Vindimas, Quem as Viu e Quem as Vê




(Fotos cedidas)

Eu sou do tempo em não era nada moderno vindimar, nessa época era até bastante mal visto ser agricultor e como consequência ter de vindimar, apanhar fruta e outras atividades ligadas ao esforço físico e ar livre.

Nessa altura chique, chique era trabalhar num escritório, ter um emprego seguro e para a vida.

Muda-se os tempos, muda-se as vontades e hoje em dia chique, chique é ter uma atividade saudável, ao ar livre onde se pode exercitar o corpo e aliviar a mente do stress do tal trabalho do escritório, que por acaso também deixou de ser um emprego para a vida.

E por isso surgem novas ocupações para os tempos livres. Para mim, que ainda vivi no “outro tempo” é uma delicia ver o que são hoje em dia as vindimas.

Um exemplo desta nova realidade é o que o Soalheiro propõe, de forma a mostrar toda a emoção e paixão que o Soalheiro Team sente pelo terroir de Monção e Melgaço, o Soalheiro desafiou todos os que a eles se quiserem juntar a vivenciar uma experiência de vindimas única. Até ao final do mês de setembro, é possível visitar as vinhas e as uvas de Alvarinho que carinhosamente chamam “as nossas meninas d’oiro”. Integrando a Rota do Vinho Verde Alvarinho, os visitantes podem aventurar-se nas visitas guiadas, descobrindo nas próprias vinhas as várias dimensões da casta. A produção rege-se por todos os princípios da sustentabilidade, estando ali em perfeita harmonia com a natureza.

Nesta altura do ano, todas as visitas são ajustadas à realidade vivida nas vindimas. Uma vivência muito especial e apaixonada das atividades na vinha e na adega… desde a receção das uvas até à prova do mosto e aos vinhos em fermentação. Uma experiência única onde poderão sentir aromas e sabores que certamente vão ser recordados cada vez que abrirem uma garrafa de Soalheiro.

Se tiver curiosidade experiente vai ver que vai gostar!



Comentários

Mensagens populares