Portugal em Destaque nos EUA





Ser Português deve ser ter um orgulho imenso naquilo que somos. Podemos não ser os mais fortes em termos económicos mas a nível cultural temos muito para nos orgulhar.


Durante os meses de maio e junho, o que temos de melhor em Portugal vai ganhar asas, atravessar o vasto oceano e vai estar em digressão pelos EUA. O programa, bastante vasto, vai levar Portugal moderno e a sua tradição ancestral até um povo que começa a descobrir o que temos de especial mas que ainda não sabe quase nada sobre o nosso país.


“Month of Portugal”, uma iniciativa da Embaixada de Portugal nos EUA, desenvolvida em colaboração com as comunidades portuguesas e irá decorrer em Washington, Califórnia, Colorado, Flórida, Massachusetts, New Jersey, Rhode Island, Virgínia e Texas.


Em Washington vai ser possível conhecer melhor a beleza única dos Açores, a obra de Maria Helena Vieira da Silva, a voz cristalina a suave de Áurea, deleitar-se com os sons de Mário Laginha e Pedro Burmester, descobrir o fado pela voz de Camané, saber quem foi o esquecido Aristides de Souza Mendes, apreciar exposições e participar em workshops, seminários e conferencias. Se procurar algo de novo, então recomenda-se o grupo Danças Ocultas, que dão uma nova vida às tradicionais concertinas.


Na Califórnia, o programa igualmente vasto, toca outros campos da cultura portuguesa. Festas e festivais em honra de santos, exposições e a presença de Luís de Freitas Branco prometem levar o nome de Portugal aos quatro cantos deste estado.


No Colorado, para além das tradicionais festas religiosas tão tradicionais por cá no Verão, vai ainda decorrer uma prova de vinhos portugueses.


E o programa continua por vários estados, tocando vários aspetos da nossa cultura, para o conhecer em detalhe recomenda-se a visita a: https://www.facebook.com/Month-of-Portugal-Events-June-2018-611363322532391/, faça um like na pagina e acompanhe todo o programa com detalhe.


O Dia de Portugal será celebrado com a presença do Presidente da Republica e do Primeiro-ministro entre outras individualidades e até o nosso tão estimado Navio Escola Sagres irá marcar presença nestas celebrações nos Estados Unidos.


Portugal apresenta-se de uma forma única, num programa que merece a nossa melhor atenção. Se depois de tudo isto vão vir mais americanos para conhecer Portugal? Provavelmente sim e claro que vão ficar encantados com tudo o que temos por cá, porque apesar de vasto, o que levamos até aos Estados Unidos, é só uma pequena amostra daquilo que realmente somos e daquilo que temos de melhor.


 

Comentários

Mensagens populares