Almada

Ferreira do Zêzere
Almada
Visitas guiadas por arqueólogos, ateliês de olaria e tecelagem e algumas outras viagens no tempo fazem parte do programa do Dia Aberto no Sítio Arqueológico da Quinta do Almaraz, agendado para dia 21 de abril, sábado, a partir das 10h.
A Quinta do Almaraz foi descoberta em 1987 e é um dos maiores e mais bem conservados povoados de ocupação fenícia da Península Ibérica.
Para conhecer este valioso património, com vestígios que remontam há cerca de 2700 anos, a Câmara Municipal de Almada organiza este dia aberto. Todas as atividades são gratuitas, mas algumas requerem inscrição.
Esta iniciativa insere-se no âmbito das celebrações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios e do Ano Europeu do Património Cultural.
 
 
Ferreira do Zêzere
O Festival do Lagostim de Rio está de regresso a Ferreira do Zêzere. As águas límpidas do Zêzere proporcionam condições únicas para o habitat destes crustáceos de água doce e é em abril que se encontram na melhor fase do ano para serem pescados e confecionados de acordo com os chefes dos restaurantes que são já especialistas na preparação de pratos originais e surpreendentes com lagostim, que vão desde entradas, sopas a pratos principais diversos.
Para além dos restaurantes aderentes, o festival estende a iguaria a estabelecimentos de Tapas&Petiscos onde é possível saborear o lagostim como petisco de balcão, em franco convívio com amigos.
A rede de alojamentos atualmente existente neste concelho que vão desde hotéis 4 estrelas a magníficas casas de campo, convidam mesmo a uma escapadela de fim de semana. A região envolvente é também rica em património construído e natural, contando também com percursos pedestres marcados e locais de paragem obrigatória como é o caso de Dornes, eleita recentemente como uma das 7 maravilhas de Portugal ou Lago Azul que convidam a uma visita e que são excelentes complementos ao programa do festival gastronómico.
Os locais onde será possível saborear novos pratos são os seguintes:
Restaurantes: A Grelha do Zêzere (F. do Zêzere; 249362300), Quinta do Adro (F. do Zêzere; 249366296), Fonte de Cima (Dornes; 249366302), O Rio (Dornes; 249366411), Manjar S. Miguel (F. do Zêzere; 249362225), Pizzaria Toscana (F. do Zêzere; 249362315). Tapas & petiscos: Café Petiscos “Ti Pedro” (F. do Zêzere; 249362325) e Pastelaria “Pérola do Zêzere” (F. do Zêzere; 249362402.
 
Marinha Grande
A Câmara Municipal vai voltar a realizar oficinas de jazz que permitam aos participantes aprofundar e desenvolver os seus conhecimentos sobre este estilo musical, no âmbito da 4ª edição do Festival de Jazz da Marinha Grande.
Para que este seja um Festival que deixe a sua “marca” para além dos espetáculos, em 2018 será realizada a 2ª edição das Oficinas de Jazz, cujo propósito é permitir aos participantes aprofundar e desenvolver os seus conhecimentos de música jazz.
As oficinas terão periodicidade bimestral, decorrendo ao sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, e serão orientadas pelos músicos Pedro Nobre e César Cardoso.
As oficinas decorrem de 14 de abril a 10 de novembro de 2018. Os interessados devem enviar o seu curriculum vitae para: teatro.stephens@cm-mgrande.pt.
A participação é gratuita.
 
 
Mealhada
Fernando Tordo celebra 70 anos de vida, 50 de canções. E é este meio século de temas que o mais emblemático dos cantores e compositores portugueses passará em revista, no Cineteatro Messias. "Estrela da Tarde", "Lisboa Menina e Moça", "Cavalo à Solta", "Balada para os Nossos Filhos", "O Amigo que eu canto", "Meu Corpo" ou "Novo Fado Alegre" são algumas canções que fazem parte da cultura portuguesa e da vida de muitos portugueses. 
Fernando Tordo compôs algumas das canções mais emblemáticas do cancioneiro da língua portuguesa, sendo considerado uma figura tutelar da música portuguesa pela extensão e originalidade da sua obra. É um dos pioneiros da música de intervenção em Portugal e, mais tarde, da música ligeira. É, também, considerado um dos maiores renovadores do Fado, pelo trabalho musical desenvolvido desde os anos 60 e até hoje nessa área musical. E são muitos os seus temas interpretados por Carlos do Carmo, Mariza, Carminho, Amor Electro, Simone de Oliveira, Beatriz da Conceição, Ana Moura, António Zambujo, Ivan Lins e Dulce Pontes, entre tantos outros.
Nesta noite, também a Filarmónica Pampilhosense subirá ao palco, partilhando-o com Tordo. Sob a batuta do maestro Daniel Vieira, a Pampilhosense, com os seus 45 elementos, acompanhará o cantor em algumas das composições, revestindo-as de uma sonoridade única e poderosa.
Os bilhetes para o concerto custam 12,5€ e podem ser reservados e adquiridos no Cineteatro Messias (231 209 870), no Posto de Turismo (231 281 372) e na Biblioteca da Mealhada (231201 681).
 
Melgaço
A Casa da Cultura acolhe no próximo sábado, dia 7 de abril, o concerto de Pascoela. O momento será protagonizado pelos Inside Your Dreams, pelas 21h30, e reverte para uma IPSS local.
Inside Your Dreams é um projeto composto por uma cantora (soprano), um pianista, uma viola de arco e uma guitarra clássica. Com a garantia de máxima qualidade, capaz de assegurar um repertório de excelência, personalizado e adaptado ao gosto dos ouvintes, com requinte e emoção, os Inside, músicos profissionais com mais de 15 anos de experiência, interpretam música clássica, celta e atual. Juntos combinam a arte da voz e do piano com a doçura da viola de arco e da guitarra clássica.

Comentários

Mensagens populares