TAP com estrelas Michelin a bordo
Henrique Sá Pessoa, José Avillez, Miguel Laffan, Rui Paula e
Rui Silvestre, cinco Chefs portugueses distinguidos com estrelas Michelin,
juntam-se a Vítor Sobral para uma experiência de sabores de excelência a bordo
dos aviões da TAP.
A TAP associa-se a cinco Chefs com estrelas Michelin para,
em conjunto com o Chef Vítor Sobral, consultor gastronómico da Companhia,
enriquecer ainda mais a experiência de viagem dos seus Clientes. A Empresa
reforça assim a sua missão de embaixadora de Portugal no mundo, dando a
conhecer os sabores portugueses pela mão dos mais conceituados Chefs nacionais.
A partir de setembro, todos os meses estará a bordo a
criação de cada um dos Chefs Michelin que aceitaram este desafio: promover o
melhor da gastronomia portuguesa.
“Portugal é muitas vezes apresentado nos grandes Media
internacionais como ‘o segredo mais bem guardado da Europa’. O compromisso que
a TAP hoje reforça com este anúncio é bem claro: vamos fazer tudo o que está ao
nosso alcance para que Portugal deixe de ser um segredo”, revelou Fernando
Pinto na apresentação oficial deste projeto que decorreu no Palácio Pimenta, em
Lisboa.
Segundo o presidente da TAP, este compromisso conjunto com
os seis Chefs “vai permitir que mais pessoas vivam a experiência da excelência
gastronómica e se apaixonem por Portugal: pelos aromas, pelos sabores, pelos
vinhos, pela gastronomia e pela cultura”.
“A TAP, como os
portugueses, tem uma paixão enorme por Portugal. Não só trazemos o mundo a
Portugal como, connosco, esta paixão não conhece fronteiras e vamos levá-la a
todo o mundo”, concluiu Fernando Pinto.
No âmbito do projeto, que dá pelo nome “Taste the Stars”, a
TAP dará ainda voz a outros talentos da gastronomia – jovens recomendados pelos
Chefs da TAP, que poderão apresentar as suas criações e sugestões para o
serviço a bordo.
A TAP transporta anualmente cerca de 12 milhões de
passageiros e está em franco crescimento. Em 2016, serviu a bordo dos seus
aviões 14 milhões de refeições, perto de 2 milhões de litros de água
engarrafada e 1,7 milhões de litros de sumos e refrigerantes, quase 37 mil
quilos de café, 175 mil litros de cerveja e 1,2 milhões de garrafas de vinho
nacional, constituindo-se desta forma como a maior montra da gastronomia e dos
produtos portugueses e da sua degustação.
A companhia possui uma forte presença internacional,
sobretudo em mercados tão importantes como os Estados Unidos da América ou o
Brasil, mas também em vários países da Europa e África, e uma máquina de
comunicação poderosa que, além da publicidade, inclui sistemas de
entretenimento a bordo, a revista de bordo UP Magazine, uma rede alargada de
canais de comunicação digital (flytap.com, newsletters, membros do programa
Victoria, redes sociais, entre outros) e uma grande exposição mediática.
Com programas como o “Portugal Stopover” ou o “Abraçar
Portugal”, a TAP assume de forma cada vez mais profunda a sua portugalidade e a
promoção do que é nacional.
O “Taste the Stars” é mais um dos compromissos assumidos
pela TAP para dar a conhecer o melhor de Portugal ao mundo. Em conjunto com
alguns dos mais reputados intérpretes da gastronomia portuguesa, a TAP, reconhecidamente
uma das maiores promotoras e embaixadoras de Portugal, dos seus destinos
turísticos, da gastronomia, vinhos, património, tradições e cultura, vai
contribuir para a valorização e notoriedade a nível mundial deste valioso e
inigualável património.
Brevemente, a Companhia aérea nacional vai também
revolucionar a sua carta de vinhos, num novo modelo de seleção que vai dar
também oportunidade a pequenos e médios produtores portugueses que pretendam
promover internacionalmente os seus vinhos.
Com o projeto “Taste the Stars”, os chefs Henrique Sá
Pessoa, José Avillez, Miguel Laffan, Rui Paula e Rui Silvestre, vão criar
refeições para os passageiros da TAP, descobrir, promover e incentivar novos
talentos da culinária portuguesa, reinventar a utilização de produtos das
várias regiões nacionais nas refeições de bordo, participar em eventos
nacionais e internacionais da TAP (em Nova Iorque ou S. Paulo, por exemplo) de
promoção da gastronomia portuguesa. Adicionalmente, os restaurantes dirigidos pelos
chefs passam a fazer parte do Stopover.
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