, tem notas balsâmicas e florais, sobre uma base de frutos vermelhos. Na boca, é redondo, elegante e com um excelente equilíbrio de acidez. É um vinho marcadamente gastronómico, que Dirk Niepoort sugere que acompanhe o prato de polvo que Ljubomir Stanisic tem na carta do seu restaurante.

 

 




Há esplanadas à sua espera, num dos bairros mais icónicos de Lisboa


 

“Esplanar”: verbo transitivo, a arte de desfrutar de uma boa esplanada na companhia de 4 amigos*. Para assinalar a reabertura das esplanadas que se iniciou no início desta semana, a EastBanc e a EmbaiXada, em conjunto com outros lojistas do bairro do Príncipe Real, prepararam um roteiro de esplanadas que esperam por si numa das zonas mais emblemáticas da cidade de Lisboa.

 Durante os dias da semana, de segunda a sexta-feira, poderá visitar esplanadas até às 21h00 e aos fins-de-semana e feriados até às 13h – pelo menos até ao próximo dia 3 de maio. No bairro do Príncipe Real, estes são alguns dos locais que poderá visitar e aproveitar para relaxar, após um dia de trabalho ou para arrancar o fim de semana da melhor forma:

·        Jamie's Italian – é um lugar de paragem para os amantes de pratos familiares e recheados de sabores italianos frescos e deliciosos e com um toque de chefe tão característico e que só melhora com a vista para o interior do bairro do Príncipe Real. Oferta de um Ultimate Garlic Bread durante o almoço;

 

·        Zero Zero – para os que procuram viajar de Lisboa até Itália, esta esplanada encantadora relembra-nos as bonitas terrazas italianas num jardim acolhedor e aromatizado mesmo no centro do bairro do Príncipe Real. Oferta de uma flute de prosseco;

 

·        Tapas 52 – um ponto de passagem obrigatório entre o Príncipe Real e o Bairro Alto, esta esplanada mesmo na Rua D. Pedro é o local ideal para uma cerveja fresca na companhia das famosas tapas espanholas. Oferta de uma Flute de Cana;

 

·        Lost In – um “oásis” de paz e tranquilidade no centro de Lisboa, esta esplanada panorâmica permite uma vista desafogada sobre a cidade e convida também a uma autêntica viagem ao coração da Índia. Oferta de uma Caipirinha durante o almoço;

 

·        Atalho Real – para os amantes de carne, esta é uma esplanada onde pode saborear uma variedade de cortes de vários cantos do mundo, no paradisíaco jardim do Palacete Ribeiro da Cunha, com vista para o Jardim Botânico do Príncipe Real. Oferta de uma flute de sangria;

 

·        Gin Lovers – venha revisitar um dos bares de gin mais icónicos de Lisboa, que acaba de renovar a sua esplanada, no jardim do Palacete Ribeiro da Cunha. Oferta de de 2 por 1 em Gin tónico nas referências Lisboa Gin, Gin Lovers Pink e Gin Lovers Black das 14h30 às 16h30;

 

·        La Paparrucha – fiel às suas especialidades de carne argentina na parrilla, esta é uma esplanada icónica que é por muitos conhecida como “uma janela panorâmica para toda a cidade de Lisboa”. Oferta de 1 imperial de 20cl;

De forma a assinalar esta reabertura, todos estes espaços terão no próximo dia 9 de abril uma pequena oferta para quem se dirija a estes locais, mostrando o roteiro oficial da EmbaiXada. Poderá disfrutar de uma oferta por pessoa, que será válida apenas no dia 9 de abril, e de acordo com os horários estabelecidos por cada uma das esplanadas aderentes.

Para além de poder disfrutar de um momento relaxante nestas esplanadas, não deixe escapar a oportunidade de visitar os espaços que também já abriram no Príncipe Real e que também estão a cumprir com todas as regras de segurança para o poderem receber: Amazingstore, Barbour Store Heritage & International, Lidja Kolovrat, Khiel’s, Livraria Travessa, 21 PR Concept Store, Óptica do Príncipe Real, AR-PAB, Moskkito e Organii Spa, mediante marcação prévia.

Todos estes estabelecimentos abriram as suas portas após sensivelmente 2 meses e meio de encerramento devido à pandemia de COVID-19, e estão a garantir que todas as recomendações da Direção Geral de Saúde estão a ser cumpridas para a segurança dos seus visitantes.

 

 

 

 


DO VULCÃO DA ILHA DO PICO NASCE O VINHO GRUTA DAS TORRES 2018



A Cooperativa Vitivinícola do Pico – Picowines acaba de lançar o seu novo vinho Gruta das Torres Arinto dos Açores 2018 que estagiou no interior da terra, a 17 metros de profundidade. Com uma edição limitada de 1183 garrafas, este é o primeiro vinho que amadureceu durante 15 meses no fundo da Gruta das Torres, o maior tubo lávico conhecido em Portugal, sendo classificado como Monumento Natural do Parque Natural do Pico.

Num cenário mágico que reflete a singularidade da Ilha do Pico, o vinho Gruta das Torres surge de uvas criteriosamente selecionadas de vinhas centenárias, exclusivamente da casta Arinto dos Açores, localizadas na freguesia da Criação Velha, em plena zona de Património da Humanidade pela Unesco, a cerca de 420 metros do mar. Após o processo de desengace, permaneceu dois dias em maceração a frio e fermentou com leveduras indígenas num balseiro de carvalho francês de 5.000 litros. Estagiou sobre borras finas durante 7 meses e foi engarrafado em maio de 2019, seguindo-se o desafio de envelhecimento em garrafa na Gruta das Torres - tubo lávico com 1.500 anos - durante 15 meses a 17 metros de profundidade, a uma temperatura constante de 15ºC, com uma humidade de 90% e numa total escuridão.

“O Vinho Gruta das Torres 2018 é o resultado da simbiose perfeita dos elementos e nutrientes da natureza. Num ano seco e com menos irreverência do clima, apercebemo-nos que podíamos criar um vinho diferenciador e realmente irreverente, que celebrasse a essência do Pico”, refere Bernardo Cabral, enólogo consultor da Picowines.

“E a aventura começou…Selecionámos uma parte de uvas da vindima das vinhas velhas na Criação Velha, e colocámos o vinho, literalmente, por baixo de onde tinha sido produzido - na Gruta das Torres-, em condições perfeitas, durante 15 meses, como se estivesse no ventre da mãe. A Gruta acolheu este vinho como uma mãe gera e protege um filho, sendo o local ideal para o seu crescimento”, reforça Bernardo Cabral.

“Este vinho é a prova viva da determinação, resiliência e vontade da Picowines, em parceria com a Azorina - Sociedade de Gestão Ambiental e Conservação da Natureza, S.A e dos Parques Naturais dos Açores, construir projetos inovadores e duradouros, numa homenagem ao que a riqueza natural da ilha do Pico e as suas gentes oferecem”, afirma Pedro Cavaleiro, Diretor Geral da Picowines.

Para Manuel Paulino Costa, Diretor do Parque Natural do Pico, “A parceria estabelecida com a Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico-Picowines para estágio de um dos seus vinhos no interior desta cavidade vulcânica, insere-se no programa “Parceiro para o Desenvolvimento Sustentável” e na estratégia dos Parques Naturais dos Açores em promover o conhecimento e divulgar o valor dos Parques Naturais apostando no envolvimento com os cidadãos e organizações públicas ou privadas”.

De cor amarelo-esverdeado, o Gruta das Torres é um vinho que leva a uma viagem de sensações vulcânicas únicas. A envolver as frutas frescas de toranja, araçá e lima aparecem algumas notas de pólvora e enxofre, algas e maresia. Apresenta um perfil muito mineral, reflexo da alimentação de minerais que brilham na gruta pelas raízes das videiras.

De boca equilibrada, revela-se em vários estratos, começando pela dominante frescura, seguindo-se uma prova muito cheia e envolvente, para terminar num final inesperadamente longo e com uma salinidade vigorosa. Fruto da riqueza natural do vulcão, Gruta das Torres é um vinho de grande complexidade numa relação magnética e romântica de um terroir ímpar, perfeito para acompanhar mariscos, sushi, pratos de peixe fresco ou cozidos e queijos de pasta mole com sabor mais intenso.

Com uma elegância e sobriedade singulares, a garrafa e a caixa onde é transportada exibem, com orgulho, o símbolo da icónica Gruta das Torres e contam a história desta viagem. Juntamente com o vinho, encontra-se um voucher que convida a uma entrada gratuita para visitar a Gruta das Torres, com o objetivo de viver e sentir a conexão entre o vinho e a própria gruta na idílica Ilha do Pico.

O vinho Gruta das Torres 2018, com um PVP recomendado entre 35€ e 40€, pode ser encontrado nas principais garrafeiras do país.





Pescanova com frota e tripulação reforçada


 

A Pescanova junta agora 6 novos barcos de pesca à sua frota para garantir que os melhores produtos do mar continuam a chegar aos consumidores com a melhor qualidade e sabor.

A Pescanova vê a sua frota reforçada com a chegada de 6 novos barcos de pesca: são agora 65 os barcos responsáveis por pescar os melhores produtos que o mar oferece.

Destes novos seis barcos, três deles (Ponta Matirre, Ponta Macalonga e Ponta Timbue) são para a captura do melhor Camarão de Moçambique e os nomes foram escolhidos pelos próprios Capitães da frota da Pescanova. Já para a Pescada da Namíbia, juntam-se os outros 3 novos barcos (Lalandii 1, Novanam One e Novanam Two) para renovar a frota.

Os 3 novos barcos com destino a Moçambique têm 32 metros de comprimento e os restantes 3 que rumam à Namíbia têm 50 metros de comprimento. Estão ambos equipados com a última geração de motores de alta eficiência energética, o que lhes garante um alto desempenho, consumo e emissões reduzidas, para além de grandes melhorias no sistema de processamento do pescado a bordo e maior conforto para a tripulação. A realidade virtual foi utilizada como ferramenta para a conceção dos barcos, um processo pioneiro no setor.

Com a frota reforçada, a Pescanova conta atualmente com 2.000 tripulantes, dos quais 100 capitães, que têm a experiência e o gosto pelo mar, e que se certificam que o melhor dos oceanos de Moçambique, Angola, Namíbia, Argentina e Uruguai chega até casa dos consumidores com a melhor qualidade e sabor.

Com esta frota, a Pescanova mantem o seu compromisso com 10 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS), especialmente os que estão relacionados com a produção e consumo responsáveis, inovação, a conservação e uso sustentável dos oceanos, mares e recursos marítimos, assim como a contribuição para o desenvolvimento económico e social das comunidades.

 



Em ano de pandemia Ervideira com resultados positivos e com os olhos postos no futuro




Num ano em que tudo parou e vimos projetos ficarem em standby, a Ervideira, empresa vitivinícola do
Alentejo, fecha o ano de 2020 com 130.000€ de lucro, representando 8% da faturação quando
comparado com 2019.
Com grande parte do seu negócio a depender do canal Horeca e das lojas próprias (Monsaraz, Évora,
Lisboa e a Adega) que no total provocou uma queda de 32% das vendas relativamente a 2019, o
sucesso de 2020 esteve no grande exercício de gestão e contenção de custos levado a cabo pela
empresa.
De acordo com Duarte Leal da Costa, Diretor Executivo da Ervideira, “para estes resultados positivos,
contribuiu ainda o trabalho de vendas dos nossos parceiros habituais, bem como de novos parceiros,
como clubes de vinho no Brasil, EUA e Inglaterra. Vimos também a produção de Álcool Gel no período
do primeiro confinamento como uma oportunidade de negócio e uma bolha de oxigénio”.
Mas, e apesar do ano atípico e incerto que se viveu – e ainda se prolonga para 2021 – a empresa não
baixou os braços, tendo lançado objetivos para os próximos anos. “Falamos da construção de painéis
fotovoltaicos, suficientes para tornar a empresa autossustentável em matéria de energia 100% verde.
Este é um investimento que representa 60.000 euros e que ficará amortizado em 5 anos”, explica o
executivo.
Mas não ficam por aqui. “Fizemos um investimento de 300.000 euros na construção de um
armazenamento de água de inverno, de 30.000 metros cúbicos, suficientes para regar o novo projeto de
implantação de 18,5ha de vinhas com o objetivo de aumentar a produção de vinhos Topo de Gama”,
continua. Importa recordar que nos últimos anos a empresa tem vindo a fazer um trabalho de inversão
da pirâmide de produção, estando atualmente focada em vinhos premium.

Por último e não menos importante, a Ervideira tem projetada a construção de uma nova adega
totalmente virada para os vinhos premium. O projeto, a cargo do Arquiteto José Maria Leal da Costa,
envolverá um investimento de 1 Milhão de euros e será seguramente uma adega estratégica, pois virá
reforçar o foco nos Vinhos premium.
“Como dizia o meu Avô, ter lucro não é sinal de ter o dinheiro no bolso, mas sim uma garantia de
sustentabilidade do presente e do futuro da Empresa. Temos por isso que olhar permanentemente para
o muito curto, médio e longo prazo, de forma consistente e sustentável”, recorda Duarte Leal da Costa.



Mulheres portuguesas unem-se pelo combate à pobreza menstrual

 


Mulheres e pequenos negócios em união para reduzir a pobreza menstrual. Este é o mote da nova campanha da Wonther para o Dia Internacional da Mulher.

Este ano, para celebrar o Dia Internacional da Mulher, a Wonther e 18 marcas criadas por mulheres portuguesas vão doar 8% da sua faturação para reduzir a pobreza menstrual em São Tomé e Príncipe e na Guiné-Bissau. A campanha chama-se “Stand by Her” e decorre entre 1 e 8 de março.

Um ensino de qualidade pode transformar o futuro de uma menina. No entanto, por todo o mundo, adolescentes faltam ou até mesmo abandonam a escola por um simples motivo: a menstruação. No caso de África, as Nações Unidas estimam que 1 em cada 10 meninas faltam à escola durante o seu ciclo menstrual, perdendo 20% da sua educação.

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, a Wonther, juntamente com mais 18 marcas portuguesas fundadas por mulheres, vai doar 8% da sua faturação a esta causa. O valor angariado entre o dia 1 e 8 de março vai ajudar a reduzir a pobreza menstrual em São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau, através da Associação Missão Dimix.

As marcas propõem-se a reunir fundos para três causas prioritárias, identificadas pela Sónia Pessoa - Coordenadora e Fundadora da Missão Dimix - que opera diretamente no local:

Enviar pensos reutilizáveis criados por uma rede de voluntários em Portugal;

Adquirir máquinas de costura manuais para que se possam criar pensos higiénicos reutilizáveis localmente;

Construir casas de banho para uso exclusivo de meninas nas escolas locais.

“A dignidade menstrual é uma causa que nos é muito querida e sobre a qual já debatíamos internamente há muito tempo. Quando conhecemos a sexóloga Vânia Beliz, umas das principais promotoras desta missão, a empatia foi imediata e sabíamos que tínhamos de ajudar.”, refere Olga Kassian, fundadora da Wonther.

A esta ação juntam-se as marcas Limon Rose, Nazareth, Plume Organic, Ana das Aventuras, Clair Couture, Pura Creative Nature, Joana Ribeiro Joalharia, Ana Marta Cerâmica, Ownever, Inusitado, Mauvais Marie, Airosa Design, Normal or Not, Wheat & Rose, Knot Knot, MIRAKAYA, Light Years Away e Marita Moreno.

Durante esta semana, poderão assistir a Lives no Instagram da Wonther, bem como participar numa sessão dia 8 na aplicação ClubHouse com todas as intervenientes desta causa onde será discutida a Dignidade Menstrual e a Normalização da Menstruação.


 

Cooperativa de Moura e Barrancos lança edição limitada do melhor blend de azeite da campanha 2020/2021



A Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos acaba de lançar uma edição limitada de Lote Seleção, um blend de azeite virgem extra que resulta das primeiras e melhores azeitonas colhidas em Moura e em Barrancos na campanha 2020/2021.

Em prova, o Lote Seleção destaca-se pelos aromas frescos a erva e folha verde, notas doces e tons de frutos secos, como a amêndoa, e uma textura fina e elegante. No fim da prova, prevalece a sensação levemente picante e o sabor distintivo das azeitonas mais frescas, colhidas pelos 1300 sócios olivicultores da Cooperativa.

Para finalizar pratos sem molhos e de aromas simples, como massas e arroz, ou para enriquecer grelhados, o Lote Seleção é ideal também para provar com pão fresco ou torrado. A melhor forma de conservar este azeite é num local fresco e ao abrigo da luz.

O Lote Seleção da Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos 2020/2021 vai estar disponível no Continente, com um preço de venda ao público de 7,99 euros.


Nasceu a Ownever: malas de luxo artesanais com manutenção vitalícia


 

A Ownever propõe-se criar malas de luxo a um preço mais acessível. Criadas por mãos de artesãs portuguesas, a Ownever afirma criar a carteira que não passa de moda, e que irá ser companhia para uma vida.

Para além da qualidade, a marca também vai dar manutenção vitalícia aos seus produtos. Na coleção de lançamento, a “nova Hermès” portuguesa apresenta cinco malas inspiradas no estilo de vida francês e de ícones como Françoise Hardy ou Emmanuelle Alt.

Todas as malas são criadas manualmente, apenas por encomenda, em bio-leather tingida com tintas exclusivamente vegetais e embaladas em algodão orgânico.

Eliana Barros designer de produto e fundadora diz “Sou defensora do Slow Fashion e do design simples que dure uma vida, por isso esta coleção é intemporal e foi lançada exclusivamente em preto, que é a cor que garante mais intemporalidade” e acrescenta “Nunca poderia não pensar em sustentabilidade ao criar uma marca, porque sei que a indústria da moda pode ser relevante, mas não da forma que está. Acredito que existe oportunidade para novos designers mostrarem a sua capacidade de inovar, por isso espero levar a Ownever no caminho da ética e das boas práticas da indústria.”



Torre de Palma Rosé 2020 dá um toque colorido a este Inverno

 


Torre de Palma, localizado no coração do Alto Alentejo, inicia a oferta vínica deste ano com o lançamento do vinho Torre de Palma Rosé 2020.

Proveniente das castas Touriga Nacional, Aragonez e Tinta Miúda, as uvas foram vindimadas manualmente, selecionadas e prensadas de forma suave e rápida para obter uma cor rosa leve. O novo rosé de Torre de Palma apresenta na boca um aroma frutado com notas de cereja e morangos silvestres e uma excelente acidez que lhe confere grande frescura.

“Com uma produção rigorosa e cuidada de 3000 garrafas e 100 garrafas Magnum, esta nova colheita surge num rosé muito interessante, de aroma intenso e cor rosa leve”, refere o enólogo Duarte de Deus, responsável pelo desenvolvimento dos vinhos da adega de Torre de Palma. “Ideal para início da refeição, para acompanhar pratos mediterrânicos ou até para viajar aos sabores mais exóticos da cozinha japonesa. Sopa de peixe, sushi ou tempura são algumas sugestões para harmonizar com este novo rosé Torre de Palma”, acrescenta Duarte de Deus.

Segundo Luísa Rebelo, proprietária de Torre de Palma, “O lançamento de Torre de Palma Rosé 2020 em pleno inverno insere-se na nossa estratégia de enaltecer este tipo de vinho, muitas vezes associado apenas aos dias mais quentes de verão. Na verdade, é um vinho transversal, muito versátil, ideal para qualquer altura do ano.”



Dia 4 de março, os Prémios “Grandes Escolhas” são online



A revista Vinho Grandes Escolhas irá realizar a cerimónia de entrega dos Prémios “Grandes Escolhas”, no próximo dia 4 de março, numa apresentação on line em streaming, a partir do Hotel Vila Galé Ópera. A transmissão será emitida nas páginas de Facebook, Instagram e Youtube da revista, pelas 18:00, para homenagear os protagonistas do ano de 2020.

Na cerimónia serão anunciados os 30 melhores vinhos de 2020, que foram provados pela redação da revista Grandes Escolhas, do TOP 30 nacional; os melhores quatro vinhos portugueses do ano - Espumante, Branco, Tinto e Fortificado e anunciados e atribuídos os 20 Troféus Grandes Escolhas a empresas, produtores, instituições e profissionais na área do vinho e gastronomia que mais se distinguiram no ano 2020. A par da apresentação dos premiados, o programa contará também com três pequenos momentos de conversa com convidados do universo vínico, liderados por Luís Lopes, diretor da revista Vinho Grandes Escolhas.

“Decidimos encarar as limitações que vivemos como uma oportunidade para aumentar o número de pessoas que assistem ao evento e esta premiação tão aguardada pelo sector vínico nacional. O ano de 2020 foi desafiante e exigente para todos pelo que esta edição se torna ainda mais especial para esta área”, refere João Geirinhas, diretor de negócio da revista Grandes Escolhas. “Este evento, que distingue o trabalho de excelência de empresas, instituições e personalidades realizado durante o ano 2020, é também um momento de homenagem e reconhecimento a todos os que se têm desafiado e reinventado nestas áreas tão penalizadas pela pandemia”, reforça João Geirinhas.

 




NOVAS DATAS - THE MISSION EM PORTUGAL EM 2022



A mítica banda de rock gótico vai passar por Portugal em março de 2022, para três concertos em Lisboa e Porto. Os bilhetes já adquiridos para a data previamente anunciada (no Porto), mantém-se válidos.

 Após uma breve passagem pela capital em 2020, interrompida por conta da pandemia, The Mission já têm novas datas para o regresso ao território nacional. A banda de rock gótico vai, assim, voltar a atuar em Lisboa a 10 de março de 2022, no Lisboa ao Vivo, deixando os dias 11 e 12 de março para o Porto, no Hard Club.

Os concertos surgem integrados na nova digressão da banda - "Déjà Vu Tour" - que os vai levar por mais de 20 países na europa.

 

Os bilhetes já adquiridos para as datas previamente anunciadas, no Porto, mantém-se válidos, estando também disponíveis bilhetes para venda.



O Pai Natal já chegou ao El Corte Inglés 


O Natal é uma das épocas mais importantes para o El Corte Inglés e, por isso, o Pai Natal já chegou aos Grandes Armazéns de Lisboa e Vila Nova de Gaia para ouvir todos os pedidos de Natal dos mais pequenos, até ao dia 24 de Dezembro.

Este ano, a casa do Pai Natal foi adaptada às circunstâncias. Desde a decoração até à colocação dos materiais, tudo foi pensado de forma a garantir uma distância de segurança, sem retirar a magia à experiência. O Pai Natal estará dentro da sua casa e os mais pequenos podem tirar as muito desejadas fotografias a uma distância segura, sentados numa das renas que acompanham o Pai Natal nesta estadia no El Corte Inglés. Desta forma, a magia do Natal mantém-se, sem riscos para a saúde dos intervenientes.

Como o Pai Natal não consegue responder a todos os pedidos sem os seus ajudantes, contará com a ajuda de dois elfos que estarão no Piso Infantil para garantir a desinfecção de todas as superfícies que possam ser utilizadas pelas crianças, para uma experiência natalícia segura.

O Pai Natal estará na Casa do Pai Natal no piso 4 do El Corte Inglés de Lisboa, das 14h00 às 20h00, de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 15h00 nas vésperas de feriados e das 10h às 13h00 aos sábados, domingos e feriados. 

Em Vila Nova de Gaia, o Pai Natal estará no piso 6 das 16h00 às 20h00 de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 14h30 nas vésperas de feriados e das 10h às 12h30 aos sábados, domingos e feriados.

 



Jazz e Fado de volta ao Príncipe Real

EmbaiXada traz música para chamar o Natal este ano


Nos dias 9, 16 e 18 de dezembro, e ainda no dia 6 de janeiro, quem visitar o Príncipe Real e a

EmbaiXada será recebido num ambiente convidativo com sessões de jazz ao vivo.

Em Dezembro, há concertos do Real Fado às quartas e quintas-feiras, das 20h às 21h.

A EmbaiXada, irá apostar na música para celebrar a chegada de um dos meses mais especiais do ano, com a chancela da Out of the Blue. Num 2020 atípico, e com o objetivo de dinamizar o comércio de rua da zona do Príncipe Real, a EmbaiXada irá receber os seus visitantes com um concerto de saxofone ao vivo nos dias 9, 16 e 18 de dezembro, entre as 18h e as 19h30. Também no dia 6 de Janeiro de 2021, dia de Reis e de modo a encerrar as festividades, haverá um showcase intimista com três músicos na galeria conceptual.

Os concertos do Real Fado irão também marcar presença na EmbaiXada em dezembro, e

arrancam já no dia 3, trazendo de volta o Fado ao bairro mais cool da capital. Este mês, os

concertos acontecerão às quartas e quintas-feiras (com exceção do dia 24 de dezembro), das

20h às 21h30 e, como de costume, num ambiente informal e intimista, respeitando todos os

requisitos de segurança.

Os amantes do Fado poderão reservar bilhetes através da compra prévia na Ticketline ou

diretamente no espaço da EmbaiXada. Além dos habituais bilhetes, está ainda disponível um

Real Ticket, em exclusivo para 10 assistentes de cada espetáculo, uma experiência única que

inclui os melhores lugares da sala e uma receção personalizada onde é contada a história do

concerto e do espaço onde este acontece.

Recorde-se que, tendo em conta as limitações impostas pelo Estado de Emergência no concelho de Lisboa, a EmbaiXada antecipou o seu horário de abertura aos fins-de-semana, com o objetivo de garantir que as 18 lojas presentes neste espaço possam dar continuidade aos seus negócios e continuar a receber clientes. O horário de abertura durante a semana mantem-se das 12h às 20h, no caso das lojas e 22h30 para os restaurantes, e no próximo fim de semana a partir das 10h00, mantendo as suas portas abertas até às 13h00




gastronomia associando-se ao Chef Pipas Maio



A Pescanova acaba de anunciar uma parceria com um jovem talento da gastronomia nacional, Chef Pipas Maio, numa relação que se prevê longa e duradoura, com um toque de criatividade à mistura.

O Chef Pipas Maio é a mais recente aposta da Pescanova, naquela que pretende ser a sua associação aos jovens talentos no sector da Gastronomia em Portugal. Finalista da 8ª edição do Jovem Talento da Gastronomia de 2019, o objetivo desta parceria passará pelo envolvimento do Chef na conceção de receitas com os mais variados produtos da marca, mantendo-se fiel à criatividade e inovação que o caraterizam.

De acordo com Ana Vicente, Diretora de Marketing da Pescanova, “há já algum tempo que tínhamos o objetivo de apoiar o talento dos mais jovens no campo da gastronomia a nível nacional. Conhecemos o Chef Pipas Maio e decidimos que era o momento de avançar por esse caminho. Estamos muito entusiasmados e expetantes por ver que receitas nos vai presentear e de receber o feedback dos nossos consumidores”.

Para o Chef Pipas Maio, “desde pequeno que a Pescanova faz parte do meu imaginário no campo da alimentação. Ter tido agora o contacto com a marca foi algo que muito me alegrou, não só por poder integrar uma marca com tamanho legado e variedade de produtos mas, e acima de tudo, pela liberdade à criação que me deram. Em qualquer arte é importante não limitar a imaginação do artista e, por isso mesmo, estou muito entusiasmado em começar a trabalhar com uma marca cujas orientações são apenas: faz o teu melhor com este nosso produto. O que é que se pode pedir mais?”

A marca continuará a colaborar com outros chefes nacionais, como é o caso do Chef Miguel Mesquita e do Chef Kiko Martins.




Nestlé e Les Recettes de L’Atelier



Uma gama de chocolates premium de espírito artesanal e de ingredientes naturais de elevada qualidade, cuidadosamente selecionados, produzidos com chocolate premium de espírito artesanal e com ingredientes cuidadosamente selecionados.

Nestlé® Les Recettes de L’Atelier tem novas tabletes que vão surpreender, com aparência rústica e textura única, as surpreendentes tabletes de chocolate de leite com muesli, caramelo salgado e amêndoas e as tabletes de chocolate preto com muesli, avelãs caramelizadas e amêndoas, são ideias para momentos autênticos.

De espessura fina e textura suave para uma experiência sensorial de excelência e em linha com o prazer indulgente que caracteriza a marca, as tabletes Ganache de Nestlé® Les Recettes de L’Atelier® vão tornar este inverno mais doce: tablete ganache de chocolate de leite com caramelo salgado, tablete ganache de chocolate preto com sal e tablete ganache de chocolate preto com laranja.

Os bombons Nestlé® Les Recettes de L’Atelier® surpreendem através de combinações irresistíveis de chocolate de leite e chocolate preto com ingredientes arrojados, resultando em quatro extraordinários bombons: Chocolate de Leite e Avelã, Chocolate Preto e Caramelo Salgado, Chocolate Preto e Framboesa e Chocolate de Leite com suave recheio de chocolate preto.





CICERO CHEGOU A PORTUGAL E QUER DAR ESPAÇO ÀS IDEIAS DOS PORTUGUESES



Diretamente do Rio de Janeiro para Portugal: A Papelaria Cicero lançou recentemente a sua loja online em Portugal. O design dos seus produtos e a matéria-prima totalmente brasileira prometem dar que falar. Agendas Planner, cadernetas, cadernos, blocos e bullet jornals são alguns dos produtos que poderá encontrar na loja.

Para além de esteticamente atraentes, os produtos Cicero são feitos à mão e primam ainda pela qualidade do papel e pela sua utilidade. “Cuidado e dedicação” são as duas palavras que quem trabalha a marca sublinha como características que diferenciam a Cicero. Atentos a cada detalhe nos processos de produção, passando pela escolha do papel, ao primeiro ponto de costura do caderno e à arte que dá cor às capas dos seus produtos, a marca quer dar espaço às ideias de todos. Ideal para projetos, esboços, rascunhos e notas pessoais, o papel dos produtos Cicero aceita todas as ideias

Ouro líquido em três versões


Durante anos, o azeite da Quinta de Lemos foi um segredo conhecido e partilhado apenas pelos comensais do Mesa de Lemos, o restaurante desta Quinta do Dão onde era servido, com direito ao seu próprio “momento”. Este ano, o azeite da Quinta de Lemos chega finalmente ao mercado, em três versões de ouro líquido – Galega, Arbequina e Cobrançosa -, para que todos os Portugueses o possam descobrir – quem sabe, já à mesa desta Consoada.

Que a Quinta de Lemos tinha bons vinhos – e premiados – já toda a gente sabia, mas que tinha também excelentes azeites é o que se vai poder agora descobrir. Desde 2014 que o olival da Quinta de Lemos, composto por 7 hectares e aproximadamente 2500 oliveiras, começou a ser desenvolvido. Mas só em 2017 iniciou a produção de azeite nesta quinta do Dão. Atualmente, a produção média é de 3000 garrafas por ano.

À semelhança das vinhas, também o olival é tratado dentro de um programa de proteção integrada, mantendo todo o respeito pela natureza e o meio ambiente. Para contribuir ainda mais para esta causa ambiental, 6 hectares do olival estão a ser reconvertidos para agricultura biodinâmica.

Na altura da apanha, em outubro e novembro, as azeitonas são colhidas à mão e processadas num período máximo de 24 horas, para preservar toda a frescura e qualidade. A colheita é feita manualmente nas árvores de pequeno porte (Arbequina, Verdial), e nas árvores de maior porte é usada uma ferramenta vibratória nos galhos, que não danifica nem parte os ramos das oliveiras.

As azeitonas são colocadas em caixas até 15 kg e transportadas para o lagar, onde o azeite é extraído por processos estritamente mecânicos e a frio. Todos os azeites da Quinta de Lemos são extra-virgens e têm uma acidez muito baixa, que varia entre 0,09 e 0,12. A “maga” dos azeites da Quinta de Lemos dá pelo nome de Cátia Correia. Engenheira agrónoma de 33 anos, foi contratada inicialmente para tratar dos pomares, colmeias e criar uma horta biológica na propriedade, mas foi prontamente desafiada por Celso de Lemos para fazer “o melhor azeite do Dão”. A partir daí, fez os três níveis do curso do ISA do professor José Gouveia, de análise sensorial do azeite, e não mais parou.

“Na mesma linha dos vinhos Quinta de Lemos, que procuram a excelência e espelhar o melhor de Portugal e do Dão, também os nossos azeites têm o mesmo padrão de qualidade”, afirma Pierre de Lemos, director-geral da Quinta de Lemos. 

A partir deste ano, os azeites Quinta de Lemos podem ser apreciados por todos, quer na sua versão de garrafa individual (PVP de 19€), quer na sua versão de caixa com 3 garrafas (PVP de 49€). 


 Chegou o novo Bolo Rainha Reserve do Choupana Caffe


Numa versão melhorada do conhecido bolo rainha tradicional, colecionando a experiência de fabrico próprio com ingredientes cuidadosamente selecionados para fazerem as delícias de todos os que o quiserem provar.

“Num ano tão atípico e especial como este, consideramos que lançar este projeto faz ainda mais sentido como uma mensagem de resiliência, trabalho e também de conforto através da partilha de bons momentos à volta de uma mesa” , diz Fernando Lúcio, fundador do Choupana Caffe e principal criador da receita do Bolo Rainha Reserve.

“Este bolo representa uma inovação e melhoria, introduzindo frutos secos da mais alta qualidade e substituindo toda a gama de bebidas por edições reserva cuidadosamente selecionadas. Cada detalhe conta, desde o tempo de descanso da massa, à minúcia da apresentação do bolo.” – acrescenta Fernando.

 Disponível em dois tamanhos:

Bolo Rainha Reserve Pequeno (450gr): 12€

Bolo Rainha Reserve Grande (1kg): 28€







“Listen” é o filme português candidato aos Óscares 2021


 


O filme “Listen”, da realizadora Ana Rocha de Sousa, será o candidato português à categoria de Melhor Filme Internacional, nos Prémios da Academia Americana de Cinema.

 

A votação decorreu entre 2 e 15 de novembro para os quatro filmes que haviam sido previamente selecionados – “Listen”, “Mosquito”, “Patrick” e “Vitalina Varela” – tendo “Listen” sido o filme mais votado entre os membros da Academia Portuguesa de Cinema (APC).

 

O Presidente da APC, Paulo Trancoso, considera que “qualquer um dos quatro nomeados seria um digno representante de Portugal, mas a escolha de uma primeira obra que conquistou Veneza, um dos mais importantes festivais de cinema do mundo, e que rapidamente se tornou no filme português mais visto do ano apesar do momento crítico que atravessamos, revela um voto de esperança no talento dos cineastas portugueses, cada vez mais reconhecidos além-fronteiras e acarinhados pelo público nacional.”.

 

"Listen", a primeira longa-metragem de ficção de Ana Rocha de Sousa, é inspirado num drama real, sobre uma família portuguesa emigrada em Londres, a quem é retirada a guarda dos filhos por suspeitas de maus-tratos. A narrativa acompanha os esforços da família em provar que as suspeitas são infundadas, perante os sistemas social e judicial britânicos.

 

Com coprodução luso-britânica, o filme foi rodado nos arredores de Londres com elenco português e inglês, encabeçado por Lúcia Moniz, Ruben Garcia e Sophia Myles.

 

“Listen” teve estreia mundial em setembro, no Festival de Cinema de Veneza, em Itália, onde a realizadora venceu seis prémios, entre os quais o Leão do Futuro, para uma primeira obra, e o prémio especial do júri da competição "Horizontes".

 

A 93ª edição dos Óscares acontece no dia 25 de abril de 2021, no Teatro Dolby em Los Angeles, durante a qual a Academia Americana de Cinema irá distribuir prémios em 23 categorias.




Chakall em Casa




Não baixar os braços, usar a imaginação e reinventar-se tem sido uma constante na vida do Chef Chakall. E se o ano de 2020 tem sido pródigo em desafios...
Assim, já é possível receber em casa uma seleção de pratos dos spots do chef argentino, situados em Marvila! Sem taxa de entrega e 7 dias por semana, é assim que Chakall lança o serviço próprio de delivery Chakall em Casa. Desta forma, o cliente habituado a frequentar qualquer um dos espaços na zona oriental da cidade, pode optar por ter sabores de várias geografias em casa ou no escritório, num
horário mais alargado, de forma cómoda e prática.
Além de continuar a poder frequentar os 3 espaços ou optar pelo take away, nos horários previstos
(embora reduzidos), Chakall oferece agora um  serviço de delivery próprio para estar (ainda) mais
perto dos seus clientes e amigos. O serviço prevê ainda abranger 10 zonas diferentes da cidade de
Lisboa, sempre garantindo a qualidade do serviço e dos produtos alimentares.
Com o serviço Chakall em Casa, podem ser encomendados pratos de três restaurantes em simultâneo: numa só encomenda, podem ser pedidos pratos do El Bulo Social Club, do Refeitório Senhor Abel ou do Chakburger Marvila, para satisfazer todos os gostos, vontades e opções alimentares
 Contactos para encomendas: 218 688 023 ou 218 619 027
 Horário de entregas: Sexta a Domingo 12h-23h30; Segunda a Quinta 12h-22h30
 Zonas de entrega: Areeiro, Beato, Marvila, Moscavide, Olaias, Olivais, Parque das Nações, Penha de França, Sacavém e Xabregas


Empreendedorismo: mulheres juntam-se para estimular marcas nacionais

 


A iniciativa #WontherWomen Sparkle Christmas quer criar um círculo vicioso de apoio a marcas nacionais, fundadas por mulheres.

“Dados mostram que são os pequenos negócios e os geridos por mulheres os mais afetados em situações de crise económica”, refere Olga Kassian que, além de fundadora da Wonther, é responsável por esta ação.

E acrescenta: “há um relatório sobre o impacto da Covid-19 nas PMEs, que mostra que negócios liderados por mulheres têm maior probabilidade de fechar. É com base em análises como esta que nos juntámos a outras marcas para promovermos a nossa e outras marcas”.

Assim, nesta época Natalícia, ao fazer compras numa das marcas aderentes, o cliente recebe automaticamente descontos para usufruir noutros negócios, também eles criados por mulheres.

Entre as marcas aderentes pode encontrar: 8950 cosmética criada por Eglantina Monteiro, Airosa Design criada por Inês Vicente, Clair Couture criada por  Joana Macedo, Fava do Cacau criada por Adélia Azevedo, Holística criada por Cláudia Fonseca, IMAUVE criada por Inês de Oliveira, Inedit Design criada por Inês Teixeira,  Inusitado criada por Ana Brandão e Joana Bernardo, Limon Rose criada por Ana Torres, Mauvais Marie criada por Elsa Boucinha, Mïa Mô criada por Alexandra Ferreira, Nazareth criada por Márcia Nazareth, Paparina criada por Ana Avelar, Plume Organic criada por Ana Nunes, Pura Creative criada por Francisca Féria, Tea of Mine criada por Siân Calado e Wonther criada por Olga Kassian.

“Acredito que a solidariedade entre mulheres é algo muito poderoso e que, quando é utilizada, pode trazer grandes retornos em todos os sentidos, inclusive nos negócios. Este Natal, é importante sermos solidárias entre nós e criar esta corrente de marcas portuguesas fundadas por mulheres que nos torna ainda mais fortes”, afirma Olga Kassian.

70/30 “Embaixador” da Beira Interior em pré-venda




O 70/30, “embaixador” da Beira Interior da Martin Boutique Wines, está quase de regresso ao mercado. Com enologia de Patrícia Santos e blend da responsabilidade de Pedro Martin, chega em breve a nova edição do vinho que nasceu da simplicidade e do poder de despertar a curiosidade. A simplicidade de ser feito com 70% da maturação da Cova da Beira – de onde vêm as cerejas tão nossas, tão portuguesas e tão Beira Interior – e 30% da frescura que só vinhas em altitude e junto à Serra podem dar ao vinho – como é o caso de Pinhel.

Um rótulo, de apenas 4 algarismos separados por uma barra, que nos desperta a curiosidade e nos faz perceber que o interior Beirão tem vários ADNs. Aquele ADN da força do sol e do calor que faz uma vinha trabalhar até quando é de noite, e o ADN da neve e da Serra que nos dá frescura.

O 70/30 representa não só um lote, mas também um equilíbrio que junta a força e a frescura de duas sub-regiões na incrível região da Beira Interior.

A “primeira edição” deste vinho tornou-se um caso sério de sucesso tendo esgotado rapidamente e é, ainda hoje, um dos vinhos produzidos pela Martin Boutique Wines que causa mais furor e que, desconfiamos, seja um dos lançamentos mais aguardados por esta altura do ano. Os novos 70/30 continuam frescos, gulosos, frutados e transmitem a pureza que lhe são característicos desde a primeira garrafa.

Apesar das circunstâncias atuais, torna-se imperativo celebrar a vida! Assim, o 70/30 já se encontra em prévenda na loja online Martin Boutique Wines. Uma edição limitada de 300 garrafas de 70/30 Tinto 2018 e 300 garrafas de 70/30 Branco 2019 com 30% de desconto (PVP com desconto 11,20€) que chegarão a casa de cada comprador (e fã!) a tempo da Passagem de Ano.

O 70/30 em pré-venda disponível aqui: https://martinboutiquewines.com/vinho/

 70/30 em pré-venda de norte a sul

E porque as boas notícias são para partilhar (além dos bons vinhos!), a pré-venda do 70/30 estende-se aos parceiros da Martin Boutique Wines de norte a sul do país: Vinhos da Dona Cândida, em Leiria;

Serratopwines, em Coimbra; Tinto.pt, em Cascais; e, Amavinhos, em Braga.

Vinhos da Dona Cândida: www.vinhosdadonacandida.com

Serratopwines: www.serratopwines.pt

Tinto.pt: www.tinto.pt

Amavinhos: @amavinhos.pt (Facebook)

Rock in Rio Lisboa anuncia Jason Derulo e confirma Post Malone, Duran Duran, A-ha e Bush no cartaz de 2021

Jason Derulo é o novo nome no cartaz do Rock in Rio Lisboa 2021, juntando-se ao agora confirmado Post Malone. Os artistas atuam no mesmo dia de Anitta e HMB, completando o alinhamento do último dia do festival.

O dia 26 de junho também já está completo: Duran Duran, A-ha e Bush sobem ao Palco Mundo no mesmo dia que os portugueses Xutos & Pontapés.

O campeão de beatbox Rizumik desafiou os portugueses a adivinharem o cartaz do festival e o resultado já pode ser visto nas redes sociais do @rockinriolisboa.

As #GoodVibesPortugal continuam a contagiar o país e o Rock in Rio Lisboa tem mais notícias positivas. O festival acaba de confirmar mais quatro artistas para o cartaz do Palco Mundo e um novo nome: Post Malone, Duran Duran, A-ha, Bush e…Jason Derulo!

No dia 26 de junho de 2021 os fãs de “Hungry Like the Wolf” ou “Take On Me” vão poder ver os seus artistas preferidos no Palco Mundo da Cidade do Rock. Duran Duran e A-ha mantém-se no cartaz do festival para a próxima edição, assim como os britânicos Bush que, juntamente com os portugueses Xutos & Pontapés, completam o alinhamento para este dia.

No dia seguinte, 27 de junho (último dia do festival), está confirmada a presença do fenómeno do rap mundial na Bela Vista - Post Malone. O artista norte-americano que havia sido anunciado para a edição de 2020 vai subir ao Palco Mundo da Cidade do Rock no mesmo dia que Anitta e HMB, a quem se junta agora um novo nome: Jason Derulo. O intérprete, bailarino e compositor norte-americano é um fenómeno na música, e não só. Jason é um dos artistas mais influentes nas redes sociais (quem nunca viu um dos seus vídeos no TikTok ou, pelo menos, alguém na rua a fazer uma das suas coreografias?) e um dos mais tocados nas plataformas digitais e na rádio. Tem mais de 50 milhões de singles vendidos no mundo inteiro, já ultrapassou os dois mil milhões de visualizações no YouTube, os mil milhões de plays no Spotify e é seguido por mais de 68 milhões de pessoas nas redes sociais. Em 2021 vai estrear-se no Rock in Rio Lisboa, prometendo levar a plateia ao rubro com um concerto repleto de hits, entre os quais não faltarão certamente “Want to Want me”, “Trumpets”, “Swalla”, ou os mais recentes sucessos “Savage Love” e “Coño”.

Para a 9.ª edição do Rock in Rio Lisboa estão, também, confirmados Foo Fighters, The National e Liam Gallagher (a 19 de junho, o primeiro de quatro dias de evento), além de Black Eyed Peas, Ivete Sangalo e David Carreira (20 de junho). E todos os que quiserem garantir já o seu lugar no Parque da Bela Vista poderão fazê-lo a partir de amanhã, ficando os bilhetes disponíveis no site oficial do festival - onde os fãs poderão efetuar a sua compra de forma prática, cómoda e segura - e locais habituais, entre os quais postos selecionados Galp, FNAC (online e lojas físicas), Continente, Blueticket, Ticketline e parceiros internacionais. Além dos bilhetes diários (69€) ficarão, também, disponíveis passes para o segundo fim de semana do festival (112€) e Passaporte Família, um bilhete à venda em exclusivo nos postos Galp aderentes que, pelo valor de 142€, garante a entrada de dois adultos, duas crianças e um adulto a partir dos 70 anos.




Beja promove Semana Gastronómica do Vinho de 7 a 14 de novembro

A Câmara Municipal de Beja promove, de 7 a 14 de novembro de 2020, a primeira edição da ‘Semana Gastronómica do Vinho’.

Promover a qualidade e a diversidade gastronómica aliada aos vinhos do concelho enquanto produto de excelência, tão característico da gastronomia da região, são os objetivos desta iniciativa que pretende também dinamizar o tecido empresarial da restauração e contribuir para o enriquecimento da oferta do concelho ao associar os reconhecidos vinhos do território à cozinha tradicional alentejana.

Os restaurantes do concelho de Beja aderentes à Semana Gastronómica do Vinho terão na sua ementa diária, de 7 a 14 de novembro, entradas, pratos gastronómicos regionais e sobremesas onde o vinho se assume como um ingrediente de destaque. Por estes dias, os vinhos do concelho de Beja, terão ainda presença obrigatória na carta de vinhos dos restaurantes aderentes.

Nesta Semana Gastronómica do Vinho em Beja, participe no sorteio que atribui um cupão que lhe será entregue pelo gerente ou funcionário do estabelecimento e que o habilita a prémios. Por cada refeição consumida, serão atribuídos cupões em função do número de pratos principais (por exemplo: um prato principal que integre a semana gastronómica do vinho, dá direito a um cupão; dois pratos principais da semana gastronómica do vinho dão direito a dois cupões, e assim sucessivamente).

Os participantes deverão depositar os cupões devidamente preenchidos na tômbola que se encontra localizada no Posto de Turismo, sito no castelo de Beja, de segunda a domingo, das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00, até ao dia 17 de novembro (terça-feira) de 2020.

Os prémios serão oferecidos aos 10 cupões sorteados no dia 17 de novembro, pelas 18h00, no Posto de Turismo.

 


OLHAR DE PRATA RECEBE EM LOJA NOVOS MODELOS DITA

A coleção lançada a propósito do 25º aniversário da marca de eyewear de luxo DITA, apresenta agora dois novos modelos inovadores e ousados. Já disponíveis nas lojas físicas e on-line Olhar de Prata.

Para Michael Castillo, diretor de design da marca, “os detalhes técnicos foram sempre fundamentais para a nossa linguagem de design” e estes dois modelos não são exceção! Esta é de facto a coleção “mais marcante e ousada” da DITA até à data, afirma o designer.

VARKATOPE

A edição limitada a 290 unidades a nível mundial, prima pela sua aparência arrojada e versatilidade. Pela primeira vez, a marca de luxo lança um modelo com lentes removíveis que estão integradas nos aros de titânio permitindo ao utilizador usar também lentes para leitura.

Disponível em 2 cores diferentes.

LXN-EVO

Impactante, o LXN-EVO é caracterizado pelo seu estilo de navegador clássico, repleto de detalhes espetaculares, incluindo as dobradiças grandes da DITA em homenagem aos seus antecessores icónicos: The Flight e Grandmaster-Series. Disponível em 3 cores diferentes.

FLIGHT 006, MACH-SIX e NARCISUS

E as novidades não ficam por aqui. No seguimento da celebração dos 25 anos da DITA, a marca lança também novas cores dos seus modelos best-sellers!






“Monção e Melgaço – The White Experience” decorre em 10 locais distintos




 A 24 e 25 de Outubro, a sub-Região de Monção e Melgaço recebe mais uma edição de “The White Experience”, este ano distribuída por oito quintas de produtores aderentes e com provas colectivas no Museu e no Solar do Alvarinho, que reúnem alguns dos mais icónicos produtores nacionais e da Galiza naquele que é, por excelência, o principal centro nacional na produção de vinhos brancos.

 

“The White Experience”, cuja organização está a cargo da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), acontece na casa de oito produtores de Monção e Melgaço, que convidam 12 produtores de outras Regiões nacionais e da Galiza para um encontro de vinhos brancos com diferentes perfis, e que estão de portas abertas para receber os visitantes, entre as 14h30 e as 20 horas durante os dois dias do evento.

 

A edição 2020 decorre de forma descentralizada em 10 locais distintos e o Museu do Alvarinho, em Monção, e o Solar do Alvarinho, em Melgaço, são as portas de entrada onde é possível recolher informações e participar em provas colectivas de vinhos de Monção e Melgaço comentadas por especialistas.

 

Produtores anfitriões e produtores convidados

Quinta de Santiago (Monção) convida Nuno do Ó e Xurxo Albamar (Galiza);

Adega de Monção (Monção) convida Celso Pereira;

Quintas de Melgaço (Melgaço) convida António Maçanita Winemaker;

Provam (Monção) convida Quinta das Bágeiras;

Quinta das Pereirinhas (Monção) convida Quinta de Lourosa;

Anselmo Mendes (Monção) convida Adega Mãe e Niepoort;

Soalheiro (Melgaço) convida Susana Esteban e Elogio Pomares (Galiza);

Márcio Lopes (Melgaço) convida Herdade do Rocim e Casa da Passarella.

 

Para além das provas, é possível frequentar actividades paralelas desenvolvidas nas quintas dos produtores aderentes como provas verticais ou temáticas e passeios pela vinha. O bilhete diário tem um custo de 10 euros e está disponível na ticketline, dando acesso à marcação de visita e prova de vinhos nos 10 locais do evento. A marcação prévia do horário é obrigatória, uma vez que o número de lugares é limitado, de acordo com as orientações da Direcção-Geral de Saúde (DGS). A CVRVV disponibiliza transporte em autocarro a partir das cidades do Porto e de Braga, mediante marcação em www.vinhoverde.pt.

 

 

A SIMPLI COFFEE & BAKERY, MARCA PORTUGUESA DEDICADA AOS CAFÉS DE ESPECIALIDADE, ASSINALA O DIA INTERNACIONAL DO CAFÉ

 

Dia 1 de outubro é o Dia Internacional do Café, e a SIMPLI COFFEE & BAKERY não podia deixar de celebrar esta data, convidando todos a conhecer melhor o seu projeto de café de especialidade. A SIMPLI COFFEE & BAKERY nasceu em Portugal em 2017 pela mão de Mário Cajada, arquiteto de formação, que no seu percurso profissional passou pela área das tecnologias de informação, em que desempenhou funções de direção a nível internacional. Este projeto 100% português, de capitais próprios, teve como ponto de partida a paixão de Mário pelo café, e a vontade que teve de valorizar o produto na base desta que é a segunda bebida mais consumida em todo o mundo - logo a seguir à água -, e que considera merecer melhor tratamento no nosso país. Hoje, a Simpli Coffee & Bakery tem duas lojas no centro de Lisboa, na Rua Braamcamp e em Picoas, e prevê mais três aberturas na cidade até ao final do ano, sendo uma delas uma loja âncora, no Chiado.

Inspirado por países asiáticos e do norte da Europa, que muito valorizam o café, bem como todo o cerimonial envolvente, Mário Cajada quis criar espaços adequados à experiência de degustar esta bebida, locais acolhedores que convidam a entrar e ficar. Um ambiente perfeito à altura deste mui nobre produto da terra. E aqui, o café é mesmo rei. É um café de especialidade, classificação atribuída pela entidade reguladora, SCA - Specialty Coffee Association – que numa escala de 0 a 100, coloca os cafés de especialidade acima dos 80 pontos, e na qual todos os cafés Simpli Coffee & Bakery atingem uma pontuação superior a 84. Para alcançar este estatuto, todos os cafés da marca são 100% Arábica, espécie que é cultivada acima dos 1050 metros, o que lhe confere características singulares, como uma maior concentração de açúcar, menos cafeína, mais sabor e mais aroma. Isto acontece porque a esta altitude a temperatura é mais fresca e o fruto amadurece mais lentamente, produzindo grãos mais densos, que concentram mais o açúcar, ácidos orgânicos, e toda uma série de características que se podem encontrar em cafés de grande qualidade - que é aqui privilegiada em oposição à quantidade.

Na Simpli Coffee & Bakery, o processo é fundamental na definição do produto, e por isso o café é colhido à mão, de novembro a fevereiro. E como a qualidade do café é definida pela qualidade do grão, tudo é feito de forma artesanal, sendo apenas apanhados grãos maduros e saudáveis, que são adquiridos ainda verdes (crús) apenas com o processo de lavagem – retirar da casca e polpa – para depois a torra ser feita já nas lojas, à vista do cliente – em cada loja existe uma máquina. Mas sobre este processo há muito mais a dizer. Na Simpli Coffee & Bakery a torra é muito importante. É uma torra moderada, de apenas 7 a 8 minutos, em vez dos habituais 24, o que permite extrair as valências máximas do produto, potenciando o seu sabor e aroma. Após a torrefação, os processos de extração do café são igualmente importantes para um resultado final de excelência. Além do mais conhecido Expresso, seis outras técnicas são utilizadas nas lojas Simpli Coffee & Bakery: Chemex, V60, Aeropress, French Press, Syphon e Cold Drip – todas elas executadas com todo o rigor. Alguns destes métodos podem ser reproduzidos em casa, uma vez que a Simpli Coffee & Bakery comercializa os seus filtros e equipamentos, como é o caso do Chemex e do V60.

Na base de todo o processo, desde que o grão deixa as mãos do cafeicultor até a chávena, o café da Simpli Coffee & Bakery é tratado com todo o rigor, com grande sentido de responsabilidade, e sustentabilidade. Tudo começa com o conhecimento profundo dos produtores, e com a estreita relação com traders que garantem o rastreio de quem produz e como o faz, assegurando um comércio justo, no combate à exploração dos direitos humanos. Além disso, a preocupação ambiental é também um dos grandes pilares da marca, que apenas importa de produtores com preocupação ambiental e responsabilidade social, e que nas suas lojas utiliza, na totalidade, embalagens biodegradáveis, de fibra vegetal ou de madeira. Aliás, a Simpli Coffee & Bakery é a primeira marca de cafés, e a única em Portugal, com cápsulas 100% biodegradáveis, que podem ser adquiridas nas lojas para consumo em casa, ou personalizadas para o segmento corporativo, em diversas áreas de negócio, como empresas, hotelaria ou eventos. Ao promover os cafés de especialidade disponíveis em cápsulas biodegradáveis, a Simpli Coffee & Bakery abre portas para novos desafios, e é assim que nasce a parceria com a recente campanha do MEO, para a qual foi desenvolvida uma mistura de sabores e aromas de acordo com o perfil definido pela marca de telecomunicações. A proposta era criar uma experiência sensorial gustativa, e a SIMPLI Coffee & Bakery foi a responsável pelo desenvolvimento de um blend exclusivo para a marca. Uma aposta inovadora que coloca a Simpli Coffee & Bakery na vanguarda deste segmento de grande relevância para o ambiente.

Uma experiência Simpli Coffee & Bakery inicia-se com a escolha do café, que pode ter diversas origens, como Brasil, Colômbia, Honduras, Nicarágua, El Salvador, Panamá, Costa Rica, Perú, El Salvador, Etiópia, Quénia, Ruanda ou Indonésia. Aqui privilegia-se cada origem, para obter o melhor de cada variedade, e é por isso que as “singular origins” são consideradas o ADN da marca. Uma origem, uma identidade. De seguida, é possível ver a torra, realizada diariamente à vista do cliente nas máquinas disponíveis nas lojas, sempre com a certeza de que apenas baristas especializados em café fazem parte deste processo. E há sempre dois profissionais presentes em cada loja – atualmente a Simpli Coffee & Bakery tem oito baristas internacionais a trabalhar os seus cafés – na sua maioria oriundos da África do Sul – que Mário Cajada formou. Servido com um pequeno copo de água gaseificada para limpar o palato (no caso do café Expresso), e um bilhete de identidade que identifica toda a sua origem, o café de especialidade chega à mesa. Mas não chega sozinho, uma vez que a oferta SIMPLI COFFEE & BAKERY inclui também uma vasta oferta de pão de fermentação natural, fabricado de forma artesanal, pastelaria fina desenvolvida por pasteleiros profissionais, e uma carta para refeições ligeiras, frescas e saudáveis.

Assumida como uma marca que quer fazer a diferença, a SIMPLI COFFEE & BAKERY tem a origem do seu nome na sua própria missão. Simplificar algo sobre o qual muitas pessoas pouco sabem, tornando a história do café mais acessível, e enaltecer a sua qualidade e simplicidade - em que a origem é, sem dúvida, um factor decisivo - são os pilares para a valorização deste produto tão apreciado e, por vezes, ainda menos bem tratado.



João Sá celebra dois anos de SÁLA com um jantar solidário

No próximo dia 1 de outubro, o chef João Sá celebra dois anos ao leme do seu projecto na Rua dos Bacalhoeiros, o SÁLA. E decidiu assinalar a data ajudando quem mais precisa e ficou desprotegido por causa da pandemia, as famílias e crianças em situação de vulnerabilidade social. Assim, a facturação de dia 1 de outubro será entregue, na totalidade, à Associação Crescerbem, IPSS que trabalha em parceria com o hospital Dona Estefânia no apoio a famílias e crianças em situação de vulnerabilidade social.

 

Com a pandemia de COVID19 a evidenciar situações de vulnerabilidade em crianças, João Sá, proprietário do SÁLA, justifica assim esta iniciativa: “Uma vez que o pediatra da minha filha trabalha no Hospital Dona Estefânia, e que as crianças hospitalizadas ou socialmente vulneráveis são grupos fortemente afetados pela conjuntura atual, quisemos apoiar a dedicação que a associação Crescerbem presta junto das famílias que aqui recorrem”.

 

Quem for jantar ao SÁLA no dia 1 de outubro será ainda presenteado com um copo de vinho tinto BIRÚ, uma edição limitada de 900 garrafas, engarrafada pelo próprio chef João Sá. Desenvolvido especialmente para o SÁLA, em parceria com a João TM Barbosa (os mesmos produtores do Ninfa), este vinho é um monocasta Pinot Noir, de Rio Maior. Foi o mimo escolhido para agradecer aos clientes a sua presença, e ajudar a celebrar o 2º aniversário do SÁLA – com o benefício de saber que está a ajudar.



Grand House recebe a iniciativa “Food For Change”, de 1 a 4 de outubro

 

De 1 a 4 de Outubro, o Grand House Algarve, em Vila Real de Santo António, acolhe a iniciativa “Food for Change”, que envolve 195 chefs do mundo inteiro, em mais de 50 países, em volta da questão da sustentabilidade. Esta iniciativa conjunta da Slow Food e da chancela Relais & Châteaux - que o Grand House integra há um ano – pretende chamar a atenção para a importância de as nossas escolhas individuais reflectirem as preocupações do planeta, ao optarmos por produtos locais, sustentáveis e de época. Assim sendo, propuseram-se organizar uma “deliciosa revolução”, e celebrar esta causa com um festival global que junta 81 estrelas Michelin.

No Grand House, o sous-chef Fábio Domingues vai criar “Menus pela Mudança”, honrando o azeite. Sob o mote “Um Chef, Um Ingrediente”, o chef Fábio elegeu este produto milenar, na base da gastronomia portuguesa há séculos, para servir de inspiração a um menu de degustação. O azeite Monterosa será o “Grand Ouro” destes jantares no Grand Salon, cujo valor é de 130€ (com winepairing).

Há dois anos que a Relais Châteaux e a Slow Food uniram esforços para criar este evento, que trabalha para a sensibilização das consequências globais das nossas escolhas alimentares. Um total de 30% dos gases de efeito de estufa são causados pelos sistemas de alimentação mundiais, especialmente pela agricultura industrial. Por isso, este festival celebra a gastronomia e a batalha contra as alterações climáticas ao selecionar produtos locais, sustentáveis e da época.

“Não poderíamos deixar de participar numa iniciativa destas, que está tão próxima dos nossos valores, e em total consonância com o ‘air du temps’”, considera Marita Barth, directora-geral do Grand House. Não perca a oportunidade de degustar este jantar especial, ao mesmo tempo que contribui para a causa do ambiente.


EVITE O OLHAR TRISTE NA HORA DA DESPEDIDA

 


Há 7 hotéis do Grupo Hoti Hoteis que promovem escapadinhas em família, sem deixar ninguém para trás.

Star inn Porto, Star inn Lisbon, Star inn Peniche, TRYP Lisboa Aeroporto, TRYP Caparica Mar, Meliá Setúbal e Meliá Braga Hotel & Spa são as unidades que estão preparadas para receber os mais fiéis companheiros dos hóspedes, que ficarão alojados com os donos nos respetivos quartos.

No check-in, os animais recebem um PET KIT de oferta constituído por um comedouro e um bebedouro, dobráveis para transporte, uma manta, um identificador de mala



Novidades da Ervideira






 O Flor de Sal não é apenas mais um projeto da Ervideira, é um projeto da 5ª geração.

A Ervideira sempre, desde o início, procurou assumir-se no mercado como uma marca premium, aliando o clássico à sua forma irreverente de mostrar o Alentejo.

É a quinta geração, Duarte Leal da Costa (júnior) e Bernardo Leal da Costa, (os dois filhos do atual produtor) que desenharam este novo projeto.

Um projeto jovem e diferente do atual portfolio Ervideira, esta marca nasce de forma inovadora, mas ainda assim muito consistente. Começa por uma gama Bronze, subindo pela Prata, Ouro e Diamond disponíveis apenas nos próximos anos. Agora, temos a gama Flor de Sal Bronze: vinhos de extrema qualidade aliados a uma imagem sofisticada, cuida e moderna, sempre num blend de duas castas diferente, quase sempre uma nacional e outra estrangeira. Uma metáfora aos dois irmãos: diferentes, que falam entre si, que produzem vinho… duas castas que se encontram, vivem e crescem juntas… que se complementam!



Crítico norte-americano sublinha “mais uma beleza da Falua”

O vinho Conde Vimioso Reserva Tinto 2017 acaba de ser distinguido nas publicações internacionais de referência para o sector dos vinhos, registando 92+ pontos Parker na Wine Advocate e 93 pontos na Wine Enthusiast, por Roger Voss.

O conceituado crítico norte-americano Robert Parker destaca as características aveludadas e os taninos robustos do Conde Vimioso Reserva Tinto 2017, reconhecendo-lhe potencial de guarda e mencionando-o como “mais uma beleza da Falua”.

Roger Voss, jornalista e profundo conhecedor de vinhos portugueses, pontua o Conde Vimioso Reserva Tinto 2017 com 93 pontos na Wine Enthusiast, recomendando que seja guardado até 2021 para potenciar o envelhecimento e a suavidade que caracterizam um vinho que considera “elegante e bem estruturado”.

O Conde Vimioso Reserva Tinto 2017 colhe os aromas e nuances das castas Touriga Nacional, Cabernet Sauvignon, Aragonez, Castelão e Syrah, envelhecendo durante 18 meses em barricas novas de carvalho francês. Com cor granada profunda e notas persistentes de fruta preta, é uma das apostas da Falua para distinguir o terroir do Tejo com assinatura da enóloga Antonina Barbosa.


PROVAS DE ALVARINHO E ENTRADAS GRATUITAS NO DIA MUNDIAL DO TURISMO

No próximo domingo, dia 27 de setembro, o Município Mais a Norte de Portugal vai assinalar o Dia Mundial do Turismo com entradas gratuitas nos espaços museológicos e com provas de alvarinho no Solar do Alvarinho, também gratuitas. Mas, não fosse este o destino de natureza mais radical de Portugal, Melgaço sugere ainda diferentes atividades, como rafting no Rio Minho, passeio TT Buggy/Moto4, canyoning e visitas a quintas de alvarinho.

E ainda, durante este dia, os turistas que visitem a Loja Interativa de Turismo ficarão habilitados a um prémio: a Loja terá em sorteiro três vouchers para atividades radicais - rafting no Rio Minho e canyoning no Rio Laboreiro. As sugestões do município complementam-se com a boa gastronomia e o alvarinho, que poderão ser apreciados em vários pontos do concelho.

 ESPAÇOS MUSEOLÓGICOS DISPERSOS PELO CONCELHO

 A rota cultural vai permitir a visita a vários pontos da vila melgacense, já que os espaços estão dispersos pelo concelho: Museu de Cinema Jean Loup Passek, Espaço Memória e Fronteira e o Núcleo Museológico de Castro Laboreiro.

No Solar do Alvarinho os turistas terão a possibilidade de degustar, gratuitamente, o magnífico néctar da região, o alvarinho.

 

Horário dos Museus e da Porta de Lamas de Mouro

Abril – setembro: das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 18h00

Outubro – março: das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h00

Encerrados nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1 de janeiro, e todas as segundas-feiras e domingo de Páscoa.

 

Horário do Solar do Alvarinho

Sala de Prova, Loja e Bar

Abril – setembro: das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 19h00

Outubro – março: das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 18h00

Encerra no domingo e segunda-feira de Páscoa, nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1 de janeiro

 

ATIVIDADES RADICAIS PARA OS MAIS AVENTUREIROS

 O dia poderá, ainda, ser preenchido com atividades radicais: às 10h rafting no Rio Minho - uma descida em grupo num bote pneumático, superando todos os obstáculos do rio (informações e marcações: geral@melgacoradical.com / 967 006 347); às 9h ou às 14h um passeio TT Buggy/Moto4, que possibilita percursos fascinantes em dois veículos diferentes (informações e marcações: geral@melgacoww.pt  / 933 459 751); e ainda uma atividade de canyoning, pelas 10h ou 15h, que consiste em caminhar sob as reservas naturais melgacenses (esta última atividade é organizada pela Montes de Laboreiro que oferecerá aos visitantes 10% de desconto - informações e marcações: geral@montesdelaboreiro.pt / 251 466 041).

 

CONHECER O ALVARINHO

Durante este dia, Melgaço sugere também visita a quintas de alvarinho:

- Quinta de Soalheiro: a marca possibilitará a experiência de diferentes provas de alvarinho e convida os visitantes a conhecerem a adega e apreciarem as deslumbrantes paisagens (informação e marcação: enoturismo@soalheiro.com / 251 416 769);

 - Quintas de Melgaço: proporcionará um dia de portas abertas, onde os turistas terão a oportunidade de provar as suas três grandes referências - Torre de Menagem, Loureiro Alvarinho QM e Alvarinho QM (informação e marcação: enoturismo@quintasdemelgaco.pt/ 251 410 020).

 

Uma imagem com vinho, interior, vidro, mesa

Descrição gerada automaticamente SOLAR DO ALVARINHO É O ESPAÇO MAIS VISITADO

Este foi um ano diferente, dada a situação pandémica, mas, assim que os espaços reabriram, com todas as medidas de segurança, os turistas voltaram a visitar Melgaço.

Dados do Observatório Turístico de Melgaço (relativos aos meses de verão – junho, julho e agosto) demonstram que o Solar do Alvarinho continua a ser o espaço preferencial: 4.979 visitas. Segue-se a Porta de Lamas de Mouro – 1.966; a Loja Interativa de Turismo – 1.220; a Biblioteca Castro Laboreiro – 1.070; o Museu de Cinema Jean Loup Passek – 899; o Museu de Castro Laboreiro – 585 e o Espaço Memória e Fronteira – 518. A Torre de Menagem encontra-se encerrada para obras de requalificação.

Estes números são o resultado de uma aposta clara da autarquia na qualidade dos espaços e do seu acervo. A oferta em Melgaço é completa: da natureza ao bem-estar, passando pelo Alvarinho e pelo fumeiro, dando uma volta entre a cultura e o património, sem esquecer o desporto. Localizado a menos de duas horas do Porto e perto da Galiza, Melgaço é um destino a não perder. Aqui, é possível descobrir histórias únicas, contadas com o rigor histórico, mas com as novas tecnologias apelativas e sem dúvida cativantes para o visitante, a sugestão é que se Descubra o que Melgaço Tem.

Emvirtude da situação de contingência, apela-se a que todos sigam, rigorosamente, as normas de segurança emanadas pela Direção-Geral da Saúde: uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social.

 

Howard’s Folly lança provas de vinho premium e workshop de enologia

 


Localizada no centro da cidade branca de Estremoz, a Howard’s Folly abriu as suas portas ao público para dar a conhecer os novos vinhos do premiado enólogo australiano David Baverstock, e ensinar o seu processo de vinificação através de um workshop interativo.

A equipa da Howard’s Folly criou uma seleção de novas experiências que dão a conhecer o quotidiano de uma adega urbana. O objetivo é compartilhar o conhecimento, experiência e visões modernas sobre a arte da vinificação dos seus enólogos, de uma forma divertida e interativa.

Os tours começam a partir dos 15 € com uma visita da adega contemporânea - com paredes cobertas de graffiti, obras de arte moderna e tanques de aço inoxidável pousados sobre um chão de betão polido -, a sala de barris em painéis de vidro e uma degustação dos três vinhos da gama Sonhador (branco, rosé e tinto) no luxuoso bar do restaurante.

Existe também uma prova vertical de vinhos tintos (25 €), que compara cinco colheitas diferentes de Sonhador tinto, e uma prova de vinhos brancos Howard’s Folly (20 €), do Alentejo e da região de Monção e Melgaço, conhecida pelos seus vinhos monocasta Alvarinho.

Quem procura uma experiência mais aprofundada pode optar pelo tour e degustação de vinhos Reserva e Premium (50 €). Esta opção dá aos participantes a oportunidade de degustar vinhos diretamente dos tanques e barris, descobrir os diferentes estágios de maturação e aprender mais sobre cada casta utilizada na produção dos vinhos Howard’s Folly, seguido de uma degustação de vinhos Reserva e Limited Edition no bar.

Para além dos tours e das degustações, David Baverstock criou uma experiência única: um Workshop de Enologia (100 €). Este exercício para enófilos curiosos, ensina sobre as características dos vinhos base de Howard’s Folly, que os participantes usarão para criar o seu próprio blend, usando as técnicas do enólogo australiano.

As degustações são feitas no acolhedor bar do restaurante The Folly e podem ser acompanhadas por uma seleção de alguns dos melhores queijos artesanais, enchidos, azeitonas e pão da região, ou por petiscos do menu do restaurante. Após a degustação, todos os participantes têm direito a um desconto de 10% na compra de vinho na loja da adega.

E uma vez que criatividade é a palavra de ordem na Howard’s Folly, a equipa também pode personalizar os tours e as degustações de acordo com as preferências de cada um. Uma das possibilidades é fazer um passeio até às vinhas em Portalegre, onde a viticultora irá explicar o processo de cultivo das uvas, seguido de uma prova de vinhos e de um piquenique entre as vinhas velhas, enquanto aprecia as magníficas vistas da Serra de São Mamede.

As reservas podem ser feitas por telefone +351 912 794 597 ou via e-mail: mariana@howardsfollywine.com.


TheFork lança o “Regresso aos Restaurantes

 


“Regresso aos Restaurantes” é um movimento mundial organizado pelo TheFork, que irá decorrer até 17 de novembro em mais de 18 países. A iniciativa vai mobilizar mais de 20 milhões de pessoas em todo o mundo e terá a participação de mais de 10.000 restaurantes (mais de 350 em Portugal) que vão oferecer descontos de 50% durante dois meses.

Depois de um verão difícil, os restaurantes enfrentam o mês de setembro com o receio de novas vagas e a necessidade de preencher as suas mesas. Perante um cenário económico desolador, com queda acentuada do poder de compra dos consumidores, aumento do desemprego e previsível retração da economia (segundo o FMI de 12,8%), o setor precisa, mais do que nunca, de soluções eficazes para avançar. O TheFork, respondendo às necessidades da restauração, e em colaboração com os vários espaços, lançou o “Regresso aos Restaurantes” para voltar a reunir os apreciadores da gastronomia e fazer face à queda da procura na restauração e hotelaria. Esta iniciativa irá permitir aos restaurantes participantes aumentarem as suas reservas e multiplicarem a sua visibilidade graças às ofertas especiais e ao investimento promocional que será feito através do TheFork.

Na situação atual de contração da procura e redução do poder de compra, a oferta de incentivos e descontos tornou-se a melhor aliada para aumentar a visibilidade dos restaurantes. Está comprovado que, a nível mundial, os restaurantes com ações promocionais de descontos multiplicam o seu e geram 4 vezes mais reservas que os restaurantes que não aderem.

 

 Reativação e impulso do consumo na restauração

 

A iniciativa “Regresso aos restaurantes” é também uma forma de aproximar a gastronomia e torná-la  acessível a todos, permitindo a quem viu o seu orçamento reduzido nos últimos meses, voltar a apreciar os seus locais preferidos ou a descobrir novos sabores com mais frequência. Durante dois meses, esta iniciativa vai incentivar a visita a mais de 350 restaurantes com descontos de 50% adicionados. Restaurantes de norte a sul do país e ilha da Madeira como Miss Jappa, Sommelier, Pap’Açorda, O Nobre, Saraiva´s, Espada, em Lisboa; D’Avenida Fine Dining, Terra Nova e Palato no Porto; Il Vivaldi, Mozart, Regional Flavours na ilha da Madeira são alguns dos espaços que já aderiram a este movimento para apoiar um dos motores da nossa economia. Para poder usufruir desta iniciativa, basta reservar através da app TheFork e saborear novamente o melhor da gastronomia.

 

Wonther alarga campanha de reciclagem de metais preciosos aos EUA


Marca portuguesa de joalharia ética e sustentável internacionaliza campanha e estende a iniciativa até ao final do ano. Ao enviar peças de prata usadas ou indesejadas, a Wonther oferece 20% de desconto em compras.

Em julho, quando a Wonther lançou a campanha LOVE, GIVE BACK, REPEAT o objetivo era promover a reciclagem e reutilização de metais preciosos em Portugal e alertar para o impacto ambiental da indústria de joias. Mas a recetividade nacional face à primeira iniciativa do género levou a marca portuguesa a alargar a campanha aos Estados Unidos da América e a prolongá-la até ao fim do ano.

“Assim que lançámos a campanha percebemos claramente um interesse pela iniciativa noutros países, mas o envio de peças para Portugal acabava por ser um entrave. E como o nosso ADN está muito preso à sustentabilidade, sabíamos que não podíamos deixar estas pessoas sem resposta. Rapidamente encontrámos soluções e estamos já aceitar peças nos EUA”, refere Olga Kassian, fundadora da Wonther.

Ao promover a reciclagem e reutilização de metais preciosos, a Wonther acredita estar a revolucionar o setor, diminuindo a mineração e a poluição provocadas por esta indústria, que é a segunda mais poluente do mundo.

 “Estamos no setor da joalharia conscientes de que não há metais preciosos 100% limpos ou ecológicos a não ser que sejam reciclados.”, acrescenta Olga Kassian.

Até 31 de dezembro de 2020, as peças podem ser enviadas ou entregues diretamente na Praça Conde de Agrolongo 123, 4700-312 Braga ou em 245 East Street, Honeoye Falls, New York 14472 UNITED STATES, em troca recebe 20% de desconto em compras. Posteriormente, a marca vai reciclar deviamente cada peça, dando-lhes uma segunda oportunidade.



 RallySpirit de volta a Barcelos em outubro

 

Está garantida a realização do RallySpirit 2020, este ano entre os dias 22 e 24 de outubro, em que os amantes de desporto automóvel poderão viver momentos únicos com a presença de alguns dos mais icónicos carros de ralis de todos os tempos.

 As emoções fortes voltam a Barcelos, Porto e Gaia, mas com redobrados cuidados com saúde pública, cumprindo um rigoroso plano de contingência, no âmbito da pandemia Covid-19, para proteção das equipas, público e restantes intervenientes.

 Sob o lema “Tempos excecionais exigem ralis de exceção”, a sexta edição do RallySpirit dará prioridade à saúde pública. A prova disputar-se-á em outubro, sob a égide das indispensáveis medidas protocolares de segurança sanitária e ao abrigo do plano de contingência traçado pela FPAK(Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting), sob as orientações da DGS, para a máxima proteção de todos os agentes envolvidos.

O pano de fundo será Barcelos, cidade responsável por acolher o arranque e o final da prova.

Não está prevista a presença de um Top Driver Internacional, mas isso não significará menos emoções na estrada, uma vez que a organização da X Racing volta a promover um parque automóvel muito exclusivo, com um bom número de “Grupo B”, que tornará o RallySpirit 2020 numa edição tão especial quanto as anteriores.

 O RallySpirit Altronix, prova automobilística em constante afirmação no contexto do Rally-Legends mundiais, conta, assim, na sua 6.ª edição, com uma verdadeira “chuva” de míticos carros de ralis, em especial destaque para os famosos “Grupo B”, que nos anos 80, coloriram a era dourada dos ralis.

 Em 2018 foi a primeira vez que o RallySpirit Altronix passou em Barcelos afirmando-se como uma prova ímpar no panorama do desporto automóvel nacional, tendo juntado mais de uma centena de carros, sendo que 30% dos participantes eram internacionais.


 “A Herdade” e “Variações” são os grandes vencedores dos Prémios Sophia 2020



Os grandes vencedores da oitava edição dos Prémios Sophia, que decorreu ontem no Casino Estoril, foram as longas-metragens A Herdade, do realizador Tiago Guedes, e Variações, do realizador João Maia. Ambos arrecadaram sete estatuetas.

A Herdade vence os prémios mais importantes de Melhor Filme, Melhor Realizador (Tiago Guedes), Melhor Argumento Original, Melhor Atriz Principal (Sandra Faleiro), Melhor Atriz Secundária (Ana Vilela da Costa), Melhor Montagem e Melhor Direção de Fotografia.

As distinções de Variações aconteceram nas categorias de Melhor Ator Principal e Secundário (Sérgio Praia e Filipe Duarte) e em cinco prémios mais técnicos - Melhor Guarda-Roupa, Melhor Maquilhagem e Cabelos, Melhor Banda Sonora, Melhor Canção Original e Melhor Som.

Fazendo o balanço da cerimónia o Presidente da Academia Portuguesa de Cinema, Paulo Trancoso, salientou “No balanço, a felicidade de se ter vencido «contra ventos e tempestades» e ter dado mais um passo na maturidade da Academia, sempre na homenagem e defesa intransigente do cinema português!“

Durante a gala, animada pelas atrizes Ana Bola e Joana Pais de Brito, foi ainda entregue o prémio Sophia Estudante a Ricardo M. Leite, da Escola Superior de Media Artes e Design e três prémios Sophia Carreira a Alfredo Tropa, António-Pedro Vasconcelos e Fernando Matos Silva. Numa noite atípica, pautada por fortes medidas de controlo sanitário, foram ainda recordados os grandes nomes da Sétima Arte portuguesa que faleceram no último ano, num momento In Memoriam, ao som da guitarra portuguesa.

Festival de Música de Almada

O Festival Sons de Outono volta a Almada, onde, de 26 de setembro a 31 de outubro, é possível assistir a seis concertos, todos gratuitos, sempre ao sábado, ao final do dia.

Dezasseis músicos executam o alinhamento deste ano, que se inspira no Conhecimento, dando continuidade a uma programação trianual, que começou em 2019 com o tema da Vontade, terminando em 2021, sob o signo do Destino.

Esta é uma forma de celebrar Fernando Magalhães, que a 20 de setembro de 1519, com 256 homens e cinco navios, deu início à primeira viagem de circum-navegação do planeta.

Regras a cumprir

Os concertos serão gratuitos, mas sujeitos à distribuição de bilhetes, de forma a garantir o respeito pela capacidade das salas.

Os bilhetes poderão ser levantados a partir de dia 19 de setembro, no Fórum Municipal Romeu Correia, em Almada, de terça a sábado, entre as 10h e as 13h e as 14h e as 17h.

Uma hora antes de cada espetáculo, respeitando a ordem de chegada das pessoas, é possível distribuir ingressos que sobrem.

Os espectadores deverão desinfetar as mãos à entrada, sendo ainda obrigatório o uso de máscara durante toda a permanência no interior dos espaços.

 

O primeiro concerto

O primeiro concerto do Festival Sons de Outono acontece no sábado, dia 26 e setembro, pelas 21h, na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, no Laranjeiro.

É interpretado pelo Emsemble 258, que nos traz uma seleção de música sacra barroca, que pretende aproximar o homem comum de Deus.

André Ferreira, Maria Bayley e Teresa Duarte são os músicos deste agrupamento, formado com o objetivo de recuperar o património musical europeu, sempre com uma cuidada atenção às fontes, contextos e formas de interpretação da época. 



Vindimas na Ervideira!



Chegou a melhor época do ano! Não… Não é só pelo calor, pela praia ou pelos almoços de domingo que se pegam ao jantar. Mas porque chegaram as VINDIMAS!!!

 

Para os vinhos, como o Invisível, vindimar à mão durante o dia não é opção, por isso a vindima nunca é algo que se possa viver junto. Mas este ano será diferente.

Este ano as vindimas vamos vivê-las juntos!!! A parte chata fazemos nós. Achamos que nenhum de vocês gostariam de se levantar as 2h00 da manhã para vindimar. Mas quando nos visitarem, já teremos um lagar cheio de uvas frescas que podem pisar. E não se engane, a nossa pisa não será em nada como aquelas que já viveu. Estas uvas, pisadas por si, serão o 100 Pés. Estas 4 variedades de uvas serão blend para o 100 Pés. Um vinho pisado por si e vinificado por nós. Um vinho que pode reservar no próprio dia em que pisa. O 100 Pés será o seu vinho; todos os meses receberá informações relativas ao blend, fermentação, estágios!

 

E não esqueçamos os detalhes deste programa! Um welcome drink, uma visita à adega, a nossa prova de mostos em fermentação… Tomamos as devidas precauções e estamos prontos para um mergulho na melhor “péscina” em que alguma vez mergulhou. E ficar cansado é obrigatório, porque não acaba aqui. Espera-nos uma prova de vinhos premium acompanhada dos melhores produtos que o Alentejo no pode oferecer!

 

A experiência de pisa estará disponível de 20 de agosto a 20 de setembro, e poderá ser reservada através do nosso website www.ervideira.pt



Hambúrgueres do Chef Chakall chegam a Vilamoura

Vilamoura, 4 agosto 2020. Maradona, Evita, Fangio e o Chef Chakall fizeram as malas e vão passar o mês de agosto a Vilamoura. A Argentina e os hambúrgueres com assinatura do chef argentino radicado em Portugal mudaram-se “de armas e bagagens” para o sul do país e, a partir de hoje, estão disponíveis na Área de Serviço da Galp, em Vilamoura. Até ao final do mês de agosto, será possível provar o famoso The Chakburger numa food truck que se situa dentro das instalações da referida área de serviço. Os hambúrgueres que fazem parte da carta, agora sobre rodas, estão disponíveis para consumo no local, mas também em take away (que pode ser pedido diretamente na food truck ou através de um QR code da Miap e levantado no local) ou, em delivery e com toda a comodidade e conforto através da UberEats. Basta para isso procurar em qualquer uma das plataformas por Chakburger Galp Vilamoura - escolher as opções no menu, fazer o pedido e pagar - tudo contactless seguindo as normas e recomendações de segurança deste período extraordinário. O pop up funciona todos os dias das 12h00 à 1h30, non stop.

Amanhã, dia 5 de agosto pelas 13h00, poderemos encontrar Chakall num showcooking junto à food truck. Na companhia de Maradona, Evita, Fangio, entre outros, Chakall dará a conhecer em detalhe o menu e os hambúrgueres com a sua assinatura.

Num verão atípico a nível mundial, a Galp e o chef Chakall decidiram marcar a diferença e inovar a oferta gastronómica por terras algarvias. Assim, Chakburger, que é um dos projetos mais recentes do dinâmico e criativo chef argentino, ganha agora um spot privilegiado para passar o verão e vai a banhos.

 

 



MicroFeiras de Artesanato ao Vivo no Largo da Porta Nova

 

A Câmara Municipal de Barcelos promove um ciclo de microfeiras de artesanato, todas as quintas-feiras do mês de agosto, no Largo da Porta Nova, entre as 10h00 e as 16h00, que tem como objetivo suprir os efeitos que a pandemia do Covid-19 teve numa das atividades económicas que mais sofreu com a pandemia, o artesanato.

 

Sendo Barcelos um território com uma identidade cultural e etnológica muito forte, com grande número de artesãos e uma grande variedade de artes e ofícios, dos quais se destaca, pela sua importância, a olaria, esta iniciativa tem como intuito apoiar e promover este setor e contribuir para o incremento económico dos seus agentes.

 

Cada feira será composta por seis artesãos, de forma rotativa, abrangendo o maior número possível de artesãos. Estes, apresentam o seu trabalho ao vivo, chamando a atenção dos milhares de pessoas que passam na cidade e na Feira Semanal de Barcelos.

 

O artesanato é uma parte integrante da cultura barcelense, inspirado nos mais variados temas da cultura e da sociedade e constitui uma manifestação da criatividade ímpar de comunidade artesanal, que faz de Barcelos, neste âmbito, uma das principais referências a nível nacional.


Moinho de Maré de Corroios reabre ao público esta sexta-feira

 

Na próxima sexta-feira, dia 7 de agosto, o Moinho de Maré de Corroios irá reabrir ao público, a partir das 17 horas, e a exposição permanente 600 Anos de Moagem no Moinho de Maré de Corroios aí patente, conta agora com novos painéis expositivos em que se incluem as ilustrações científicas de Mafalda Paiva e de Xavier Pita, que convidam à redescoberta do património representativo do concelho.

Tendo em conta as regras da Direção-Geral da Saúde, a lotação do Moinho de Maré de Corroios é de 7 visitantes, é obrigatória a utilização de máscara durante a visita, a desinfeção das mãos à entrada, o cumprimento da etiqueta respiratória, a manutenção da distância física e solicita-se que se evite o manuseamento dos objetos expostos. A visita não deve exceder os 20 minutos e será dada prioridade aos agendamentos, que poderão ser efetuados através do telefone número 210 976 112 ou do e-mail ecomuseu.se@cm-seixal.pt.

O Moinho de Maré de Corroios, edificado em 1403 por iniciativa do Santo Condestável Nuno Álvares Pereira, encontra-se conservado in situ, tendo sido adquirido em funcionamento pelo Município do Seixal em 1980, abrindo ao público em 1986 como um dos núcleos museológicos do Ecomuseu Municipal do Seixal. Permanece como um exemplo da utilização de energia das marés e da sua aplicação na atividade moageira, sendo uma das mais antigas estruturas desse tipo existentes no nosso País e na Europa. Situado no sapal de Corroios, área integrada na Reserva Ecológica Nacional, a relevância patrimonial do sítio foi reconhecida através da sua classificação como Imóvel de Interesse Público pelo Decreto n.º 29/84 de 25 de junho

 

CICLO DE CINEMA NA REGIÃO DOS VINHOS VERDES: ENTRE VINHAS E JARDINS DE AGOSTO ATÉ OUTUBRO

 

Entre 14 de Agosto e 16 de Outubro, a Região dos Vinhos Verdes promove um Ciclo de Cinema com uma dezena de sessões distribuídas entre vinhas e jardins, para descobrir filmes portugueses e estrangeiros na companhia de provas de Vinho Verde e experiências ao ar livre.

Com curadoria de Daniel Ribas e Rita Morais, o Ciclo de Cinema na Região dos Vinhos Verdes convida a apreciar a sétima arte fora de portas: na cidade do Porto, a Casa do Vinho Verde disponibiliza o anfiteatro natural do jardim com vista sobre o Rio Douro para um programa que ocupa fins-de-semana dos meses de Agosto e de Setembro com propostas como “Homenzinhos” (Ira Sachs), “Verão 1993” (Carla Simón) e “Tarde para morrer jovem” (Dominga Sottomayor).

Amarante, Felgueiras e Valença do Minho são os destinos da Região dos Vinhos Verdes onde se pode assistir a “Cinema Paraíso” (Giuseppe Tornatore), a 14 de Agosto na Casa da Calçada Relais & Chateaux e a 22 de Agosto na Adega Edmun do Val, ou “Aquele querido mês de Agosto” (Miguel Gomes), a 4 de Setembro na Adega Cooperativa de Felgueiras e a 16 de Outubro no Monverde Wine Experience Hotel, onde os restantes filmes em cartaz são exibidos a 21 de Agosto e 11 de Setembro.

As sessões têm início pelas 21h30 e são limitadas a um máximo de 50 pessoas. Os bilhetes estão disponíveis em www.vinhoverde.pt ou através dos contactos de cada espaço aderente.

 




De 20 de agosto a 20 de setembro é possível fazer parte da equipa da Casa Relvas e participar nas vindimas na Herdade de São Miguel, vivendo toda a cultura e tradição do vinho e da vinha no Alentejo

De 20 de agosto a 20 de setembro, a Casa Relvas volta a receber os amantes do vinho e da vinha para a vindima, na Herdade de São Miguel, no Redondo. Aqui vão dar a conhecer a arte de vindimar e o trabalho que todos os anos é desenvolvido na vinha e na adega nesta altura do ano.

O produtor alentejano volta a abrir as suas portas para um programa de vindimas que, integrado na sua atividade de enoturismo, pretende divulgar o processo da vindima e a essência do Alentejo, e partilhar bons momentos de convívio e descontração. O principal objetivo é proporcionar uma experiência inesquecível a todos os que se queiram juntar à equipa e vestir a camisola da Casa Relvas por um dia. E podem mesmo fazê-lo, porque uma t-shirt da Harvest Crew 2020 faz parte do kit de oferta, bem como um chapéu de palha e, este ano pelas razões que todos conhecemos, uma máscara será também oferecida a todos os participantes.

Com todas as medidas de segurança, e com o selo Clean & Safe, a Casa Relvas garante um dia bem passado. Em grupos únicos até 10 pessoas – e apenas com reserva de um grupo por dia - o programa de vindimas tem a duração de cinco horas e inclui várias atividades em que os todos poderão fazer parte da equipa e da família que é a Casa Relvas.

Pelas 11 horas (ou um pouco mais cedo nos dias mais quentes) o programa tem início com um passeio na vinha, com a identificação das castas e a análise sensorial de bagos, grainhas e engaços, seguida da vindima manual. Depois, já na adega, chega o momento que muitos anseiam, a pisa a pé, que por tradição são sempre momentos muito animados e que resultam em fotos divertidas para partilhar (#herdadesaomiguel #casarelvas #umdiaemsaomiguel). Ainda na adega da Herdade de São Miguel, seguem-se a prova de mostos e a remontagem do vinho de talha. Vindima feita, chega a hora da prova de vinhos. O programa de vindimas da Casa Relvas pode ainda incluir um almoço ao ar livre tipicamente alentejano com produtos locais, sendo este opcional na altura da reserva.

 

 Para aqueles que há muito se rendem a esta arte secular, ou para aqueles que sempre o quiseream experimentar, o programa de vindimas da Casa Relva é a proposta perfeita para um passeio ao Alentejo, e para viver uma experiência a recordar, e muito provavelmente repetir. Aqui o tempo passa devagar em boa companhia e, como afirma Alexandre Relvas, “queremos que quem nos visita possa ter este contato direto com a nossa terra, a nossa cultura e tradição, numa experiência que sabemos que não os vai deixar indiferentes, mesmo num ano diferente...Temos tudo preparado para receber em segurança quem queira vir passar um dia com a Casa Relvas”.

PROGRAMA DE VINDIMA 2020

 

Programa de 5 horas, incluindo:

Passeio na vinha | Identificação de castas e análise sensorial de bagos, grainhas e engaços

Vindima manual | Pisa a pé | Prova de mostos | Remontagem de vinho de talha

Prova de vinhos | Almoço (opção vegetariana disponível)

€40 s/ almoço | € 70 c/ almoço

Oferta de t-shirt e chapéu das Vindimas 2020

 

 CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

2 a 10 participantes, em grupo único (reserva de um grupo por dia)

Reserva com 72h de antecedência - enoturismo@casarelvas.pt

Obrigatório uso de máscara e distância de segurança

 

 



Novidades do Enoturismo

Na passada quinta-feira, dia 9 de julho, foi apresentada a primeira associação dedicada exclusivamente ao enoturismo, a APENO – Associação Portuguesa de Enoturismo, que nasceu em fevereiro de 2020 pelas mãos de Maria João de Almeida, wine writer e consultora de vinhos, e de uma equipa multidisciplinar especializada que se propõe a criar oficialmente o setor e a defender os interesses dos enoturismos nacionais.

Na sessão de apresentação online estiveram presentes Nuno Russo (Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural), Lídia Monteiro (Diretora Coordenadora do Turismo de Portugal), Bernardo Gouvêa (Presidente do IVV) e Frederico Falcão (Presidente da ViniPortugal).

 


20 a 23 e 30 de julho, Curso de Eneagrama, Programa de autoconhecimento e transformação

 

A WIF ACADEMY vai realizar no próximo dia 20 de julho, um curso de Eneagrama. Um programa onde poderá aprender a identificar as motivações para os seus comportamentos e a encontrar a chave para a sua transformação pessoal e para melhor se relacionar com as outras pessoas

Esta é uma oportunidade para olhar para si próprio e entender-se melhor.

Usando esta ferramenta milenar de autoconhecimento simples e profunda, vai poder enquadrar-se num dos 9 perfis e perceber exatamente as suas motivações para reagir de determinada forma tanto nas adversidades como nos momentos bons… ganhar consciência disso, é um passo essencial para conseguir escolher a transformação que quer que aconteça na sua vida.

O Curso será ministrado por Ana Sousa  Managing Partner da WIF PARTNERS, Formadora de Eneagrama (membro do Instituto Eneagrama Shalom – IESH) e facilitadora de processos de desenvolvimento pessoal.

Segundo Ana Sousa “a melhor forma de te conheceres, de te entenderes e de melhorares o relacionamento com outras pessoas, bem como de aceitares aquilo que menos gostas em ti, é conheceres-te melhor. Esta ferramenta (este mapa) ajuda muitíssimo a que consigas perceber muito sobre ti e os outros, que de outra forma levarias muito mais tempo a descobrir”

O Curso irá decorrer no formato online nos dias 20 a 23 e 30 de julho das 18:00 às 20:00 Horas. As inscrições estão disponíveis na página oficial do evento.

Já estão disponíveis datas para próxima edição e Etapa 2 – Subtipos, Instintos e Caminhos de Crescimento

 

Estrutura do curso ENEAGRAMA – Mapa de Autoconhecimento e transformação

 

Introdução ao Eneagrama

Enquadramento histórico – essencial ao entendimento da linguagem específica que usa

Centros de inteligência: Prática, Emocional e Mental

Tipologia: apresentação dos nove Tipos de Personalidade

Abordagem prática de caminhos de crescimento

 Em caso de dúvidas ou necessidade de esclarecimentos adicionais, contacte:

WIF Partners

Site Oficial: www.wif.pt

Página Oficial Evento: www.wif.pt/cursoeneagrama

Paula Resende paula.resende@wif.pt

Ana Sousa: ana.sousa@wif.pt




Pedro Martin lança #martinboutiquewinesvoucher2por1



A Martin Boutique Wines lançou a campanha #martinboutiquewinesvoucher2por1, com uma série de vídeos nos quais chefs de diversos restaurantes partilham as suas receitas, e, Pedro Martin, que acumula aqui o papel de produtor e de sommelier, sugere o vinho perfeito, do portefólio Martin Boutique Wines, para cada uma das iguarias propostas.

Adicionalmente, sugere a reserva nesses restaurantes oferecendo um desconto de 50% nas refeições para 2 pessoas (bebidas excluídas). Para usufruir desses descontos os clientes apenas terão que mencionar o código #martinboutiquewinesvoucher2por1 no ato de reserva feita diretamente com cada um dos restaurantes.

O fundador da Martin Boutique Wines gosta de inovar a trazer valor acrescido às suas propostas e numa altura crítica a nível mundial propõe um regresso diferente aos restaurantes e dessa forma dar também o seu contributo para impulsionar a economia nacional e num setor particularmente crítico.

Pedro Martin confessa que a seleção apresentada é uma escolha pessoal, “são alguns dos restaurantes onde gosto de almoçar ou jantar, de parceiros e amigos que estimo. Os chefs partilham algumas das suas receitas favoritas e é também uma forma didática de divulgar a gastronomia”.

Martin Boutique Wines é assim a primeira loja online onde o consumidor pode comprar um vinho e ter, por um lado, uma receita sugerida por um chef, que pode ser facilmente executada em casa, e ao mesmo tempo a harmonização do vinho com os pratos, sugerida pelo próprio Pedro Martin, na qualidade de sommelier, função que já desempenhou ao longo da sua carreira no 100 Maneiras ou no JNcQuoi, da Avenida da Liberdade, só para mencionar alguns.

Fazem parte deste “roteiro”, para já, Grenache, O Frade, Belmiro Restaurante, O Canhoto, Lisboa é Linda, BouBou’s e Sr. Lisboa. Pedro Martin faz uma escolha eclética, não se tratando de uma escolha apenas de restaurantes de comida tradicional portuguesa e para quem lê (ou vê) talvez não fosse a escolha óbvia e justifica: “é importante valorizar não só o que é nosso, sim, mas também todos aqueles que investiram e continuam a investir em Portugal, que compram a produtores portugueses, empregam portugueses, contribuem para a economia portuguesa.”

As receitas propostas por cada um dos chefs podem facilmente ser executadas em casa e os vinhos propostos adquiridos na loja online da Martin Boutique Wines. Os vídeos estarão disponíveis no site martinboutiquewines.com a partir deste fim de semana. Os descontos em refeições para 2 pessoas variam entre os 30% e os 50% e todos os contactos para reserva direta podem ser encontrados no site e nas redes sociais da MBW.

As receitas propostas variam entre Ravioli de Borrego, pelo chef Philippe Gelfi, do restaurante Grenache; Arroz de Pato (o melhor do universo, segundo Pedro Martin) pelas mãos de Carlos Afonso, o chef à frente do restaurante O Frade. Perdiz de Escabeche é a sugestão de Belmiro Jesus, responsável pelos destinos da cozinha do Belmiro Restaurante; Lulas ao Alho é partilhada por Gonçalo Canhoto, do restaurante O Canhoto, e um Cabrito em Crepinette da autoria do chef Vitor Hugo é a receita proposta pelo restaurante Lisboa é Linda de Fernando Santos. Já Pedro Sousa, chef do Sr. Lisboa, traz-nos duas propostas Vulcão de Bacalhau e um Risotto de Abóbora; e, esta primeira seleção fecha com uma sugestão no feminino de Louise Bourrat, a chef do BouBou’s, no Princípe Real: Ostras com Manteiga.


Campanha “Sabe Pela Vida” desafia consumidores a regressarem aos cafés, hotéis e restaurantes de Portugal

 

“Sabe Pela Vida” é a nova campanha promovida pela FIPA – Federação das Indústrias Portuguesas Agro- Alimentares, em parceria com a AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, e tem como objetivo promover o consumo fora do lar, desde uma bebida com alguns amigos até uma refeição em família, apelando a que os portugueses voltem a saborear a vida. Esta campanha surge numa altura em que o país necessita de dinamizar a sua economia e o canal HORECA em especial, após o período da COVID-19 que obrigou ao encerramento de várias atividades do setor– hotéis, restaurantes e cafés – que começam agora a reabrir portas.

Esta é também uma forma de ajudar a estimular a economia portuguesa, depois do Governo ter dado luz verde ao funcionamento de diversas atividades relacionadas com os vários setores nacionais. As empresas do canal HORECA pretendem voltar a funcionar em pleno, sem descurar as responsabilidades associadas à segurança e saúde de todos, de modo a ser uma alavanca da recuperação económica do País.

“Os empresários têm feito um enorme investimento para cumprirem as novas regras de segurança e voltarem a receber os clientes nos seus espaços. Este é o momento de desafiar os portugueses a saborearem a vida e a regressarem às esplanadas, cafés e restaurantes, ou mesmo a ficarem instalados em estabelecimento de hotelaria, pois todos estão preparados para os receber de forma segura. Falamos de toda uma cadeia de valor com um grande impacto na economia, que deve ser apoiada e que merece a confiança de todos nós. Estou certo que juntos, a Indústria Agro-Alimentar e o Canal HORECA, iremos ultrapassar os desafios que temos pela frente”, afirma Jorge Tomás Henriques, presidente da FIPA.

A indústria portuguesa agroalimentar e as atividades ligadas ao canal HORECA são responsáveis por mais de 500.000 postos de trabalho diretos.

Apoiam esta campanha

AICC – Associação Industrial e Comercial do Café

ANIL – Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios

Cerealis

Coca-Cola Portugal

Delta Cafés

Nestlé Portugal

Sociedade Central de Cervejas e Bebidas

Sovena Group

Sumol + Compal

Super Bock Group

Unilever FIMA







Vítor Sobral celebra 11 anos de Tasca da Esquina e homenageia Portugal com uma nova linha de conservas

 

No próximo dia 13 de junho, Dia de Santo António, padroeiro de Lisboa e não só, a Tasca da Esquina, a primeira tasca moderna de Lisboa, celebra 11 anos de existência. Num ano particularmente intenso para a restauração e para o país e o mundo, o chef Vítor Sobral faz questão de colocar Portugal ainda mais debaixo do holofote, no palco da gastronomia nacional, e de apelar ao que é Nosso.

Este ano que não festejaremos nas ruas os Santos Populares - pela primeira vez em quase 100 anos – o chef Vítor Sobral decidiu homenagear um produto rei desta quadra – a sardinha – e uma figura rainha de Lisboa e do país, a varina.

No dia 13, em que festeja os 11 anos de existência da Tasca da Esquina, Vítor Sobral apresenta o projecto das conservas Varina. São 7 conservas de sardinhas, homenageando uma das tradições mais portuguesas, cada uma com “um azeite de assinatura” criado por 7 chefs de renome nacionais: João Rodrigues, Henrique Sá Pessoa, Bertílio Gomes, Diogo Rocha, Noélia Jerónimo e Rui Paula, e o próprio Vítor Sobral. Todas as semanas, a partir de 20 de junho, estas sete conservas serão oferecidas com o Jornal Público – 30 000 por semana, num total de 210 000.

A primeira, distribuída no dia 20, foi criada pelo chef Vítor Sobral, que desempenhou um papel fundamental na divulgação da nossa gastronomia. É uma conserva de “Sardinha com azeite de manjericão, pimenta da Jamaica e pau de canela”, com recurso às especiarias tão portuguesas que a nossa Pátria revelou ao mundo. Segue-se a “Sardinha com Tomilho Limão”, da autoria do chef João Rodrigues, uma outra de “Sardinha com Salsa, Hortelã-menta, cardamomo verde e pimenta rosa”, criada pelo chef Rui Paula, e uma outra do chef Bertílio Gomes, de “Sardinha com orégãos e pimenta chilli picante”. Noélia Jerónimo junta-se a este lote com uma conserva de “Sardinha com orégãos e gengibre, grão de pimenta preta e coentro”, Diogo Rocha aposta na frescura com uma conserva de “Sardinha com hortelã verde, cardamomo verde e malagueta”, e Henrique Sá Pessoa surpreende com a combinação da sardinha e do manjerico.

De salientar que todos os ingredientes usados nas conservas Varina são 100% Portugueses, como o chef Vítor Sobral defende desde sempre. O azeite das conservas é Oliveira da Serra, as ervas aromáticas são da ‘Aromáticas Vivas’ (Viana do Castelo), as especiarias são da Rota das Índias. Os molhos são desenvolvidos na Paladin (Golegã) e a Fábrica de Conservas Portugal Norte (Matosinhos) fornece as sardinhas, de origem portuguesa.

“Este ano, como sempre - mas mais do que nunca -, é importante celebrarmos Portugal, os produtos portugueses, as nossas tradições, as Quinas”, afirma Vítor Sobral. Junte-se a esta celebração.




RUPO ROULLIER ELEGE FALUA PARA O ARRANQUE DO PROJECTO DE VINHOS EM PORTUGAL

A Falua foi adquirida em 2017 pelo Grupo Roullier, que elegeu uma empresa com 25 anos de história no mercado nacional e internacional para o arranque do projecto de vinhos em Portugal.

Presente noutras áreas de actividade em 131 países, o Grupo Roullier conta com mais de 8 mil colaboradores em todo o mundo e um volume de negócios superior a 2 mil milhões de euros, integrando a Falua como primeiro investimento no sector do vinho, reforçando a riqueza e a expressão de um terroir único.

Fundada em 1994 e sediada em Almeirim, onde instalou um moderno centro de vinificação, a Falua detém um total de 270 hectares – entre 70 hectares de vinhas próprias, aos quais se juntam 200 hectares de agricultores que acompanha há muitos anos – que dá origem a um portfólio diversificado que integra marcas de referência como Conde Vimioso, Falua, Monte da Serra, Nazaré North Canyon, Tagus Creek e Tercius. Com um volume de negócios acima de 7M€ em 2019, a Falua exporta 60% da produção para mais de 20 países em todo o Mundo, com destaque para a Polónia, Reino Unido, Brasil, Suíça, China e Colômbia entre os principais mercados.

Já no presente ano, abraça um novo desafio com a entrada na sub-Região Monção- Melgaço, na Região dos Vinhos Verdes, conhecida como o berço da casta Alvarinho e associada à produção de vinhos brancos de qualidade superior, com a compra de uma adega aí sediada, o que reflecte bem o objectivo inequívoco do Grupo francês em fazer crescer, com prestigio, o negócio de vinhos em Portugal.

Uma aposta séria e ambiciosa no sector dos vinhos em Portugal levou o Grupo Roullier a formar uma nova equipa de gestão, com a missão de criar e desenvolver um projecto de vinhos sólido e de sucesso em Portugal e no Mundo: Rui Rosa, Administrador da filial do Grupo Roullier em Portugal há mais de 20 anos, acumula desde 2017 a Administração do Grupo para o sector vitivinícola.

Antonina Barbosa, ligada ao sector dos vinhos há 20 anos e à Falua desde 2004, assumiu em 2019 a Direção Geral do projeto de vinhos, acumulando com a Direção de Enologia. Na área comercial conta agora com duas Direções Comerciais - António Montenegro no Mercado Nacional e Nicolas Gianonne na Exportação, ambos com experiência e resultados reconhecidos no sector. Ao longo dos últimos meses a Falua tem ainda restruturado áreas fundamentais como a Viticultura, Produção, Marketing, Comunicação e Qualidade, mantendo equipas experientes e altamente qualificadas como garante do futuro do seu projecto.



Raríssimo By Osvaldo Amado


Enólogo há 32 anos, Osvaldo Amado está entre os profissionais mais reconhecidos de Portugal. Já fez vinhos em vários países do mundo, contabilizando mais de 600 milhões de garrafas, mais de 1100 prémios e inúmeras distinções profissionais. Atualmente é diretor de enologia no Grupo Global Wines, produtor de vinhos como Casa de Santar, Cabriz ou Quinta do Encontro. Com um currículo tão vasto, fazia falta partilhar a paixão e dedicação ao mundo dos vinhos, agora com um cunho pessoal.

Para o enólogo Osvaldo Amado o vinho é sinónimo de vida, de entrega, de paixão. Não se imagina a fazer outra coisa e garante: “sinto-me feliz e muito motivado para fazer ainda melhor, para proporcionar aos apreciadores de vinhos, momentos perfeitos de degustação”. Com 32 anos de experiência a fazer vinhos em todas as regiões de Portugal e em vários países do mundo, o diretor de enologia do Grupo Global Wines, produtor de vinhos como Casa de Santar, Cabriz ou Quinta do Encontro, só admite trabalhar com qualidade e prova disso são mais de 1100 prémios recebidos, entre Medalhas de Ouro e Prata, a nível nacional e internacional, sem falar em distinções profissionais, como já ter sido eleito “TOP Winemaker” no Concurso “Wine Master Challenge”, e premiado como “Enólogo do Ano” pela Revista de Vinhos ou “Enólogo de Mérito” pela revista Paixão Pelo Vinho.

No final do ano passado o percurso profissional cresceu, com a apresentação de um sonho, materializado na apresentação da sua marca de vinhos: Raríssimo By Osvaldo Amado. O espumante Extra Bruto Blanc de Blancs de 2006 chegou aos pontos de venda mesmo a tempo da passagem de ano, com a promessa de a ele se juntarem outros vinhos, igualmente raros, plenos de complexidade, que surpreendessem pela originalidade, com um toque do seu criador. E finalmente, chegou esse dia! A gama de vinhos Raríssimo By Osvaldo Amado já está disponível em cerca de 50 garrafeiras selecionadas de Portugal e nos restaurantes de referência.

Devidamente protegidas por um luxuoso estojo, as garrafas de design francês encerram o precioso líquido e prendem o olhar pela elegância de cada nobre detalhe, onde sobressai a marca “Raríssimo” gravada num rótulo de estanho. A gama é composta por edições limitadas e irrepetíveis de dois brancos, um clarete, um tinto e um espumante.

O Raríssimo By Osvaldo Amado branco DOC Bairrada 2015, foi elaborado 100% com a casta Arinto. Apresenta uma cor citrina intensa e aspeto cristalino. Revela nuances de frutos tropicais, com notas exóticas e muita complexidade aromática, que transporta para o sabor, deslumbrando pela frescura, pelo distinto volume de boca e grande persistência. Perfeito para beber já, promete grande longevidade.

Feito com 85% de uvas da casta Encruzado, 10% de Bical e 5% de Malvasia Fina, o Raríssimo By Osvaldo Amado DOC Dão branco 2011, é um vinho surpreendente e arrebatador. “Não há outro vinho assim em Portugal”, garante o enólogo e produtor, salientando que “é um vinho que tem um perfil e frescura únicos, de grande untuosidade, que é muito gastronómico, complexo e distinto. Seguramente um ícone de Portugal”, remata.

O Raríssimo By Osvaldo Amado espumante DOC Bairrada Extra Bruto Blanc de Blancs de 2006, 100% Arinto, contou com estágio de 13 anos em garrafa sur lie e 12 meses após o dégorgement. Revela cor palha atenuada com tons esverdeados, tem aspeto cristalino e uma bolha muito fina e persistente. O aroma é pleno de complexidade e intensidade, predominando a redução de citrinos, cereal tostado, biscoito, panificação e especiarias doces. Na boca, tem musse crocante, excelente frescura, muito elegante e de longa persistência final. Uma proposta que vai acompanhar delicadas iguarias, elevando à perfeição momentos especiais e de celebração da vida.

Dezanove anos depois, chega um vinho tinto absolutamente extraordinário, de uma complexidade deslumbrante, apenas equiparável ao que de melhor se faz no mundo: o Raríssimo By Osvaldo Amado tinto 2001 DOC Dão. Um vinho cheio de vida, que preenche os sentidos, sugerindo notas de outono, de vegetal seco, tabacos finos, derivados de cacau, especiarias, em absoluto equilíbrio, deixando adivinhar um nobre envelhecimento em garrafa.

Também não poderá deixar de provar o Raríssimo By Osvaldo Amado Clarete DOC Dão 2013. É um vinho que agrada naturalmente, surpreendendo pela originalidade, autenticidade, riqueza de aromas, sabores e pela amplitude gastronómica, elevando os sentidos. “Não há Claretes Clássicos no mercado” destaca Osvaldo Amado. E este é absolutamente arrebatador, preenche-nos pelas notas de bosque, especiarias, fungos nobres e tabacos maturados, deixando ainda um sabor intenso e complexo, muito macio, elegante e harmonioso.

 


Portugal já tem a sua primeira concept store de queijo

 

A Queijaria Machado abriu no Chiado, em Lisboa, em plena pandemia da Covid-19. Um conceito inovador, dirigido a um público conhecedor e apaixonado pelos melhores queijos do mundo, num edifício icónico da cidade.

Lisboa conta com um novo espaço de eleição para os apreciadores dos bons sabores e amantes do queijo, em particular. Trata-se da Queijaria Machado, situada no Chiado, que se assume como a “primeira cheese concept store” em Portugal, um lugar singular onde é possível obter uma experiência única no mundo dos queijos.

Nos 250 metros quadrados da loja, os visitantes podem circular por vários espaços com funções distintas, mas que se complementam. A Queijaria Machado oferece uma sala de maturação (“Affinage Room”), onde os affineurs selecionam e melhoram os queijos e estes podem ser vistos nas suas diversas fases; uma sala de prova (“Tasting Room”), onde se servem refeições ligeiras tendo o queijo como ingrediente principal; e uma sala de aula para workshops e cursos (“Training Room”), onde decorrem as formações com instrutores certificados pela Academy of Cheese do Reino Unido, uma das mais prestigiadas associações mundiais do setor de que a loja portuguesa é associada.

O espaço é ainda valorizado com um balcão de venda ao público (“Meet the Cheesemonger”) que oferece a oportunidade de degustar no local ou adquirir os melhores queijos e uma gama de produtos complementares, como vinhos, compotas, geleias, tostas e vários tipos de sal e mostardas. Tudo isto sempre acompanhado por um cheesemonger (especialista em queijo) profissional.

O ambiente tira partido das características únicas do espaço no edifício Duques de Bragança, na Rua Victor Cordon, 43, um dos mais icónicos edifícios da cidade de Lisboa, com um passado que remonta ao século XVI e aos antigos Paços do Duque de Bragança. O edifício foi integralmente reabilitado, preservando os elegantes detalhes arquitetónicos da traça original, com destaque para as fachadas e os vãos em forma de ogiva.

“Temos a melhor seleção de queijos artesanais e DOP de todo o mundo, com algumas referências portuguesas”, explica João Machado, que além de ser o principal sócio do projeto é também um cheesemonger profissional. E o mentor do projeto acrescenta: “Criámos um novo conceito dirigido a um público exigente e o nosso objetivo passa por proporcionar ao cliente a melhor experiência na degustação de queijos”.

No total são mais de 50 referências disponíveis, onde predominam os produtos franceses, britânicos, portugueses, espanhóis e suíços. O menu inclui iguarias como o Liconshire Poacher Smoked, do Reino Unido; os franceses Comté 18 meses e Livrarot; o suíço Vacherin Fribourgeois, o Manchego Curado Ntra. Sra. De Fuentes, de Espanha; ou os portugueses Serra amanteigado e Serpa.

Para além do atendimento e aconselhamento direto ao público, a Queijaria Machado oferece também ações dirigidas ao mercado empresarial, através de formações para o mercado da restauração, sessões de provas para empresas ou eventos corporativos.







Stay Hotels lança campanha para profissionais de saúde

 

A STAY HOTELS, rede hoteleira nacional, acaba de lançar a campanha “STAY HERO”, dirigida aos profissionais de saúde, para agradecer o esforço e dedicação de todos na luta contra o COVID-19. Os profissionais de saúde passam a usufruir de uma oferta de 10% sobre a Melhor Tarifa Disponível, em reservas diretas, nas unidades STAY HOTELS de norte a sul do país. A campanha é válida para reservas até 31 de dezembro de 2020.

Para aceder às condições especiais, as reservas devem ser feitas diretamente no site stayhotels.pt, por telefone, e-mail ou ao balcão das unidades do Grupo. O desconto é aplicado no ato do check-in, mediante apresentação de um comprovativo de profissão.

 

A STAY HOTELS reabriu 5 das suas unidades no início do mês de junho, ostentando o selo “Clean & Safe” do Turismo de Portugal. Em todos os hotéis foram reforçados os procedimentos de higiene e segurança, cumprindo todas as recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS) e do Turismo de Portugal. Mais informação em www.stayhotels.pt/covid-19.




Última oportunidade de ganhar uma viagem à Tailândia

 

Até 12 de Junho ainda pode concorrer ao Passatempo “Go Local in Amazing Thailand”

 

https://amazingthailand.turismotailandes.org.pt/

 

Neste passatempo, os concorrentes são desafiados a responder a um quiz de escolha múltipla sobre temas relacionados com a Tailândia mais “local” e desconhecida do grande público, podendo aceder ao mesmo para iniciar, corrigir ou completar as respostas em qualquer altura, desde que seja até às 23:59, do dia 12 de junho. Podem concorrer os cidadãos com mais de 18 anos, residentes em Portugal.

Ao fim das oito semanas, os participantes que registarem, pelo menos, 80 por cento de respostas certas habilitam-se ao sorteio dos 11 prémios, que se realiza no dia 27 de junho de 2020, às 12h00. Devido aos constrangimentos provocados pelo COVID-19 e às recomendações da Direção Geral de Saúde para se evitarem aglomerações de mais de 10 de pessoas na região de Lisboa e Vale do Tejo, o sorteio vai ser realizado online, sem a organização de qualquer evento, e os resultados serão divulgados de imediato na página de Facebook da Autoridade de Turismo da Tailândia em Portugal.

O primeiro prémio será, como habitualmente, uma viagem dupla à Tailândia oferecida pela Travelwings, mas haverá ainda mais dez magníficos prémios, oferecidos pelos hotéis Melati Beach Resort & Spa, Khaolak Merlin Resort e Elephant Hills Luxury Camp, pelo restaurante Siam Square, pelos espaços de massagens Sukkee Spa e Thailanna, pela Loja EtnikSpring e pelo escritor José Luís Peixoto.



Adiamento - FIA – Feira Internacional do Artesanato 2020



A Fundação AIP acabou de anunciar que que devido à situação mundial que se vive atualmente com a pandemia do COVID-19 e seguindo as recomendações da DGS – Direção Geral de Saúde e da OMS –Organização Mundial de Saúde, entendeu adiar a FIA 2020, que estava prevista realizar-se de 27 de junho a 5 de julho, na FIL – Feira Internacional de Lisboa.

A Fundação AIP, após auscultar diferentes parceiros e entidades públicas e privadas do sector considera que não estão reunidas as condições para poder assegurar a realização da FIA 2020 na data anunciada, pelo que a mesma é agora adiada, para nova data a anunciar oportunamente.


Diretos do Instagram com a companhia da Cereja do Fundão

A chef Filipa Gomes e a fadista Gisela João estreiam, dia 20 de maio, às 18h, os diretos do Instagram com a companhia da Cereja do Fundão. Até sábado, quatro lives e dez convidados participam no “As Conversas são como Cerejas”, uma iniciativa da Câmara Municipal do Fundão integrada na Campanha da Cereja do Fundão 2020.

Quinta-feira, dia 21 às 18h, é a vez de Carla Rocha, Ana Galvão e Joana Marques se sentarem à conversa, num direto que terá como anfitriã Ana Galvão. Seguem-se António Raminhos e Catarina Raminhos, dia 22, também às 18 horas, na página de instagram de Raminhos. Sábado, o ciclo de conversas em direto encerra com Ana Bacalhau e Rita Redshoes, desta vez às 21h30. Os diretos decorrem nas páginas de Instagram dos convidados.

Concertada no âmbito do conselho consultivo da Indicação Geográfica Protegida da Cereja do Fundão e promovida pela Câmara Municipal do Fundão, a Campanha da Cereja do Fundão 2020 inspira-se no provérbio “As Conversas são como as Cerejas”. Até meados de junho está prevista a entrega em casa de Cereja do Fundão. Do programa constam ainda sessões de live cooking com o chef Martinho Moniz.

20 de maio – 18 h

Filipa Gomes e Gisela João

Anfitriã: @_filipagomes_

21 de maio – 18h

Carla Rocha, Joana Marques e Ana Galvão

Anfitriã: @apaginadaanagalvão

22 de maio – 18h

António Raminhos e Catarina Raminho

Anfitrião: @raminhoseffect

 

23 de maio – 21h30

Ana Bacalhau e Rita Redshoes

Anfitriã: @anabacalhau

#conversascomocerejas #cerejadofundão #boasconversas

Instagram: @cerejadofundao

Facebook: https://www.facebook.com/cerejadofundaoaoriginal   

 

 

Santini reabre as suas portas e reforça presença no Porto

Em pleno desconfinamento face à pandemia do Covid-19 e mesmo a tempo do Verão que se aproxima, a Santini, reabriu esta semana as lojas de Cascais Baía e Carcavelos e inaugura a nova loja da Rua das Flores, no Porto. Foram criados procedimentos internos de segurança para garantir a segurança dos seus clientes e funcionários, de acordo com as indicações da DGS.

A Santini inaugura a sua segunda loja no coração da cidade invicta, que se vem juntar à já conhecida loja do Largo dos Lóios. A histórica e movimentada Rua das Flores irá acolher a nova loja Santini, que se distingue pela decoração alegre e divertida com frutos e flores para reforçar a essência e simplicidade da marca e homenagear o nome da rua. O novo espaço conta com uma esplanada.

De momento, a Santini vai manter as lojas de Belém, Telheiras e Parque das Nações em regime de take away. Poderá também optar pelas encomendas ao domicílio feitas através do serviço “Santini em casa”.

 

 


Inscrições abertas para o Leilão das Maiores Cerejas do Fundão

 

O Leilão das Maiores Cerejas do Fundão realiza-se amanhã, sexta-feira, 15 de maio, às 11h00. Em licitação estarão as cerejas de maior calibre e o valor angariado reverte a favor de equipamentos de proteção individual para pessoal dos lares do concelho do Fundão.

Para participar, basta enviar uma mensagem privada através do Facebook do Município do Fundão, indicando o e-mail e contacto telefónico. Será, depois, facultado um link de acesso à sala de leilões virtual.

A sessão decorrer partir da Sala da Imprensa do Casino Fundanense e será transmitida ao vivo através da página de Facebook do Município.

Esta é uma das iniciativas previstas para promover a Cereja do Fundão que, este ano, se inspira no provérbio “As Conversas são como as Cerejas”. Entre 20 e 23 de maio, nove convidados participam em conversas em direto no Instagram com a companhia da Cereja do Fundão. Filipa Gomes e Gisela João, Carla Rocha, Ana Galvão e Joana Marques, António Raminhos e Catarina Raminhos, Ana Bacalhau e Rita Redshoes são os anfitriões desta iniciativa, que decorre nas suas páginas no Instagram. Dias 28 e 29 de maio é a vez do chef Martinho Moniz fazer um live cooking inspirado na Cereja do Fundão, desta vez, na página oficial do Facebook da Cereja do Fundão.

#cerejadofundão #conversascomocerejas #boasconversas

 

Adegga apresenta primeiro serviço de sommelier privado em Portugal

 

Para assinalar as 100 lojas, o Adegga Marketplace, plataforma criada pela equipa Adegga para apoiar os produtores portugueses a vender vinho online, lança o primeiro serviço de sommelier privado de uma loja de vinhos em Portugal.

Gonçalo Patraquim, sommelier oficial da Portugal Wine Week , inaugura o serviço, estando à distância de um e-mail, mensagem no chat Adegga ou chamada telefónica, pronto para recomendar, esclarecer, ajudar na selecção de vinhos ou tirar dúvidas sobre possíveis harmonizações.

O serviço telefónico está disponível diariamente, entre as 18 e as 20 horas, sem qualquer custo adicional, e destina-se a consumidores de vinhos portugueses que procuram um acompanhamento personalizado e eficaz nas suas compras.

Em funcionamento há cerca de dois meses, o Adegga MarketPlace conta já com mais de mil vinhos, disponíveis para venda em mais de 100 lojas de pequenos e grandes produtores portugueses, garantindo uma oferta de todas as regiões e dando oportunidade a produtores de pequena escala de terem os seus vinhos à venda ao lado das maiores empresas do sector. A entrega em casa do Cliente decorre em 48 horas sem custos para valores mínimos de compra e leva os melhores vinhos portugueses a todo o País, garantindo a qualidade da oferta e vantagens para clientes fidelizados.

“O Adegga era já pioneiro na venda de vinho online associada aos eventos, por isso, apenas tivemos de ajustar o nosso modelo às reais necessidades deste momento económico e criar lojas que ajudem os produtores portugueses – sejam de pequena dimensão ou grandes empresas - a manter o seu negócio activo e a chegar a novos públicos. Hoje, com mais de 100 lojas e marcas fortes como Altano, Esporão, Casa Ferreirinha, Casa de Vilacetinho, Dow’s, Herdade Aldeia de Cima, Kranemann, Lavradores de Feitoria, Mouchão, Quinta Maria Izabel, Quinta do Monte d'Oiro, Quinta de Vale D. Maria, Quinta do Vesúvio, Sandeman ou Vicentino alcançamos uma dimensão que nos permite garantir ao sector a promoção de vendas junto do consumidor, levando a cada Cliente os melhores vinhos do País”, refere André Ribeirinho, co-fundador do Adegga.

 

 

Fresco, funky, cool: é assim o novo concurso de arte da Niepoort

 

Um concurso fora da caixa, ou melhor, dentro do rótulo, é a proposta da Niepoort para todos os que queiram exteriorizar a sua arte numa altura em que nos é pedido que fiquemos dentro de portas. Em Maio, o concurso Nat Cool Art, o primeiro concurso de arte internacional da Niepoort, vai desafiar todos os que queiram participar em Portugal e pelo mundo a pintarem a sua versão do rótulo da garrafa de vinho Nat Cool – que muito mais que um vinho, é um conceito.

A ideia inicial surgiu em 2019, quando as pessoas, de forma espontânea, acrescentavam os seus rabiscos artísticos ao rótulo original do primeiro Nat Cool, o Drink Me. O sugestivo olhar do rótulo com um espaço em branco na parte de baixo, da autoria do artista e ‘designer’ Francisco Providência, convida ao desenho. A partir daí, e dada a extensa tradição de cartazes da Niepoort ao longo dos anos, pareceu a Dirk Niepoort absolutamente natural promover um concurso para os que quiserem enviar a sua versão artística deste rótulo.

Até dia 31 de maio, cada pessoa pode enviar até 3 propostas de rótulos para o email natcoolart@niepoort.pt, através de fotografia ou digitalização, em dimensão A4. As regras encontram-se no site http://natcoolart.com/, e as propostas irão sendo publicadas nas redes sociais, com o hashtag #natcoolart. Não é indispensável ter consigo uma garrafa Nat Cool para poder submeter o seu rótulo a concurso – pode fazer ‘download’ do rótulo e dar-lhe a roupagem artística que entender. O vencedor receberá uns apetecíveis 500 euros em vinhos Niepoort, e verá o seu rótulo ganhar vida nas garrafeiras, aquando do lançamento da próxima edição limitada de Nat Cool (cerca de 3000 garrafas).

O júri, composto por Dirk Niepoort, proprietário da Niepoort, pelo seu filho Daniel Niepoort, por Francisco Providência, artista e autor do rótulo original do Nat Cool, por João Noutel Artist, e por Tiago Dias da Silva, director-geral da Quinta Maria Izabel, no Douro, deliberará qual dos rótulos traduz melhor o espírito “cool e funky” dos Nat Cool, vinhos naturais, descomprometidos e fáceis de beber, que querem ser uma representação de vários “terroirs” em Portugal.

 

 





 O Mundo precisa de mais do que vinho!


Na continuação da estratégia da empresa, procurando a inovação a Ervideira reinventa-se novamente tendo iniciado a produção de Álcool Gel, segundo as normas da OMS apresentado   em frascos de 500ml e recargas de 3l, disponível não só em várias farmácias e mercearias, mas também on-line e que pode ser adquirido em www.ervideira.pt, e entregue em casa no espaço de 48h.

 

Grupo aposta em campanhas para destinos seguros a Sul

 

Os hotéis da Sonae Capital estão a preparar campanhas para arrancar já a 15 de Maio, que apostam no mercado nacional e em novas formas de viajar após o confinamento obrigatório da população. Tróia e Lagos são destinos recomendados como seguros, longe de multidões e com serviços ajustados à nova realidade social.

Para além da assegurarem todos critérios de higiene e segurança impostos pelo Turismo de Portugal para a obtenção do selo “Clean & Safe”, a Sonae Capital está a desenvolver um conjunto de medidas complementares que reforçam a garantia de segurança sanitária e procedimentos de higiene nas unidades Aqualuz Troia, Troia Residence e Aqualuz Lagos.

Férias junto ao mar, em contacto com a natureza, em destinos únicos beneficiam também de vantagens exclusivas, com uma oferta de alojamento dotada de espaçosos apartamentos, que permitem uma resposta eficaz às novas exigências dos Clientes e acrescentam serviços ao portfólio, para que os portugueses aproveitem Portugal com a garantia de segurança.

 

 

UNILEVER FOOD SOLUTIONS LANÇA SERVIÇO GRATUITO PARA AJUDAR A APROXIMAR OS RESTAURANTES DA VIZINHANÇA

A Unilever Food Solutions lançou uma nova plataforma, a My Local Eatz, para encorajar os consumidores a apoiar os restaurantes locais. Portugal é o primeiro país onde o grupo Unilever está presente a lançar esta plataforma que pretende unir consumidores e restaurantes.

Muitos restaurantes estão concentrados nas entregas ou serviços de takeaway como forma de sobreviver durante este período de confinamento.  A Unilever Food Solutions quer por isso apoiar estes negócios locais, ajudando os consumidores a identificar quais os restaurantes que ainda estão a servir refeições na sua localidade.

A Plataforma My Local Eatz tem um processo de adesão simples e não tem custos para os restaurantes, pois não tem comissões associadas – isto significa que os consumidores sabem seguramente que ao usarem a My Local Eatz a totalidade da sua encomenda beneficia o restaurante e o local. A nova plataforma vai estar disponível em todo o território português.

Ao usar a My Local Eatz, os restaurantes poderão partilhar os seus menus e os detalhes de contacto para receber os pedidos. Os consumidores podem procurar facilmente os restaurantes da sua localidade que têm serviço de entrega ou takeaway e filtrar a lista pela preferência dos pratos confecionados para ver quais estão de momento abertos ou encerrados. De referir que esta plataforma não tem quaisquer custos também para o consumidor e é de fácil utilização.

 



Viajar no sofá: museus alemães oferecem visitas virtuais

Muitos museus da Alemanha estão de portas abertas online, permitindo explorar as suas importantes coleções a partir de casa. Melhor ainda, nalguns casos é possível entrar em alas temporariamente encerradas para restauro, como é o caso da que acolhe o famosíssimo Altar de Pérgamo no museu mais visitado de Berlim. Também estão disponíveis cursos de arte gratuitos e até há visitas guiadas via Instagram.

O incontornável Museu Pergamon

Na Ilha dos Museus, Património da Humanidade, este museu mundialmente famoso é o mais visitado de Berlim e não admira: preserva conjuntos arqueológicos arquitetónicos, magníficos tesouros do Médio Oriente, da Arte Islâmica e da Antiguidade Clássica. Uma das maiores atrações é o Altar de Pérgamo (e daí o seu nome), obra-prima helenística que só poderá ser de novo apreciada dentro de três anos pois essa ala encontra-se encerrada para restauro. Até lá pode ser vista online, tal como Porta de Isthar da Babilónia ou a do Mercado de Mileto, do século II e muitas outras preciosidades: https://bit.ly/2XuPyG0 

700 anos de arte no Museu Stadel

Fica em Frankfurt e é um dos mais importantes museus alemães: sob um único teto exibe 700 anos de arte europeia desde o início do século XIV até ao presente, acolhendo cerca de 3.000 pinturas, 600 esculturas, mais de 4.000 fotografias e 100.000 desenhos e gravuras. Destacam-se obras de artistas maiores como Dürer, Botticelli, Rembrandt, Vermeer, Monet, Picasso, Bacon ou Richter. Na sua oferta digital é possível explorar a coleção https://bit.ly/2yb27M4 , ver como era o museu no século XIX https://bit.ly/34vJcI0 e até fazer um curso de História da Arte online https://bit.ly/3efWugf .

Mercedes-Benz, mais que automóveis

Os fãs de automóveis vão adorar esta visita mas a verdade é que o museu, situado em Estugarda, agrada a um público bem mais vasto pois a coleção surge muito bem contextualizada, colocando em paralelo à evolução técnica momentos incontornáveis a nível mundial como o final da I Guerra ou a Queda do Muro de Berlim. O edifício – por sinal premiado – oferece uma autêntica viagem no tempo, permitindo apreciar o primeiríssimo automóvel da História e mais 160 veículos. Agora pode ser descoberto aqui https://bit.ly/3ccRkjj e a visita guiada está disponível no Instagram: https://bit.ly/2xq62Vj .

Monet no Museum Barberini

No centro histórico de Potsdam, a cerca de meia hora de Berlim, o Museu Barberini ocupa um belo palácio que foi destruído durante a II Guerra Mundial. Recuperado com esmero, inaugurou há apenas três anos e acolhe obras desde os Velhos Mestres à arte contemporânea. De momento exibe a mostra Monet: Places, com quadros que o artista pintou em lugares como a Normandia ou Veneza e que pode ser visitada online aqui: https://bit.ly/2xnjJEB .

Arte e tesouros de Dresden

Cidade monumental conhecida por “Florença do Elba”, tem uma oferta museológica tão interessante e ampla que a dificuldade é escolher o que visitar. A boa notícia é que alguns museus podem ser explorados online, como é o caso do Albertinum, com a sua galeria dos Novos Mestres, onde estão representados desde Paul Gauguin e Vincent Van Gogh a Neo Rauch e Ai Weiwei. Outra visita virtual obrigatória é o Residenzschloss, ou Palácio Real, com tesouros de valor incalculável reunidos no Green Vault; a mais antiga e importante coleção de arte otomana fora da Turquia; e um belíssimo conjunto de armaduras e armas cerimoniais. Está tudo aqui: https://bit.ly/3eisOiq .

E há muito mais no Google Arts…

A Alemanha está representada no Google Arts & Culture com 122 coleções, permitindo visitar virtualmente, entre outros, o Deutsches Museum de Munique, um dos mais reconhecidos museus de ciência e tecnologia do mundo; o Kunstpalast de Dusseldorf, com obras de Rubens, por exemplo; o Kunsthalle de Bremen, que exibe interessantes exposições como “O que é o Amor?”; ou a East Side Gallery do Muro de Berlim (incluindo a pintura da portuguesa Ana Leonor Rodrigues). Para visitar aqui: https://bit.ly/3a6HRIS .





OS 25 ANOS DA FESTA DO ALVARINHO E DO FUMEIRO CELEBRAM-SE NA SUA CASA

Melgaço celebra os 25 anos da Festa do Alvarinho e do Fumeiro de Melgaço na casa de todos os portugueses e entusiastas do alvarinho e da boa gastronomia. Em virtude da situação pandémica que o país e o mundo atravessam, a autarquia preparou um programa especial adaptado às atuais circunstâncias: durante três dias (1, 2 e 3 de maio), Melgaço vai proporcionar diversos momentos de degustação e animação através da página de facebook Festa do Alvarinho e do Fumeiro e também das redes sociais da autarquia.
Uma surpresa da Torre de Menagem, uma Prova de Alvarinho comentada, um momento musical com Augusto Canário, showcooking com o Chef Vitor Matos - Estrela Michelin e um brinde de alvarinho à janela, são as propostas para celebrar os 25 anos.
PROGRAMA
Sexta-feira, 1 de maio
#UmaSurpresaDaTorredeMenagem para sua casa!
18h00

 Sábado, 2 de maio
#ProvadeAlvarinhoComentadaEmCasa
17h00
Membros do painel de provas da Revista de Vinhos

#AlvarinhoàJanela
22h00

Domingo, 3 de maio
Momento musical com Augusto Canário
15h00 (duração: 45 minutos)

 #AlvarinhoNaCozinha
17h00
Chef Vitor Matos, Antiqvvm

 Programa a ser acompanhado via facebook – Festa do Alvarinho e do Fumeiro.
Não será a mesma coisa, mas não será por falta de produtos que a casa não terá um pouco dos sabores de Melgaço: são muitos os produtores que estão a fazer vendas online, levando Melgaço a vários cantos do país e do mundo. Nas redes sociais da autarquia e da Festa estão disponíveis os contactos dos produtores que iram participar nesta edição do certame para que todos possam celebrar em casa.







Passatempo “Go local in Amazing Thailand” – 17 de abril a 12 de junho


Aproveitando a quarentena que fechou em casa a grande maioria da população portuguesa, a Autoridade de Turismo da Tailândia desafia todos os fãs do destino a participarem no seu habitual passatempo online, este ano dedicado à temática Go local in Amazing Thailand.
Esta sétima edição já se encontra disponível no site amazingthailand.turismotailandes.org.pt, e termina no dia 12 de junho às 23h59. Podem concorrer os cidadãos com mais de 18 anos, residentes em Portugal.
Durante oito semanas, os concorrentes terão que responder a um quiz de escolha múltipla sobre temas relacionados com a Tailândia mais “local” e desconhecida do grande público, podendo entrar no passatempo para iniciar, corrigir ou completar as suas respostas, em qualquer altura, desde que seja no período entre 17 de abril e 12 de junho.
Ao fim das oito semanas, os participantes que registarem, pelo menos, 80 por cento de respostas certas ficam habilitados ao sorteio de prémios que se realiza no dia 27 de junho de 2020, às 12h00, nos Jardim Vasco da Gama, em Belém (Lisboa).
O primeiro prémio será, como habitualmente, uma viagem dupla à Tailândia oferecida pela Travelwings, mas haverá ainda mais dez prémios muito apelativos, oferecidos pelos hotéis Melati Beach Resort & Spa, Khaolak Merlin Resort e Elephant Hills Luxury Camp, pelo restaurante Siam Square, pelos espaços de massagens Sukkee Spa e Thailanna, pela Loja EtnikSpring e pelo escritor José Luís Peixoto.
O passatempo e os resultados do sorteio de prémios estarão também disponíveis na página de Facebook da Autoridade de Turismo da Tailândia - www.facebook.com/TurismoTailandes.





Boas notícias:  Café e snacks gratuitos para profissionais na linha da frente

A Food Trucks Factory lançou uma campanha para apoiar os profissionais na linha da frente no combate ao COVID-19, distribuindo gratuitamente café, snacks e pastéis de nata.
A iniciativa reuniu o apoio da Delta Cafés, Nestlé, Panidor, Associação Street Food Portugal (ASFP), Designaqui e The Agency e dispõe, para já, de mais de 10 mil euros em produtos doados.
A campanha arrancou esta semana no Cartaxo, em Santarém e em Almeirim e irá beneficiar profissionais do INEM, Bombeiros, Proteção Civil, GNR, PSP e funcionários da limpeza.
As autarquias que desejem ver esta ação disponível nas suas localidades ou as empresas que se queiram associar doando produtos alimentares, poderão contactar a Associação Street Food Portugal (ASFP) e submeter o seu pedido.



Chef Henrique Sá Pessoa cria “Conversas no Atelier”



O chef Henrique Sá Pessoa, detentor de duas estrelas Michelin e cozinheiro à frente do Atelier Henrique Sá Pessoa, em Marvila, criou um novo programa neste espaço, o “Conversas no Atelier”. Uma vez por semana, na plataforma Instagram Live, Henrique Sá Pessoa convida uma personalidade conhecida e cozinha uma receita com um dos seus ingredientes favoritos, de modo a dar ideias a quem está em casa de quarentena. O ingrediente escolhido é sempre simples e acessível, para ser de fácil execução.
O convidado do primeiro programa foi a apresentadora da SIC Clara de Sousa, que escolheu como ingrediente o ovo. Com ele, o chef fez duas receitas em directo: um “molho holandaise” e uma “tortilla batoteira” – um crepe recheado com ovos mexidos e batata palha, rápido e delicioso. Hoje, às 19h, será a vez de Fátima Lopes, apresentadora da TVI, e o ingrediente escolhido é o cogumelo. Uma das receitas que o chef fará – dando os respectivos truques e dicas, claro – será um risotto de cogumelos. A partir de sua casa, Fátima Lopes assistirá, irá conversando com o chef e colocando-lhe as suas questões – e as dos participantes.
Henrique Sá Pessoa não revela para já a sua lista integral de convidados – mas estão garantidas muitas e empolgantes surpresas. Haverá um novo episódio todas as semanas, com meia hora de receita e cerca de 10 minutos de conversa. No dia seguinte ao programa, este fica disponível nas ‘stories’.



É já hoje que começa o live show solidário ‘Só, mas bem acompanhado’!

Dias 10, 11 e 12 de abril no instagram @somasbemacompanhado, são vários os momentos musicais, humor e muita conversa, uma iniciativa da nova plataforma vinhoemcasa.com.
 Com Fernando Alvim como host, esta iniciativa conta com a participação dos artistas Miguel Araújo, Gisela João, Pedro Abrunhosa, Tiago Nacarato, Carolina Deslandes, Tatanka, César Mourão e Salvador Martinha.
Os portugueses poderão ficar ‘bem acompanhados’ durante duas horas diárias de conversa, música e humor, e até de um copo de vinho, ao mesmo tempo que contribuem para esta causa.
 O valor angariado pela iniciativa 'Só, mas bem acompanhado' permitirá à Cruz Vermelha Portuguesa adquirir e doar a Hospitais e técnicos de saúde equipamentos de proteção individual, material médico e diversas necessidades logísticas. Os donativos poderão ser feitos por MBWay, telefone ou referência multibanco (https://www.somasbemacompanhado.com/pt/).

Ervideira solidária

Face à atual situação pandémica, o negócio de restauração foi o primeiro a ser afetado e, por consequência, o setor vitivinícola tem igualmente sofrido grandes quebras na faturação. Houve a necessidade de a empresa se reinventar. Desta vez, apostando mais forte no online. É através dos canais digitais que a marca tem promovido provas e degustações com os seus produtos.
No entanto, e porque a Ervideira não está indiferente à calamidade que enfrentamos, e ciente de que pior do que a quebra do negócio estão muitas famílias portuguesas, decidiu juntar-se à Rede de Emergência Alimentar porque Ajudar Não Pode Parar.
Neste sentido, a Ervideira lança uma campanha para apoiar esta causa humanitária. Assim, e partir de hoje, na compra de 6 garrafas escolhidas pelo consumidor, através da loja online da marca, o valor da garrafa mais cara é doado à Rede de Emergência Alimentar. O tempo estimado da entrega do conjunto de 6 garrafas é de 15 dias.
A Rede de Emergência Alimentar é uma resposta limitada no tempo até estar ultrapassada a situação de emergência que o país vive. Foi estruturada a partir dos Bancos Alimentares, assente nas Instituições de Solidariedade Social, nas Juntas de Freguesia e outras entidades que prestam apoio.

OS COCKTAILS DA RAPOSA SILVESTRE SAEM DA TOCA

Já é possível receber em casa alguns dos cocktails originais da bartender Constança Raposo Cordeiro. Enquanto a quarentena não permitir ir até à Toca da Raposa saborear as misturas da Raposa Silvestre, uma seleção de bebidas está disponível para encomenda e entrega em casa. De segunda a quinta-feira a Toca da Raposa aceita encomendas, por email (ola@tocaraposa.com) ou mensagem privada no Instagram (instagram.com/bartocadaraposa), para entrega à sexta-feira, e o pagamento pode ser efectuado por MB WAY ou numerário.
  

Para dar mais sabor a estes dias de distanciamento social, os divertidos Beija-flor (€20) - gin de lúcia lima e sumo de tangerina, maçã, pera e ananás dos Açores -, e Cervo (€20) – bourbon de cherovia e licor de louro - prometem alegrar os ânimos. Estes dois cocktails preparados por Constança são os primeiros a poder bater-lhe à porta. Mas todas as semanas, à segunda-feira, duas novas propostas serão divulgadas nas redes sociais da Toca da Raposa. Haverá sempre um cocktail mais forte, e um mais leve, para agradar a todos. Mas além dos cocktails criativos da mixologista, outras bebidas estão também disponíveis para entrega: o Gin de Lúcia Lima (€20), e o Vermute da Casa (€15), que são também ótimas escolhas. Todas as bebidas serão entregues em garrafas de 750 ml, prontas a consumir. A finalizar, pode juntar-se gelo ou beber puro. 



Exposições Virtuais do Museu Nacional de Arquelogia disponíveis no Google Arts & Culture

O MNA é um dos 22 museus, palácios e monumentos da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) que integra o projeto "Portugal: Arte e Património". Resultado de uma parceria entre o Google Arts & Culture e a DGPC, o MNA disponibiliza, digitalmente naquela plataforma, bens culturais pertencentes ao seu acervo e exposições virtuais.
Pode agora ficar a conhecer um pouco melhor as coleções do MNA e visitar virtualmente algumas das exposições.
No final do mês de Março de 2019, foi disponibilizada mais uma exposição dedicada ao «Naufrágio do San Pedro de Alcantara, 1786» e, em Dezembro, a exposição sobre «O Mosaico das Musas» e muito em breve será apresentada a exposição virtual «Lisbon Mummy Project.

 Make-A-Wish celebra 40 anos e lança desafios aos portugueses

Entre 1 e 29 de abril a Make-A-Wish desafia todos os portugueses que se encontram em casa a levar uma mensagem de esperança às crianças que aguardam a realização do seu desejo.
Como? É muito simples! Basta que aceite o desafio e, diariamente, partilhe com a Make-A-Wish o resultado em família.
Dia 29 de abril é celebrado pela quadragésima vez o Dia Internacional da Make-A-Wish®, e a celebração estende-se a todos os países onde está presente, incluindo Portugal, onde a fundação já existe há 13 anos.
Neste sentido, e uma vez que atravessamos uma fase menos boa para todos, mas na qual as famílias podem estar mais unidas, foi lançado um conjunto de atividades e desafios, que se iniciam a dia 1 de abril e vão até dia 29, no Instagram da Make-A-Wish (@makeawishportugal) Os desafios terminam a 29 de abril com a celebração internacional dos 40 anos desde a realização do 1º desejo no mundo.
Para além desta comemoração, a campanha visa alertar a sociedade para a importância da realização de desejos que, sem dúvida contribuem positivamente para o quadro clínico de recuperação destas crianças.


Atores, músicos, escritores e leitores unidos no Movimento #LerDoceLer    
       
São cada vez mais as personalidades e os leitores envolvidos no Movimento #LerDoceLer, uma iniciativa criada pelo Grupo Porto Editora que está aberta a toda a comunidade e que tem como único objetivo a promoção do livro e da leitura.
Este movimento tem por base a publicação de vídeos com leituras de excertos e sugestões de livros protagonizadas por personalidades e profissionais de diferentes áreas – escritores, editores, atores, músicos, atletas, jornalistas, bibliotecários – bem como por leitores anónimos.
Aos muitos nomes anunciados como Ana Zanatti, Catarina Furtado, Cristina Carvalho, Inês Pedrosa, Jacinto Lucas Pires, João Gesta, João Pedro Marques, Ricardo Fonseca Mota, Richard Zimler, Rui Unas, Rui Zink ou Valter Hugo Mãe, juntam-se Aldina Duarte, Miguel Ângelo, João Reis, Ricardo Ribeiro, Adolfo Luxúria Canibal, Rosa Montero, Juan Vicente Piqueras, António Colinas, António Bagão Félix, Luís Filipe Castro Mendes, entre muitos outros.
O desafio continuará durante as próximas semanas e está aberto a toda a comunidade. Tudo em nome da promoção da leitura e para mostrar que o livro é uma das melhores formas de viajar sem sair de casa.









Sugestões para quem está em casa

A Santini tem uma nova opção para ficar em (sua) casa


De forma a chegar a ainda mais fãs, e de lhes proporcionar momentos de diversão em casa nestes tempos desafiantes, a Santini decidiu ir ainda mais longe. Para além das plataformas em que os seus gelados já estão disponíveis, a marca cascalense cria o seu próprio serviço de entregas em casa, para que, assim, quem não está dentro do raio de entrega das plataformas digitais, também possa desfrutar dos seus gelados artesanais durante o período em que as lojas se encontram encerradas.
Neste novo serviço, os sabores, que estão anunciados nas redes sociais e no site da Santini, estão disponíveis para encomenda em caixas de ½ litro e de 1 litro. Para acompanhar, pode pedir brownies, uma deliciosa tarte de amêndoa, cones grandes e pequenos, e ainda altesses, com ou sem chocolate.
As entregas estão disponíveis nos seguintes concelhos: Lisboa, Oeiras, Cascais, Sintra, Odivelas e Amadora. Para realizar o pedido é apenas necessário enviar um email para a marca – geral@santini.pt – com o que pretende, e, no dia seguinte terá a sua encomenda à porta. Os pedidos têm um valor mínimo de 20€, sem qualquer taxa de entrega. Os pagamentos podem ser feitos por MB Way ou transferência bancária, basta o cliente enviar o comprovativo de pagamento para a Santini e esta confirma o pedido.


 A decorrer agora - MAGICSHOT LANÇA FESTIVAL ONLINE DE GAMING E MÚSICA COM DIEGO MIRANDA, ZINKO, ENTRE OUTROS

A Magicshot Gaming Network lança pela primeira um evento completamente digital e solidário, o MAGICSHOT STAY@HOME DIGITAL PARTY de forma a ajudar a combater os tempos difíceis que atualmente a sociedade vive, levando energia positiva, gaming e música para casa de todos aqueles que neste momento se encontram isolados e afastados dos seus amigos e família.
O evento está a decorrer dividindo-se em duas partes e reservando os videojogos para o PLAY TIME onde os jogadores poderão assistir e competir com as suas personalidades favoritas do digital, que acontecerá até às 23H e o PARTY TIME onde nomes da música atuarão levando a festa a casa de todos aqueles que estiverem a assistir até às 04 da manhã.
À hora de jantar quizzes Dr. Why tomarão conta do evento com a animação de Nelson “Daividjones” Sousa, apresentador já conhecido dos palcos físicos MAGICSHOT e que desta vez estará no digital a pôr à prova os conhecimentos do público. A partir das 21H o gaming continua com GTA V em modo de roleplay, com João “MamadoTV” Silva onde o público poderá criar a sua personagem numa 2ª vida virtual e interagir num jogo de interpretação de papéis. A primeira parte termina com um dos jogos com maior tendência do momento, Call of Duty : Wazone com uma tripla de apresentação encabeçada por Francisco “K4SHERA” Alves, num momento de diversão que promete pôr à prova as capacidades de sobrevivência dos jogadores. Pelo meio existirão ainda apontamentos musicais com atuações como a do músico Ricardo Costa, ex-concorrente do The Voice Portugal e Josh Riot da banda de rock portuguesa Yellow Dog Conspiracy.

A partir das 23H e para aquecer o PARTY TIME, o artista que animou o espetáculo final do MAGICSHOT Gaming Festival, Duarte Reis, trará o Impuzzle Digital Show um concerto que funde várias influências musicais, desmistificando estilos ou géneros. Logo a seguir, o ex-diretor artístico dos Ninja Kore e atual videógrafo e fotógrafo da MAGICSHOT, Mike The Axe, protagoniza o The Axe Show, um espetáculo-documentário que levará o público numa experiência de vídeo e música por grandes eventos como o Scream Out Fest Japan, Dreamland Bremen, Rock in Rio, NOS Alive, entre outros, permitindo que os espetadores saiam de casa numa viagem virtual por grandes palcos nacionais e internacionais, revivendo e partilhando a adrenalina de participar num festival. De volta a Portugal mas também com vários singles lançados pela editora de Hardwell, o produtor e DJ Zinko acelera a festa a partir da 01H da manhã prometendo pôr as pessoas a dançar. Uma hora depois e para que o público não pare, Diego Miranda, um dos nomes mais reconhecidos na música electrónica mundial, traz um concerto vibrante diretamente da sua casa que animará o prédio de todos aqueles que estiverem a assistir. Para fechar a noite e entre as 03H e as 04H da manhã, o DJ residente das festas gaming MAGICSHOT e fundador das festas Messy Vibes, Vasco “FreakyFox” Raposo animará a última hora do palco digital com uma sonoridade assente nos ritmos de trap, trance, techno e dubstep.
O evento está a ser transmitido nos canais online MAGICSHOT – Facebook, Youtube, Twitter, Twich e website em simultâneo e contará com a possibilidade de os espectadores interagirem com uma equipa de moderadores que estará presente, criando uma camada de interatividade entre os conteúdos e o público.


Cada casa tem uma História: Samsung lança passatempo #GalaxyHomeStories

A Samsung anunciou o lançamento de um novo passatempo que irá decorrer na página da Samsung Portugal (@samsungportugal) no Instagram®, até às 23h59 do dia 10 de abril de 2020. Esta iniciativa visa premiar as melhores fotografias, e respetivas descrições, publicadas no Instagram, que sejam consideradas as mais criativas sem sair de casa. Os três participantes vencedores recebem um novíssimo Samsung Galaxy S20+.
Para poderem participar os interessados deverão responder às seguintes estas condições:
1.            Possuir uma conta de Instagram® pública;
2.            Seguir a Samsung Portugal através da página @samsungportugal no Instagram®;
3.            Publicar uma fotografia, da sua autoria, entre os dias 20 de março de 2020 e 10 de abril de 2020, que seja tirada a partir do seu local de residência (como por exemplo a objetos de decoração, lembranças de viagens ou a vista através janela), e, simultaneamente, explicar na descrição da publicação (de uma forma criativa) a história de positividade que a fotografia conta, mencionando a @SamsungPortugal na referida publicação, bem com o hashtag #GalaxyHomeStories e respeitar o disposto no presente Regulamento.
As participações no passatempo #GalaxyHomeStories e respetivas descrições, publicadas no Instagram, serão avaliadas por um júri, composto por nove elementos ligados à Samsung, que decidirá quais as três fotografias mais criativas. O prémio para cada um dos três vencedores será um Samsung Galaxy S20+.


DEGGA OFERECE LOJAS ONLINE A PRODUTORES DE VINHO

Adegga MarketPlace é a resposta da empresa portuguesa Adegga para apoiar os produtores nacionais nas limitações de venda de vinho actuais: as novas lojas online de produtores de vinho passarão a estar a reunidas numa plataforma digital única, que dá acesso à audiência Adegga, composta por milhares de compradores de vinho digitais, e à tecnologia de comércio electrónico desenvolvida pela empresa.
Com inscrição gratuita para os primeiros produtores a fazer o registo, o Adegga MarketPlace funciona como solução agregadora e dispõe de todas as ferramentas para responder à crescente procura por soluções online para compra de vinho, incluindo encomendas online, pagamento por cartão de crédito, referência Multibanco e MB Way, gestão de envios e apoio a clientes.
Em simultâneo, a equipa Adegga assegura o apoio no planeamento logístico dos envios junto de cada produtor, garantindo a possibilidade de a mesma ser usada pelos distribuidores locais identificados por cada marca inscrita.

 Os sabores de Torre de Palma diretamente em sua casa
O Torre de Palma Wine Hotel fechou temporariamente as suas portas, bem como as da sua adega premiada e do seu restaurante Basilii.
De forma a continuar a partilhar a frescura e os aromas, que tão bem caracterizam Torre de Palma, e mesmo estando de portas fechadas, o hotel de charme Alentejano mantem-se ao seu lado através da sua loja “virtual”. Todos os produtos regionais, de pequenos produtores locais, disponíveis na Botica de Palma, podem ser encomendados diretamente via e-mail. Mel, azeite, queijo e bolachas, são alguns dos produtos que disponibilizam, em conjunto com os vinhos produzidos manualmente na Adega Torre de Palma.
Os vinhos estão disponíveis em caixas de 2, 3 ou 6. Já os produtos gourmet regionais, podem ser adquiridos como parte de cabazes de degustação, juntamente com uma ou mais garrafas de vinho Torre de Palma, com preços a partir de 37,80 €. Pode ainda optar por fazer um cabaz à sua medida.
Para mais informações, sugestões e encomendas, pode contactar a loja do hotel pelo email: jcampos@torredepalma.com


INOVAÇÃO DO SOALHEIRO CRIA A PROVA DIGITAL

A equipa de Enoturismo do Soalheiro criou um projeto inovador: a “Soalheiro Digital Tasting”. Esta é a mais recente proposta, da primeira marca de Alvarinho de Melgaço, para levar até casa das pessoas a paixão e os segredos desta casta. Trata-se de uma prova digital comentada, onde o enólogo Luís Cerdeira desvenda todos os detalhes da casta Alvarinho. O objetivo é continuar a marcar de uma forma simples, mas emotiva, os “pequenos” momentos da vida.
Para além de permitir a descoberta de três estilos de vinhos, em casa, também mostra novidade e incentiva os consumidores a adquirirem no comércio local ou através de lojas especializadas na internet já existentes, pois não está nos objetivos do Soalheiro a criação de uma loja de vinhos online. A marca pretende continuar a promover a elasticidade e a descoberta da casta alvarinho, motivando, nesta fase, a procura dos vinhos no online, nas garrafeiras que distribuem ao domicílio e nos restaurantes que continuam a prestar serviços de take away.

O kit de prova inclui: três dimensões Soalheiro - Granit 2019 (lançamento), Terramatter 2018 (natural, sem filtração) e Reserva 2018 (nova colheita), um vídeo comentado pelo enólogo Soalheiro, Luís Cerdeira, informação técnica da marca, fichas técnicas dos vinhos, notas de prova, saca rolhas profissional e doseadores e, ainda, um voucher Enoturismo para duas pessoas, com validade de um ano. O mesmo pode ser adquirido através da página soalheiro.com/enoturismo.




Desconto online da MEBO Games para jogos de tabuleiro


Esta semana a MEBO Games decidiu desafiar os portugueses a aproveitarem o tempo em família, para isso, lançou uma promoção de 20%, que se irá prolongar pelo mês de abril, em quase todos os jogos online, comprados através do site mebo.pt.
A compra é rápida sendo entregue diretamente na casa dos compradores, sem que ninguém tenha que se deslocar.
Segundo o fundador da empresa, Gil D´Orey, “Neste período singular que estamos a atravessar é importante reforçar o convívio em família. Os jogos de tabuleiro humanizam-nos e ajudam-nos a desfrutar da companhia uns dos outros de uma forma construtiva e divertida.”
Fundada em 2010 por Gil d’Orey, a MEBO Games é uma editora de jogos de tabuleiro, que aposta sobretudo na criação e edição de jogos para toda a família. Alguns jogos baseiam-se em acontecimentos importantes da história de Portugal, como é o caso de “Caravelas” ou “Estoril 1942”, enquanto outros apostam sobretudo em temas mais transversais, que podem ser facilmente comercializados noutros países, como o “Viral” ou o “Arraial”.
Para além das criações próprias, a MEBO Games também edita, adaptando à nossa língua, jogos internacionais de sucesso, como sejam o “Clube Detetive”, “Down Force”, “Klask”, “Sagrada” e “O Rei de Tóquio”. 
De uma forma geral os jogos da MEBO destinam-se a todas as faixas etárias e têm por objetivo fomentar o convívio entre famílias e amigos.

Saiba mais em www.mebo.pt/






“Coronavírus não destrói a criatividade” em exposição na Bienal 2021



Os Artistas de Gaia - Cooperativa Cultural apresentam uma medida de combate à desmotivação durante o período de quarentena em Portugal: “Coronavírus não destrói a criatividade” é o mote para um concurso temático integrado na Onda Bienal 2020, que desafia os artistas nacionais e estrangeiros a participar com obras nas áreas da pintura, desenho, escultura ou fotografia que sejam criados durante aquele período.
Com o tema “Coronavírus: reacções e consequências”, a acção visa fomentar e promover a criatividade e expressão artística geradas em momento de crise, apresentando-se posteriormente como parte da quarta edição da Bienal de Arte Gaia 2021.
Os artistas interessados deverão submeter as imagens a concurso entre 8 e 15 de Julho, período após o qual a Direcção dos Artistas de Gaia – Cooperativa Cultural convidará um júri para proceder à selecção das obras que integrarão a exposição no futuro.

“Este desafio enquadra-se no espírito da Bienal Arte Gaia, que é uma Bienal de Causas, motivando os artistas a criar num período marcadamente desmotivador, mas também inspirador de mensagens que se transmitem através da arte. A nossa sociedade está a atravessar um momento complicado, no qual a arte pode ter um papel libertador”, refere Agostinho Santos, Presidente da Cooperativa Artistas de Gaia e Director da Bienal Arte Gaia.






     Grupo Quina de Vítor Sobral reforça ‘take-away’ dos seus espaços

São já oito as Esquinas a laborar em Lisboa – entre os restaurantes Tasca da Esquina, Peixaria da Esquina, Talho da Esquina, o ‘corner’ no Time Out Market, três padarias (Padaria da Esquina de Campo de Ourique, de Alvalade e do Restelo), e a Oficina da Esquina, a fábrica onde se fazem os pães e bolos da Padaria -, num total de 120 colaboradores, cujos postos de trabalho o chef Vítor Sobral quer muito preservar.
“Comprometidos com os nossos clientes e colaboradores, o grupo Quina procurou alternativas para minorar o isolamento dos seus clientes – e decidiu reforçar o serviço de ‘takeaway’ em vários dos seus espaços”, explica o chef Vítor Sobral. “Não me faz sentido que um médico, um enfermeiro ou um bombeiro queira encomendar uma refeição para a sua família e que eu não contribua para suprir essa necessidade. Tenho a responsabilidade social de ajudar, prestando um serviço útil a todos. Tenho de continuar a prestar serviços que ajudem a sociedade civil”, acredita o chef.
Desde há muito que os espaços da Tasca da Esquina e da Peixaria da Esquina trabalham com as plataformas Glovo e No Menu – e a partir de hoje, vários restaurantes do grupo Quina deixam de ter serviço de sala, mas mantêm o serviço de balcão, respeitando as devidas distâncias de segurança. As encomendas são entregues à porta da Tasca da Esquina e da Peixaria da Esquina. Nas Padarias da Esquina, mantêm-se as vendas ao balcão – sendo que se farão entregas para encomendas com valores a partir dos 5€.
As condições de segurança estão naturalmente no centro das preocupações do grupo Quina, e como tal, as plataformas de “takeway” foram contactadas no sentido de se perceber qual o material necessário a implementar – luvas e soluções à base de álcool. Do mesmo modo, as embalagens foram cuidadosamente escolhidas, com selo de segurança, para garantir a protecção e integridade dos pratos pedidos pelos clientes. Todas as equipas de produção do grupo Quina estão a ser formadas e monitorizadas com rigor.
Uma última chamada de atenção para a questão da responsabilidade social. Enquanto empregador de 120 pessoas, o Grupo Quina preocupa-se com o sustento das suas equipas, e espera que a diminuição de clientes que frequentam os restaurantes não impeça a empresa de garantir o pagamento de salários. A mesma preocupação abrange os fornecedores do grupo, assim como o cumprimento de todos os compromissos bancários e fiscais. “O recurso mais apreciado em todas as Esquinas é o recurso humano”, reforça Vítor Sobral. Por isso mesmo, o chef gostaria que os elos da cadeia económica não se quebrassem por completo, de forma a minorar o impacto económico que esta pandemia irá ter no país.

Contactos para encomendas:
Tasca da Esquina: 919 837 255 ou info@tascadaesquina.com
Peixaria da Esquina: 91 294 6155 ou geral@peixariadaesquina.com
Padaria da Esquina:
- Restelo: 910 019 616 ou geral@padariadaesquina.com
- Campo de Ourique: 910 019 616 ou geral@padariadaesquina.com

- Alvalade (entregas ao balcão):  21 133 8666 ou geral@padariadaesquina.com






Metronomy no Coliseu de Lisboa a 7 de setembro


Os britânicos Metronomy vão atuar no Coliseu de Lisboa a 7 de setembro. Com concerto inicialmente agendado para a capital a 17 de março, e depois de terem anunciado o adiamento do espetáculo no âmbito do Coronavírus, a banda confirma agora o regresso ao país em setembro, para apresentar o seu mais recente álbum (Metronomy Forever).
Os bilhetes já estão disponíveis nos locais habituais, sendo que os bilhetes adquiridos para a data de 17 de março mantém-se válidos para 7 de setembro. Todos os que desejarem proceder à devolução do bilhete, deverão solicitá-lo no respetivo local de compra, no prazo máximo de 30 dias a contar da data do evento adiado.

Recorde-se que Metronomy Forever, o sexto disco da banda britânica, apresenta-se como um momento marcante na carreira do quinteto. O trabalho tem vindo a ser elogiado pela crítica por ser capaz de capturar experiências e brincadeiras entre os elementos, ao longo de 17 faixas onde o passado se cruza com o futuro e a melancolia com a euforia.



Meliá Braga oferece Especialidades do Minho para almoço



 O Restaurante El Olivo do Meliá Braga Hotel & Spa participa na 8.ª edição da iniciativa “Sugestões do Chef”, que decorre até 31 de março, com um menu de almoço que destaca os melhores sabores do Minho a um preço muito convidativo.
Durante este mês, é possível duas pessoas almoçarem no Restaurante El Olivo por 29€ e degustar especialidades da gastronomia minhota. Disponível de segunda a sábado ao almoço, o menu inclui buffet de entradas, dois pratos principais, buffet de doces e um copo de vinho verde Terras do Caucão.

A edição deste ano da iniciativa “Sugestões do Chef” conta com 44 restaurantes aderentes na região de Braga, com vista à promoção da gastronomia regional. O evento é promovido pela Associação Comercial de Braga, em parceria com o jornal Correio do Minho e a Rádio Antena Minho.





Festival do Bacalhau no Hotel Casino Chaves


 Em Março, o Hotel Casino Chaves presta homenagem ao rei da cozinha portuguesa, o bacalhau, com várias propostas que poderão ser degustadas entre os dias 14 e 21.
O Festival do Bacalhau do Hotel Casino Chaves abre portas no dia 14 de Março, ao jantar, no Restaurante Península, no Casino Chaves, e termina no mesmo local, a 21 de Março. Entre os dias 15 e 20 o evento decorre ao almoço e ao jantar, no Restaurante Dinastia, do Hotel Casino Chaves.
Entre as várias selecções podemos encontrar o Aveludado de bacalhau, o Brás de bacalhau, a Sopa de bacalhau com grão e ovo escalfado, o Crocante de bacalhau com queijo da serra ou o Bacalhau com broa acompanhado de migas de alheira.
No dia 21 de Março, para fechar o Festival, o Hotel Casino Chaves recebe um dos melhores grupos de flamenco do mundo, os Serva La Bari, que vão pontuar o jantar com ritmos flamencos “palos”, na sua maioria com uma forte ligação com o famoso e popular bairro de Triana em Sevilha: Solea de Triana, Tangos de Triana, Alegrias, Martinetes, Farruca, Granaina y media Granaina, Soleá por Bulerias, Fandangos, Bulerias, entre outras. No espectáculo “Trineando”, os Serva La Bari transportam para o palco do Hotel Casino Chaves o dinamismo e o sentimento tradicional do flamenco, através da música e do salero dos bailarinos.





Okah Restaurant & Rooftop recebe Paulo Laureano



Dia 12 de março, quinta-feira, é dia de jantar vínico, no ŌKAH Restaurant & Rooftop. A experiência, que terá início às 20h00, conta com os vinhos de Paulo Laureano, um dos mais conceituados enólogos e produtores portugueses, harmonizados com as propostas criativas do chef Luís Barradas.
A refeição tem início com Vieira, Tupinambour e Cogumelos Shimeji. Segue-se o prato de peixe, um Carolino de Ligueirão com Algas do Sado, para degustar com um Verdelho 2018.
Para os amantes de carne, é servido Borrego acompanhado de Beringela, Pão Pita e Hortelã harmonizado com um Alfrocheiro 2016. Lombelo, Pastinaca com Legumes do Poial conjugado com um Dolium Tinto 2014.
Para terminar, o chef Luís Barradas apresenta um Pudim Abade de Priscos, Paulo Laureano harmoniza com Tinta Grossa 2015.
O jantar tem o valor de 45€ por pessoa e as reservas podem ser feitas através do e-mail reservas@okah.pt ou do contacto telefónico 914 110 791.






Stay Hotels



Na primavera, as temperaturas amenas e os dias de sol convidam a explorar um Algarve livre de multidões. Esta é a época ideal para desfrutar de passeios ao ar livre e partir à descoberta dos encantos da região. É com este mote que a STAY HOTELS lança a campanha “Welcome Spring!”, com 500 noites a 45€ no STAY HOTEL FARO CENTRO. A oferta é válida para reservas não reembolsáveis, realizadas em www.stayhotels.pt, para estadias entre 09 de março e 05 de abril de 2020.

Situado na Rua de Portugal, a 500 metros da Marina de Faro, o STAY HOTEL FARO CENTRO é o ponto de partida para desfrutar dos principais atrativos e das paisagens naturais do sul do país. Um hotel com pequeno-almoço servido em horário alargado (6h30 – 12h00), snacks Just Delicious disponíveis 24h/dia, uma área com jogos sociais, máxima conetividade em todas as zonas e um serviço de aluguer de bicicletas STRIDA, para dar as boas-vindas à primavera em solo Algarvio.




Torre de Palma Wine Hotel com Junior Suites


O Torre de Palma Wine Hotel, situado em Monforte, no coração do Alto Alentejo, apostou na renovação de alguns dos seus quartos, transformando-os em Junior Suites.
Os 8 quartos familiares já existentes foram renovados para criar um ambiente de maior conforto, incluindo a instalação de lareiras nos quartos.
O projeto de remodelação, ficou a cargo do Atelier Coisas da Terras e da decoradora Rosarinho Gabriel, que fez o projecto original do hotel.
Com este novo conceito, vai poder optar por uma cama de casal ou camas separadas, e terá ainda ao seu dispor uma área de estar, uma lareira e uma casa de banho privativa. As suites são climatizadas e oferecem uma decoração rústica e sofisticada, que se encontra em todo o hotel, em diferentes tons e estilos.
Uma vez que cada quarto tem uma decoração única, no Torre de Palma Wine Hotel pode viver 19 ambientes diferentes.
As novas Junior Suites acomodam, ainda, até duas camas extra, mediante pedido prévio e sujeito à disponibilidade do hotel. A cama extra não tem qualquer custo caso a criança em questão tenha até 12 anos. A partir dessa idade, tem um custo de 45€ por noite/cama extra




Saint Patrick´s Weekend no Evolution


Todos os anos, a 17 de março, os irlandeses celebram o Paddy’s Day (Saint Patrick Day), festa em honra de São Patrício, padroeiro da Irlanda. Este é um dia em que as pessoas se vestem de trajes verde e branco, saindo à rua para celebrar em grande festa. Este ano, o EVOLUTION e a Guinness juntaram-se para assinalar este dia logo a partir de dia 13 março, com várias ativações.
Para estes 5 dias de festa, o Evolution criou um menu de tapas muito especial, com alguns dos pratos mais consumidos na Irlanda. O menu tapas 10.000 to 1 (probabilidade de se encontrar um trevo de quatro folhas), tem Leprechaun 3,00€ (panquecas de batata, maionese com bacon); Phooka 4,50€ (bacon, batata e couve); Berstuc 4,50€ (ostra ao natural); Ginn 5,00€ (puré de batata, vitela estufada, legumes); Gorgo 7,00€ (salmão, pickle de couve, legumes salteados com molho de ostra). O menu sobremesas Green is the new blue (pois no passado a cor que estava ligada ao dia de São Patrício era o azul e não verde, esta mudança da cor aconteceu em meados do sec. XVII) é composto por Rumpelstichen 4,00€ (bolo de batata e chocolate); Blue Cap 4,50€ (tarte whyski); Ballidag 4,00€ (mousse de baileys).
Ao longo dos dias haverá diversos momentos de animação com oferta de brindes alusivos ao dia aos mais audazes.
Na terça feira, dia 17, o Dia de São Patrício será assinalado com uma After Work inteiramente dedicada a este tema.



Hotéis Solverde Lançam cartão Privilege Club


A Solverde alarga o programa Privilege Club aos hotéis do Grupo. O Privilege Club é um cartão de fidelização que oferece aos hóspedes um conjunto de produtos e serviços exclusivos. Cada estadia e despesas realizadas numa das unidades do Grupo - Hotel Apartamento Solverde, Hotel Solverde Spa & Wellness Center, Hotel Algarve Casino e o Hotel Casino Chaves – valem pontos que poderão ser convertidos em estadias, consumos nos Bares e Restaurantes, estacionamento, espetáculos e sorteios dentro do Grupo Solverde (Casinos e Hotéis).
De adesão gratuita, o Privilege Club oferece ainda Tratamento VIP à chegada ao quarto, Campanhas exclusivas para membros, Late check-out até às 15h (mediante disponibilidade), oferta da taxa de room service, Upgrade mediante disponibilidade, 1 hora bicicleta gratuita (quando aplicável, no máximo de 2 pessoas), e prioridade em lista de espera, caso não haja disponibilidade nas datas pretendidas.
A adesão pode ser feita presencialmente na recepção dos Hotéis Solverde ou online no site do Grupo www.gruposolverde.pt.


Comentários

Mensagens populares