De Norte a Sul, o que fazer nos próximos dias

Em destaque- Almada, Moita, Redondo, Seixal e Vouzela




Almada
Dois nomes fortes da música portuguesa vão estar em Almada para celebrar o 25 de Abril, num concerto gratuito na Praça da Liberdade, na véspera do dia da Revolução.


No ano em que se assinalam 20 anos sobre a edição de Uma Noite de Fados, Camané regressa com um disco novo. Infinito Presente é o título do aguardado novo registo deste fadista e o seu primeiro disco em cinco anos. José Manuel Neto na guitarra portuguesa, Carlos Manuel Proença na viola e Paulo Paz no contrabaixo.
À meia-noite os céus de Almada surpreendem-nos com um portentoso espetáculo de fogo-de-artifício, ao qual se segue a segunda parte do concerto, com os The Gift.


O grupo português apresenta-nos Altar, um sonho tornado realidade, produzido pelo icónico Brian Eno e misturado por Flood. Um disco que, ao vivo, se transforma num espetáculo que convida o público a dançar e a vibrar.


Moita
O espetáculo comemorativo do 25 de Abril estará a cargo de Jorge Palma e Sérgio Godinho que sobem ao palco do Largo das Festas, em Alhos Vedros, no dia 24, pelas 21:30h, para apresentarem o seu espetáculo “Juntos”.


Jorge Palma e Sérgio Godinho juntam-se para interpretar músicas de ambos a duas vozes. A primeira parte deste espetáculo é da responsabilidade de Valu, uma artista que se inspira nos cantores de intervenção e que é, segundo a própria, uma “pessoa de 77 com espírito de 74 e os olhos postos na contemporaneidade”.
Como em anos anteriores, a Piscina Municipal de Alhos Vedros abre as suas portas durante 25 horas consecutivas para mais um 25 Horas a Nadar. Das 18:00h de dia 24 às 19:00h de dia 25, vão decorrer diversas atividades desportivas, como campeonatos e torneios, aulas de hidroginástica e natação livre. Haverá ainda demonstrações das atividades promovidas na Piscina Municipal durante o ano letivo.


No dia 25 de abril, a Câmara Municipal organiza o grande Desfile da Liberdade na vila da Moita, em que participam Autarquias, Movimento Associativo do concelho e população em geral. A concentração para o Desfile está marcada para as 10:00h, no Largo do Mercado e Rua Dr. Alexandre Sequeira


Redondo
No âmbito das comemorações do 25 de Abril o Redondo preparou um conjunto de actividades para os próximos dias.


Até 30 de abril pode visitar a exposição de fotografia “O Prec já não Mora Aqui” de João Pina, no Foyer do Centro Cultural e a exposição documental “Zeca Afonso, Trinta Anos” na Biblioteca Municipal do Redondo.
Dia 14 de abril pelas 21h30, Júlio Franco Ensemble na Casa do Povo do Freixo


Dia 15 de abril pelas 17h00 actuação do Grupo Coral e Instrumental Academia de Afetos, na Casa do Povo de Monte Virgem, na Aldeia da Serra.
Dia 20 de Abril pelas 19h00 Caminhadas de Abril com local de partida do Pavilhão Desportivo Municipal
Dia 21 de Abril, 20 Age Orquestra na Sociedade Recreativa 1º de Dezembro na Aldeia da Serra


Dia 22 de Abril, 16h00, Tarde de Contos “Histórias de Abril” na Biblioteca Municipal/Pólo de Montoito; 21h30 Cantadeiras de Redondo na Sociedade União Montoitense, Moças do Canto no Café Palmeira em Vinhas e Racho Folclórico dos Foros de Fonte Santa na Associação Desportiva e Recreativa de Santa Susana.


 Dia 24 de Abril, pelas 16h00 Atelier de artes plásticas “Cravos de Abril” no Centro Lúdico de Montoito e pelas 22h00 Espetáculo Musical “Zeca Afonso 30 anos de saudade” no palco exterior do Centro Cultural.


Dia 25 de Abril, às 15h00 espetáculo Musical e Etnográfico no exterior do Centro Cultural


Seixal
O mês de abril traz ao Seixal nomes bem conhecidos do público. Salvador Sobral, vencedor do Festival da Canção, sobe ao palco do Auditório Municipal no dia 29 de abril, integrando as comemoração do Dia Internacional do Jazz, para apresentar o álbum «Excuse Me», o seu primeiro registo discográfico que contou com coprodução musical de Júlio Resende. Ossos do Ofício, RAMP, Deolinda e Agir são os protagonistas das comemorações do 43.º aniversário do 25 de Abril, que traz também ao Seixal O Mundo da Sara, espetáculo direcionado para os mais novos.


Ainda no campo da música, no dia 22 de abril, o Cinema S. Vicente recebe o Projecto Giacometti – Quarteto Artemsax & Lino Guerreiro feat. Marco Fernandes, que irá apresentar o cancioneiro popular português em formato disco, onde a genuinidade da música popular coabita com as novas abordagens estilísticas, patentes nas orquestrações de Lino Guerreiro.


Música
SALVADOR SOBRAL | EXCUSE ME


Comemoração do Dia Internacional do Jazz


29 de abril, sábado, 21.30 horas, Auditório Municipal do Seixal


Músicos: Salvador Sobral (voz), Júlio Resende (piano), André Rosinha (contrabaixo) e Bruno Pedroso (bateria)


M/ 6. Ingresso: 8 euros com 50 % de desconto para jovens até 25 anos, reformados e trabalhadores das autarquias do Seixal.


 
Comemorações do 43.º Aniversário do 25 de Abril
Em 2017, o Seixal comemora o 43.º aniversário do 25 de Abril com quatro dias de concertos ao ar livre, na frente ribeirinha do Seixal. Um programa dedicado a todos os públicos para que a revolução se celebre como quando foi conquistada: com o povo na rua a cantar a liberdade.


 Programa:


Ossos do Ofício + RAMP


21 de abril, sexta-feira, 21.30 horas


Frente ribeirinha do Seixal


Duas bandas oriundas do concelho do Seixal assumem o protagonismo: o rock puro e duro dos Ossos do Ofício e o som demolidor dos RAMP não deixam ninguém indiferente.


 


Bandas Filarmónicas + Coro da Unisseixal


22 de abril, sábado, 21.30 horas


Frente ribeirinha do Seixal


Sociedade Filarmónica Democrática Timbre Seixalense


Sociedade Filarmónica União Seixalense


Inspiradas nos ideais da liberdade e da fraternidade, as filarmónicas das sociedades centenárias do Seixal e o coro da Unisseixal sobem ao palco para comemorar Abril.


 


O Mundo da Sara


23 de abril, domingo, 16 horas


Frente ribeirinha do Seixal


Um espetáculo dedicado às crianças, que nasceram e cresceram depois do 25 de Abril, porque foi por elas que se fez a revolução. No espaço envolvente ao palco, pinturas faciais para as crianças.


 


Deolinda + Agir


24 de abril, segunda-feira, 22 horas


Frente ribeirinha do Seixal


No momento alto das comemorações do 25 de Abril, o Seixal apresenta dois projetos bem conhecidos da música nacional. Tradição, inovação e ousadia na noite que celebra a liberdade!


 


 


PROJECTO GIACOMETTI – QUARTETO ARTEMSAX & LINO GUERREIRO feat. Marco FERNANDES


Comemorações do 43.º aniversário do 25 de Abril


22 de abril, sábado, 21.30 horas


Artemsax: João Pedro Silva (saxofone soprano), João Cordeiro (saxofone alto), Rui Costa (saxofone tenor) e Hélder Madureira (saxofone barítono).


Arranjos e eletrónica: Lino Guerreiro


Percussão: Marco Fernandes


M/ 6 . Ingresso: 4 euros *


 


* 50 % de desconto para jovens até 25 anos, reformados e trabalhadores das autarquias do Seixal.


** Horário para reservas: segunda a sexta-feira, das 10 às 12 horas e das 14.30 às 16 horas.


 


Projecto Giacometti promove cultura portuguesa na sua modernidade


Michel Giacometti nasceu na Córsega em 1929 e passou parte da infância no Norte de África, sensibilizando-se para a riqueza da diversidade cultural. A partir dos 18 anos, em Paris, realizou estudos de música e arte dramática, e estudou Letras e Etnografia, na Sorbonne.


Chegou a Portugal em finais de 1959 para iniciar o levantamento sistemático da música regional portuguesa. Giacometti criou os Arquivos Sonoros Portugueses, no final da década de 60, tendo convidado o compositor Fernando Lopes-Graça para o projeto.


Até 1983, publicaram várias coleções discográficas, com destaque para a «Antologia de Música Regional Portuguesa». Em 1981, Giacometti e Lopes-Graça publicam o «Cancioneiro Popular Português», coletânea de canções e músicas instrumentais demonstrativa da multiplicidade de géneros e estruturas musicais de cada região.


O Projecto Giacometti trabalhou este cancioneiro popular português em formato disco, onde a genuinidade da música popular coabita com as novas abordagens estilísticas, patentes nas orquestrações de Lino Guerreiro. No âmbito das comemorações do 43.º aniversário do 25 de Abril no concelho do Seixal, a formação traz ao Cinema S. Vicente a divulgação deste trabalho, simultaneamente promotor da identidade cultural portuguesa e indagador da sua dimensão na modernidade.


O projeto é um trabalho de parceria entre o Quarteto ARTEMSAX e o compositor Lino Guerreiro, com a participação especial de diferentes convidados, entre os quais Marco Fernandes, na percussão, que participa igualmente na atuação de 22 de abril, em Aldeia de Paio Pires.  


Teatro


ABELHA MAIA


23 e 30 de abril, domingo, 16 horas


Cinema S. Vicente - M/ 2. Ingresso: 4 euros
 


Vouzela
Pelo quarto ano consecutivo, o Vasconha BTT Vouzela e o Município de Vouzela vão promover, nos dias 22 e 23 de abril, o “ENDURO DE VOUZELA, Powered by SANTA CRUZ”. De acordo com o previsto no calendário da Federação Portuguesa de Ciclismo, esta prova será também a 1ª Etapa da Taça de Portugal de Enduro.


A competição vai ter 5 provas especiais cronometradas que serão três especiais idênticas ao ano passado e duas novas. Os trilhos têm sido delineados pela organização com o objetivo de realçar a beleza natural e paisagística do concelho e da nossa região, e acima de tudo proporcionar a todos os atletas e participantes um grande fim de semana de amizade, camaradagem e diversão.


A organização disponibilizará a todos os atletas pontos de abastecimento e hidratação durante a prova, bem como uma refeição rápida no final. Disponibilizará ainda banhos e lavagem de bicicletas para os atletas, quer no dia da prova, quer no sábado, dia dos reconhecimentos.


A zona de partida, meta, secretariado e exposição, à semelhança dos anos anteriores, será na Alameda D. Duarte de Almeida (em frente à Câmara Municipal), no centro da vila de Vouzela.


Para mais informações os interessados devem contactar a organização através do mail vasconhabtt@gmail.com ou pelo telemóvel 964 485 583.


 


 



Comentários

Mensagens populares