Cinemateca, Museus e Exposições – Dicas Para os Próximos Dias em Lisboa

( Museu do Fado)

Cinemateca
A programação da Cinemateca é normalmente muito diversificada sendo por isso difícil conseguir partilhar todas as sugestões mas espero que estas vos abram o apetite para mais.
O cinema partilha com a fotografia uma já longa história e nesta sugestão estes dois mundos misturam-se. 24 IMAGENS – CINEMA E FOTOGRAFIA é o mote que ao longo de Maio e Junho vai levar à Cinemateca a apresentar uma variedade enorme de filmes, documentários e exposições onde se cruzam todas estas realidades, apresentando novos mundos, ou diferentes formas de ver o mesmo mundo. Descubra a programação em detalhe, prepare-se para muitas surpresas e para descobrir com mais profundidade o fascínio e o poder que a imagem tem sobre todos nós.
Se preferir outra opção, prepare-se porque A ILHA DOS AMORES vai regressar ao Festival de Cannes 36 anos depois do filme de Paulo Rocha ter sido apresentado em estreia mundial e a concurso no mais importante festival de cinema do mundo. O filme é um dos títulos que integram a secção CANNES CLASSICS da 71ª edição do Festival de Cannes, que decorre de 8 a 19 de Maio de 2018.
 O filme de Paulo Rocha será apresentado numa cópia recentemente restaurada pela Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema, que teve origem na digitalização 4K com wet gate de interpositivos de imagem e som em 35mm tirados num laboratório japonês em 1996. A correção de cor digital foi feita por La Cinemaquina usando como referência uma cópia de distribuição de 1982. O restauro digital da imagem foi feito pela IrmaLucia Efeitos Especiais.
 Depois da passagem por Cannes, A ILHA DOS AMORES será lançado brevemente em DVD numa edição conjunta da Cinemateca Portuguesa e da Midas Filmes.
 
Museu do Fado
O Museu do Fado vai participar na grande final do Festival da Eurovisão / Eurovision Song Contest 2018, com a presença de 18 guitarristas da sua Escola, que acompanharão Ana Moura na interpretação do tema Fado Loucura.
 A 63ª edição realiza-se em Lisboa a 12 de maio e inclui dois momentos de Fado na abertura: Ana Moura, com Fado Loucura, acompanhada por alguns dos músicos que passaram pela Escola do Museu do Fado e Mariza, com Barco Negro, acompanhada por 32 percussionistas. Momentos certamente comoventes que serão um dos pontos altos desta magnífica cerimónia.
 O Eurovision Song Contest 2018 conta com a participação de 43 países e chega finalmente a Portugal, depois da incrível vitória de Salvador Sobral, em Kiev, no ano passado.
 
CCB
Vencedora do 2º Grande Prémio Nacional do Fado da RTP 1 e finalista do concurso "O Meu Fado", Joana Almeida participou nos festivais Caixa Alfama e Caixa Ribeira, tendo sido considerada a revelação de 2016. Chega agora ao Centro Cultural de Belém, antes de entrar em estúdio para gravar o seu primeiro disco. Neste concerto, Joana Almeida será acompanhada por Ricardo Parreira na guitarra portuguesa, André Ramos na viola e Francisco Gaspar no baixo.
Um espectáculo inserido no ciclo "Há Fado no Cais", co-produzido entre o Museu do Fado e o Centro Cultural de Belém.
4 de maio | 21h | Pequeno Auditório do CCB
 
Teatro S. Luiz
Estreia amanhã no Teatro Municipal S. Luiz em Lisboa, e pode ser vista até ao dia 6 de maio, a peça de teatro “Perplexos” de Marius von Mayenburg.
Esta peça conta com a encenação de Cristina Carvalhal e interpretação de Nuno Nunes, Pedro Lacerda, Sara Carinhas e Sílvia Filipe.
 
Museu Bordalo Pinheiro
A 6 de Maio, Dia Nacional do Azulejo, arranca nova edição do curso de pintura em azulejo com Elizabete Canavarro. Partindo de obras de referência de Rafael Bordalo Pinheiro, vão ainda abordar-se os azulejos de cariz naturalista e os exemplares de inspiração hispano-mourisca, coloridos e de complexos jogos geométricos
A iniciativa decorre aos domingos, 6, 13, 20 e 27 maio, entre as 14h30 e as 17h30 e podem participar os interessados a partir dos 16 anos.
 50€
Inscrição obrigatória
 
Museu do Aljube - Resistência e Liberdade
Foi hoje inaugurado no Espaço de Exposições Temporárias do Museu do Aljube - Resistência e Liberdade em Lisboa a exposição “José Dias Coelho – Artista, Militante Revolucionário.
 
Fundação das Casas Fronteira e Alorna
Inserido no Ciclo da Primavera “Acerca de Jardins”, pode assistir no dia 25 de maio, no Palácio dos Marqueses da Fronteira, pelas 18h00 ao “ Burle Marx: o pintor e paisagista”, conduzido por Jacques Leenhardt, Diretor da Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales, Presidente de honra da Associação Internacional de Criticos de Arte e President do Conseil scientifique des Archives de la Critique d´Art e investigador nas áreas de literatura, arte e jardins.
As Inscrições são obrigatórias - info@aajba.com / 213 620 527 / 915 989 259
Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal
No dia 26 de Abril, pelas 16h30, decorre nesta associação a tertúlia subordinada ao tema “Algas da Costa Portuguesa”. A mesma contará com a presença dos oradores Mestre Bruno Leite e do Chef Tiago Feio.  
 
 

Comentários

Mensagens populares