Paris à Borla


Não precisa de ficar com a carteira vazia para se divertir em Paris. Apresento-lhe uma lista muito simpática que lhe permite ter uma viagem inesquecível sem gastar um cêntimo tendo acesso à cultura, desportos, lazer e até passeios com as crianças.
Para começar sabia que não precisa pagar para beber água em Paris? A capital tem cerca de 260 fontes de água públicas que fornecem água potável, incluindo as fontes de Wallace, uma parte icônica da paisagem de Paris. E se preferir a água com gás, Paris ainda tem fontes públicas que distribuem água gaseificada: Berges de Seine, Jardin de Reuilly, La Pétillante na sede da Eau de Paris, Parc André- Citroën, Parc Martin-Luther-King e Jardin d'Eole, Square Séverine.
Se gosta de correr e não dispensa o seu desporto mesmo quando viaja então imagine-se num dos melhores lugares para os correr: o Jardin du Luxembourg. É um cenário encantador onde pode admirar as esculturas em várias partes dos jardins e onde pode combinar um treino e apreciar belas obras de arte.
Mas não fica por aqui, a cidade também organiza o “Les sportives du dimanche midi” com  sessões gratuitas com instrutores especializados que decorrem numa variedade de espaços verdes parisienses e centros esportivos. Corrida, musculação e alongamento estão entre as várias opções oferecidas.
Um passeio pelos canais de Paris é uma boa alternativa para explorar a cidade. O Le Millénaire, um shopping center na cidade de Aubervilliers, iniciou um serviço de barco gratuito no Canal Saint-Denis, com saida da estação de metro Corentin-Cariou até o shopping center. Ou então, se sempre quis navegar pelo Sena, poderá realizar seu desejo gratuitamente no seu aniversário. Vedettes de Paris oferece-lhe um cruzeiro gratuito + Champagne ou + Gourmand para celebrar o seu dia especial!
 Há muitos, muitos museus e monumentos em Paris e na região de Paris, com extraordinários tesouros culturais e artísticos: o Louvre, o Centre Pompidou, o quai Branly - Jacques Chirac e o Musée d'Orsay.
Vários desses locais excecionais podem ser visitados gratuitamente em horários específicos em dias específicos. Por exemplo, as coleções permanentes no Musée de la Vie romantique e no Musée d'Art Moderne de la Ville de Paris oferecem entrada gratuita durante todo o ano. Na verdade, todos os catorze museus da cidade de Paris oferecem entradas gratuitas durante todo o ano.
Outros museus oferecem entrada gratuita no primeiro domingo de cada mês, incluindo o Musée d'Art Moderne, o Centro Pompidou e o Musée d'Orsay. Alguns museus, como o Louvre, a Conciergerie e a Sainte Chapelle, são gratuitos durante todo o ano para pessoas com menos de 26 anos.
Em Paris não pode faltar a gastronomia e atualmente, os cursos de culinária são muito populares em Paris mas a especialização em culinária não é barata. Se você está interessado em experimentar novas receitas e sabores originais, mas não pode pagar pelas aulas, lembre-se que a Fédération Française de Cuisine organiza cursos gratuitos nos mercados de alimentos em Paris e na região de Ile-de-France. Chefs profissionais ensinam a fazer pratos usando produtos frescos provenientes das bancas do mercado. As vagas são limitadas, por isso, reserve a sua com antecedência.
Outra dica muito tentadora é que na Cidade Luz pode fazer uma reforma sem gastar nada. Para obter um corte de cabelo gratuito, vá ao Franck de Roche Académie (mas esteja preparado para sair com um visual totalmente novo!). Tem de marcar com antecedência para 01 43 46 05 00, depois entre no site Franck de Roche Académie e imprima o cupom "Coupe coiffage gratuit".
De seguida, agende uma sessão de maquiagem na Make Up Art Academy. Basta ligar para 01 40 21 03 15 para marcar uma consulta.
Se já está a marcar a sua viagem, o que acha de haver lugares em Paris onde pode parar para degustar refeições ligeiras pagando somente o preço da bebida? Por exemplo no L'Olive, durante o Happy Hour, as batatas fritas são fornecidas gratuitamente com cada litro de cerveja e em Penty, uma kémia (variedade de aperitivos) é servida em todos os pedidos de bebidas, exceto café ou chá de menta. A Le Culture Rapide serve um buffet livre nas noites de sexta-feira e no Lockwood, pode desfrutar de um aperitivo gratuito até as 20:30 h.
Às quintas-feiras em Les Trois Frères pode degustar um prato de merguez salsichas e cuscuz (no bar) pelo preço de uma única bebida. O cuscuz gratuito é servido às sextas e sábados à noite no Tribal Café e no Grenier. Em todos eles deve chegar cedo para conseguir uma mesa.
Eventos em Maio
Maio é o mês da Noite Europeia dos Museus, quando centenas de museus e espaços culturais ficam abertos até tarde. Os visitantes podem admirar as coleções permanentes sob uma luz diferente e desfrutar de performances e instalações criadas especialmente para o evento.
Le Printemps des rues, um festival dedicado ao entretenimento de rua, também retorna em maio de cada ano ao nordeste de Paris. É uma ótima oportunidade para desfrutar de apresentações gratuitas de artes circenses, dança e teatro.
Os fãs de música também têm muito o que esperar em maio. Durante o Tous à l'opéra! No evento, alguns locais abrigam eventos gratuitos, abertos a todos, durante um fim de semana inteiro: concertos, karaokê de ópera, visitas aos bastidores etc.
Se gosta de música eletrônica, o festival Villette Sonique é imperdível. Há uma série de eventos gratuitos ao lado dos shows para os quais tem de ter bilhete.
Eventos em Junho
O verão é, naturalmente, a estação perfeita para passeios, e Paris oferece um calendário de eventos muito preenchido. No dia 21 de junho, músicos amadores e profissionais tomam conta das ruas e espaços públicos da cidade durante a Fête de la musique. Há também vários shows em todos os distritos da cidade à noite. Também para esta ocasião, o Festival 36h de Saint-Eustache oferece 36 horas de música sem paradas - pop, rock e electro, nos dias 20 e 21 de junho.
Futur en Seine, um festival de inovação e criação digital, é realizado também neste mês e é  composto por eventos, exposições e workshops, com entrada gratuita para os visitantes profissionais, bem como para o público em geral. Se quiser desfrutar de um pouco de ar fresco e vegetação, não perca o Rendez-vous aux jardins. Durante este evento de três dias, muitos espaços verdes em Paris organizam atividades gratuitas e visitas.
 
E, para os amantes da poesia francófona, junho é o mês do Marché de la poésie, realizado na Place Saint-Sulpice no 6º arrondissement.
 
Eventos em Julho e Agosto
No dia 14 de julho, o lendário espetáculo de fogos-de-artifício marca o Dia da Bastilha. As festividades começam às 23h.
A partir de meados de julho até o final de agosto, praias artificiais são instaladas nas margens do Sena e do Bassin de la Villette durante Paris Plages. Espreguiçadeiras, palmeiras, quiosques de refrescos ... e natação definem a cena para o verão! Diversas opções de entretenimento e atividades esportivas também estão disponíveis.
O verão também é o momento perfeito para ver filmes ao ar livre em telas gigantes nos jardins da Villette durante o festival aéreo Cinéma en plein. Paris também hospeda outros festivais de cinema ao ar livre: La Chaise et l'Ecran, Silhouette entre outros.
O festival de música Les Pestacles é realizado todos os anos no Parc Floral no Bois de Vincennes. Os shows são gratuitos, mas o parque cobra uma taxa de entrada. Alguns dos shows e shows no festival do festival l'été de Paris também são gratuitos.
 
Eventos em Setembro
As Jornadas Europeias do Património realizam-se no terceiro fim de semana de Setembro e são uma oportunidade para explorar museus, mansões privadas, ministérios e até os jardins do Eliseu sem gastar um centavo!
No final de setembro, alguns dos jardins mais secretos da França estão abertos aos visitantes durante a Fête des jardins. O evento oferece a oportunidade de participar de atividades especialmente organizadas, como visitas guiadas, oficinas de jardinagem, jogos, shows e caminhadas.
 
Eventos em Outubro
Em outubro, o evento Nuit Blanche é aguardado pelos entusiastas da arte e da cultura. Nesta "noite sem dormir", dezenas de obras de artistas contemporâneos são exibidas em lugares incomuns, como igrejas, museus, no cais do Sena e nas margens do Canal Saint-Martin.
Não perca a Fête de la science. Criada em 1991, a festa visa criar laços mais estreitos entre a comunidade científica e o público em geral, através de uma série de eventos gratuitos.
Outubro também marca a anual e muito popular Fête des vendanges de Montmartre. O programa de eventos inclui desfiles, concertos, exposições e sessões de degustação.
 
Eventos em Novembro e Dezembro
Nos dias 1 e 2 de novembro de 2017, não perca os concertos de 50 anos da Orquestra de Paris no grande Hall da Filarmônica. Programa: Claude Debussy, Jörg Widmann, Igor Stravinsky e Luciano Berio.
Em Paris, novembro marca o início da temporada de Natal. Bairros chiques como a Place Vendôme, o Faubourg Saint-Honoré, a Avenue Montaigne e a Avenue des Champs-Elysées são decorados com iluminação. As montras das lojas competem entre si para oferecer as cenas de inverno mais mágicas e alguns mercados de Natal abrem portas.
Em dezembro, a tradicional pista de patinação é instalada na praça em frente ao Hôtel de Ville (Prefeitura de Paris) e qualquer pessoa pode usar a pista de graça. Se não tem seus próprios patins, pode alugar um par por 6 euros.
Durante todo o ano, os amantes da arte podem fazer visitas gratuitas a estúdios de artistas nos bairros de Belleville, Ménilmontant e Père-Lachaise, e ao longo do Viaduc des Arts.

Comentários

Mensagens populares