O que fazer em Altura, Marinha Grande e Melgaço


Altura
Feira do Livro em Altura
Altura volta a acolher a Feira do Livro. De 4 a 18 de agosto, a Zona de Lazer de Altura, junto à Avenida 24 de Junho, vai dar lugar a mais uma edição da Feira do Livro, enquadrada no programa cultural de Animação de Verão, com os Mercadinho de Altura e animação musical. 
Aberta ao público entre as 20h00 e as 00h00, a feira conta com diversos títulos de autores nacionais e estrangeiros a preços convidativos e com algumas promoções.
No decurso do certame haverá sessões de autógrafos com alguns escritores. Já confirmadas estão as presenças de Cidália Pinto, autora do livro de poesia “Borboletas no Coração” (dia 5) e de Luís Ferreira, com os livros “O Peregrino” e “Entre o Silêncio das Pedras” (dia 17), as duas sessões com a organização da livraria Maravela
  
Marinha Grande
“Arte Vetraria Muranese” no Museu do Vidro
O Museu do Vidro, na Marinha Grande, tem patente a exposição “Arte Vetraria Muranese – A.Ve.M”, pertencente à Coleção Lutz H. Holz, até ao dia 1 de outubro.
Numa combinação de inovação, design, arte e ciência do vidro, a exposição “Arte Vetraria Muranese – A.Ve.M.” dá-nos a conhecer alguns dos melhores exemplares em vidro de Murano produzidos pela fábrica, realizadas através de processos inovadores à época por mestres vidreiros e designers.
As peças em exibição pertencem à coleção de Lutz H. Holz que iniciou a sua coleção de vidro de Murano há 12 anos quando comprou as três primeiras jarras. Nos meses que se seguiram começou “a aprender mais sobre vidro, através de livros, visitas a museus e da minha primeira visita a Murano”. A sua “paixão pelo vidro estava a crescer e transformou-me num colecionador”, admite.
O tema central da sua coleção é o vidro de Murano do séc. XX. As peças da A.Ve.M. são uma parte importante e especial da coleção.
Fundada em Murano - Veneza no ano de 1932 por Galliano Ferro, Emilio Nason e Antonio-Luigi Ferro, em parceria com os seus dois filhos Ottone e Egidio, a Arte Vetraria Muranese - A.Ve.M. deu um importante contributo para a introdução do design no fabrico de vidro em Murano, tendo contado com a colaboração de artistas e designers como Vittorio Zecchin, Giulio Radi, Giorgio Ferro e Anzolo Fuga.
A exposição “Arte Vetraria Muranese – A.Ve.M” pode ser visitada no Museu do Vidro, até 1 de outubro, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.
 
Ateliês infantis na Praia da Vieira e em São Pedro de Moel
A Câmara Municipal da Marinha Grande e a Associação Casa D’Árvore – ABCNatur  estão a realizar oficinas de verão infantis “Gentes e Lugares da Cidade - Olhares com Arte”, na Praia da Vieira e em São Pedro de Moel, até final de agosto. A participação é gratuita.
A iniciativa termina no dia 25 de agosto. O objetivo é permitir a ocupação das crianças e fomentar o contacto com as artes e a natureza.
Programa - Local: Posto de Turismo de São Pedro de Moel
13 de agosto . 9h30-12h30
“Land Art e Yoga do Som” por Daniela Oliveira
Nesta oficina as crianças vão fazer uma pequena caminhada na natureza e exercícios de yoga da respiração. Vão ainda construir mandalas naturais.
Limite de 20 participantes (2 grupos de 10 participantes, duração de 1h30 cada grupo)
Idade: 6 aos 12 anos
 
16 de agosto . 14h30-17h30
“Um animal do pinhal” por Nídia Nair Marques
Partindo dos animais que habitam o pinhal, cada criança fará uma composição (usando rolhas de cortiça cortadas em vários formatos) para depois gravar sobre papel.
Limite de 15 participantes
Idade: 7 aos 12 anos
 
17 de agosto . 14h30-17h30
“Montagem fotográfica/colagem” por Maria Kowalski
A partir de uma imagem fotográfica, propõe-se que cada criança continue a imagem através do desenho, pintura ou colagem de materiais encontrados no meio envolvente.
Limite de 20 participantes (2 grupos de 10 participantes, duração de 1h30 cada grupo)
Idade: 8 aos 12 anos
 
18 de agosto . 14h30-17h30
“Céu d’Afetos” por Céu d’Afetos
Uma oficina de Acolhimento Emocional que pretende proporcionar às crianças a possibilidade de exteriorizar e acolher as suas emoções sem sentimento culpa, perceber os sintomas das mesmas no seu corpo e aprender a geri-las de forma saudável no seu dia-a-dia.
Limite de 20 participantes (2 grupos de 10 participantes, duração de 1h30 cada grupo)
Idade: 6 aos 10 anos
 
21 de agosto . 14h30-17h30
“Caça aos tesouros da natureza” por Maria Kowalski
Uma oficina que alia o jogo à fotografia, permitindo às crianças uma descoberta fotográfica da natureza
Limite de 20 participantes (2 grupos de 10 participantes, duração de 1h30 cada grupo)
Idade: 7 aos 12 anos
OBS.: Cada criança terá de trazer máquina fotográfica digital ou reflex.
 
22 de agosto . 14h30-17h30
“Papel Reciclado” por Célia Ferreira
Nesta oficina as crianças vão aprender a fazer folhas de papel reciclado. Vão ainda aprender a transformar uma t-shirt velha num saco.
Limite de 15 participantes
Idade: 6 aos 12 anos
Obs.: Cada criança deve trazer para a oficina uma t-shirt velha para ser reutilizada.
 
23 de agosto . 09h30-12h30
“Oficina dos Seres Mágicos do Pinhal” por Oficina dos Sonhos
Nesta oficina as crianças vão descobrir a magia do pinhal, criando seres mágicos.
Limite de 20 participantes (2 grupos de 10 participantes, duração de 1h30 cada grupo)
Idade: 6 aos 12 anos
Inscrições através do telefone 917 991 704 e do e-mail: casadarvore.abcnatur@gmail.com
 
Melgaço
DIA DO BRANDEIRO CELEBRA A TRANSUMÂNCIA
A Branda da Aveleira, aldeia melgacense pertencente à freguesia de Gave, recebe este fim de semana, 5 e 6 de agosto, o Dia do Brandeiro, um evento que reúne toda a população para celebrar a cultura da transumância, e claro, em volta da deliciosa gastronomia e alvarinho da região.
Os gaiteiros do ‘Rio Mouro’ fazem a abertura do evento no sábado de manhã, antes da habitual missa, e interpretarão música de raiz celta. Do programa há a destacar o cortejo etnográfico sob o tema: ‘A Transumância’ – ‘esta marca da transumância, muito característica do nosso município, ligeiramente no município de Arcos de Valdevez, mas fundamentalmente no município de Melgaço’, conta Manoel Batista, autarca de Melgaço. A festa continua com um convívio com Porco Espeto e com uma palestra cultural, onde será possível A celebração do Dia do Brandeiro criará espaços para se ouvir o relato do quotidiano da pastorícia, e animação musical. O dia seguinte é dedicado para os amantes de boa gastronomia: haverá tasquinhas onde se podem saborear os bons petiscos locais. A garraiada, pelas 16h00, fecha o programa.
Durante os dois dias, entre as 10h00 e as 20h00, os visitantes terão ainda a oportunidade de observar a cultura brandeira através da Feira das tradições do Brandeiro e dos produtos locais. A iniciativa está inserida no Melgaço em Festa que decorre até 13 de agosto.
A diversidade paisagística da aldeia e a gastronomia local (onde se destaca a broa de milho, o cabrito à moda da Serra e os produtos de fumeiro) fazem desta aldeia do Município mais a Norte de Portugal uma ótima escolha! Situada na entrada do Parque Nacional da Peneda-Gerês, a Branda da Aveleira representa a tipicidade da região e o modo de vida de uma época. A aldeia tem uma paisagem e um conjunto arquitetónico de enorme beleza, sendo o testemunho de uma tradição agrícola e cultural de grande valor antropológico, que a torna muito especial e singular. Foi uma das pré-finalistas das 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias, na categoria de Aldeias Remotas.

Comentários

Mensagens populares