Petiscos e Miudezas à Portuguesa, Leitura Obrigatória

Cheguei a casa e o que me apetecia mesmo era a bebida lá de casa quando era miúda. Fiz um mazagran, agarrei no ultimo livro de Virgílio Nogueiro Gomes, reconhecido gastrónomo, feito em parceria com Isabel Zibaia Rafael e mergulhei no mundo dos petiscos à Portuguesa.
Enquanto dava um primeiro gole na bebida fresquinha, pensei no final de tarde. Como é bom morar em Lisboa e acabar o dia a beber um café na Pastelaria Versalhes enquanto o dia bastante quente de final de Verão termina. Que sorte ter amigos como o Virgílio Nogueiro Gomes, com quem a conversa nunca acaba e roda sempre à volta de tachos com muita história pelo caminho.
Petisco e Miudezas à Portuguesa não é um simples livro de receitas, os livros e as crónicas do Virgílio nunca o são. Neste livro as receitas surgem no embalo de histórias que nos levam a entender a razão daqueles pratos. Para sabermos cozinhar devemos perceber o que estamos a preparar, e este livro, de uma forma muito simples e de fácil leitura, eleva-nos no mundo da gastronomia para um patamar de conhecimento mais profundo.
Organizado por A Carne, De Aves, De Bovinos, De Caprinos e Ovinos e De Suínos Petiscos e Miudezas levam-nos para o mundo do petisco, tão tradicional em Portugal, convidam-nos a descobrir pratos que tendem a desaparecer porque deixou de haver procura para alguns órgãos dos animais. Em vez de pensarem que esta expressão é uma crueldade, lembrem-se que longe vão os tempos em que nada se podia desperdiçar, em que ter comida podia ser um luxo o que aguçava a arte e engenho das cozinheiras por Portugal fora. Tendo nascido em Lisboa mas com as raízes no Oeste, lembro-me bem de em miúda tudo se aproveitar dos animais que eram preparados para as refeições familiares.
Longe vão esses tempos e devemos preservar e compreender as nossas tradições gastronómicas. Petiscos e Miudezas à Portuguesa tem ar de um livro de bolso, igual a tantos outros na montra de uma livraria, não se deixe enganar, lá dentro encontra um conhecimento profundo sobre Portugal, as nossas histórias e tradições gastronómicas, é por isso que considero este livro de leitura obrigatória.
Com um preço de capa muito simpático que de 14.90€, esta é uma excelente aquisição para quem gosta de cozinha ou para prenda na época natalícia que se aproxima.

Comentários

Mensagens populares