Vamos aos Doces, Bolinhol de Vizela, Conhece?




Estive em Vizela, terra amiga e farta onde o moderno surpreende porque anda de braço dado com as tradições. Em paralelo tinha estado recentemente `conversa com o Virgílio Nogueiro Gomes  sobre uma crónica muito recente da sua autoria que vos aconselho a e ler: http://www.virgiliogomes.com/index.php/cronicas/962-bolinhol

O tema é o Bolinhol e depois da nossa conversa e de ler o seu artigo não resisti a provar esta maravilha da doçaria tradicional portuguesa. O Bolinhol é um doce tradicional de Vizela, aparentemente bastante simples, com uma base muito próxima do pão de ló que todos conhecemos, húmido e doce, cozinho em forma retangular e com uma calda de açúcar, que fica branca.
O meu primeiro contacto com este doce foi em casa de amigos. Provei um belo Bolinhol mas mais moderno na sua confeção, com uma cor de laranja mais intensa e um sabor mais encorpado. Percebi que seria sem duvida uma evolução bastante boa da receita original, contudo não pode deixar de passar pela Kibom onde parece que tudo começou. Com o Bolinhol que comprei, bastante mais tradicional na sua elaboração, veio a história deste doce que é já uma tradição da terra e que vale a pena conhecer.
De acordo com essa informação, a origem do seu nome vem do facto da sua criadora, Joaquina Pedrosa Ferreira da Silva, no inicio do século passado, levar o bolo para as feiras embrulhado em panos de linhol, um tipo de linho tosco. Desde essa época muito aconteceu mas a tradição do bolo tradicional não se perdeu.
Desde a sua criadora até aos dias de hoje, o Bolinhol preparado em forno de lenha, que era aquecido com caruma e carqueja, ganhou fama e existem em Vizela várias casas que preparam o doce típico da região. Pelo caminho ficaram o linho tosco que o embrulhava bem como as caixas de madeira em que eram despachados pelo correio ou comboio, para a história fica o facto de este bolo ser já considerado Património Gastronómico Cultural.
Se tiver oportunidade não deixe de degustar mais este doce tradicional português, a nossa cozinha tão rica e cheia de história merece este destaque.
Ao meu caro amigo Virgílio Nogueiro Gomes não posso deixar de agradecer toda a partilha de conhecimentos, que tanto me tem enriquecido a nível gastronómico.
     

Comentários

  1. Incrivel como mudei de Aveiro para cá e estou a ler-te.. morando em Vizela :) e ainda não provei :O

    ResponderEliminar
  2. Não é só provar um, é saborear vários para sentir a evolução deste doce tradicional. Fico à espera da opinião :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares