Sugestões para o tempo livre

Desta vez em Barcelos, Castro Marim, Sobral de Monte Agraço, Seixal e Vouzela
Barcelos
Mais eventos, mais dias, mais tradição, a primeira romaria do Minho espera bater recorde de visitantes.
O programa da Festa das Cruzes 2017, que decorre entre os dias 23 de abril e 7 de maio conta com a presença de Mikael Carreira, Amor Electromas pelo palco irão passar muitos nomes da música nacional. Os Zés P'reiras, os ranchos folclóricos e as rusgas vão invadir a cidade de música e alegria desde o primeiro ao último dia da Primeira Grande Romaria do Minho.
 É uma das maiores festas religiosas do país e este ano une na perfeição o popular, o tradicional e o religioso. Uma das grandes novidades desta edição é a missa para coro a 3 vozes e orquestra em honra do Senhor da Cruz, à luz das composições do barcelense Miguel Ângelo Pereira, que se realiza no dia 28 de abril, às 19h, na Templo do Bom Jesus da Cruz.
 A Festa das Cruzes, uma iniciativa promovida pelo Município de Barcelos, mantém a sua natureza tradicional de cariz religioso. A Grandiosa Procissão da Invenção da Santa Cruz, a presença de elementos culturais, etnográficos, folclóricos e populares constituem a matriz deste grande evento, que tem o seu ponto alto a 3 de Maio, feriado municipal, dia consagrado ao Senhor do Bom Jesus da Cruz.
 Batalha das Flores: um dos momentos mais esperados
 A cada vez maior presença de coletividades provenientes de Barcelos e também de público, oriundo não apenas do concelho, mas de outros pontos do país e de Espanha, mostra que a Batalha das Flores, que se realiza no dia 1 de Maio, é já um verdadeiro cartão de visita da Festa das Cruzes, funcionando como um postal ilustrado de Barcelos.
 A batalha propriamente dita ocorre nas principais artérias da cidade, quando os dois corsos, de carros decorados, se cruzam e atiram flores de todas as cores e odores, contagiando de alegria para a refrega os milhares de populares que assistem ao espetáculo.
 
Arcos de Romaria
 Uma das belezas e tradições da Primeira Grande Romaria do Minho são os arcos que se encontram dispostos em redor do campo da feira e têm como objetivo representar a identidade e as tradições de cada uma das freguesias que compõem o Município. A diversidade dos arcos é grande, considerando os materiais, o tamanho e os elementos representados. Normalmente aparecem engalanados com elementos patrimoniais das freguesias que representam, por peças de artesanato características do local e pelos seus santos padroeiros.
 
 
Castro Marim
Furnazinhas é uma povoação da freguesia de Odeleite e no próximo dia 30 de abril acolhe a 4ª edição da Feira do Campo. O dia começa cedo, com a realização de um passeio pedestre às 9h30. O trilho apresenta aos participantes as ruas empedradas e as casas de xisto de Furnazinhas, mas também as antigas minas de cobre nas encostas voltadas a sul e as deslumbrantes panorâmicas sobre a Barragem de Odeleite. A inscrição neste passeio é obrigatória, com um custo de 10 euros, (contactos: geral@jf-odeleite.pt ou 281 495 148) e garante pequeno-almoço, seguro e almoço. 
Depois de almoço saberes e sabores misturam-se com muita animação musical. Entre o melhor do artesanato e da gastronomia local, os visitantes podem participar nos ateliers do pão e do queijo, fazer passeios de burro ou visitar uma exposição de animais da quinta. A Feira do Campo é uma iniciativa da Junta de Freguesia de Odeleite, em colaboração com a população das Furnazinhas e tem o apoio da Câmara Municipal de Castro Marim
 
Sobral de Monte Agraço
O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios será dedicado, este ano, ao tema do Património Cultural e Turismo Sustentável.
A Rota Histórica das Linhas de Torres, a AidGlobal e o Centro de Interpretação das Linhas de Torres, em Sobral de Monte Agraço, associam-se a esta comemoração com a atividade "Geocaching com Jogo de Pistas - Património e Desenvolvimento Sustentável nas Linhas de Torres", que decorrerá em cinco dos seis municípios da Rota Histórica das Linhas de Torres (RHLT), em diferentes horários, e é composto por um jogo de pistas à descoberta da cache escondida, sensibilizando os exploradores para os temas da Igualdade de Género (Arruda dos Vinhos), da Paz (Loures), dos Direitos Humanos (Mafra), do Direito à Água (Sobral de Monte Agraço) e da Biodiversidade (Vila Franca de Xira).
 Em Sobral de Monte Agraço, a atividade intitula-se "À descoberta da cache". Esta atividade irá decorrer no Circuito do Alqueidão e ao longo de aproximadamente 5 km desenvolver-se-á o jogo de pistas com desafios. A inscrição é gratuita e deverá ser realizada por equipas, mediante: nome de equipa, nomes dos participantes, datas de nascimento, concelhos de residência e um contacto telefónico.
  Dia// 22 Abril
 Hora//11h00
 Local de Encontro// Núcleo de Apoio do Circuito do Alqueidão
 Público-alvo// Famílias e público em geral
 Equipas // entre 03 e 05 elementos
Inscrição // Limitada a 10 equipas, gratuitas e obrigatória até 20 de abril | turismo@cm-sobral.pt
 
Seixal
Em 2017, o Seixal comemora o 43.º aniversário do 25 de Abril com quatro dias de concertos ao ar livre, de entrada gratuita, a terem lugar na frente ribeirinha. Deolinda e Agir são dois dos nomes bem conhecidos do público que marcam presença no Seixal nesta data. Os Ossos do Ofício e os RAMP, duas bandas oriundas do concelho, fazem também parte do programa. Para os mais novos, destaque para a atuação de O Mundo da Sara, e para as pinturas faciais que não poderiam faltar. No dia 25 de abril, terá ainda lugar, às 11.30 horas, a inauguração da Praça Central da Torre da Marinha.
Programa:
Ossos do Ofício + RAMP
21 de abril, sexta-feira, 21.30 horas
Frente ribeirinha do Seixal
Duas bandas oriundas do concelho do Seixal assumem o protagonismo: o rock puro e duro dos Ossos do Ofício e o som demolidor dos RAMP não deixam ninguém indiferente.
 
Bandas Filarmónicas + Coro da Unisseixal
22 de abril, sábado, 21.30 horas
Frente ribeirinha do Seixal
Sociedade Filarmónica Democrática Timbre Seixalense
Sociedade Filarmónica União Seixalense
Inspiradas nos ideais da liberdade e da fraternidade, as filarmónicas das sociedades centenárias do Seixal e o coro da Unisseixal sobem ao palco para comemorar Abril.
 
O Mundo da Sara
23 de abril, domingo, 16 horas
Frente ribeirinha do Seixal
Um espetáculo dedicado às crianças, que nasceram e cresceram depois do 25 de Abril, porque foi por elas que se fez a revolução. No espaço envolvente ao palco, pinturas faciais para as crianças.
 
Deolinda + Agir
24 de abril, segunda-feira, 22 horas
Frente ribeirinha do Seixal
No momento alto das comemorações do 25 de Abril, o Seixal apresenta dois projetos bem conhecidos da música nacional. Tradição, inovação e ousadia na noite que celebra a liberdade!
 
25 de abril, terça-feira
Serviços Centrais da autarquia e Praça 1.º de Maio, Seixal, 9 horas
Saudação ao Poder Local Democrático e ao 25 de Abril
População, eleitos e bandas filarmónicas saúdam o 25 de Abril
 
Torre da Marinha, 11.30 horas
Inauguração da Praça Central da Torre da Marinha
Revitalização urbana cria novo espaço público
 
Avenida da Liberdade, Lisboa, 15 horas
Desfile comemorativo do 25 de Abril
População, movimento sindical e Poder Local Democrático prestam homenagem à liberdade
 
Programa geral das comemorações:
11 de abril a 6 de maio, Biblioteca Municipal – Espaço Júnior
Mostra bibliográfica e informativa Histórias de Liberdade
Atividade para crianças dos 3 aos 12 anos e familiares
 
15 de abril a 27 de maio, Galeria Municipal de Corroios
Das 15 às 19 horas
Exposição Um Fotógrafo na Revolução, fotografia de Sérgio Valente
Exposição da Cooperativa Árvore
 
21 de abril a 7 maio, Jardim do Fogueteiro
O Livro em Festa – Feira do Livro
 
21, 24, 26 e 27 de abril, Núcleo da Mundet do Ecomuseu
Das 10 às 12 horas ou das 14.30 às 16.30 horas
Ateliê Cartazes do 25 de Abril
Atividade para público escolar
 
21 de abril, Praça 1.º de Maio, Seixal
21.30 horas
Ossos do Ofício
22.45 horas
Ramp
 
22 de abril, 15.30 horas, Biblioteca Municipal – Ludoteca
Ateliê Liberdade em Flor
Atividade para crianças dos 3 aos 12 anos e familiares
 
22 de abril, 21 horas, Praça 1.º de Maio, Seixal
Desfile e concerto conjunto das Bandas da Sociedade Filarmónica União Seixalense e da Sociedade Filarmónica Democrática Timbre Seixalense + Coro da Unisseixal
   
22 de abril, 21.30 horas, Cinema S. Vicente, Aldeia de Paio Pires
Projecto Giacometti – Quarteto Artemsax & Lino Guerreiro
 
23 de abril, 16 horas, Praça 1.º de Maio
Espetáculo infantil O Mundo da Sara
   
24 de abril, 22 horas, Praça 1.º de Maio
Espetáculo de comemoração do 43.º aniversário do 25 de Abril
22 horas
Deolinda
24 horas
Fogo de artifício
0.30 horas
Agir
 
24 de abril, 22 horas, Prainha do Ti João, Seixal
X Noturna de Canoagem
 
25 de abril, 9 horas, Seixal e Torre da Marinha
Saudação ao Poder Local Democrático e Homenagem ao Poder Local Democrático
Com participação das Bandas Filarmónicas da Sociedade Filarmónica Democrática Timbre Seixalense, Sociedade Filarmónica União Seixalense, Sociedade Filarmónica União Arrentelense e Sociedade Filarmónica Operária Amorense
 
25 de abril, 10 horas, ruas de Arrentela
33.ª Estafeta 25 de Abril   
 
25 de abril, 11.30 horas, Torre da Marinha
Inauguração da Praça Central da Torre da Marinha
Com atuação da Banda da Sociedade Filarmónica União Arrentelense e do Independente Futebol Clube Torrense       
 
25 de abril, 15 horas, Lisboa
Desfile comemorativo do 43.º aniversário do 25 de Abril
 
28 de abril, 15 horas, Auditório dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal
Lançamento do livro «A Delegação Escolar do Concelho do Seixal 1933-2004 - Memórias Vivas de Uma Instituição: Um Percurso... Muitas Vidas»
 
29 de abril, 11 horas, Grupo de Futsal e Amigos da Encosta do Sol
Inauguração da sede do Grupo de Futsal e Amigos da Encosta do Sol
 
29 de abril, 15.30 horas, Complexo Municipal de Atletismo Carla Sacramento
Festa dos Jogos do Seixal
 
29 de abril, 16 horas, Galeria Municipal Augusto Cabrita
Apresentação do livro «Memória e Vida em Tempos de Abril – Estórias de  Liberdade e Libertação», de Maria José Maurício
 
29 de abril, 21.30 horas, Auditório Municipal   
Concerto de Salvador Sobral: Excuse Me
Músicos: Salvador Sobral (voz), Júlio Resende (piano), André Rosinha (contrabaixo) e Bruno Pedroso (bateria)
 
4 de maio, 15 horas, Auditório dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal
Lançamento do Jornal Interescolar
 
6 de maio, 11 horas, Edifício Custódio Borja, Amora
Inauguração da requalificação da sede da Casa do Educador do Concelho do Seixal
 
6 de maio, 17 horas, Galeria de Exposições Augusto Cabrita
Lançamento do livro «Chãos e Marés», de Eufrázio Filipe
 
10 de maio, 14 horas, Auditório Municipal
Encontro Movimento Associativo da Área das Pessoas Idosas no Município do Seixal
 
10 a 13 de maio, Quinta da Marialva
Feira de Projetos Educativos
 
13 de maio, 21.30 horas, Auditório Municipal
Ary, o Poeta das Canções
Joaquim Lourenço + convidados. Espetáculo que assinala os 80 anos do nascimento do poeta Ary dos Santos
 
27 de maio, 21.30 horas, Auditório Municipal
Paulo Ribeiro
Espetáculo inspirado na poesia de Manuel da Fonseca
   
3 de junho, 21.30 horas, Auditório Municipal
A Madrugada
Associação Cultural Rugas
Vouzela
O Município de Vouzela e a editora Foge Comigo! vão apresentar no próximo sábado, dia 15 de abril, pelas 16h, o guia “Vouzela – Parque Natural Local Vouga Caramulo”. Trata-se de uma publicação com 237 páginas que tem como objetivo promover turisticamente o primeiro parque natural de gestão local do país. A edição está dividida em 4 capítulos. Começa com a apresentação do Parque Natural, seguindo-se os valores que distinguem o território, como o património natural, o património histórico-cultural e os produtos locais e a gastronomia, o terceiro capítulo é relativo às ofertas de Vouzela e do Parque Natural nomeadamente onde dormir, onde comer, o que fazer e onde comprar. O guia termina com um capítulo de apoio ao visitante, com informações sobre as atividades que acontecem ao longo do ano, em Vouzela, e contactos úteis.
A apresentação terá lugar no Salão Nobre do edifício dos Paços do Concelho e contará com a presença do Presidente da Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado.
 

Comentários

Mensagens populares