Modtissímo e TAP e Upcycling – o Que Têm em Comum?

 
O MODTISSIMO surgiu em 1992 como uma exposição restrita a tecidos estrangeiros, que se realizava, na altura, no Hotel Solverde, em Espinho. Na sua 3ª edição, o salão mudou-se para a Exponor, em Matosinhos, tendo a parceria que se estabeleceu com a APT (Associação Portuguesa de Têxteis e Vestuário) e a ANIL (Associação Nacional dos Industriais de Lanifícios), a partir da 7ª edição ditado o seu futuro de sucesso.
A 27ª edição do MODTISSIMO (em Março de 2006) é um ponto de viragem na história no único Salão de Tecidos e Acessórios, Confeção Portuguesa, Têxteis do Futuro e Curtumes português, uma vez que se mudou para a Alfandega do Porto, mesmo no coração da cidade.
Com mais de 50 edições de sucesso, este ano apresenta-se ao público hoje dia 21 e amanhã dia 22 de fevereiro, no aeroporto do Porto, de forma muito positiva e contando com a presença de inúmeros expositores, representantes da indústria têxtil portuguesa.
A edição deste ano conta ainda com vários workshops e seminários sobre tendências da moda e oportunidade na indústria têxtil e vestuário, bem como um novo espaço, Modtissimo Experience, onde convive um espaço lounge, comunicação social, e um espaço de relaxamento.
Foi aqui que decorreu hoje a apresentação dos coordenados do Concurso Portuguese Fashion News, onde jovens talentos, designers de moda, mostraram os seus trabalhos bem como a apresentação de um novo projeto Porto Fashion Week em parceria com a TAP AIR Portugal.  
As propostas produzidas e apresentadas pelas jovens revelações, estudantes desta arte, foram produzidas a partir de tecidos fornecidos por empresas da indústria têxtil nacional. Foi possível observar a técnica utilizada, por vezes bastante complicada, que deram origem a trabalhos únicos e brilhantes, o que nos mostra que esta indústria está de boa saúde e cheia de sangue novo com uma nova visão da vida e da moda.
Foi neste contexto que a TAP anunciou uma nova parceria com a Modtissimo, destinada a promover e revelar jovens talentos que se destacam na área do Design de Moda.
Recorde-se que a TAP lançou muito recentemente, em dezembro do ano passado, um projeto de licenciamento da marca e que desde essa altura tem à venda produtos variados.
Faz parte desta iniciativa um projeto de Upcycling. A TAP tem um espólio de materiais que já não podem ser utilizados em aviação mas que podem ser usados na produção de objetos uteis bem como na conceção de obras de arte, tendo já à venda um primeiro produto, neste caso um candeeiro de secretária elaborado a partir de um braço de uma cadeira de um avião da TAP.
É neste contexto que nasce o concurso Upcycling by TAP que vai ser lançado às escolas de moda. Em cada edição será lançado um tema, um desafio, a partir dos materiais disponíveis. Nesta primeira edição foi já selecionado um lote de tecidos que serviram para forrar cadeiras de avião bem como cintos de segurança das cadeiras.
Este concurso anual destina-se a promover jovens talentos, estando prevista uma exposição na Modtissimo com todos os trabalhos realizados sendo que a peça vencedora será colocada à venda pela TAP na sua loja online, em store.flytap.com, levando o nome desse jovem promissor aos quatro cantos do mundo.













































Comentários

Mensagens populares