Algumas Sugestões para o Carnaval

Altura
Na sua 17ª edição, o Carnaval de Altura, nos dias 10 e 11 de fevereiro, vai encher de animação e criatividade a rua da Alagoa. Este ano, com tema livre, o Carnaval de Altura dá largas à imaginação e promete surpreender os visitantes.
O já conhecido cortejo carnavalesco do sotavento algarvio, com início às 15h00, conta este ano com nove carros alegóricos e dez grupos de animação, que representam as Juntas de Freguesia de Altura, Castro Marim e Odeleite, o Clube Recreativo Alturense, a Associação Cegonha Branca, o Grupo de Zumba, o Grupo de Amigos de Altura, o Grupo dos Amigos do Bairro Quente e o Intermarché.  
O domingo, 12 de fevereiro e último dia do desfile, terminará com um baile de Carnaval no Clube Recreativo Alturense, animado por Ricardo Rodrigues. 
A 17ª edição do Carnaval de Altura tem a organização conjunta da Junta de Freguesia de Altura e Câmara Municipal de Castro Marim, o apoio dos Supermercados Corvo e a colaboração das Juntas de Freguesia de Castro Marim e Odeleite e das associações locais.
 
 
Marinha Grande
A Câmara Municipal da Marinha Grande organiza o tradicional desfile de Carnaval no dia 9 de fevereiro, pelas 10h00, no Parque da Cerca, para o qual está prevista a presença de cerca de 1700 crianças.
A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal e vai reunir crianças dos jardins-de-infância e escolas do 1º ciclo do ensino básico públicos e privados das freguesias de Marinha Grande e Moita.
O Desfile tem início às 10h00, junto ao Arquivo Municipal, seguindo pela Avenida Infante D. Henrique em direção à Rotunda do Atrium. As crianças voltam pela mesma avenida em direção à Rotunda do Rotary, para seguirem pela Rua dos Bombeiros Voluntários até à Praça Guilherme Stephens. O desfile termina, cerca das 11h00, junto ao Arquivo Municipal, depois da passagem dos alunos pelo Jardim Stephens.
Portimão
Portimão vai celebrar o Carnaval, até 14 de fevereiro, com bailes, concurso de máscaras, desfiles, e música de percussão inserida no VII Festival Internacional de Percussão de Portimão e IV ENCONTRóBAIXO. Este ano o Carnaval vive-se mais uma vez de uma forma espontânea e popular, reflexo da tradição que esta quadra tem e diretamente relacionada com a dinâmica e criatividade do forte movimento associativo apoiado pela Câmara Municipal.
Os Bailes de Carnaval constituem uma das principais referências e convidam os foliões a revelar a sua imaginação com arrojadas fantasias e a festejar estes dias com muita alegria e divertimento, realizando-se um pouco por todo o concelho. Boa Esperança Atlético Clube Portimonense, Clube União Portimonense, Sociedade Vencedora Portimonense, Sporting Glória ou Morte Portimonense, Clube Desportivo e Recreativo da Pedra Mourinha, Sociedade Vencedora Portimonense, Sociedade Recreativa Figueirense e Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense (CIRM) apresentam um programa como manda a tradição pautado por atividades carnavalescas cheias de folia.
Este ano cinco coletividades promovem um Concurso de Máscaras de Carnaval com direito a prémios para os primeiros três melhores disfarces. O objetivo é o de assinalar a quadra festiva, desafiando os mais foliões a estimularem as suas capacidades no domínio da criatividade e da dinâmica cultural. Bruxa, vampiro, fantasma, zombie, caveira… a escolha será sempre dos concorrentes. As eliminatórias serão às 21h30 e estão agendadas para o dia 3 de fevereiro no Boa Esperança Atlético Clube Portimonense, no dia 10 no Clube União Portimonense e no dia 11 de fevereiro no Clube Desportivo e Recreativo da Pedra Mourinha. A eliminatória final será na Sociedade Vencedora Portimonense, pelas 23h00, onde serão votadas as melhores máscaras com a respetiva atribuição de prémios. As inscrições para o Concurso de Máscaras serão realizadas no próprio dia na coletividade respetiva e em ficha própria. Os prémios incluem três estadias para duas pessoas em Hotéis de 4 estrelas e em Portugal e jantares em estabelecimentos de restauração em Portimão.
 
Os bailes de Carnaval do Boa Esperança Atlético Clube Portimonense realizam-se nos dias 10, 11, 12 e 13 de fevereiro pelas 21h30. Este ano esta coletividade irá organizar mais uma vez o seu mítico Desfile Infantil agendado para a tarde do dia 13 de fevereiro, pelas 15h00.
O Clube União Portimonense é um espaço de referência em Portimão e apresenta um programa anual de atividades que prima pelo seu dinamismo recreativo e cultural. No Carnaval não é exceção e agarrado às tradições, o Clube União vai organizar no dia 10 de fevereiro o famoso "Assalto de Carnaval” para sócios e nos dias 12 e 13 de fevereiro, pelas 21h30, os Bailes de Carnaval, onde miúdos e graúdos se juntam para viver o carnaval com toda a pompa e circunstância.
A Sociedade Vencedora Portimonense, localizada no centro histórico de Portimão, palco e sede de inúmeras atividades alternativas continua a promover o convívio ligado à tradição cultural com os Bailes de Carnaval nos dias 3, 10, 12 e 13 fevereiro pelas 21h30.
O Sporting Glória ou Morte Portimonense já começou a celebrar o Carnaval e apresenta na totalidade sete Bailes de Carnaval nos dias nos dias 20 e 27 de janeiro e nos dias 3, 10, 11, 12 e 13 de fevereiro, sempre às 21h00, no Restaurante Lugar do Rio (Parque da Feiras e Exposições). De referir o espírito de colaboração desta coletividade com a Academia de Música de Lagos / Conservatório de Música de Portimão, no âmbito do VII Festival Internacional de Percussão com o Grande Desfile de Encerramento – Batuca no Carnaval entre o Largo da Mó e Coreto de Portimão, agendado para o dia 13 de fevereiro, às 14h30.
O Clube Desportivo e Recreativo da Pedra Mourinha vai celebrar o Carnaval com a alegria e a boa disposição do costume nos afamados Bailes agendados para os dias 11, 12 e 13 de fevereiro, pelas 21h00.
A Sociedade Recreativa Figueirense apresenta nos dias 11 e 13 de fevereiro, às 15h00, um Desfile com carros alegóricos pela freguesia e as matinés carnavalescas, às 17h00. O Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense -CIRM que desenvolve atividades de carácter desportivo, cultural e recreativo começa a celebrar o carnaval com um Baile no dia 27 de janeiro, às 20h30. No dia 3 de fevereiro, pelas 20h30 e no âmbito do aniversário do CIRM há um mega Baile de Carnaval e nos dias 11 e 13 de fevereiro pelas 17h00 matinés dançantes para a comunidade e visitantes.
Para além dos Bailes, Concursos de Máscaras e Desfiles o Carnaval em Portimão contará com a sétima edição do Festival Internacional de Percussão de Portimão e IV ENCONTRóBAIXO. De 9 a 13 de fevereiro e por alguns dos espaços mais emblemáticos da cidade irão realizar-se 15 workshops/masterclasses e 5 concertos. No dia 9 de fevereiro, pelas 10h30, realizar-se-á o Grande Desfile de Abertura com o grupo BOMBOÉMIA (Universidade do Minho), com a participação dos alunos das Escolas do Ensino Básico de Portimão com início na Praça da República de Portimão e término no Largo 1º de Maio (Praça do Município). O Grande Desfile de Encerramento está agendado para o dia 13 de fevereiro, pelas 14h30, Terça-feira de Carnaval, a partir das 14h30 com o concerto “Batuca no Carnaval” protagonizada por várias Associações do município e com um percurso que promete animar o centro da cidade (Largo da Mó – Alameda da Praça da República – Rua Direita – Largo 1º de Maio – Coreto de Portimão).
 
Portimão convida a comunidade e os visitantes a viverem o Carnaval imbuídos no espírito de folia e muita alegria e protagonizado pelo associativismo local nos espaços recreativos, culturais e desportivos do concelho responsáveis por criar momentos especiais de convívio e de sociabilidade.

Comentários

Mensagens populares