O Que Fazer em Portugal

(Nelas)


Almada

Em abril, a programação do Fórum Municipal Romeu Correia – Auditório Fernando Lopes-Graça, em Almada, abre com mais uma Festa do Cinema Italiano.

11.ª Festa do Cinema Italiano

6 de abril, sexta-feira

21h30

Nico, 1988, de Susanna Nicchiarelli

Vencedor da secção Orizzonti (Horizontes) do Festival de Veneza, Nico, 1988 mostra-nos, antes da queda do muro de Berlim, a última fase da vida de Nico, a mulher-símbolo dos Velvet Underground e musa de Andy Warhol.

3 euros (desconto de 50% para jovens e reformados)

 
7 de abril, sábado

16h

In guerra per amore, de Pierfrancesco Diliberto

Uma história de amor, muito divertida, mas também uma denúncia social sobre como, no final da II Guerra Mundial, a chegada dos americano favoreceu a entrada no poder político da máfia na Sicília, graças a figuras duvidosas como o famoso Lucky Luciano.

3 euros (desconto de 50% para jovens e reformados)

 

 7 de abril, sábado

21h30

Poveri ma Ricchi, de Fausto Brizzi

Os Tucci, uma família muito modesta de uma aldeia na região de Lazio, ganharam a lotaria. Tornam-se bilionários e decidem ir para Milão, viver num hotel 5 estrelas, para desfrutar da vida noturna e dos luxos. No entanto, começam a perceber que os tempos mudaram e que os ricos de hoje não são como os do passado: são discretos, ecologistas, apoiam causas de solidariedade social e andam de bicicleta.

3 euros (desconto de 50% para jovens e reformados)

 

 8 de abril, sábado

16h

L`ora legale, de Ficarra e Valentino Picone

Fartos do caos e da corrupção, os habitantes de Pietrammare, uma aldeia na Sicília, elegeram um novo presidente, um homem íntegro e correto. A ordem é restaurada, mas, no entanto, não traz apenas vantagens.

3 euros (desconto de 50% para jovens e reformados)

 

 8 de abril, sábado

21h30

Gatta Cenerentola (filme de animação), de Alessandro Rak, Ivan Capiello, Marino Guarnieri e Dario Sansone

A bordo de um navio retro-futurista no porto de Nápoles, uma rapariga rebelde de 17 anos está prestes a casar-se com um traficante de droga megalómano que quer transformar Nápoles na capital da criminalidade do mundo. Um ato de coragem narrativo e visual que apaixona os olhos e os corações. Uma homenagem à cidade de Nápoles, as suas idiossincrasias e a sua magnética beleza.

3 euros (desconto de 50% para jovens e reformados)

  

Espetáculo comemorativo do 25 de Abril

O Auditório Municipal Fernando Lopes-Graça é palco do espetáculo comemorativo dos 44 anos da Revolução de Abril.

25 de abril, quarta-feira

21h30

Canções Possíveis; Poemas Heroicos

As Notas e Palavras de 2 Lunáticos

Concerto sobre as obras de Fernando Lopes-Graça e de José Saramago, dois nomes grandes da cultura contemporânea erudita de Portugal. Em palco vão estar Rita Marques (soprano), Nuno Tavares (piano e direção musical), Pedro Santos (acordeão), Sandra Escovar (violino), Nelson Gomes (violino), Miguel Vasconcelos (guitarra), Raquel Merrelho (violoncelo), Raimundo Semedo (saxofone) e André M. Santos (guitarra clássica e conceção).

Entrada livre, com levantamento prévio de bilhete

 

 Cante alentejano

14 de abril, sábado

21h30

Cante Alentejano

Espetáculo de cante alentejano pela Associação Grupo Coral e Etnográfico Amigos do Alentejo do Feijó

Entrada livre, com levantamento prévio de bilhete

 

Dança

20 de abril, sexta-feira

21h30

Um espetáculo, três criações

Programa tripartido que inclui Opus 28, recente criação de Luís Malaquias, Marvel, de Luís Marrafa, e a reposição de um excerto de Dentro do Abraço, de Bruno Duarte. Pela Companhia de Dança de Almada.

Entrada livre, com levantamento prévio de bilhete

Dia Mundial da Dança

27 e 28 de abril, sexta-feira e sábado

17h

Regresso

Espetáculo comemorativo do Dia Mundial da Dança (29 de abril). Pela Companhia de Dança de Almada – CA.DA Escola.

2,50 euros

 

29 de abril, domingo

16h

Dentro do Abraço, de Bruno Duarte

Espetáculo comemorativo do Dia Mundial da Dança (29 de abril), pela Companhia de Dança de Almada

Entrada livre, com levantamento prévio de bilhete

 

Casa do Fado

22 de abril, domingo

17h

Liana

A cantar desde os nove anos, foi a primeira fadista a vencer por duas vezes a Grande Noite do Fado de Lisboa. Em 2000, venceu o Festival da Canção.

6 euros (desconto de 50% para jovens e reformados.

 

Cinema à quarta-feira

4 de abril, quarta-feira

21h30

O Quadrado, de Ruben Östlund

Christian é o respeitado curador de um museu de arte contemporânea.

É divorciado, pai de dois filhos, conduz um carro elétrico e apoia boas causas. Mas o roubo do seu telemóvel conduz Christian a situações que das quais ele se envergonha.

3 euros (desconto de 50% para jovens e reformados).

 

 11 de abril, quarta-feira

21h30

Corpo e Alma, de Ildikó Enyedi

Um matadouro, em Budapeste, é o cenário de uma bonita e estranha história de amor. Os rumores começam assim que Mária começa a trabalhar na área de controlo de qualidade. O seu chefe Endre descobre, por mero acaso, que, todas as noites, partilha o mesmo sonho com Mária. Aceitando, de forma hesitante, esta estranha coincidência, tentam recriar, à luz do dia, aquilo que acontece no sonho.

3 euros (desconto de 50% para jovens e reformados).

 

 18 de abril, quarta-feira

21h30

Olhares Lugares, de Agnès Varda e JR

Este filme documentário retrata a viagem pela França rural e a amizade que se forja durante o caminho entre a cineasta Agnès Varda e o fotógrafo JR.

3 euros (desconto de 50% para jovens e reformados).

 

Alpiarça

O Auditório Mário Feliciano, na Biblioteca Municipal de Alpiarça foi o espaço escolhido para a exibição do filme Lucky de de John Carrol Lynch, dia 16 de Março pelas 21h30.

O Município inicia assim uma parceria com o Cineclube de Santarém e, a partir de Março, terá um filme às terceiras sextas-feiras de cada mês.

Lucky ilustra a jornada espiritual de um ateu com 90 anos e as personagens que habitam na sua cidade desértica, no meio de nenhures.

 
Coimbra

No dia 16 de março pelas 18h00, no Museu Nacional de Machado de Castro vai ser inaugurada a exposição 'Mes Dessins: O Museu nos Desenhos da Rainha D. Amélia'

 

Marinha Grande

A Casa da Cultura Teatro Stephens, situada na Praça Guilherme Stephens, na Marinha Grande, assinala o período de Quaresma através da realização do “Concerto da Páscoa” apresentado pelo grupo “Cantos da Quaresma”, no dia 29 de março  pelas 21h30.

A Quaresma representa na tradição musical portuguesa um período de sublimação. Saídos da folia do Entrudo, seguem-se quarenta dias de abstinência e reflexão. Ausentes os bailes, calados os instrumentos musicais e até o toque dos sinos, a música tradicional portuguesa incorporou a religiosidade profunda da época quaresmal, geradora de formatos musicais essencialmente vocais, pungentes e profundamente belos: encomendações das almas, martírios, loas, alvíssaras. Cantos da Quaresma faz de tal repertório motivo de espectáculo e junta no palco César Prata e Sara Vidal.

Ficha Artística |

Voz, sanfona, adufe, guitarra, hangdrum, kalimba, ponteiro e saltério: César Prata

Voz, harpa, celta, adufe, sinos: Sara Vidal

Duração: Aprox. 70m

Classificação Etária | M/6

Preço | 5€

 

Guimarães

De 29 a 31 de março, das 10h00 às 18h00, decorre o Mercadinho da Duquesa com entrada livre.

Propõe-se aos visitantes uma viagem ao passado, imaginando-se numa feira realizada no tempo em que Dona Constança de Noronha vivia no Paço dos Duques de Bragança. No pátio serão dispostas bancas com venda de produtos de qualidade e com atividades que alegrarão o dia de jovens e menos jovens.

Nelas

A empresa produtora de vinhos do Dão recebe pela primeira vez, na sua nova adega, em Nelas, um workshop de iniciação ao vinho

A adega da Caminhos Cruzados, em Nelas, Viseu, abre portas, no próximo dia 24 de Março, às Conversas n'Adega, workshop de iniciação ao vinho, perfeito para quem procura ter uma nova abordagem e uma maior apreciação crítica deste produto. Regiões, estilos, vinificação, serviço, temperaturas, tipos de copos e harmonização gastronómica serão as principais temáticas abordadas nesta aula com duração de três horas (das 15h às 18h) e um valor de 25€ por pessoa.

“A nova adega foi pensada também com o objectivo de ser palco de vários eventos relacionados com o vinho, tais como jantares, almoços, workshops, palestras ou simples conversas. Esta é a primeira 'Conversa n'Adega', muitas outras se seguirão”, refere Lígia Santos, CEO da Caminhos Cruzados. 

Proprietária da Garrafeira Garage Wines, Ivone Ribeiro, que dedicou os últimos 17 anos de actividade à promoção, comunicação e comercialização de vinhos em Portugal, é a responsável por este workshop. Com uma pós graduação em Marketing de Vinhos pela Universidade Católica, inaugurou a Garage Wines, em Matosinhos, em 2013, onde a comercialização de mais de 700 referências é complementada com outros serviços: cursos de vinho e provas especializadas, degustações, consultoria e análise de garrafeiras. 

Melgaço

Melgaço promove o evento ‘Live & Beer’, uma iniciativa que vai juntar música e cerveja através de uma pequena mostra de cervejas artesanais e uma cerveja de Alvarinho. A ação acontece no dia 24 de março, no fim de semana obrigatório para os amantes da boa gastronomia: de 23 a 25 de março decorre a iniciativa ‘Fim de Semana Gastronómico’, promovida pela Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, em parceria com o Município.

A partir das 21h00 começa a diversão, com a abertura das tasquinhas, seguindo-se pelas 10h00 o concerto dos TT Syndicate, ação no âmbito do All Music Fest (a entrada tem um custo de dois euros). A música continua, ao vivo, com os irmãos Ricardo Gomes & Pedro Gomes, onde são convidados ‘músicos da terra’: Juliana Pires, Lúcia Pinto e Guillaume Carvalho. ‘Mesmo Boa’, a cerveja de alvarinho, ‘Vadia’ e ‘Godalho’ são as cervejas em prova. Para acompanhar estarão os deliciosos produtos de Melgaço.

O evento resulta de uma parceria com os bares locais: Bar da Alameda, Rio's Bar, Laura Café e Cova do Leão.

 

Redondo

Volver - Tango Manso pode ser apreciado dia 16 de Março, pelas 21h30 no Auditório do Centro Cultural de Redondo.

O espetáculo tem entrada gratuita é está inserido na iniciativa Saberes e Sabores de outras gentes.

 

Observação de Aves


As manchas de água, dos pequenos charcos às muitas barragens, são verdadeiras fontes de vida, particularmente atrativas para as muitas espécies de avifauna migratórias que atravessam o nosso território.

As mudanças climáticas têm permitido a manutenção  destas espécies por períodos cada vez mais alargados, enriquecendo ainda mais o nosso património ornitológico.

Pretende-se com este passeio dar a conhecer a enorme riqueza da avifauna na envolvente de Redondo, com um especial destaque para as muitas e diversas espécies limícolas, entre outras (maçaricos, pilritos, narcejas, alfaiates, pernilongos, colhereiros, mergulhões, etc).

A Observação de Aves decorre dia 17 de março, pelas 0900 sendo o local de encontro a Praça da República. As Inscrições gratuitas e obrigatórias para: rmataloto@cm-redondo.pt

 

S. Mamede de Infesta

Cláudia Amandi, professora auxiliar de desenho na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, apresenta os seus mais recentes trabalhos na exposição Afluentes, que irá inaugurar no próximo sábado, dia 17 de março, pelas 17h00 na Casa-Museu Abel Salazar.

Com formação em Escultura e investigação continuada na área do desenho, Cláudia Amandi (Porto, 1968) tem vindo a desenvolver um trabalho regular e aprofundado, explorando alguns conceitos e materiais que suscitam a criação de novas possibilidades dentro de um âmbito de repetição e serialidade no desenho.

A iconografia desta exposição é centrada em formas de processos naturais, desde reflexos e linhas de água, sombras de folhagem e movimentos de animais.

 

 

 

 


Comentários

Mensagens populares