Novidades do Restaurante Mediterrâneo



Eu sou do tempo em que os restaurantes dos hotéis eram quando uma fantasia, um capricho. Não pareciam estar ali para apresentar resultados financeiros sendo muitas vezes um laboratório para ensaio de novas receitas e servindo para eventualmente ditar novas tendências. Lembro-me desses restaurantes, quase sempre vazios, e onde passávamos sem equacionar a possibilidade de por ali ficar.

Tudo isto foi à muito tempo. Os tempos mudaram e os grupos hoteleiros perceberam que a receita adicional, que poderia vir dos seus restaurantes era de ter em consideração. Assim, nasceram novas formas de trabalhar e surgiram novidades que só de pensar fazem saltar de alegria as nossas pupilas gustativas.

Nem a propósito descobri as novidades do Sana Malhoa onde as novas experiências gastronómicas são assinadas pelo Chef Vasco Sampaio, o responsável pela cozinha do Restaurante Mediterrâneo.

Com opções para todos, incluindo crianças e vegetarianos, a nova carta aposta em ingredientes nacionais e internacionais, como o exemplo da batata-doce de Aljezur ou as algas wakame.

O palato é posto à prova logo nas entradas com um duo de fumados entre presunto de pato e vieiras, continuando a provação no salmão fumado, caviar blanc do Algarve e gomos de laranja sobre beterraba e na sopa de cebola e espargos grelhados com queijo D.O.C gratinado. A criatividade passa pela conjugação invulgar de ingredientes, pelas texturas e aromas de cada prato, como por exemplo na combinação de peixe e carne no mesmo prato.

Nos pratos principais começando pelos pratos de peixe, são apresentadas opções como o polvo na chapa sobre batata-doce de Aljezur e o seu jardim de legumes, o risotto de lagosta e bisque aromatizado de coentros, bacalhau fresco sobre mousse de cenoura e abóbora assada com pak choi salteada ou o rodovalho na chapa sobre esmagada de cogumelos e tartufo. Nos pratos de carne, vazia de novilho maturada com maionese de alho e wasabi sobre algas wakame marinadas, bife à Portuguesa com presunto serrano, ovo estrelado e batata rústica, bochechas de porco preto sobre mousse de ervilhas com amêijoas à bulhão pato e aiguillettes de pato na chapa com risotto de hortelã da ribeira e moriles.

As opções vegetarianas são compostas por esparguete ao alho e ervas, guarnecido com parmesão ralado e pelo risotto de cogumelos. E porque os mais novos são também muito bem-vindos ao Restaurante Mediterrâneo, para os mais pequenos as opções variam entre esparguete à bolonhesa com parmesão ralado ou peito de frango na chapa com arroz basmati e batata frita palito.

Nas sobremesas, para quem não é amante de doces existe a seleção de queijos, seleção de fruta laminada  e seleção de gelados. Para os doceiros a nova carta disponibiliza panacotta de maracujá, terra de chocolate crocante com pérolas de caviar blanc e sorbet de maçã verde, a sopa de coco e lima com sorbet de manga, o Brownie com sorbet de maçã verde entre outras opções.


Comentários

Mensagens populares