Ervideira, Os Puros e Fortes Sabores Alentejanos



A inauguração do Wine Lounge, espaço para provas de vinho para quem visitar a adega Ervideira serviu de mote a uma prova de vinhos onde se destacou a diversidade mas a estrela  foi o vinho centenário Conde D’Ervideira 1ª Geração, acompanhada de estreias como o aguardado Espumante da Água, o novo Vinha D’Ervideira Licoroso, e o recentemente lançado Bio-Nature (de agricultura biológica).
 O desenvolvimento do Wine Lounge comportou um investimento de 250.000€ e levou apenas 3 meses a ser construído. Este Wine Lounge dará resposta ao crescente número de visitas que é já superior a 7.000 visitas/ano e todas as visitas são acompanhadas por uma equipa de guias.
Apesar de todas as avaliações feitas pelos mais puristas, o espumante é para mim uma bebida de eleição, excelente pela sua frescura e sensações aromáticas e fantástico para acompanhar vários tipos de pratos e afinal não deve ser por acaso que este é um dos produtos com mais crescimento na Ervideira. Este foi o primeiro produtor a certificar espumantes e espumantes roses no Alentejo.
O outro destaque vai sem duvida para o Espumante de água, que é colocado no fundo do Alqueva, a cerca de 25/30 metros de profundidade, tendo 2 estágios de 9 meses. A diferença para o mesmo produto que tem um tipo de estagio tradicional é muito grande, valendo a pena experimentar comparar os dois e avaliar as diferenças, mesmo não sendo um perito vai perceber facilmente que se trata de dois produtos bastante diferentes. O vinho de água faz-se um pouco por todo o mundo.
Das provas disponíveis, o primeiro destaque vai para o VINHA D’ERVIDEIRA Espumante Brut Branco, um espumante produzido em regiões de clima quente que apresenta notas de fruta tropical, complexadas pelo contacto com a levedura. Na boca é macio, persistente, apresentando uma bolha fina que desaparece de uma forma suave. O Vinho, base do espumante é vinificado casta a casta, decorrendo a fermentação alcoólica em depósitos de inox, com temperatura controlada. A segunda fermentação dá-se na garrafa, onde permanece cerca de 6 meses até ao “degorgement”.
A outra distinção vai para o CONDE D’ERVIDEIRA PRIVATE SELECTION Tinto, que apresenta um elegante e complexo perfil aromático, associado a uma estrutura marcante com elevada persistência e longevidade. Tem um estágio de 12 Meses em barricas novas de carvalho francês. Um vinho que se distingue de todos os outros, sendo excelente para acompanhar um prato mais elaborado.
Não é possível passar ao lado do CONDE D’ERVIDEIRA VINHO DA ÁGUA Tinto, um vinho com vindima mecânica e noturna, realmente único, com uma grande exuberância aromática, taninos firmes mas dóceis, capaz de impressionar e apaixonar os apreciadores mais amadores. Ganhou complexidade e persistência ao ser estagiado em barricas de Carvalho Francês. Após o estágio nas barricas foi engarrafado e submergido nas calmas águas do Alqueva, onde maturou ao longo de 8 meses.
São igualmente muito apreciados os vinhos de colheita tardia, neste caso o VINHA D’ERVIDEIRA Colheita Tardia Branco. Com vindima manual é um vinho de aroma intenso a figos, frutos secos, marmelada e mel. Na boca revela uma doçura agradável e um interessante volume e elegância. Termina longo e com uma equilibrada e vibrante acidez. A partir de um talhão de Antão Vaz, selecionaram-se as melhores uvas, que permaneceram na vinha até Novembro. Desta forma, permitiu-se o desenvolvimento da podridão nestes bagos, aumentando a concentração de açúcares. A fermentação é posteriormente feita em baixas temperaturas rodando os 12ºC, durante cerca de 30 dias.
A fechar esta pequena viagem pela rota dos vinhos da Ervideira, o ERVIDEIRA BIO-NATURE Tinto. Com vindima mecânica e noturna, é uma verdadeira homenagem á Natureza tendo uma intervenção humana mínima. É aromaticamente fino e exuberante e nele destacam-se as amoras, groselhas e ameixas. Na boca tem volume, estrutura, intensidade e termina com uma boa persistência. A dificuldade passa por não haver muita disponibilidade de uvas biológicas. Neste caso as uvas são provenientes de uma vinha rustica de Montemor que não é regada há 7 anos. O resultado é um vinho único, de sabor intenso e que vale a pena saborear.

Comentários

Mensagens populares