Explosão de Sabores no Restaurante Mediterrâneo







O argumento era tentador, o Restaurante Mediterrâneo, no Sana Malhoa Hotel, tinha acabado de estrear uma nova carta e os novos pratos pareciam muito tentadores.
Adoro hotéis e gosto muito da comida de hotel, por norma a preocupação com a qualidade faz parte do seu ADN pelo que as minhas espectativas iam bastante elevadas. Deve ser o meu sexto sentido de mulher porque não falhou e esta noite desfrutei de uma das melhores refeições dos últimos tempos.         


Gosto de pratos que contam histórias com a sua apresentação mas ainda gosto mais daqueles em que a combinação de sabores são obras de arte, apresentam-se como numa tela onde é preciso usar as papilas gustativas para ir descobrindo aos poucos os contrastes e depois, a mistura final, que qual  pintura abstrata, leva o nosso palato para dimensões surpreendentes.




A carta é composta por Couvert com uma seleção de pães onde se destaca o pão de tomate seco acompanhado de manteigas artesanais, azeite e amuse-bouche do Chef. Tem ainda Entradas, 2 opções de vegetariano, 2 opções para os mais pequenos, Peixe, Carne e Sobremesas.
Da carta de Vinhos escolhemos o espumante da casa e vinho tinto da casa. Os vinhos, marca Divai, só estão disponíveis nos hotéis do grupo Sana e a bordo dos aviões da TAP, fruto de uma parceria entre as duas empresas. São provenientes do Alentejo mais propriamente de Reguengos de Monsaraz e o equilíbrio de sabores fez com que esta tivesse sido uma excelente opção para acompanhar a refeição.
Como entrada escolhemos “ A nossa versão de sopa de peixe à fragateira”. Com a primeira colher, o misto de sabores remeteu-me para um dos lugares de que gosto tanto, a Foz do Arelho. A associação do mar e produtos frescos da terra foi a ponte que fez esta ligação e que perdura ainda na minha mente. Por mais estranha que vos possa parecer esta combinação, os sabores conjugam-se ao detalhe e vale a pena experimentar. A outra opção de entrada “Duo de fumados entre presunto de pato e vieiras frescas” era igualmente surpreendente tornando-se claro nesta altura que esta nova carta procura a surpreender os sentidos pela inovação e pela mistura de sabores que podem parecer à primeira vista arriscados.




Para prato principal saboreamos “Rodovalho na chapa sobre esmagada de cogumelos e tartufo”, uma delicia com uma apresentação digna de registo, um prato que era a superfície de um quadro, onde se descobria um jardim idílico composto por deliciosos elementos espantosamente frescos, sem duvida este é um dos pratos que vou guardar comigo durante muito tempo. O peixe estava no ponto e os sabores mais uma vez apresentavam-se em perfeita harmonia.



Para quem prefere um prato mais forte e mais outonal, existe a opção de “Alguillettes de pato na chapa com risotto de hortelã da ribeira e moriles”. Igualmente bastante saboroso este não é um prato recomendado para quem coma pouco. O risotto estava exatamente como eu gosto o que nem sempre é fácil de conseguir encontrar.



Foi enquanto me deliciava com todos estes sabores que olhei pela janela e vi, já bem de noite, uma cidade muito tranquila. Gosto muito de Lisboa mas por vezes o movimento já é demais por isso adoro descobrir lugares calmos, de preferência localizados no centro da cidade, onde é possível degustar tranquilamente uma boa refeição em excelente companhia. São lugares onde a musica remete-nos para a tranquilidade, criando o ambiente perfeito para apreciar melhor sabores e texturas.
Aqui a pressa fica na rua, porque a pressa é inimiga da perfeição, este é um ótimo argumento para apreciar a altura em que os sabores se apoderam de nós, dando-nos momentos únicos de prazer.


Depois de todas estas sensações ainda consegui reservar espaço para as sobremesas, a “Panacotta de maracujá, terra de chocolate crocante com pérolas de caviar blanc e sorbet de maça verde” e a “Sopa de coco e lima com sorbet de manga” estavam perfeitas na sua conceção e apresentação.




Um ultimo destaque para o serviço, exemplar, onde a qualidade, o atendimento e o grau de conhecimento da composição dos pratos, das suas características, dos detalhes da sua confeção e da melhor combinação, merecem este registo.
Foi uma excelente experiencia gastronómica, que recomendo a quem aprecia boa comida num ambiente tranquilo e requintado.            


O Restaurante Mediterrâneo funciona diariamente para almoço das 12h30 às 15h00 e jantar das 19h30 às 22h30. 

Comentários

Mensagens populares