Há Quanto Tempo Não Vai a Uma Casa de Fados?

( Fotos de: Mário Cerdeira)




Muitos de vocês que estão a ler este texto nem pensam nisso e antes de avançar na leitura vão parar e pensar que de facto há muito tempo que não vão a uma casa de fados.
É uma experiencia completa que se recomenda, na semana passada fui à histórica Adega Machado em Lisboa.
É muito valorizada por quem nos visita, e nós, que moramos cá, temos a responsabilidade de fazer com que esta tradição não se perca. Na semana passada fui conhecer a nova carta da Adega Machado e vi o carinho com que nós somos acolhidos, por aqui valoriza-se quem nos visita mas acarinha-se quem é de cá, não deixe de corresponder.
É algo único, sair para degustar uma boa refeição e ouvir cantar o fado. Naquela noite vários jovens talentos mostraram que o Fado está vivo e que nos corre nas veias. Mas verdadeiramente espantoso foi ver que estrangeiros, vindos dos quatro cantos do mundo, conseguem cantar partes das letras e sabem-nas melhor do que eu, que nasci em Lisboa e nunca estive mais do que 15 dias fora de Portugal.
Nessa noite, na mesa ao lado da minha, um coreano de meia idade que arranhava inglês, dizia com orgulho algumas palavras que já sabia em Português. Estivemos um pouco à conversa e ele contou que era a segunda vez que nos visitava, adora os portugueses e desta vez está a correr Portugal de norte a sul ficando por cá um mês. No seu programa de viagem era obrigatório jantar a ouvir cantar o fado.
Fado e Gastronomia é a conjugação de dois produtos culturais de excelência e a Adega Machado assume a responsabilidade de juntamente com o Café Luso e o Timpanas, preservar , inovar e divulgar o legado cultural existente e transmitido nestas casas históricas.
A nova carta, que tive o prazer de degustar, inaugura um novo ciclo de propostas gastronómicas, sendo que as decisões são tomadas pelo Chef-Executivo Aléxis Gregório e coloca em destaque os tradicionais sabores portugueses.
O menu de degustação destaca-se pela frescura e qualidade dos alimentos escolhidos e leva-nos numa viagem de sabores que inclui vegetais, peixe e carne. Este menu tem a opção Terra e Mar, composto por seis momentos ( couvert, amuse-bouche, entrada, peixe, carne e sobremesa) , estando igualmente disponível a versão vegetariana com o menu Campestre.
A ementa completa-se com propostas À Carta e que inclui entradas, peixe, carne, vegetariano e sobremesa).
O Menu Terra e Mar é composto por Couvert, pão com três opções de manteiga; Amuse-bouche, que disponibiliza Cavala Alimada; Entrada, composta por Chouriço de Vitela, com Puré de Aipo e Chutney de Frutos Vermelhos; a opção de peixe, composta por Robalo e Lombardo e o prato de carne por Vitela, Puré de Grão e Cenoura. Para encerrar, a sobremesa, Pudim de Caramelo Salgado com Gelado de Manjericão e Gin e “Bolo” Espuma de Amendoim.
A nova carta coloca em destaque os sabores portugueses levando-nos numa viagem por terras lusas. Aqui descobre-se a frescura do peixe e a carne tenra, que se desfaz. Não são só os alimentos que são frescos, a nova carta é uma visão refrescante do melhor que tem a gastronomia nacional, reinventando velhos pratos sem nunca fugir às suas raízes.
  

Comentários

Mensagens populares