A Descobrir os Prazeres Gastronómicos de Cabo Verde




A convite da Solferias, operador turístico, juntei-me a um grupo de agentes de viagens e representantes de empresas ligadas ao turismo de Cabo Verde, invadimos as cozinhas da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa e partimos à descoberta dos prazeres da gastronomia que iluminam estas ilhas quentes e simpáticas.

Saber cozinhar, articular alimentos e temperos é uma arte e cada Chef é o maestro da sua orquestra que conduz com a sua batuta com arte e mestria.

Partilho com vocês um pouco do que aprendi hoje com a Chef Claudia Neves, professora na Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde em Santiago.

A ementa que hoje descobrimos faz parte dos pratos que a Chef prepara e todos os ingredientes são provenientes destas terras idílicas. Prepare-se para esta viagem e estejam descansados, pode e deve experimentar tudo isto em casa.
Espeto de Linguiça da terra e queijo de fogo:  
 
 


Esta espetada é composta por linguiça, queijo e tomate. Aparentemente tão simples de preparar que até uma criança o faria, o segredo está sem dúvida na linguiça e no queijo, muito semelhante ao nosso queijo fresco mas com uma textura mas concentrada.
Salada criola:


alface, tomate, cenoura, beterraba, pepino e queijo da terra. Tempere com vinagrete, azeite, sumo de limão e hortelã.
Buzio estufado:


faça um refogado com azeite, cebola, alho, tomate e malagueta. Adicione os búzios, previamente cozidos e cortados aos pedaços ao estufado. Quando tiver cozinhado adicione coentros.

 Modje de São Nicolau:


Trata-se de um prato de cabrito, estufado com mandioca, banana verde e batata-doce. Ao longo do estufado adicione bastante salsa. Acompanha com arroz ou papa de milho.
Queijada:

 3 ovos, 4 gemas, 350 g. de açúcar, 150 g. de coco, 2 queijos frescos, raspa e sumo de limão e baunilha. Misture tudo até ficar em puré. Unte pequenas formas com manteiga e açúcar e leve ao forno a 160º durante 30 minutos.

 Depois desta experiencia gastronómica vá a uma agência de viagens e marque as suas férias, vai ver que ainda lhe vai saber melhor se poder saborear todos estes pitéus com Cabo Verde Na Koraçon.

 

Comentários

Mensagens populares