De Lisboa a Cascais são 40 minutos de comboio














Ir de comboio a Cascais é a sugestão de hoje para descobrir melhor Lisboa e o que a rodeia.


Temos a sorte de morar numa capital com praias excelentes mesmo ao lado, a poucos minutos de comboio e onde é tão fácil deslocar-se que não precisa de carro. A viagem de ida e volta custa perto de €5. Quando o comboio começou a andar, a horas e bem devagarinho fiquei a pensar que uma cidade assim parece que foi desenhada para facilitar a vida a quem nos visita.


Lisboa é servida por uma boa rede de metro, com ligação aos barcos, que atravessam o Rio Tejo e ao comboio, que demora do Cais do Sodré, mesmo no centro da cidade (primeira paragem) até Cascais (ultima paragem, pouco mais de meia hora.


A paisagem que se aprecia do comboio é de uma cidade iluminada, de espaços próprios para desfrutar o ar livre, para praticar desporto ou simplesmente conviver e ao longe, primeiro o rio que aos poucos se vai transformando no mesmo mar de sempre, um mar azul com pequenas praias citadinas mas bastante cuidadas.


Muito longe vai o tempo em que estas praias estavam poluídas, hoje, para bem de todos, temos a praia mesmo à porta da capital. Se vem a Portugal traga protetor solar. Como somos um país muito afortunado onde mesmo em abril é muito fácil apanhar um escaldão.


As fotos foram prejudicadas pelo vidro do comboio mas mostra como é fácil para qualquer turista que vem a Lisboa desfrutar muito facilmente de um bom banho de mar e de muito sol. O caminho é muito fácil, o comboio sai do Cais do Sodré, passa por Santos e Alcântara. Até aqui estamos dentro de Lisboa e se de um lado podemos apreciar a paisagem do rio do outro temos uma visão mais industrial da cidade, que aos poucos se tem vindo a modificar, ganhando um cariz urbano e mais residencial.


Belém marca a mudança, excelente para comer uns Pasteis de Belém para quem parar, Belém é o ultimo ponto sem praia que se encontra. A partir daqui, na Cruz Quebrada, Caxias, Paço de Arcos, Santo Amaro, Oeiras, Carcavelos, Parede, S. Pedro e S. João, Estoril, Monte Estoril e Cascais é só escolher a praia que mais gosta pois em todos estes pontos é possível hoje em dia encontrar pessoas a desfrutar do sol, à pesca ou a praticar desporto. Todas diferentes, todas iguais, assim são as praias da linha de Cascais, se não acredita aproveite este bom tempo e parta à descoberta.    
























Chegada a Lisboa - Cais do Sodré


 


 

Comentários

Mensagens populares