O Que Fazer Por Cá

Castro Marim
A Casa do Sal acolhe, a partir do dia 2 de fevereiro, a exposição “Viagem Interior – Desertificação e Despovoamento no Algarve”, construída a partir do documentário fotográfico realizado pela fotógrafa Telma Veríssimo entre 2016 e 2017. A inauguração está marcada para as 17h30.
“Viagem Interior” propõe uma reflexão sobre as dificuldades que afetam dois terços da região algarvia, a serra, uma realidade bem conhecida por Castro Marim, com três freguesias rurais (Castro Marim, Odeleite e Azinhal).
Os trabalhos reunidos aludem aos impactos das alterações climatéricas na fauna e na flora da serra algarvia. A subida da temperatura, as ondas de calor e as secas provocaram alterações nos solos e a biodiversidade fragilizou-se. A população, que outrora conseguia viver da agricultura, fugiu para o litoral, à procura de melhores condições de subsistência, e hoje o envelhecimento da população é um dos retratos mais veementes do interior, aliado à perda das tradições, um dos pilares da identidade destas comunidades.
Telma Veríssimo é fotógrafa profissional desde 1993 e até 2006 colaborou regularmente com publicações regionais e nacionais tais como Público, Diário de Notícias, revista Casas de Portugal, Jornal do Algarve e Jornal Barlavento.
A exposição “Viagem Interior – Desertificação e Despovoamento no Algarve” poderá ser visitada até ao final do mês de março, todos os dias, entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 18h00. Esta iniciativa conta com o alto patrocínio da Assembleia da República e os apoios da Direção Regional de Cultura do Algarve, programa 365 Algarve, Turismo de Portugal, Águas do Algarve, Câmara Municipal de Castro Marim, Associação Odiana e marca Natural.PT.
Ferreira do Zêzere
A Fundação Maria Dias Ferreira e a Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere irão realizar na sede da Fundação, pelas 16h do dia 28 de janeiro, uma sessão de apresentação pública do livro "Artes e Ofícios tradicionais do concelho de Ferreira do Zêzere", da autoria de Rute Tavares, José Afonso Sousa e Cátia Salgueiro.
Esta obra é o terceiro livro da coleção “Etnografia, tradições e saberes do concelho de Ferreira do Zêzere” e constitui uma ação comum das duas entidades em prol da recolha, estudo, preservação e divulgação do riquíssimo património etnográfico ferreirense.
O livro “Artes e Ofícios tradicionais do concelho de Ferreira do Zêzere” apresenta uma compilação de algumas das artes e dos ofícios exercidos desde outros tempos no concelho de Ferreira do Zêzere e cujo peso cultural tem uma expressão significativa na identidade do povo ferreirense.
Esta compilação desdobra-se em três vertentes: apresentação do ofício, testemunhos dos artesãos e fotografias demonstrativas do ofício e dos instrumentos e utensílios utilizados na prática do mesmo.
Lisboa
Do Bosque para o Mundo regressa ao Teatro São Luiz para explicar aos mais novos a crise e o drama dos refugiados. Esta é a história de Farid um rapaz afegão, de 12 anos, enviado pela mãe para a Europa, para um sítio seguro. Farid é um refugiado.
«Juntou-se a milhares de outros refugiados. Apesar de serem sempre muitos a viajar em grupo, Farid sentia-se muito sozinho(...) "Então foi para isto que a minha mãe me mandou embora? Para ser mais um dos que tentam subir para cima de camiões noite após noite? É este o sítio seguro? A selva?! É isto a salvação? É isto a Europa?".»
Dia: 20, sábado
LGP – sessão com interpretação em Língua Gestual Portuguesa
Conversa com a equipa artística após o espetáculo moderada por Alexandra Silva
20 e 21 jan
sábado 16h e domingo, 11h e 16h
 
27 jan
POESIA-ME#4
sábado às 16h
O primeiro Poesia-me de 2018 conta com uma dupla de convidados com o devido espírito de contradição. Afonso Cruz e Marta Bernardes vão trocar-nos as voltas. Fica o convite para uma sessão que promete desafiar a lógica do universo!
Melgaço
ENTRUDO EM MELGAÇO
A autarquia de Melgaço está a preparar a festa carnavalesca: o evento tem data marcada para o dia 10 de fevereiro, na Casa da Cultura. Haverá concurso e baile de mascarados para os mais atrevidos e doces típicos da época, de Melgaço, mas também da Galiza.
A iniciativa tem início às 21h30, na Casa da Cultura, com um welcome drink, onde haverá Bucho doce, produto típico da época em Melgaço, e também um doce galego, ‘Orelhas’, típico da época na Galiza, como uma forma de honrar os vizinhos. Às 22h00 haverá Concurso de Mascarados, seguindo-se depois, pelas 23h30, o Baile de Mascarados, no bar do Edifício das Piscinas Municipais.
A organização é da Câmara Municipal, em parceria com a Associação Empresarial Minho Transfronteiriço, o Alameda Bar, o Bar da Laura, o Bar Cova do Leão e o Rios Bar.
CONCURSO “MASCARADOS”
Melgaço desafia à criatividade e lança o concurso ‘Mascarados’. A iniciativa é aberta à participação de todos, habitantes ou visitantes, e vai premiar as melhores fantasias carnavalescas.
São admitidas candidaturas para três categorias diferentes: Categoria Escola, Categoria Individual ou Categoria Grupo. Os prémios podem ser em dinheiro, Alvarinho ou Troféus, dependentes dos vários critérios de avaliação, como sendo a Criatividade, Originalidade, Elaboração e Dinamismo, alegria e animação do(s) participante(s). Serão ainda atribuídas menções honrosas aos trabalhos que o júri considere merecedores desta distinção.
Os candidatos a concurso devem preencher e entregar a respetiva Ficha de Inscrição, até ao dia 8 de fevereiro de 2018.
 
Vila Franca de Xira
Exposição Coletiva da Associação dos Artistas Plásticos do Concelho de Vila Franca de Xira
Galeria Augusto Bértholo, Alhandra
A Exposição, que estará patente até 18 de Fevereiro, integra trabalhos de Alexandra Jesus, Américo Silva, Ana Sofia Neves, Anabella Vilares, António Maria, António Oliveira, Calila Vilares, César Louro, Emanuman Defrog, Graciete Rosa Rosa, Irene Ribeiro, J. Pereira, João Duarte, João Miguel Henriques, Júlio Vilares, Ludovina Rosa, Luís Esteves, Manuel Campino, Natércia Gamboa, Noel Bértholo, Pedro Godinho, Rui Cristino da Silva e Vitor Santos.
A programação da Galeria Augusto Bértholo em Alhandra resulta de um protocolo estabelecido entre a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, a Junta de Freguesia da União de Freguesias de Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz e a Associação dos Artistas Plásticos do Concelho de Vila Franca de Xira, tendo como principal objetivo apoiar e promover o trabalho realizado pelos artistas deste Concelho.
 
Exposição de Pintura "Momentos", de Rosária Marques
20 Jan 2018 a 25 Fev 2018
Centro Cultural do Bom Sucesso, Alverca do Ribatejo

Comentários

Mensagens populares